FECHAR

ATIVIDADE 2 - CFEL - CULTURA, CONSUMO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - CFEL - CULTURA, CONSUMO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA - 54_2025

ATIVIDADE 2 - CFEL - CULTURA, CONSUMO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA - 54_2025

QUESTÃO 1

O Observatório da diversidade da Propaganda iniciou as atividades em 2021, quando um grupo de agências, com o apoio de anunciantes e plataformas, se uniu para assegurar a representatividade de pessoas LGBTQIAPN+ na comunicação. O motivo do movimento foi a tramitação do Projeto de Lei 504 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que propunha - de forma inconstitucional - proibir a participação de pessoas LGBTQIAPN+ na propaganda para evitar a "má influência" em crianças e adolescentes. Com a pressão do mercado de comunicação, da sociedade civil e de parlamentares, a Alesp decidiu que o projeto retrocedesse e voltasse às comissões, onde já havia sido aprovado anteriormente, o que fez com que ele perdesse força. Apesar dessa vitória a favor da diversidade na propaganda, o movimento evidenciou a necessidade de responder a essa tentativa de retrocesso de forma propositiva e perene, estabelecendo uma abordagem setorial para tratar da diversidade no mercado publicitário. Embora o ODP tenha começado com foco na representatividade LGBTQIAPN+, rapidamente perceberam a necessidade e ampliaram o escopo para incluir todos os grupos sub-representados e promover a diversidade em todas as suas formas no mercado publicitário.

Fonte: https://www.diversidadenapropaganda.com.br/. Acesso em: 21 set. 2024.

Sobre o assunto apresentado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - Existe muita tolerância, respeito e representatividade de todos os grupos minoritários na comunicação, assim, esse tipo de ação não é relevante.
Alternativa 2 - Ações como a do Observatório da Diversidade na Propaganda são ruins, pois não garantem respeito e direitos a todas as pessoas, apenas criam diferenças.
Alternativa 3 - As empresas de comunicação precisam se engajar e participar ativamente para mudar o cenário de preconceito contra a comunidade LGBTQIA+ e outros grupos minoritários.
Alternativa 4 - A publicidade deve estar cada vez mais engajada em cumprir as ações sociais, isso inclui não mostrar diversidade, pois todos já são suficientemente representados.
Alternativa 5 - As marcas precisam parar de se preocupar com questões sociais e direitos humanos e focar no lucro, pois cada vez mais as pessoas querem produtos inovadores e de tecnologia e pouco se importam com diversidade.
QUESTÃO 2

9 em cada 10 brasileiros já se depararam com Fake News ao consumir notícias online

Pesquisa inédita revela que 68% dos consumidores acreditam que as marcas são coniventes com a mentira quando aparecem junto a informações falsas

“O objetivo da pesquisa foi podermos nos aprofundar na relação notícia-anúncio e no que chamamos de Brand Safety (segurança reputacional de marca)”, explica Daniel Kaminitz, CEO da Weach Group. “Trabalhamos com tecnologia de distribuição de anúncios de forma inteligente e guiada por dados, gerando cliques para as marcas anunciantes. Mas, esse trabalho tem que ser feito com cuidado, prezando pela qualidade dos canais de notícias escolhidos. Enquanto do outro lado estão as redações, trabalhando de forma incansável em busca de informação e lutando por confiabilidade. No fim, é o que todos querem: a confiança do leitor/consumidor”.

Adaptado de: https://consumidormoderno.com.br/fake-news-consumo-noticias/. Acesso em: 20 set. 2024.

Pensando no assunto apresentado, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As fake news são brincadeiras que não trazem prejuízos à sociedade.
Alternativa 2 - As fake news têm impacto somente no jornalismo, mas não afetam a sociedade.
Alternativa 3 - Nossa forma de consumir está relacionada a vários fatores diferentes, entre eles, o quanto confiamos na marca.
Alternativa 4 - Para ter credibilidade, a marca precisa estar em todos os locais visíveis ao consumidor, mesmo que se trate de um site com desinformação.
Alternativa 5 - O consumidor não se importa se a marca anuncia em sites que promovem notícias falsas, o importante é que ele tenha acesso aos anúncios para decidir o que comprar.
QUESTÃO 3

67% dos entrevistados passam a admirar marcas que apoiam a diversidade, é o que diz a 3ª edição da pesquisa Oldiversity: Impactos da Diversidade e Longevidade para Marcas e Negócios idealizada pelo Grupo Croma. O estudo, que ouviu 2 mil pessoas, se propõe a ser um parâmetro avaliativo das marcas que se preocupam, promovem e defendem iniciativas ligadas à longevidade e à diversidade em seus diferentes recortes – como orientação sexual e identidade gênero, raça, pessoas com deficiência, povos originários e idosos (...) Segundo o levantamento, 80% dos entrevistados declaram aceitar a diversidade e 59% passam a consumir produtos ou serviços das marcas que mostram apoio à diversidade e longevidade. Enquanto 49% se identificam com marcas que falam sobre estes temas e 65% apoiam o movimento de diversidade na comunicação das marcas.

Fonte: https://exame.com/esg/maioria-admira-as-marcas-que-apoiam-a-diversidade-diz-pesquisa/. Acesso em: 21 set. 2024.

Sobre o assunto apresentado, analise as asserções a seguir e depois marque a alternativa correta.

I – Muitas pessoas ainda acreditam que as marcas reproduzem comportamentos preconceituosos no Brasil.

PORQUE

II – Para evitar esse olhar negativo do consumidor, as marcas devem assumir alguns compromissos, como ações concretas de inclusão, posicionamento sobre temas sensíveis e interação com os clientes.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são falsas.
Alternativa 2 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 - As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 4
Diversidade não é apenas uma preocupação estética: trata-se de representatividade, da preocupação de criar um espaço mais criativo, arejado, colorido, formado a partir de diferentes olhares, opiniões, histórias e vivências. Saímos de um lugar comum, com pessoas parecidas esteticamente, de uma mesma classe social em que se busca interesses e direitos para os mesmos indivíduos, e vamos para um ambiente heterogêneo, plural e, até mesmo, mais eficiente e eficaz, já que permite a participação e o olhar de mais e diferentes pessoas.

Fonte: PIERITZ NETTO, Alfredo et al. Cultura, Consumo e Sociedade Contemporânea. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

Sobre o assunto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Podemos dizer que grupos como pobres, mulheres e negros são minorizados.

PORQUE

II. Esses grupos são minoria entre a população, por isso não possuem representatividade.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 5
Leia​ o texto a seguir:

Milhões de vidas correm risco com queda de vacinação infantil

Autores de um estudo científico publicado na revista The Lancet alertam que a vacinação de crianças contra doenças graves está diminuindo em todo o mundo. Isso é justificado pelas desigualdades econômicas que se aprofundam, pelas interrupções de vacinação causadas pela covid-19 e ainda devido à desinformação sobre efeitos das vacinas. Desde a pandemia de covid-19, milhões de crianças ficaram desprotegidas contra doenças como sarampo, tuberculose e poliomielite. Ou seja, alertam os investigadores, agora há um risco maior de surtos de doenças como sarampo, poliomielite e difteria. No que diz respeito apenas ao sarampo, o estudo revela que a vacinação diminuiu em quase 100 países. Os pesquisadores alertam também para a queda das taxas de vacinação na Europa, nos Estados Unidos (EUA) e em outros países ricos.

Fonte: Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2025-06/milhoes-de-vidas-correm-risco-com-queda-de-vacinacao-infantil. Acesso em: 05 set. 2025 (adaptado).

O texto mostra que decisões individuais (como não se vacinar) podem afetar a coletividade (com a volta ou proliferação maior de doenças).

Refletindo sobre isso, avalie as afirmações a seguir.

​I. Decidir é algo intrínseco das pessoas, portanto, precisamos aprender a tomar melhores decisões.

II. Decisões melhores são baseadas em técnicas, dados e informações, e não em “achismos”.

III. Devemos evitar tomar decisões e observar a forma com que as outras pessoas o fazem, desse modo, aprendemos a tomar melhores decisões no futuro.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 6
 Leia o texto a seguir:

​O grande chefe em Washington pode confiar no que o chefe Seattle diz, com a mesma certeza com que nossos irmãos brancos podem confiar na alternação das estações do ano. Minha palavra é como as estrelas - elas não empalidecem. Como podes comprar ou vender o céu, o calor da terra? Tal ideia nos é estranha. Nós não somos donos da pureza do ar ou do resplendor da água. Como podes então comprá-los de nós? Decidimos apenas sobre o nosso tempo. Toda esta terra é sagrada para o meu povo. Cada folha reluzente, todas as praias arenosas, cada véu de neblina nas florestas escuras, cada clareira e todos os insetos a zumbir são sagrados nas tradições e na consciência do meu povo. Sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um torrão de terra é igual a outro. Porque ele é um estranho que vem de noite e rouba da terra tudo quanto necessita. A terra não é sua irmã, mas sim sua inimiga, e depois de exauri-la, ele vai embora. Deixa para trás o túmulo dos seus pais, sem remorsos de consciência. Rouba a terra dos seus filhos. Nada respeita. Esquece a sepultura dos antepassados e o direito dos filhos.

Fonte: Disponível em:​https://biblioteca.funai.gov.br/media/pdf/Folheto43/FO-CX-43-2698-2000.pdf. Acesso em 05 set. 2025 (adaptado).

Esse é um trecho de uma carta do Cacique Seattle, escrita em 1855 ao presidente Franklin Pierce, nos Estados Unidos, em resposta à proposta de compra do território do povo indígena.

Refletindo sobre o exposto, avalie as afirmações a seguir.

I. O texto mostra que é preciso fazer com que os indígenas sejam incorporados à cultura branca, para que aceitem o que os brancos querem.

II. Na colonização do Brasil, os indígenas tiveram suas famílias, territórios e individualidades respeitadas, portanto, podemos dizer que foi algo completamente positivo para eles.

III. O texto nos faz refletir que, ainda hoje, a sociedade tem muito a entender sobre as culturas indígenas e deve aprender a respeitá-las.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 7
Muito se tem tratado da questão do “indivíduo” na constituição da sociedade moderna, com clara ênfase à temática da individualidade, da subjetividade e dos direitos individuais. Entretanto, é necessário compreendermos que tal discussão está ancorada em conceitos, valores e pressupostos solidificados na Modernidade. Seja por vias de uma filosofia iluminista, que postulava a independência racional do indivíduo humano, seja por influência de ideais liberais clássicos, que promulgavam a “individualidade” como fonte de liberdade, a questão é que o “ser humano” passou a ser compreendido de forma distinta do que se via na Antiguidade Clássica e no Medievo.

Fonte: PIERITZ NETTO, Alfredo et al. Cultura, Consumo e Sociedade Contemporânea. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

Sobre o assunto apresentado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - Na Antiguidade, a coletividade pouco importava, cada indivíduo tinha força e poder fora da polis.
Alternativa 2 - Na Antiguidade Clássica, o sucesso do indivíduo era o parâmetro definidor de todas as instâncias de sua vida.
Alternativa 3 - Em Roma, no período clássico, havia garantia de liberdade plena e individualidade e todos tinham direito ao status social de alguma forma.
Alternativa 4 - O Renascimento Humanista, com todas as suas nuances filosóficas, voltou aos ideais de individualidade e religiosidade defendidos na Idade Média.
Alternativa 5 - Na Idade Média, o tema da religião, pelo menos no mundo ocidental, foi determinante para assentar as bases de uma compreensão social e política das relações entre os sujeitos.
QUESTÃO 8

Leia o texto:

​Estudo mostra como cotas impulsionaram o acesso às universidades públicas

Implementada em 2012, a política, que destinou 50% das vagas aos cotistas, aumentou o ingresso de pessoas negras, pardas, indígenas, com deficiência e oriundas de escolas públicas nas universidades. Os dados, organizados pelos sociológicos Luiz Augusto Campos e Márcia Lima, fazem um panorama de como era o cenário antes e depois da política.

Se até o final dos anos 1990 o ensino superior brasileiro era dominado por estudantes brancos e de classes médias e altas, hoje o cenário é outro: em 2021, estudantes pretos, pardos e indígenas já representavam 52,4% dos matriculados nas universidades públicas, frente aos 31,5% em 2001. No mesmo período, a presença de alunos das classes D e E também saltou de 20% para 52%, evidenciando a dimensão econômica da mudança.

Em 2023, a legislação foi atualizada pela Lei nº 14.723, reforçando a prioridade dos cotistas no acesso a auxílios estudantis e garantindo que eles também concorram na ampla concorrência — uma mudança que evita o uso das cotas como teto e garante seu caráter de inclusão mínima.

Entre os principais mitos derrubados pela obra está o de que os cotistas têm desempenho inferior. Dados das universidades federais como UFSC, UFMG e UFRJ mostram que, embora os cotistas ingressem com notas ligeiramente menores no Enem, essa diferença desaparece ao longo do curso.

Fonte:Disponível em:​ https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/estudo-mostra-como-cotas-impulsionaram-o-acesso-as-universidades-publicas/. Acesso em: 05 set. 2025 (adaptado)
O trecho da notícia mostra como as cotas raciais e sociais ajudaram a melhorar a equidade no ensino público.

Sobre o assunto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A equidade é a disposição de se “corrigir” aqueles pontos que se mostram insuficientes para garantir a real aplicação da justiça em termos sociais, jurídicos e políticos.

PORQUE

II. A justiça pensada de maneira universal e normativa engloba todos os indivíduos, mas na prática, a sociedade presencia uma gritante desigualdade.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 9

São muitos os componentes que fazem parte do conceito de cidadania. Mas como defini-la? Cidadania é o status daqueles que são membros de uma comunidade e são por ela reconhecidos. É, também, o conjunto de direitos e deveres que um indivíduo tem diante da sociedade da qual faz parte. Historicamente e genericamente, a cidadania tem uma referência espacial, constituída da relação dos indivíduos com um dado território (organização sociopolítica do espaço). Assim, cidadania é uma noção construída socialmente e ganha sentido nas experiências sociais e individuais. Por isso, será aqui compreendida com uma identidade social política. Ora, se identidade pessoal/individual é o conjunto das características e dos traços próprios de um indivíduo, a identidade social são as características que o identificam perante as demais comunidades. E, em certa medida, a consciência de pertencer a algo maior, a um coletivo, a uma sociedade.

Fonte: COSTA, M; IANNI, A. O conceito de cidadania. In: Individualização, cidadania e inclusão na sociedade contemporânea: uma análise teórica [online]. São Bernardo do Campo, SP: Editora UFABC, 2018, pp. 43-73.

Pensando no texto exposto, assinale a alternativa correta sobre cidadania.

Alternativas
Alternativa 1 - Cidadania é poder fazer tudo que você quiser sem responsabilidades.
Alternativa 2 - Cidadania não é importante na sociedade atual, pois devemos ser cada vez mais individualistas.
Alternativa 3 - Cidadania deve ser garantida apenas a quem tem dinheiro para acessar certos espaços e bens.
Alternativa 4 - Cidadania também tem relação com garantia de acessos, trabalho, lazer e dignidade para todos os grupos sociais.
Alternativa 5 - A cidadania é garantida em Constituição, então, não é necessário se preocupar com isso, pois o governo garante dignidade às pessoas.
QUESTÃO 10

O Estado brasileiro não apenas negligenciou a inserção de negros e indígenas na sociedade brasileira, mas criou mecanismos para garantir os privilégios da elite branca em detrimento das populações anteriormente subjugadas pela escravidão. Além disso, criminalizou práticas sociais, culturais, artísticas e religiosas desses grupos, fomentando o preconceito, a discriminação e o racismo em diferentes momentos de nossa história política, tanto na monarquia, quanto no período republicano. Processos históricos que poderiam significar mudanças no status quo e aumento de oportunidades para a inserção social, como a independência, a abolição da escravidão ou a Proclamação da República, foram apropriados pela elite branca como uma maneira de reafirmar sua hegemonia, corroborando para a marginalização de indígenas e afro-brasileiros.

Fonte: COMITRE, Diogo; COMITRE, Francisco Pinheiro. O significado da independência para negros e indígenas: o Estado brasileiro e o processo de marginalização dos que foram subjugados pela escravização. Observatório da Imprensa, 8 de setembro de 2022. Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/questao-indigena/o-significado-da-independencia-para-negros-e-indigenas-o-estado-brasileiro-e-o-processo-de-marginalizacao-dos-que-foram-subjugados-pela-escravizacao/. Acesso em: 20 set. 2024.

A partir do trecho do artigo apresentado e o que você aprendeu na disciplina, leia as afirmativas a seguir e depois assinale a alternativa correta.

I - Antes da invasão e da colonização da América, havia poucos habitantes aqui. Essas pessoas não tinham cultura, idioma nem formas de produzir próprias.

II - Quase todo o pensamento científico, social e político é baseado na chamada “cultura ocidental”, que é ligada às civilizações grega e romana, ao cristianismo, aos países da Europa e, por último, aos Estados Unidos.

III - Nossas instituições e organizações, nosso sistema econômico e até a nossa língua são formados com base em formas de viver e experimentar o mundo que são universais.

Alternativas
Alternativa 1 - Apenas I está correta.
Alternativa 2 - Apenas II está correta.
Alternativa 3 - Apenas III está correta.
Alternativa 4 - Apenas I e II estão corretas.
Alternativa 5 - Apenas II e III estão corretas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu