FECHAR

ATIVIDADE 3 - PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS - 54_2025

ATIVIDADE 3 - PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS - 54_2025

 

QUESTÃO 1

Um programa escrito em Java começa sempre a ser executado a partir do método main. O método main possui uma assinatura padrão que utilizamos.

 

Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.

 

Com base nesta informação, assinale a alternativa que contém a assinatura padrão correta.

Alternativas
Alternativa 1 - public void main static(args[]:String)
Alternativa 2 - public static void main(String[] args)
Alternativa 3 - private static main void(String args[])
Alternativa 4 - static public main void(String[] args)
Alternativa 5 - static public void main(String[] args)
QUESTÃO 2
Em Java, objetos são instâncias de classes criadas a partir do operador new. O comando Pessoa pes = new Pessoa(); possui duas etapas: primeiro, a declaração da variável de referência do tipo Pessoa; depois, a criação efetiva do objeto na memória. É possível usar diferentes construtores para inicializar atributos já no momento da criação. Caso seja utilizado o construtor-padrão, os atributos assumem valores iniciais (como 0 para inteiros e null para Strings). Após instanciado, é possível acessar e alterar atributos e métodos do objeto por meio do operador ponto (.).

Fonte: OLIVEIRA JUNIOR, E. A.; NOEL, A. A. Programação Orientada a Objetos. Florianópolis: Arqué, 2023.

Com base no texto apresentado, sobre a criação e uso de objetos em Java, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O operador ponto (.) é usado para acessar atributos e métodos de um objeto.
Alternativa 2 - Uma classe pode ter apenas um construtor, pois o Java não permite sobrecarga.
Alternativa 3 - É possível utilizar um objeto antes de ele ser instanciado, desde que esteja declarado.
Alternativa 4 - O comando new apenas declara a variável de referência, mas não cria o objeto na memória.
Alternativa 5 - O construtor-padrão de uma classe inicializa todos os atributos automaticamente com valores definidos pelo programador.4
QUESTÃO 3
Durante o desenvolvimento de um sistema de contagem para eventos esportivos, a programadora Camila precisava interromper a contagem ao detectar um valor inválido e, em outro momento, ignorar determinados valores sem encerrar o loop por completo. Para isso, ela utilizou as instruções break e continue em laços de repetição simples (for) não rotulados. Após testar seu código, Camila percebeu que break finalizava completamente a repetição em andamento, enquanto continue apenas pulava a execução de parte do bloco e seguia para a próxima iteração.

​Com base no texto apresentado, no comportamento das instruções break e continue não rotuladas em Java, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A instrução break não rotulada reinicia o loop desde o início.
Alternativa 2 - O break não rotulado é utilizado apenas em estruturas switch.
Alternativa 3 - O continue e o break não funcionam corretamente em loops while.
Alternativa 4 - A instrução continue não rotulada encerra totalmente a execução do programa.
Alternativa 5 - O continue não rotulado interrompe o loop e retorna ao início da próxima iteração.
QUESTÃO 4
Quando uma classe pai define um método, ele pode ser sobrescrito, na maioria dos casos, em suas classes filhas, realizando, assim, o conceito de polimorfismo.

Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.

Nesse sentido analise o trecho de código abaixo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - O Polimorfismo será executado normalmente.
Alternativa 2 - A diretiva "final" significa que o método "calcular" é o último método da classe.
Alternativa 3 - Não será possível executar a sobrecarga do método "calcular", pois, para isso, ele deveria ser "protected" e não "public".
Alternativa 4 - Será possível a aplicação do "Poliformismo", pois o método "calcular" está assinado corretamente nas classes pai e filha.
Alternativa 5 - Não será possível a aplicação do "Polimorfismo", pois o método "calcular", na classe pai, está assinado com a palavra "final".
QUESTÃO 5
Em um sistema de controle de estoque, o programador Lucas precisa implementar um processo de verificação contínua dos níveis de um determinado produto até que sua quantidade em estoque seja suficiente para atender a uma demanda mínima. Como ele não sabe exatamente quantas iterações serão necessárias para que esse nível seja atingido, optou por utilizar a estrutura while, que permite executar um bloco de código repetidamente enquanto uma condição for verdadeira. Durante os testes, Lucas percebeu que, sem alterar a variável de controle dentro do loop, o programa ficava preso em uma repetição infinita.

Com base no texto apresentado, no funcionamento da estrutura while em Java, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A instrução while avalia a condição após executar o bloco de código.
Alternativa 2 - O uso do while garante que o bloco de código será executado ao menos uma vez.
Alternativa 3 - O loop while é ideal para situações em que se conhece previamente o número de repetições.
Alternativa 4 - A variável de controle em um while deve ser declarada dentro do próprio laço para evitar erros.
Alternativa 5 - O while depende de uma condição booleana, e, se essa condição nunca se tornar falsa, pode gerar um loop infinito.
QUESTÃO 6
Em Java, os modificadores de acesso são palavras-chave que definem o nível de visibilidade de atributos, métodos e classes. Eles ajudam a aplicar o princípio do encapsulamento, controlando como e onde os membros de uma classe podem ser acessados. Os quatro modificadores principais são: public, private, protected, default (package-private).

Fonte: OLIVEIRA JUNIOR, E. A.; NOEL, A. A. Programação Orientada a Objetos. Florianópolis: Arqué, 2023.

Com base no texto apresentado, sobre os modificadores de acesso em Java, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O modificador public limita o acesso apenas às classes que estão no mesmo pacote.
Alternativa 2 - Em Java, os modificadores de acesso só podem ser aplicados a atributos, nunca a métodos.
Alternativa 3 - O modificador protected impede que atributos sejam acessados por classes filhas em outros pacotes.
Alternativa 4 - O modificador default permite que atributos e métodos sejam acessados de qualquer pacote, sem restrições.
Alternativa 5 - O modificador private permite que atributos e métodos sejam acessados apenas dentro da classe em que foram declarados.
QUESTÃO 7
Uma classe define atributos e métodos que servirão como modelo para os objetos. Cada objeto criado a partir de uma mesma classe possui seus próprios atributos, que podem assumir valores diferentes, definindo assim o estado em que cada objeto se encontra. Já os métodos representam o comportamento, e são compartilhados por todos os objetos da classe, embora seu resultado possa variar dependendo dos valores dos atributos de cada instância.

Fonte: OLIVEIRA JUNIOR, E. A.; NOEL, A. A. Programação Orientada a Objetos. Florianópolis: Arqué, 2023.

Com base no texto apresentado, sobre o estado e o comportamento de objetos em Java, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O estado de um objeto é determinado pelos métodos que ele pode executar.
Alternativa 2 - Cada objeto de uma classe possui métodos próprios, distintos dos demais objetos.
Alternativa 3 - O comportamento de um objeto varia de acordo com o conjunto de atributos que ele possui.
Alternativa 4 - Os atributos de um objeto são compartilhados por todos os objetos criados a partir da mesma classe.
Alternativa 5 - Objetos de uma mesma classe compartilham o mesmo código de métodos, mas podem ter estados diferentes conforme os valores de seus atributos.
QUESTÃO 8
A herança na Programação Orientada a Objetos permite que uma classe (subclasse) reutilize atributos e métodos de outra classe (superclasse). Subclasses representam especializações de superclasses, que são mais genéricas. A herança permite criar hierarquias de classes, promovendo reutilização de código e organização. Em Java, a palavra reservada extends é usada para indicar que uma classe herda de outra. Diferentemente de algumas linguagens, Java não permite herança múltipla de classes, sendo possível apenas herdar de uma única superclasse.

Fonte: OLIVEIRA JUNIOR, E. A.; NOEL, A. A. Programação Orientada a Objetos. Florianópolis: Arqué, 2023.

Com base no texto apresentado, sobre o conceito de herança em Java, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Uma subclasse é mais genérica que sua superclasse.
Alternativa 2 - Em Java, a palavra reservada usada para herança é implements.
Alternativa 3 - A herança múltipla de classes é permitida em Java sem restrições.
Alternativa 4 - Subclasses podem herdar atributos e métodos de suas superclasses.
Alternativa 5 - Uma superclasse é uma especialização da subclasse, contendo detalhes mais específicos.
QUESTÃO 9
A declaração de variáveis no Java precisa ser feita com muita atenção. Por ser uma linguagem de programação orientada a objetos, precisamos nos atentar ao escopo das variáveis que desejamos declarar, pois isso faz toda a diferença em sua utilização.

Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.

Pautando-se nessas informações assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A variável "idade" foi declarada e referenciada.
Alternativa 2 - A variável "frase" não pode ser declarada no método "falar", pois ele é privado.
Alternativa 3 - A variável "nome" é uma variável de classe e não pode ser referênciada dentro dos métodos.
Alternativa 4 - A variável "frase", não pode ser utilizada no método "andar", pois ela foi criada apenas no método "falar".
Alternativa 5 - O sinal de "+" não pode ser utilizado para somar duas Strings no Java, como está sendo feito dentro do método "andar".
QUESTÃO 10
O encapsulamento é um dos princípios da Programação Orientada a Objetos. Ele consiste em ocultar os detalhes internos de implementação de uma classe, expondo apenas o que for necessário para sua utilização. Isso permite maior segurança, modularidade e facilidade de manutenção, já que alterações internas não afetam diretamente o restante do código. Na prática, o encapsulamento é aplicado com modificadores de acesso e métodos específicos para manipulação dos atributos, como getters e setters.

Fonte: OLIVEIRA JUNIOR, E. A.; NOEL, A. A. Programação Orientada a Objetos. Florianópolis: Arqué, 2023.

Com base no texto apresentado, sobre o conceito de encapsulamento em Java, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A principal função do encapsulamento é facilitar a herança múltipla entre classes.
Alternativa 2 - Encapsulamento é um recurso exclusivo para variáveis do tipo primitivo em Java.
Alternativa 3 - O encapsulamento consiste em permitir acesso irrestrito a todos os atributos da classe.
Alternativa 4 - O encapsulamento impede completamente a criação de métodos dentro de uma classe.
Alternativa 5 - Encapsular significa ocultar os detalhes internos da implementação, expondo apenas o necessário.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu