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ATIVIDADE 2 - TAUT - ACOMPANHAMENTO E SUPORTE SOCIAL E COMPORTAMENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR - 54_2025

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ATIVIDADE 2 - TAUT - ACOMPANHAMENTO E SUPORTE SOCIAL E COMPORTAMENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR - 54_2025

ATIVIDADE 2 - TAUT - ACOMPANHAMENTO E SUPORTE SOCIAL E COMPORTAMENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR - 54_2025

QUESTÃO 1

Passar o dia pensando, consumindo ou fazendo algo que você adora ou que te intriga imensamente: uma maravilha, não é mesmo? A não ser, é claro, que você tenha outros compromissos como estudar, trabalhar e pagar contas. Por essas e outras, muitos autistas temem quando percebem que um novo hiperfoco está chegando, ao saberem que ele certamente irá exigir muita atenção e empenho.

Por vezes é ótimo. Eu mesmo, por exemplo, já tive hiperfocos que faziam eu ler muitos livros e me ajudavam imensamente nos estudos. Por outro lado, talvez na maioria das vezes, eles não são assim tão úteis. Já hiper foquei em coisas extremamente aleatórias, que tomavam boa parte do meu tempo e atrapalhavam no cumprimento dos meus compromissos (até mesmo em questões básicas, como dormir e comer). Conseguir gerenciar uma rotina nem sempre é simples e um hiperfoco pode fazer essa tarefa ficar ainda mais difícil, fazendo com que pessoas autistas busquem formas de inibir ou limitar seus interesses. (Aqui fica a importância de um acompanhamento profissional para auxiliar corretamente nesse e outros pontos relacionados aos interesses restritos, típicos do autismo) Portanto, o receio de um novo hiperfoco, infelizmente, faz sentido, pois, apesar de suas inúmeras qualidades, ele pode se tornar mais um complicador em uma realidade onde a produtividade constante é cada vez mais exigida. Em resumo: saudade de ser criança e poder curtir um bom hiperfoco sem muitas preocupações.

 

Fonte: Lucas Pontes. 2024. Autistas e o medo de um novo hiperfoco. lucas_atipico, 19/05. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C7KvYfIJnYI/?igsh=NGN5ZXprZGY1ejVx Acesso em: 11 ago. 2025.

Considerando o relato, suponha que um psicopedagogo deseje utilizar o hiperfoco de um aluno autista como estratégia pedagógica, integrando-o ao conteúdo escolar de forma acolhedora e terapêutica, mas sem comprometer sua rotina diária e sua autonomia. Nesse contexto, assinale a alternativa que melhor representa a aplicação adequada desses princípios no ambiente escolar.

Alternativas
Alternativa 1 - Proibir o aluno de abordar o tema do hiperfoco até que termine todas as atividades escolares.
Alternativa 2 - Permitir o uso do hiperfoco somente em casa, sem envolvimento da escola ou do psicopedagogo.
Alternativa 3 - Ignorar o hiperfoco e focar exclusivamente em conteúdos obrigatórios previstos na grade escolar.
Alternativa 4 - Criar atividades que conectem o hiperfoco aos conteúdos curriculares, monitorando o tempo dedicado a ele.
Alternativa 5 - Estimular o aluno a expandir o hiperfoco sem qualquer controle de tempo para aproveitar ao máximo seu entusiasmo.
QUESTÃO 2

Um dos principais impactos que se tem diante do diagnóstico de autismo são as dificuldades de comunicação e interação social. Ao receber um(a) paciente com o diagnóstico de autismo, um dos principais trabalhos a serem feitos é desenvolver sistemas de comunicação eficazes com o paciente, bem como trabalhar aspectos da socialização da criança.

Com base nos impactos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no desenvolvimento da comunicação e da interação social, analise as alternativas e assinale aquela que representa uma prioridade no processo de intervenção junto a crianças diagnosticadas com autismo.

Alternativas
Alternativa 1 - Focar exclusivamente no desenvolvimento motor e físico.
Alternativa 2 - Reduzir o tempo de uso de dispositivos eletrônicos pela criança.
Alternativa 3 - Ensinar a criança a realizar atividades escolares com maior rapidez.
Alternativa 4 - Melhorar o desempenho acadêmico por meio de exercícios de memorização.
Alternativa 5 - Estimular a construção de vínculos sociais e promover formas funcionais de expressão que favoreçam a interação da criança com o meio.
QUESTÃO 3

"A aprendizagem é um processo inerente ao ser humano, o conhecimento é construído por meio dos movimentos do ensino e da aprendizagem, por isso falamos de processo de ensino-aprendizagem (BLOISE, 2025, p. 59)".

Fonte: BLOISE, D. M. Acompanhamento e suporte social e comportamento no ambiente escolar. - Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

A partir dessa afirmação, compreende-se que, mesmo pessoas com deficiências, podem aprender, pois a aprendizagem é um processo social e mediado. Ela não depende exclusivamente da base orgânica de um indivíduo, mas também das interações e mediações que possibilitam percorrer caminhos alternativos de desenvolvimento e de aprendizagem quando as vias principais apresentam barreiras. Portanto, diante de dificuldades de aprendizagem, é fundamental analisar a dinâmica entre ensino e aprendizagem, evitando atribuir exclusivamente ao aluno a responsabilidade por não aprender.

Considerando que a aprendizagem é um processo social e mediado, construído nas interações e não restrito somente à base orgânica do indivíduo, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que expressa a postura mais adequada do educador diante das dificuldades de aprendizagem apresentadas por alunos com TEA.

Alternativas
Alternativa 1 - Transferir de forma exclusiva para o aluno a responsabilidade pelos resultados de sua aprendizagem.
Alternativa 2 - Pressupor que o processo de aprendizagem está condicionado apenas a fatores biológicos e genéticos do aluno, restringindo o papel da escola ao convívio social.
Alternativa 3 - Concluir que, em alguns casos de deficiência, não há possibilidade de aprendizagem, apenas o desenvolvimento de habilidades de vida diária.
Alternativa 4 - Focar apenas no conteúdo programático, independentemente das necessidades do aluno, pois o ambiente escolar deve priorizar a sistematização do ensino.
Alternativa 5 - Buscar compreender a relação entre ensino e aprendizagem, considerando as singularidades do aluno e adotando estratégias que possibilitem caminhos alternativos de desenvolvimento quando as vias diretas estão com alguma barreira.
QUESTÃO 4

A presença de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas regulares representa um avanço significativo e está amparada por dispositivos legais. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Brasil, 1996), a Lei Berenice Piana (Brasil, 2012), a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Brasil, 2015) e a Lei Romeo Mion (Brasil, 2020) asseguram o direito à inclusão educacional desses alunos no ensino comum. No entanto, o asseguramento de dispositivos legais não garantem a qualidade e efetividade, na prática, devendo haver preparação das escolas para inclusão e permanência dos alunos com diagnóstico de TEA.

 

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 05 ago. 2025.

 

BRASIL. Lei no 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2012. Disponível em: https:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 05 ago. 2025.

BRASIL. Lei no 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 05 ago. 2025.

BRASIL. Lei no 13.977, de 8 de janeiro de 2020. Institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13977.htm. Acesso em: 05 ago. 2025. ​

Considerando a legislação educacional vigente sobre os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e os desafios enfrentados pelas escolas para garantir uma inclusão efetiva, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta uma medida condizente com o que se espera de uma instituição escolar que busca cumprir, de forma prática, os dispositivos legais mencionados.

Alternativas
Alternativa 1 - Criar salas separadas para alunos com autismo, para oferecer um ensino mais individualizado e tranquilo.
Alternativa 2 - Limitar o número de alunos com deficiência por escola, evitando sobrecarregar os professores e demais alunos.
Alternativa 3 - Repassar exclusivamente à família a responsabilidade pela adaptação escolar do aluno com TEA, já que o convívio familiar é o mais adequado.
Alternativa 4 - Priorizar a permanência dos alunos com TEA em casa, com atividades remotas adaptadas, a fim de evitar sobrecarga sensorial no ambiente escolar.
Alternativa 5 - Promover formação continuada para todos os profissionais da educação, com foco em práticas pedagógicas inclusivas voltadas ao atendimento de estudantes com TEA.
QUESTÃO 5

A inclusão de crianças com autismo no ambiente escolar é um processo garantido por lei, no Brasil. No entanto, a permanência e a qualidade do ensino para estas pessoas, mais do que apenas terem acesso à escola, é o que de fato garantirá a inclusão (BLOISE, 2025).

Fonte: adaptado de: BLOISE, D. M. Acompanhamento e suporte social e comportamento no ambiente escolar. -Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

Considerando que a inclusão de crianças com autismo é um direito garantido por lei no Brasil, mas que a permanência e a qualidade do ensino são os elementos que efetivamente asseguram a inclusão, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que expressa a ação mais adequada e urgente a ser adotada pela escola para garantir esse processo.

Alternativas
Alternativa 1 - Garanta apenas que a matrícula da criança seja realizada.
Alternativa 2 - Criar salas separadas para alunos com autismo, evitando interação com os demais.
Alternativa 3 - Reduzir o conteúdo curricular para facilitar a aprendizagem, tendo em vista as dificuldades apresentadas pelo TEA.
Alternativa 4 - Priorizar a aprendizagem dos conteúdos escolares, oferecendo ambiente, recursos e metodologias que potencializem o desempenho do aluno, mesmo antes dos processos de comunicação e interação social.
Alternativa 5 - Garantir um ambiente escolar com recursos, metodologias e tecnologias assistivas que favoreçam um ensino inclusivo, promovendo não apenas o acesso à matrícula, mas também o desenvolvimento de formas eficazes de comunicação e interação social.
QUESTÃO 6
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por desafios na comunicação e interação social, padrões restritos e repetitivos de comportamento e interesses, e diferenças no processamento sensorial. Entre essas diferenças, pode ocorrer hipersensibilidade (quando estímulos como sons, luzes ou cheiros são percebidos intensamente e incômoda) ou hipossensibilidade (quando há pouca ou nenhuma reação a determinados estímulos).

Um meltdown é uma reação intensa, involuntária e temporária a uma sobrecarga sensorial ou emocional, frequentemente desencadeada por excesso de estímulos, frustrações ou mudanças inesperadas. Durante um meltdown, a pessoa autista pode chorar, gritar, ter movimentos bruscos ou isolar-se, e não consegue controlar conscientemente essas reações. Uma extrema sobrecarga e exaustão é comum após episódio de meltdown.

BLOISE, D. M. Acompanhamento e suporte social e comportamental no ambiente escolar. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

Com base no texto, assinale a alternativa correta sobre o meltdown:

Alternativas
Alternativa 1 - É um sintoma exclusivo de hipossensibilidade sensorial.
Alternativa 2 - É um comportamento proposital para chamar atenção, necessitando de manejo para lidar com a pessoa.
Alternativa 3 - É uma sobrecarga emocional e sensorial, que se assemelha a uma birra, sendo motivada pelo desejo de obter algo específico.
Alternativa 4 - É uma reação sensorial e emocional intensa diante de uma situação de frustração, que expõe a pessoa ao sofrimento, mas se apresenta como uma etapa fundamental do desenvolvimento, o enfrentamento da frustração.
Alternativa 5 - É uma resposta emocional e sensorial intensa, involuntária, causada por sobrecarga sensorial, que se manifesta por diversos comportamentos, confundidos, muitas vezes, por comportamentos inadequados, inapropriados ou de birra.
QUESTÃO 7

“Os alunos no espectro autista requerem um acompanhamento minucioso, bem como atento, para receberem o suporte que necessitam e merecem” (BLOISE, 2025, p. 66). Esse suporte pode variar em intensidade e forma, dependendo das necessidades individuais, e pode abranger áreas como a interação social (auxílio para iniciar e manter conversas ou compreender regras sociais), a autonomia diária (apoio para organizar rotinas ou realizar atividades de autocuidado), o manejo de crises (apoio durante meltdowns ou situações de sobrecarga sensorial) e a comunicação (uso de sistemas de comunicação alternativa ou mediação na compreensão de mensagens).

BLOISE, D. M. Acompanhamento e suporte social e comportamental no ambiente escolar. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

Considerando que os alunos no espectro autista necessitam de suporte individualizado em diferentes áreas de sua vida escolar e social, analise as afirmações a seguir.

I - ​O suporte na interação social pode envolver auxiliar a pessoa a compreender regras implícitas de convivência.

II - O suporte na autonomia diária pode incluir orientar e organizar rotinas de autocuidado.

III - O suporte na comunicação pode utilizar recursos como pranchas, aplicativos ou parceiros de comunicação.

IV - O suporte nos auxílios às crises deve oferecer apoio físico e emocional para reduzir a sobrecarga.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 8

O pensamento de Paulo Freire - educador e filósofo brasileiro, conhecido por desenvolver a pedagogia crítica que valoriza a educação como prática de liberdade e diálogo -, pode contribuir diretamente para a compreensão da relação entre educação e autismo, assim como pode contribuir com a prática interventiva com este público (BLOISE, 2025). Para a autora, Paulo Freire defendia a ideia de que professor e aluno devem interagir entre si construindo o conhecimento a partir da singularidade da relação, tornando a educação mais maleável, e possibilitando seu acesso a todas as pessoas.

Fonte: adaptado de: BLOISE, D. M. Acompanhamento e suporte social e comportamental no ambiente escolar. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

​​Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I – A inclusão, segundo Paulo Freire, está vinculada ao direito universal de acesso à educação básica de qualidade.

PORQUE

II – Ensinar, na perspectiva de Paulo Freire, implica reconhecer a diversidade e respeitar as diferenças, promovendo a libertação do sujeito.

​A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 9

Salgado (2023) afirma que, em caso de sobrecargas emocionais e sensoriais, situações adversas e crises, meltdown ou shutdown, realmente o que deve ser feito é oferecer à criança um ambiente calmo e seguro, para que ela se regule e esteja em segurança.

Fonte: SALGADO, G. M. Acesso à Justiça para autistas: uma etnografia a partir dos grupos de autistas. In: ENADIR – ENCONTRO NACIONAL DE ANTROPOLOGIA DO DIREITO, 8., 2023, [s. l.]. Anais [...]. [S.l.: s. n.], 2023. Disponível em: https://nadir.fflch.usp.br/sites/nadir.fflch.usp.br/files/upload/paginas/enadir%202023%20%282%29.pdf. Acesso em: 10 ago. 2025.

Algumas ações são recomendadas para o manejo de crises em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir do texto apresentado, analise as afirmativas seguintes.

I -  Quando não for possível oferecer um ambiente seguro, recomenda-se retirar as demais pessoas do local temporariamente e manter a calma diante da crise.

II -  Em situações de crise, a melhor conduta é insistir para que a criança se acalme por meio de instruções firmes, evitando retirar outras pessoas do ambiente.

III -  Identificar o estímulo que incomodou a criança e removê-lo do espaço é uma medida necessária para favorecer a autorregulação.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 10

A inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um processo complexo que vai muito além da existência de legislações que garantam o acesso aos diversos espaços sociais. É necessário assegurar também a permanência, a participação ativa nas atividades propostas e a qualidade dessas experiências. Quando surge um comportamento-problema, especialmente de natureza heterolesiva, alguns profissionais podem optar por retirar o aluno do ambiente como forma de prevenção. No entanto, essa conduta, quando não acompanhada de estratégias educativas e mediação adequada, pode comprometer o processo de inclusão, ao privar o aluno da oportunidade de aprender a lidar com diferentes demandas sociais.

Fonte: adaptado de: ​BLOISE, D. M. Acompanhamento e suporte social e comportamental no ambiente escolar. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

 

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I -  É fundamental que o aluno com autismo seja colocado em contato com demandas sociais que ainda não sabe manejar, para poder aprender a lidar com elas com o apoio e a mediação de um profissional.

PORQUE

II -  Impedir que um aluno participe de determinada atividade ou acesse um espaço exclusivamente pelo receio de que apresente um comportamento-problema configura uma forma de exclusão.

​A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
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