FECHAR

ATIVIDADE 3 - HIST - HISTÓRIA DAS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - HIST - HISTÓRIA DAS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS - 54_2025

ATIVIDADE 3 - HIST - HISTÓRIA DAS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS - 54_2025

 

QUESTÃO 1
Referente ao Japão antes do isolamento provocado pelo xogunato Tokugawa, leia o trecho a seguir:

“Os monges japoneses trouxeram da China não apenas os ensinamentos zen, mas também muitas obras de arte, entre elas pinturas a nanquim e caligrafia; os monges introduziram também o costume de beber o chá em pó em tigelas de cerâmica.”

 

FARTHING, S. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011, p. 160.

 

Baseado nas informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Como o Japão foi uma nação sem interações estrangeiras, sua cultura é bastante original.

 

PORQUE

 

II. O texto afirma que muitos costumes japoneses vieram de países estrangeiros, por exemplo, o ato de beber chá em pó, foi importado da China para o Japão.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2

Observe os trechos a seguir:

Trecho 1:

“Especiarias (cravo, canela, pimenta-do-reino etc.) — Além de figurarem nos pratos de todo o mundo, as especiarias foram um dos fatores que levaram a grandes navegações europeias – e, indiretamente, à chegada dos portugueses ao continente americano na região do Brasil”.

Trecho 2:

“…as Grandes Navegações do século XVI, os portugueses foram os primeiros a se instalar, criando pequenas colônias e cidades fortificadas na costa da Índia. … o crescimento da esfera de influências dos reinos europeus, levado a cabo pelas respectivas Companhias Orientais (empresas estatais estabelecidas pelos Estados europeus para cuidar do comércio de especiarias da Índia – mais famosa sendo a Companhia Britânica das Índias Orientais), fez com que eventualmente os próprios poderes ocidentais entrassem em conflito”.

Fonte: CEOLA, A. A.; FERRARESE, L. C. História das civilizações orientais. Indaial: Arqué, 2023.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A busca europeia pelo controle do comércio de especiarias foi fator central das Grandes Navegações e levou, sucessivamente, ao estabelecimento de feitorias e colônias portuguesas na costa indiana e ao surgimento de companhias estatais que transformaram o comércio em influência político-militar.

PORQUE

II. As especiarias eram extremamente valorizadas e lucrativas nos mercados europeus, criando forte incentivo econômico para encontrar rotas marítimas diretas e controlar pontos estratégicos de produção e trânsito.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa,e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 3
Sobre as atuais relações diplomáticas da índia e do Paquistão, analise o texto a seguir:

“O governo da Índia rejeita em sua totalidade as alegações interessadas (do Paquistão) sobre a situação em Jammu e Caxemira. (Esse estado) é uma parte integral da Índia sobre a qual o Paquistão não tem direitos”, informou a diplomacia indiana em resposta enviada ao governo paquistanês.

TERRA, 2016. Índia rejeita proposta de diálogo com Paquistão sobre situação da Caxemira. Disponível em: https://www.terra.com.br/busca/?curl=http://www.terra.com.br/noticias/mundo/asia/india-rejeita-proposta-de-dialogo-com-paquistao-sobre-situacao-da-#gsc.tab=0. Acesso em setembro de 2017.

Tendo como referência o texto anterior e o material-base, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A questão da divisão entre Índia e Paquistão foi uma decisão exclusivamente externa àqueles países, motivo pelo qual ocorre o conflito.

PORQUE

II. Existe plena e total integração entre os povos da região do Paquistão e os da Índia, sendo sua divisão totalmente artificial.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4

Analise o trecho a seguir:

“Essa conquista é especialmente importante por quatro motivos:

A conquista de Constantinopla efetivamente sela o controle otomano sobre a passagem entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Negro, fazendo com que os povos russos e os povos mediterrâneos fossem obrigados a atravessar terras otomanas — e pagar taxas de pedágio para transitar nessas regiões, trazendo grandes riquezas para os turcos.

Com a queda da capital bizantina, quaisquer forças restantes deste império, que pudessem resistir aos novos líderes, estavam desorganizadas e eram facilmente derrotadas — e, com isso, o Império Otomano ofereceu um acordo: a oportunidade de se tornarem seus súditos, permitindo que mantivessem sua religião desde que pagassem um imposto extra (jizya), o que fez com que muitos cristãos ortodoxos aceitassem essa oferta e se integrassem ao império”.

Fonte: CEOLA, A. A.; FERRARESE, L. C. História das civilizações orientais. Indaial: Arqué, 2023.

Com base no texto, avalie as asserções a seguir sobre os impactos da conquista de Constantinopla pelos otomanos:

I. O controle da passagem entre Mediterrâneo e Mar Negro garantiu vantagens econômicas significativas ao Império Otomano, por meio da cobrança de taxas de pedágio sobre o comércio regional.

II. A população cristã foi integralmente expulsa de Constantinopla após a conquista, sem possibilidade de manter sua religião sob o domínio otomano.

