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ATIVIDADE 3 - TEOL - MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NO ANTIGO TESTAMENTO - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - TEOL - MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NO ANTIGO TESTAMENTO - 54_2025

ATIVIDADE 3 - TEOL - MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NO ANTIGO TESTAMENTO - 54_2025

QUESTÃO 1
Texto 1.

Os profetas apresentaram análise exegética de textos e tradições da própria Bíblia, (da Torá, por exemplo.). Apresentaram críticas fenomenológicas (ideia de sagrado); Críticas históricas (da memória, política e sociedade); Críticas hermenêuticas (interpretação da vontade de Deus). Dessa forma, os profetas são a correção e jurisprudência da lei.

 

 Elaborado pelo professor, 2023.

 

Texto 2.

​“Os seus cabeças dão as sentenças por suborno, os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá” (Miquéias 3.11).

 

​BÍBLIA. Português. Bíblia Almeida Revista e Atualizada. Barueri: SociedadeBíblica do Brasil, 1993.

 

​Considerando a situação apresentada, a seguir, avalie as situações propostas e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:

I. O texto 2 não apresenta uma metodologia crítica fenomenológica.

II. O texto 2 é crítico ao conceito de Deus usado pela monarquia.

III. O texto 2 fundamenta sua crítica ao “sagrado da monarquia” na observação social.

IV. O texto 2 é coerente com as proposições do texto 1.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - V, V, F, F
Alternativa 2 - V, F, F, V
Alternativa 3 - V, F, V, F
Alternativa 4 - V, V, V, F
Alternativa 5 - F, V, V, V
QUESTÃO 2
A análise teológica nos textos proféticos segue a perspectiva crítica. Um dos caminhos para compreensão da análise teológica e crítica nos profetas é o percurso temático. Para essa compreensão, leia o seguinte texto de Amós: "Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembleias solenes não tenho nenhum prazer. E, ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei deles, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras. Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene." (Amós 5:21-24).

BÍBLIA. Português. Bíblia Almeida Revista e Atualizada. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O quadrado semiótico do texto de Amós 5:21-24 pode ser representado da seguinte forma:

Prática Justa (eufórico)          Culto Exterior (disfórico)

Justiça (eufórico)                    Injustiça (disfórico)

Este quadrado semiótico revela o percurso temático do texto, onde a justiça e a prática justa  são valorizadas em oposição ao culto exterior vazio e à injustiça.

PORQUE

II. Para Zabatiero, após a elaboração do quadrado semiótico é possível identificar as relações do percurso temático. Estas podem ser realizadas por colunas entre termos eufóricos e disfóricos revelando as oposições semânticas. No texto de Amós, os termos disfóricos (festas, assembleias, holocaustos, ofertas, cânticos) se opõem aos termos eufóricos (juízo e justiça).

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3

Segundo Zabatiero, os gêneros são tipos de texto que codificam os traços característicos e as estruturas dos eventos sociais, bem como os propósitos dos participantes discursivos envolvidos naqueles eventos.

ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares Mantovani. Métodos de Estudos Bíblicos no Antigo Testamento. Maringá: UniCesumar, 2018 (adaptado).

Texto 1. O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma (Salmo 23:1), Texto 2: Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás (Êxodo 20:13-15).

BÍBLIA. Português. Bíblia Almeida Revista e Atualizada. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

Considerando os gêneros literários, avalie as alternativas a seguir.

I. O gênero do Texto 1 é diferente do gênero do Texto 2.
II. O Texto 1 pertence ao gênero poético, enquanto o Texto 2 é do gênero legal.
III. O conhecimento do gênero é importante para interpretar corretamente a linguagem metafórica do Texto 1.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 4
TEXTO 1

Porque àquelas câmaras os filhos de Israel e os filhos de Levi devem trazer ofertas do cereal, do vinho e do azeite; porquanto se acham ali os vasos do santuário, como também os sacerdotes que ministram, e os porteiros, e os cantores; e, assim, não desampararíamos a casa do nosso Deus (Neemias 10.39 | ARA).​

Fonte: ​BÍBLIA. Português. Bíblia Almeida Revista e Atualizada. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

TEXTO 2

Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida (Malaquias 3,10 | ARA)​.

Fonte: ​​BÍBLIA. Português. Bíblia Almeida Revista e Atualizada. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Para a análise interdiscursiva e intertextualum dos principais caminhos é o estudo das fontes.

PORQUE

II. As fontes originam e fundamentam as interpretações e a escrita de outras narrativas.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
ESCRITA - Trabalhos Escolares

Fonte: Disponível em: https://www.trabalhosescolares.net/escrita/ Acessado em: 17 de ago. de 2023.

O livro de Malaquias não faz nenhuma referência à pessoa do profeta. Não indica histórico, nem família, nem linhagem, nem época, nem características, nada. O texto também não propõe um panorama histórico, local da escrita, tudo é muito genérico e universal. E não usa a estrutura “Assim diz YHWH”.
Elaborado pelo professor, 2023.

​Considerando a situação apresentada, a seguir, avalie as situações propostas e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:

I. Como escrita, esses elementos estão relacionados com o etilo particular e com a estrutura

II. A crítica dos profetas é a base para identificação da data e autoria corretas

III. Existem diferentes estilos e estruturas que são particulares a cada autor.

IV. O momento históricos dos livros proféticos não influencia o estilo particular

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - V, V, F, F.
Alternativa 2 - V, F, F, V.
Alternativa 3 - V, F, V, F.
Alternativa 4 - V, V, V, F.
Alternativa 5 - F, V, V, V.
QUESTÃO 6
A análise semiótica das paixões se caracteriza pelo foco exclusivo na paixão enquanto textualmente comunicada – ou seja, não se caracteriza pela análise das emoções de um determinado indivíduo, e, sim, pela análise dos sentidos atribuídos às paixões humanas no discurso (e no texto). A semiótica entende por paixões o que costumeiramente chamamos de emoções e as vê como elementos modalizadores do sujeito da ação. Elas são responsáveis, portanto, pela modalização passional do sujeito.

ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares Mantovani. Métodos de Estudos Bíblicos no Antigo Testamento. UniCesumar: Centro Universitário Maringá. Núcleo de Educação à Distância. Maringá - PR, 2017.

Considerando o texto acima, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta sobre qual o ciclo da fase final da metodologia sêmio-discursivo o autor está se referindo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - Dimensão espaço-temporal da ação.
Alternativa 2 - Dimensão teológica da ação.
Alternativa 3 - Dimensão sociocultural da ação.
Alternativa 4 - Dimensão psicossocial da ação.
Alternativa 5 - Dimensão missional da ação.
QUESTÃO 7

Para responder a uma dúvida sobre a doutrina da Aliança, você preparou um estudo sobre o texto de Jeremias: "31 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. 32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR. 33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 34 Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei. 35 Assim diz o SENHOR, que dá o sol para luz do dia e as leis fixas à lua e às estrelas para luz da noite, que agita o mar, de modo que bramem as suas ondas; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome: 36 Se falharem estas leis fixas diante de mim, diz o SENHOR, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre. 37 Assim diz o SENHOR: Se puderem ser medidos os céus lá em cima e sondados os fundamentos da terra cá embaixo, então, rejeitarei toda a descendência de Israel por tudo quanto fizeram, diz o SENHOR". Na primeira parte do estudo é realizada a delimitação de um texto, ela é feita pela identificação de mudanças de cenário, personagens, temporalidade e conteúdo.

BÍBLIA. Português. Bíblia Almeida Revista e Atualizada. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993 (adaptado).

Considerando o texto acima, e a partir do conteúdo estudado, avalie as alternativas a seguir:

I. O texto possui uma perícope do verso 31 ao 34.
II. A perícope inicia no verso 31 e vai até o 37.
III. O texto apresenta 2 perícopes: 31-34 e 35-37.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III.
QUESTÃO 8
Observe o texto de Oséias 6:8-11: (v.1) Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará. (v.2) Depois de dois dias, nos revigorará; ao terceiro dia, nos levantará, e viveremos diante dele. (v.3) Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. (v.4) Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque o vosso amor é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa. (v5) Por isso, os abati por meio dos profetas; pela palavra da minha boca, os matei; e os meus juízos sairão como a luz. (v.6) Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos. (v.7) Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim. (v.8) Gileade é a cidade dos que praticam a injustiça, manchada de sangue. (v9) Como hordas de salteadores que espreitam alguém, assim é a companhia dos sacerdotes, pois matam no caminho para Siquém; praticam abominações. (v.10) Vejo uma coisa horrenda na casa de Israel: ali está a prostituição de Efraim; Israel está contaminado. (v.11) Também tu, ó Judá, serás ceifado.

​BÍBLIA. Português. Bíblia Almeida Revista e Atualizada. Barueri: SociedadeBíblica do Brasil, 1993.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A segmentação são processos em que o texto é separado por trechos que destacam uma determinada ideia ou conceito. A segmentação é uma das principais etapas no início de uma exegese.

PORQUE

II. O texto de Oséias 6:8-11 pode ser segmentado em 1º Segmento: vs. 1-2  Sofrimento e restauração do povo; 2º Segmento: vs 3-6 O Juízo de Deus é certo; 3º Segmento: vs 7-11 - Os pecados de Judá.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
A teologia dos profetas desenvolve uma perspectiva crítica em relação às instituições e discursos de sua época. Para uma compreensão dessa perspectiva crítica, leia o texto de Oséias: “4:1 Ouvi a palavra do SENHOR, vós, filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus. [...] 4:6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares Mantovani. Métodos de Estudos Bíblicos no Antigo Testamento. Maringá: UniCesumar, 2018 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A análise teológica de Oséias 4:1 e 4:6 revela uma postura crítica às elites do povo e os sacerdotes, o que é intertextual a outros profetas. O tema da falta de conhecimento de Deus e a intertextualidade sobre a “lei do teu Deus” também ecoam em várias passagens da Bíblia. O texto também apresenta a lógica da teologia da retribuição, como os sacerdotes rejeitaram e esqueceram de Deus, eles serão rejeitados e esquecidos.

PORQUE

II. Segundo Zabatiero, a dimensão teológica da ação identifica a teologia pela intertextualidade e interdiscursividade; pelo estilo e argumentos; e pelos temas. A teologia de um texto está organizada em várias camadas distintas, e precisamos analisá-las uma por uma, sem perder de vista a sua unidade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida (Malaquias 3.10 | ARA).​

Fonte: ​BÍBLIA. Português. Bíblia Almeida Revista e Atualizada. Barueri: SociedadeBíblica do Brasil, 1993.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A análise narrativa (espaço-temporal) verifica ““Quem age, onde, quando, fazendo o quê, a quem” que pode ser simplificado em “Quem faz - o que - para quem?” Assim, para Malaquias 3:10, identificou: Sacerdotes – trazer - todos os dízimos à casa do Tesouro;  - os sacerdotes  - provar – o Senhor; o Senhor – abre – as janelas dos céus; o Senhor – derrama – bênçãos sem medida.

PORQUE

II. A análise Espaço-Temporal estuda a narrativa. Sua função é estudar a cursividade, o desenvolvimento da trama, as relações e as ações efetuadas e recebidas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
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