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ATIVIDADE 2 - TEOL - MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NO ANTIGO TESTAMENTO - 54_2025

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ATIVIDADE 2 - TEOL - MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NO ANTIGO TESTAMENTO - 54_2025

ATIVIDADE 2 - TEOL - MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NO ANTIGO TESTAMENTO - 54_2025

QUESTÃO 1

Em um estudo bíblico, você se deparou com o desafio de interpretar a seguinte passagem: "Javé não está no meio de nós? Nada de mau nos poderá acontecer! 3:9 Ouçam isto, chefes da casa de Jacó; prestem atenção, governantes de Israel, vocês que têm horror ao direito e entortam tudo o que é reto; 3:10 constroem Sião com sangue e Jerusalém com perversidade. 3:11 Os chefes de vocês proferem sentença a troco de suborno; seus sacerdotes ensinam a troco de lucro, e seus profetas dão oráculos por dinheiro. E ainda ousam apoiar-se em Javé, dizendo: "Por acaso, Javé não está no meio de nós? Nada de mau nos poderá acontecer! " ​(​Miquéias 3:9-11).

Fonte: BÍBLIA. Português. Bíblia Almeida Revista e Atualizada. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

Segundo Zabatiero, na fase preliminar, busca-se familiarização com o texto em seu contexto literário. Nele destacamos as primeiras impressões e dúvidas sobre o texto.

Fonte: ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares Mantovani. Métodos de Estudos Bíblicos no Antigo Testamento. Maringá: UniCesumar, 2018.

 

A partir do texto acima e do conteúdo estudado, analise as alternativas a seguir.

I. O texto apresentado é um gênero profético.

II. A passagem denuncia a manipulação ideológica do nome de Deus.

III. O profeta direciona a crítica para todo o povo, principalmente aos idólatras.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I, II, apenas.
Alternativa 3 - II, III, apenas.
Alternativa 4 - III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 2
 Sobre o Estilo, as principais características para o estudo do texto hebraico são o Ritmo binário (ideias descritas em duas frases); o Paralelismo (rima de ideias); o Pleonasmo enfático (repetição de termos desnecessários para ênfase); Quiasmo (estrutura poética concêntrica).

 

​Elaborado pelo professor, 2023.

 

A respeito do texto apresentado, veja o seguinte exemplo de Salmo 1.1-3 | ARA:

A - Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.​

B - Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. ​

A - Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.​

Considerando o texto e o exemplo apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O texto faz uso de paralelismos.

II. Há uso de ritmos ternários

III. Possui estrutura quiástica.

IV. Apresenta um pleonasmo antonímico

É correto o que se apresenta em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III, apenas.
Alternativa 2 - I, II e III, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 3
Sobre a metodologia crítica na Bíblia, há vários textos que indicam a possibilidade de que os autores bíblicos usaram hermenêuticas críticas. Nelas, os autores questionam padrões convencionados, sejam de fé ou estruturas sociais. Este é o caso de Jeremias, por exemplo: "Palavra que da parte do SENHOR foi dita a Jeremias: Põe-te à porta da Casa do SENHOR, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do SENHOR, todos de Judá, vós, os que entrais por estas portas, para adorardes ao SENHOR. Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Emendai os vossos caminhos e as vossas obras, e eu vos farei habitar neste lugar. Não confieis em palavras falsas, dizendo: Templo do SENHOR, templo do SENHOR, templo do SENHOR é este. Mas, se deveras emendardes os vossos caminhos e as vossas obras, se deveras praticardes a justiça, cada um com o seu próximo; se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal, eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre" (Jeremias 7.1-7 | ARA).

​Elaborado pelo professor, 2023.

​Considerando a situação apresentada, a seguir, avalie as situações propostas e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:

I. O profeta usou a interpretação crítica para analisar as relações e práticas consideradas sagradas.

II. Jeremias faz uma interpretação crítica para tratar da relação com os órfãos e as viúvas.

III. A utilização da interpretação crítica não é sinônimo de incredulidade.

IV. A interpretação crítica aliena a espiritualidade diante do estudo e da pesquisa teórica.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - V, V, F, F
Alternativa 2 - V, F, F, V
Alternativa 3 - V, F, V, F
Alternativa 4 - V, V, V, F
Alternativa 5 - F, V, F, V
QUESTÃO 4
Para entender um texto bíblico, os gêneros são fundamentais. Para ensinar isso, você propôs um exercício a partir de três textos distintos: Texto 1: "No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas." (Gênesis 1:1-2); Texto 2: "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal." (Jó 1:1); Texto 3: "Disse também o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e repete-o aos ouvidos de Josué, que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus." (Êxodo 17:14).

Fonte: BÍBLIA. Português. Bíblia Almeida Revista e Atualizada. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993 (adaptado).

​Com base nos textos apresentados e no conteúdo estudado sobre os gêneros literários bíblicos, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Texto 1, gênero narrativo; o Texto 2, gênero sapiencial; Texto 3, gênero legal.
Alternativa 2 - Texto 1, gênero poético; o Texto 2, gênero narrativo; Texto 3, gênero histórico.
Alternativa 3 - Texto 1, gênero narrativo; o Texto 2, gênero narrativo; Texto 3, gênero histórico.
Alternativa 4 - Texto 1, gênero mitológico; o Texto 2, gênero biográfico; Texto 3, gênero histórico.
Alternativa 5 - Texto 1 gênero apocalíptico; o Texto 2, gênero epistolar; Texto 3, gênero profético.
QUESTÃO 5
Para um estudo bíblico sobre o Antigo Testamento, você propôs uma abordagem sobre o Texto de Isaías "14:22 Levantar-me-ei contra eles, diz o SENHOR dos Exércitos; exterminarei de Babilônia o nome e os sobreviventes, os descendentes e a posteridade, diz o SENHOR. 23 Reduzi-la-ei a possessão de ouriços e a lagoas de águas; varrê-la-ei com a vassoura da destruição, diz o SENHOR dos Exércitos. 24 Jurou o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e, como determinei, assim se efetuará. 25 Quebrantarei a Assíria na minha terra e nas minhas montanhas a pisarei, para que o seu jugo se aparte de Israel, e a sua carga se desvie dos ombros dele. 26 Este é o desígnio que se formou concernente a toda a terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações. 27 Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem, pois, o invalidará? A sua mão está estendida; quem, pois, a fará voltar atrás? 28 No ano em que morreu o rei Acaz, foi pronunciada esta sentença: 29  Não te alegres, tu, toda a Filístia, por estar quebrada a vara que te feria; porque da estirpe da cobra sairá uma áspide, e o seu fruto será uma serpente voadora" (Isaías 14:24-29).

Fonte: BÍBLIA. Português. Bíblia Almeida Revista e Atualizada. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

Para a interpretação, será necessário delimitar o texto. Segundo Zabatiero isso é realizado pela identificação de mudanças de cenário, personagens, temporalidade e conteúdo.

Fonte: ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares Mantovani. Métodos de Estudos Bíblicos no Antigo Testamento. Maringá: UniCesumar, 2018.

Considerando o conteúdo acima apresentado e estudado na disciplina, analise as afirmativas a seguir.

I. O trecho de 22 a 29 possui dois conceitos intercalados: O Juízo e o Desígnio de Deus.

II. O conceito de Juízo dá unidade à perícope dos versos 24 ao 27, apenas.

III. A perícope pode ser estuda em três segmentos: 22-24; 25-27; 28-29.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I, II, apenas.
Alternativa 3 - I, III, apenas.
Alternativa 4 - II, III, apenas.
Alternativa 5 - III, apenas.
QUESTÃO 6
Fonte: Disponível em: https://pelafecatolica.com/2016/03/14/sacrificios-judaicos/ . Acesso em 16 de ago. de 2023.
Leia atentamente o texto de Jeremias:
“Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios e comei carne. Porque nada falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios. Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem”. (Bíblia Almeida Revista e Atualizada, Jeremias 7.21-23 | ARA)

Com relação a metodologia usada por Jeremias para interpretar a tradição dos sacrifícios, analise as alternativas a seguir e identifique a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Jeremias não está sendo literal, pois nunca questionaria a tradição dos sacrifícios.
Alternativa 2 - Jeremia prega o conceito de prosperidade e segurança pago com sangue de bois.
Alternativa 3 - Segue a perspectiva sacerdotal de desvalorização dos sacrifícios.
Alternativa 4 - Apresenta uma contextualização histórica para justificar sua tese.
Alternativa 5 - Apresenta uma releitura crítica sobre a tradição dos sacrifícios.
QUESTÃO 7
A partir do método apresentado por Zabatiero sobre a estrutura quiástica, leia o seguinte trecho de Salmos “A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente justos” (Salmo 19:7-9).

Fonte: BÍBLIA. Português. Bíblia Almeida Revista e Atualizada. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

Considerando que, para entendimento do trecho, é necessário reconhecimento do método estrutural para leitura de poesia, a partir do trecho exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Na preparação de um estudo sobre o Salmo 19:7-9, deve-se enfatizar a retidão e alegria dos preceitos do SENHOR.

PORQUE

II. O texto apresenta uma estrutura quiástica organizada da seguinte forma: A, B, C, B, A.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Sobre delimitação, para identificar e delimitar uma passagem, ela precisa ter “pé e cabeça” (ideia de totalidade). Para isso pode-se atentar nas marcações que indicam mudanças, alternâncias, rupturas, sejam de ideias, locais, tempos, personagens, tipos de discurso e narrativa; termos indicando conclusão e conjunções relacionando ideias.
Elaborado pelo professor, 2023.
Dessa forma, veja o texto a seguir:
"(v.4) Então, sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que a minha aliança continue com Levi, diz o Senhor dos Exércitos. (v.5) Minha aliança com ele foi de vida e de paz; ambas lhe dei eu para que me temesse; com efeito, ele me temeu e tremeu por causa do meu nome. (v.6) A verdadeira instrução esteve na sua boca, e a injustiça não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão e da iniquidade apartou a muitos. (v.7) Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é mensageiro do Senhor dos Exércitos. (v.8) Mas vós vos tendes desviado do caminho e, por vossa instrução, tendes feito tropeçar a muitos; violastes a aliança de Levi, diz o Senhor dos Exércitos. (v.9) Por isso, também eu vos fiz desprezíveis e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos e vos mostrastes parciais no aplicardes a lei. (v.10) Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus? Por que seremos desleais uns para com os outros, profanando a aliança de nossos pais? (v.11) Judá tem sido desleal, e abominação se tem cometido em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do Senhor, o qual ele ama, e se casou com adoradora de deus estranho. (v.12) O Senhor eliminará das tendas de Jacó o homem que fizer tal, seja quem for, e o que apresenta ofertas ao Senhor dos Exércitos". (Malaquias 2.4-12 | ARA - Adaptado)
Considerando o texto apresentado e a proposta de delimitação estudada, avalie as afirmações a seguir.

I. O texto não apresenta pontos de ruptura.
II. O texto apresenta uma ruptura no v.10 (mudança de tema)
III. No trecho acima não há mudança de personagens
IV. No trecho acima não há mudança de conteúdo

É correto o que se apresenta em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III, apenas.
Alternativa 2 - I, II e III, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 9
É possível utilizar diversos métodos para interpretar a Bíblia. A proposta de Zabatiero apresenta uma adaptação do modelo semio-discusivo. Para conhecer este método, leia o texto a seguir: “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone e deixe de seguir-te; porque, a onde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti." (Rute 1:16-17).

Fonte: BÍBLIA. Português. Bíblia Almeida Revista e Atualizada. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Na análise da narrativa de Rute 1:16-17, observa-se como o texto organiza as ações e relações no Tempo e no Espaço, com Rute sendo chamada a deixar seu espaço vital e partir para um espaço desconhecido.

PORQUE

II. Segundo Zabatierono, na dimensão espaço-temporal, podemos entender como se organizam as pessoas, os tempos e os espaços, como no caso de Gênesis 12:1-8, em que Abrão é chamado para deixar seu espaço vital e partir para um espaço desconhecido.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Texto 1.

A Hermenêutica está relacionada com os princípios e pressupostos. Ela antecede a exegese. Assim, pode-se dizer que toda exegese segue uma hermenêutica (existem várias).

Elaborado pelo professor, 2023.

Texto 2.

Na vida real, como a arqueologia deixa claro, não foi bem isso: a nação de Israel surgiu a partir de tribos que sempre haviam morado em Canaã mesmo. Eles eram cananeus da gema.

Fonte: Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/os-dez-mandamentos-a-verdadeira-historia-de-moises/. Acessoem: 01 de outubro de 2023.

Considerando a situação apresentada, a seguir, avalie as situações propostas e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:

I. As afirmações do Texto 2 seguem os pressupostos científicos e críticos.

II. As afirmações do Texto 2 não seguem pressupostos hermenêuticos.

III. As afirmações do Texto 2 seguem pressupostos exegéticos confessionais.

IV. As afirmações do Texto 2 é coerente com o conceito do texto 1.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - V, V, F, F
Alternativa 2 - V, F, F, V
Alternativa 3 - V, F, V, F
Alternativa 4 - F, V, V, F
Alternativa 5 - F, V, F, V
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