III. O acordo do jizya permitiu a integração de muitos cristãos ortodoxos como súditos do Império, desde que aceitassem pagar imposto adicional.

IV. A conquista levou à interrupção total do comércio entre Europa e Ásia, pois os otomanos fecharam rotas terrestres e marítimas.

V. A queda de Constantinopla consolidou poder político e militar para os otomanos, fortalecendo sua administração e integrando antigos territórios bizantinos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e III, apenas.
Alternativa 2 - I, III e V, apenas.
Alternativa 3 - I, IV e V, apenas.
Alternativa 4 - II, IV e V, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 5

Analise a historiografia a seguir:

“[...] Akbar não só observou as variações através de toda a Índia, mas também fez tentativas sérias de padronização. Com efeito, tanto o seu movimento abortado de criar um calendário integrado para a Índia, o Tarikh-ilahi, e seus esforços infrutíferos de ter uma religião sintética, a Din-I lahi, baseada nas diferentes religiões conhecidas na Índia, refletiram busca construtiva por uma unidade abrangente, combinada com um reconhecimento sólido da pluralidade. O reconhecimento da heterogeneidade tem muito a ver com a compreensão de solidariedade qualificada indiana que emerge nestes diversos esforços literários, científicos e políticos. Nem uma concepção homogênea de uma Índia unitária, nem uma visão de segmentos isolados poderia tomar o lugar da ideia de uma Índia pluralista, que estava firmemente estabelecida bem antes de Lord Clive começar a erguer as bases do Raj”.

Fonte: SEN, A. The argumentative Indian. London: Penguin Books Ltd, 2005. p. 41–42.

Sobre os objetivos e a natureza das iniciativas de Akbar (Tarikh-ilahi e Din-i Ilahi), analise as afirmativas a seguir:

I. As iniciativas de Akbar (Tarikh-ilahi e Din-i Ilahi) foram tentativas sérias de padronização e integração administrativa/religiosa, realizadas em diálogo com a diversidade cultural da Índia.

II. As iniciativas de Akbar foram meramente simbólicas e destituídas de intenção construtiva de integração.

III. Os projetos de Akbar tinham como objetivo principal a eliminação das diferenças religiosas e culturais, impondo uma homogeneização forçada da sociedade indiana.

IV. Segundo o texto, a noção de Índia pluralista só se consolidou a partir da administração britânica (a partir de Lord Clive), não existindo antes do período de Akbar.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 6
Acerca do poderio militar do Império Otomano, leia o texto a seguir:

“[...] formou com formosos mancebos, que arrebatou aos cristãos, um corpo de tropas regulamentadas de doze mil homens chamado corpo ou regimento dos Janízaros, os quais foram sempre vitoriosos em todos os encontros, pelo espaço de duzentos anos, e defenderam, por espaço de outros duzentos anos e mais, o império da Turquia contra a desde então aperfeiçoada tática dos europeus; porque Murad se propôs que os Janízaros não conhecessem nem preferissem outra ocupação que a das armas e que consagrassem sua vida a ele e à guerra; para cujos efeitos adotou oportunas e bem calculadas medidas. A ele deviam o mantimento, a roupa e o soldo; a ele as ricas recompensas que recebiam; ele construiu quartéis para sua moradia e lhes proibiu de casarem.”

MÜLLER, J. von. História Universal. Boston: Littley Brown, 1843, Tomo III ,p. 163

Com base nas informações extraídas do texto e do material-base, avalie as proposições a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os janízaros foram uma força militar que fazia uso das lanças e do cavalo, em oposição ao uso das armas-de-fogo.

PORQUE

II. O exército otomano não era centralizado ao redor do poder político do sultão, e era provido pelos vários pequenos nobres da Turquia.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Sobre a estrutura da sociedade chinesa, conforme pensada pela Dinastia Han, do século III a.C., leia o texto a seguir:

“Quando reinava, na idade de ouro, o grande Dao [caminho], o mundo era propriedade comum (não pertencendo a nenhuma família dominante), os governantes eram escolhidos de acordo com a sua sabedoria e capacidade, havia paz e confiança mútua. Por isso as pessoas não tratavam apenas os próprios pais como pais e os próprios filhos como filhos. Os anciãos sabiam prezar a sua velhice e os jovens sabiam usar o seu talento, os mais moços tinham os velhos por quem olhar, e as viúvas desamparadas, e os órfãos, e os mutilados e aleijados eram tratados com carinho. Os homens tinham afazeres específicos e as mulheres cuidavam dos lares. Como as pessoas não desejassem ver seus bens desperdiçados, não tinham motivo para os conservarem egoisticamente para si; e como as pessoas tivessem energia mais do que suficiente para o trabalho, não precisavam limitar-se a trabalhar só em proveito individual.”

Recordações Culturais 礼记 (Liji) apud BUENO, André. Cem textos de História Chinesa. 2011, disponível em http://chinologia.blogspot.com (Fragmentos do礼记Liji, 春秋繁露Chunqiu Fanlu e 史记Shiji).

Com base no texto exposto anteriormente, analise as afirmações abaixo.

I. A sociedade chinesa na Era de Ouro era vista de uma maneira idealizada, como se não houvesse conflitos.

II. A Era de Ouro chinesa, de acordo com o texto, foi um período de vivência em harmônica comunidade

III. O imperador era visto como o líder da sociedade de castas, sendo um papel tanto de prestígio quanto de exemplo para as castas inferiores.

IV. De acordo com o texto, na Era de Ouro, homens e mulheres eram iguais, portanto, possuíam funções idênticas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
Acerca do contexto histórico do Levante dos Boxers, leia o trecho a seguir:

“Desde a derrota chinesa na Primeira Guerra do Ópio, 1839-1842, década após década, guerra após guerra, o Império Qing fora sendo pressionado pelas potências ocidentais (pelo Japão, a partir da década de 1880, um país ex-tributário seu), desejosas, assim como abutres, de arrancar para si um pedaço do dragão em decadência. As seguidas derrotas militares abalavam, gradativamente, a imagem de poder que a dinastia passava para o povo, imagem a qual necessitava para manter o Mandato Celeste. O Estado passou a gastar somas cada vez maiores com a sua própria defesa, em vez de direcionar os recursos para outras áreas prioritárias, como a agricultura e manutenção de obras públicas e estradas.”

SANTIAGO, H. L. A. Uma análise das representações dos rebeldes boxers e da China no filme “55 Days at Peking”. Anpuh Pernambuco – Diálogos entre pesquisa e ensino. Recife, 2015. Disponível em: http://www.eeh2012.anpuh-rs.org.br/resources/pe/anais/caravana/01/04.SANTIAGO,%20Hugo%20Leonardo%20Alexandre.pdf. Acesso em 15 set. 2023

Com base no que foi apresentado no texto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A filosofia religiosa do Mandato Celeste garantiu a obediência ao imperador pelo povo chinês até os dias de hoje.
Alternativa 2 - O aumento nos gastos militares para proteger a China levaram ao desenvolvimento de uma economia marcial e funcional.
Alternativa 3 - A China era uma colônia japonesa durante o século XIX, motivo pelo qual foi atacada durante a Segunda Guerra Mundial por aquele país.
Alternativa 4 - A China era um poder imperialista durante o século XIX, e as outras potências mundiais o atacaram apenas por retaliação de suas conquistas.
Alternativa 5 - A Revolta dos Boxers ocorreu em consequência ao declínio do Império Qing, que não conseguiu lidar com as mudanças militares e econômicas de sua época.
QUESTÃO 9

Observe a imagem do exército de terracota chinês a seguir:

Uma parte do exército de terracota de Xi’an. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ex%C3%A9rcito_de_terracota#/media/Ficheiro:Terracotta_warriors_pit1.jpg. Acesso em 31 jul. 2024

O Exército de Terracota é uma coleção de estátuas de barro funerárias, retratando um exército de soldados em posição de sentido, colocados de fronte ao mausoléu onde está enterrado o imperador chinês Xi’an, do final do século III a.C.

Com base nas informações obtidas anteriormente, identifique a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As estátuas de Xi'an são feitas em ferro.
Alternativa 2 - Ao observar a imagem, podemos afirmar que cada soldado retratado possui um rosto individualizado.
Alternativa 3 - A imagem selecionada anteriormente apresenta a representação do imperador chinês como um militar.
Alternativa 4 - As estátuas de soldados em terracota eram usadas como proteção dos portões das cidades na China Antiga.
Alternativa 5 - Na imagem é possível identificar o alto escalão dos soldados chineses, considerando suas vestimentas e equipamentos.
QUESTÃO 10
Referente ao Japão do século XVI, antes de seu isolamento, analise o texto a seguir:

“O uso da seda nos tempos antigos, e mesmo até a época em que fomos ao Japão, era raro e devido à sua escassez, as pessoas comuns não a usavam, nem mesmo a pequena nobreza e os senhores, mas raramente [...]. Mas desde a época de [Hideyoshi, 1582-1598], tem havido uma paz geral em todo o reino e o comércio aumentou tanto que todo o país usa mantos de seda; até mesmo os camponeses e suas esposas têm faixas de seda e os que estão em melhor situação usam mantos de seda.”

Carta de João Rodrigues para o Colégio dos Jesuítas em Macau. In.: OKA Mihoko. A memorandum by Tçuzu Rodrigues: The office of Procurator and Trade by the Jesuits in Japan. Bulletin of Portuguese/Japanese Studies, n° 13, Nova de Lisboa University, Portugal, dez/2006, pp. 81-102.

Com base nas informações contidas no texto e no material-base, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O comércio entre China e Japão era pequeno e pouco importante.

PORQUE

II. Os japoneses preferiram a ocidentalização, trazida pelos portugueses por meio do cristianismo e do comércio de pólvora.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu