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ATIVIDADE 2 - PSICO - PRINCÍPIOS TEÓRICOS DA PSICOPEDAGOGIA - 54_2025

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ATIVIDADE 2 - PSICO - PRINCÍPIOS TEÓRICOS DA PSICOPEDAGOGIA - 54_2025

ATIVIDADE 2 - PSICO - PRINCÍPIOS TEÓRICOS DA PSICOPEDAGOGIA - 54_2025

 

 

QUESTÃO 1
A entrevista inicial é um dos recursos principais no processo de avaliação psicopedagógica, a escolha pelo modelo de entrevista estará baseada na abordagem teórica que fundamenta o trabalho do psicopedagogo; podendo ser realizada primeiramente com a família, com o sujeito ou com a escola.

 

GARCIA, R.A.B. Princípios Teóricos da Psicopedagogia. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019.

 

Assim, com base nesta informação analise as asserções abaixo:

I - A Entrevista Familiar Exploratória Situacional tem como objetivo conhecer as relações e as expectativas da família no que se refere a aprendizagem escolar do sujeito. Entendendo como está o comprometimento tanto do sujeito quanto da família com o processo diagnóstico.

DIANTE DISSO,

II – A anamnese é mais específica e pretende fazer um levantamento mais minucioso da história do sujeito no contexto familiar, influências de outras gerações, suas primeiras aprendizagens, seu desenvolvimento e história escolar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Segundo Kiguel (1987, p.25) a Psicopedagogia pode ser definida como um “[...] campo do conhecimento relativamente novo que surgiu na fronteira entre a Pedagogia e a Psicologia. Encontra-se em fase de organização de um corpo teórico específico, visando a integração das ciências pedagógica, psicológica, fonoaudiológica, neuropsicológica e psicolinguística, para uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem humana".

KIGUEL, S. M. Abordagem psicopedagógica da aprendizagem. Em B. J. L. Scoz, E. Rubinstein, E. M. M. Rossa & L. M. C. Barone (Orgs.) Psicopedagogia: o caráter interdisciplinar na formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

Considerando o esclarecimento supracitado pelos autores sobre a interdisciplinaridade e a psicopedagogia, analise as afirmativas.

I. A psicanálise não é mencionada pelos autores, mas exerce grande influência na psicopedagogia visto que possibilita o desenvolvimento de atividades que possibilitam a expressão da espontaneidade.
II. A realização de uma gincana que envolva os alunos e os pais em atividades em que estes possam cooperar mutuamente na resolução de problemas pode ser considerada uma intervenção psicopedagógica compartilhada com outra ciência.
III. Ao aplicar as provas piagetianas o psicopedagogo realiza uma conexão com uma das áreas de conhecimento da psicologia que é a cognição.
IV. Um dos princípios da neurolinguística, citado pelos autores, é de possibilitar a expressão livre, com originalidade, não se restringindo a convenções culturais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
O diagnóstico psicopedagógico é um processo investigativo que possibilita a compreensão sobre as possíveis falhas na aprendizagem, sendo que, a partir dele, será elaborado o plano de trabalho a ser desenvolvido.

GARCIA, R.A.B. Princípios Teóricos da Psicopedagogia. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019.

Refletindo sobre o processo de diagnóstico psicopedagógico, analise as afirmativas abaixo e assinale V para verdadeiro e F para falso.

I – Para realizar um diagnóstico é importante que o psicopedagogo tenha uma fundamentação teórica sobre as teorias de aprendizagem e os princípios que dominam esse processo, considerando os aspectos afetivos e as representações inconscientes peculiares.

II – A maneira com que o psicopedagogo fará a análise diagnóstica será baseada em sua formação, nas concepções que permeiam a sua prática e na abordagem teórica que lhe dá subsídios na compreensão do sujeito.

III – No processo de avaliação, o psicopedagogo compreenderá os fatores que interferem no processo de aprendizagem de maneira global e integrada, visando a organização de um plano de trabalho que resgate o prazer em aprender na totalidade. Sendo fundamental a parceria com todos os que fazem parte do processo educacional do sujeito, ou seja, pais, professores, pedagogos e outros especialistas.

IV - Na investigação diagnóstica, o psicopedagogo deve estar atento as manifestações tanto conscientes, quanto inconscientes, focando essencialmente em questões pessoais e familiares.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - V, F, F, V.
Alternativa 2 - F, F, V, F.
Alternativa 3 - V, V, F, V.
Alternativa 4 - F, V, F, V.
Alternativa 5 - V, V, V, F.
QUESTÃO 4
Texto 1:

"[...] o homem não só quis aprender como também, frequentemente, sua curiosidade o impeliu a tentar aprender como se aprende" (Bigge, 1977, p. 3).

Fonte: BIGGE, M. L. Teorias da aprendizagem para professores.São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1977.

Texto 2:

As teorias da aprendizagem configuram-se como construções teóricas destinadas à organização e sistematização do conhecimento produzido acerca dos processos de aquisição e desenvolvimento da aprendizagem humana. Tais teorias são empregadas com o propósito de explicar, prever e, em certa medida, intervir sobre os fenômenos implicados nesse processo, podendo inclusive dar origem a novos constructos e evidências empíricas. As classificações tradicionalmente atribuídas às teorias da aprendizagem derivam, em grande parte, das diferentes ênfases e objetos de interesse dos diversos teóricos que as formularam.
Fonte: adaptado de: LEFRANÇOIS, G. R.; MAGYAR, V.; LOMONACO, J. F. B. Teorias da aprendizagem: o que a velha senhora disse. [S. l.]: Cengage Learning, 2009.

Considerando os textos supracitados, analise as afirmativas a seguir:

I. A compreensão da aprendizagem como uma mudança duradoura no comportamento, resultante da interação do indivíduo com o ambiente por meio de estímulos, respostas e reforços, refere-se à visão da Epistemologia Convergente.

II. A psicanálise concebe a aprendizagem como um processo integrado entre emoção, cognição e motricidade, destacando que os aspectos afetivos são fundamentais para o desenvolvimento e a construção do conhecimento.

III. A teoria histórico-cultural concebe a aprendizagem como um processo sócio-histórico, mediado pela linguagem e pelas práticas culturais, constituindo-se como elemento central para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

IV. A aprendizagem consiste em um processo ativo de construção do conhecimento, resultante da interação entre o sujeito e o meio, por meio de mecanismos de assimilação, acomodação e equilíbrio cognitivo, segundo a Epistemologia Genética.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
As dificuldades de aprendizagem abrangem vários fatores, uma vez que envolvem a complexidade do ser humano. Acredita-se que podem ser decorrentes de um problema fisiológico ou de um estresse significativo vivido pela criança, como, por exemplo, problemas familiares envolvendo a perda de algum parente, alcoolismo ou uso de drogas, separação dos pais, doenças, falta de alimentação, falta de material e estímulos, tédio na sala de aula, baixa autoestima, problemas patológicos como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), dislexias, psicopatias, alterações no desenvolvimento cerebral, desequilíbrios químicos, hereditariedade ou problemas no ambiente doméstico e/ou escolar.

Fonte: adaptado de: OSTI, A. Dificuldades de aprendizagem, afetividade e representações sociais:reflexões para a formação docente. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.

Com base no texto, analise as afirmativas a seguir que exemplificam corretamente fatores associados a dificuldades de aprendizagem:

I. Durante as aulas de leitura, uma criança do 4º ano troca a ordem das letras, omite sílabas e apresenta grande lentidão para compreender textos, apesar de possuir inteligência compatível com a idade.

II. Mariana estudava no terceiro ano em uma escola rural com poucos recursos. Em casa, não possui livros, acesso à internet ou apoio escolar. Mudou-se para a cidade e começou a apresentar dificuldades de aprendizagem, ficando aquém dos alunos de sua turma.

III. Uma criança do 2º ano apresenta cansaço constante, dificuldade de concentração e baixo rendimento escolar. Após avaliação médica, identifica-se anemia causada por alimentação pobre em nutrientes.

IV. Um aluno do 3º ano escreve com letra ilegível, tamanho irregular e espaçamento desorganizado entre palavras, mesmo conhecendo a ortografia correta. Essas dificuldades persistem, mesmo com o aluno percebendo que sua escrita não está legível.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
Durante as aulas de leitura, uma criança de 9 anos apresenta trocas frequentes de letras como “b” por “d” e “p” por “q”, além de inverter a ordem das sílabas em palavras simples, como ler “toca” em vez de “cota”. Sua leitura é lenta, com pausas excessivas, e, ao final de um pequeno texto, demonstra dificuldade em recontar a história. Apesar disso, oralmente explica conceitos complexos e resolve problemas matemáticos com facilidade, indicando que suas dificuldades estão restritas ao processamento da leitura e escrita, compatíveis com a dislexia.

Considerando a situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. No caso apresentado, identifica-se um déficit no processo de decodificação, manifestado por trocas grafêmicas, inversões silábicas e lentificação da leitura, aspectos característicos de quadros de transtorno específicos de aprendizagem.

PORQUE

II. Apesar das dificuldades apresentadas, a criança demonstra capacidade intelectual preservada, evidenciada por sua habilidade em compreender ideias abstratas, expressar-se oralmente com clareza e resolver desafios matemáticos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 7
Para além do fato de que algumas práticas pedagógicas se disponham a repensar permanentemente seu próprio fazer, nos arriscamos a afirmar que é na criança que se espera encontrar a resposta. Essa busca se dá por meio de uma indagação detalhada sobre seu grau de maturidade psicológica. Espera-se encontrar respostas tanto para os problemas de aprendizagem quanto para os de indisciplina escolar, que, não raro, são apontados como causa e consequência um do outro.
Fonte: adaptado de: MEDEIROS, C. P. A disciplina escolar: a (in)disciplina do desejo. In: ABRAMOWICZ, A.; MOLL, J. (org.). Para além do fracasso escolar. 6. ed. Campinas: Papirus, 2003.

Considerando o texto supracitado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A visão apresentada do fracasso escolar, no excerto, é atribuída ao uso inadequado de métodos de ensino, desconsiderando fatores sociais mais amplos e reforçando uma ideologia que centraliza no professor o papel de resolver dificuldades pessoais e emocionais dos alunos.

PORQUE

II. Uma das concepções do fracasso escolar pressupõe que os déficits intelectuais decorrentes de problemas emocionais oriundos de contextos familiares considerados patológicos pressupõem a escola como ambiente harmônico, que favorece o desenvolvimento, desde que o aluno possua recursos egóicos para enfrentar a realidade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 8
Jorge Visca (2010), fundamentado na Epistemologia Convergente, explica que a aprendizagem acontece em um esquema evolutivo. O autor destaca que a Psicologia Evolutiva, por meio de diversas teorias, apresenta grandes evoluções sobre o desenvolvimento, mas não abordaram efetivamente a aprendizagem. Sendo assim, explica que desde o nascimento “...inicia-se um processo de aparecimento e estabilização de condutas, cuja evolução permite definir quatro sucessivos níveis de organização: a protoaprendizagem, a deuteroaprendizagem, a aprendizagem assistemática e a aprendizagem sistemática (p.101).

VISCA, J. Clínica Psicopedagógica: Epistemologia Convergente. 2 ed. Tradução: Laura Monte Serrat Barbosa. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2020. 160p.

Considerando os níveis de aprendizagem apresentados por Jorge Visca, analise as afirmativas seguintes.

I. Joana deixou os brinquedos espalhados sobre o tapete e seu irmão mais velho explicou que o certo era guardá-los no cesto para auxiliar a mamãe. Joana foi colocando os brinquedos na cesta com a ajuda de seu irmão. Esse é um tipo de aprendizagem denominada de deuteroaprendizagem.

II. Na programação jornalística da TV falavam sobre o fenômeno da superlua, Pedro imediatamente lembrou que havia estudado e perguntou para o pai se ele sabia que a Lua era o único satélite natural da Terra. A aprendizagem apresentada por Pedro é do tipo assistemática.

III. Aos domingos, a família de Júlia vai à igreja, ela já compreendeu que neste local ela não pode ficar correndo e nem falando alto, permanecendo perto de seus pais em silêncio. Esta atitude demonstra uma aprendizagem assistemática.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III.
QUESTÃO 9
Assim, a França despontou no cenário internacional no que tange à Psicopedagogia. Surgiram as primeiras tentativas de unificar os dados teóricos e práticos de vários campos do saber – Medicina, Psicologia, Psicanálise e Pedagogia – na solução dos problemas de aprendizado. Desse processo, surgiu a Psicopedagogia, como a conhecemos hodiernamente, um campo multidisciplinar.

Fonte: adaptado de: SILVA, V. S. Psicopedagogia: aspectos históricos e a práxis institucional. Revista Educação Pública, v. 19, n. 15, 2019.

Assinale a alternativa que corresponde ao contexto histórico da Psicopedagogia na Europa:

Alternativas
Alternativa 1 - Nesse período, a Psicopedagogia foi influenciada pela Psicologia experimental, direcionando-se para a mediação entre as funções afetivas e cognitivas.
Alternativa 2 - Evidenciou-se a relevância da Psicanálise como fundamento teórico essencial para a compreensão do sujeito em processo de aprendizagem no contexto da clínica psicopedagógica.
Alternativa 3 - Realização de um congresso dedicado à reflexão aprofundada sobre a constituição da identidade profissional, os processos formativos e a práxis psicopedagógica, bem como a discussão de temáticas relevantes ao campo da psicopedagogia.
Alternativa 4 - Com a institucionalização da graduação em Psicopedagogia, houve a criação de diversos centros voltados à saúde mental, nos quais passaram a ser realizados procedimentos diagnósticos e intervenções terapêuticas. Esse movimento marcou uma transição significativa do enfoque predominantemente reeducativo para uma abordagem centrada no tratamento clínico do sujeito em processo de aprendizagem.
Alternativa 5 - Em um primeiro momento, as dificuldades de aprendizagem eram predominantemente associadas a fatores de ordem biológica, conferindo-lhes considerável peso explicativo. Entretanto, antes da Segunda Grande Guerra, verifica-se uma transição conceitual, marcada pela incorporação de abordagens voltadas à reeducação de crianças com deficiências, à sistematização da orientação psicopedagógica e à adoção de propostas de renovação no campo pedagógico.
QUESTÃO 10
As primeiras referências aos transtornos hipercinéticos na literatura médica apareceram no meio do século XIX. Entretanto, sua nomenclatura vem sofrendo alterações contínuas. Na década de 40, surgiu a designação “lesão cerebral mínima”, que, já em 1962, foi modificada para “disfunção cerebral mínima”, reconhecendo-se que as alterações características da síndrome relacionam-se mais a disfunções em vias nervosas do que propriamente as lesões nas mesmas. Os sistemas classificatórios modernos utilizados em psiquiatria, CID-102 e DSM-IV3, apresentam mais similaridades do que diferenças nas diretrizes diagnósticas para o transtorno, embora utilizem nomenclaturas diferentes (transtorno de déficit de atenção/hiperatividade no DSMIV e transtornos hipercinéticos na CID-10) (BARBOSA, 1995 apud ROHDE et al, 2000, p.7).
ROHDE, L. A. et al. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Rev Bras Psiquiatr. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Psiquiatria, 2000;22 (Supl II):7-11.

Assinale as afirmativas que correspondem ao Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH):

I – Para avaliar se o sujeito apresenta TDAH é necessário ser aplicado um teste psicométrico padronizado, que possibilita investigar o potencial intelectual do mesmo.

II - João está em uma reunião de trabalho e seu chefe está explicando sobre um novo produto, ao seu lado tem duas pessoas falando sobre o restaurante novo que fica na esquina, mesmo não estando envolvido na conversa, João vira e dá sua opinião. Em seguida, interrompe a fala do chefe mostrando um pássaro que pousou na janela.

III – Os pais de Juliano, de três anos, no início do ano letivo alertam a professora sobre o comportamento inquieto e agressivo da criança. Nos primeiros dias de aula a professora percebeu que Juliano queria fazer tudo do seu jeito, mas com a orientação da professora foi mudando seu jeito de agir. No entanto, os pais insistiam em levá-lo ao neurologista porque em casa ele continuava com o mesmo comportamento.

IV – Para se realizar o diagnóstico de TDAH são considerados vários sintomas tanto referentes a atenção quanto a hiperatividade e impulsividade; sendo que o sujeito pode ter o déficit de atenção com ou sem hiperatividade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III apenas.
Alternativa 2 - II e III apenas.
Alternativa 3 - II e IV apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
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