FECHAR

ATIVIDADE 2 - BIB - PRINCÍPIOS DA CLASSIFICAÇÃO - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - BIB - PRINCÍPIOS DA CLASSIFICAÇÃO - 54_2025

ATIVIDADE 2 - BIB - PRINCÍPIOS DA CLASSIFICAÇÃO - 54_2025

QUESTÃO 1
A política de indexação não deve ser vista como uma lista de procedimentos a serem seguidos, e sim um conjunto de decisões que esclareçam os interesses e objetivos de um sistema de informação e, particularmente, do sistema de recuperação da informação. A política decide não só sobre a consistência dos procedimentos de indexação em relação aos efeitos que se necessita obter na recuperação, mas, principalmente, sobre a delimitação de cobertura temática em níveis qualitativos e quantitativos tendo em vista os domínios de assuntos e as demandas dos usuários.

 

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A política de indexação para representação e recuperação da informação. In: LEIVA, Isidoro Gil; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes (ed.). Política de indexação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 17-30. Cap. 1. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/politica-de-indexacao_ebook.pdf. Acesso em: 8 ago. 2024.

 

Ao se elaborar uma política de indexação devem ser considerados alguns elementos. Selecione a opção que indica 3 desses elementos:
Alternativas
Alternativa 1 - Seleção e aquisição; desbaste; descarte
Alternativa 2 - Cobertura de assuntos; catalogação; descarte
Alternativa 3 - Cobertura de assuntos; seleção e aquisição; desbaste
Alternativa 4 - Catalogação; processo de indexação; estratégia de busca
Alternativa 5 - Cobertura de assuntos; seleção e aquisição dos documentos-fonte; estratégia de busca
QUESTÃO 2
O historiador Peter Burke (2003) analisa um período da História em que a classificação do conhecimento se fundamentava em um tripé intelectual: currículos, bibliotecas e enciclopédias. Para Burke, esses elementos funcionam como subsistemas integrados a um sistema mais amplo. Esse sistema maior pressupõe que o conhecimento é algo que pode ser acumulado, aprimorado e transmitido. A antiga metáfora da “árvore do conhecimento” foi gradualmente substituída por essa abordagem mais estruturada, que visava organizar e representar a informação para o uso efetivo pela sociedade.

JULIACE, Anna Claudia Amaral; MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas. Princípios da classificação. Florianópolis: Arqué, 2024.

Qual é a principal inferência que se pode fazer sobre a função conjunta dos currículos, bibliotecas e enciclopédias no sistema de conhecimento descrito por Burke?

Alternativas
Alternativa 1 - Representavam tentativas isoladas de catalogar a totalidade do saber humano, sem conexão entre si.
Alternativa 2 - Foram criados para limitar o acesso ao conhecimento, restringindo-o a uma elite intelectual que os produzia.
Alternativa 3 - Serviam apenas como ferramentas para o ensino formal, limitando-se ao que era definido nos currículos acadêmicos.
Alternativa 4 - Atuavam como estruturas complementares para organizar, preservar e disseminar o conhecimento de forma sistêmica.
Alternativa 5 - Tinham o objetivo exclusivo de substituir a "árvore do conhecimento" por um modelo mais complexo e menos acessível.
QUESTÃO 3

Em 1897, com a mudança de prédio da Biblioteca do Congresso Americano, surgiu a necessidade de criar um sistema de classificação que suportasse o crescente acervo da instituição. Sob a liderança de John Russel Young e com o apoio de James Hanson e Charles Martel, o projeto foi iniciado. Cada classe do sistema foi desenvolvida por diferentes especialistas, o que resultou em pequenas diferenças entre elas. As classes são publicadas de forma independente, com índices próprios, e sofrem revisões e acréscimos constantes para acompanhar a expansão do conhecimento. Essas atualizações são apresentadas quadrimensalmente. A notação do sistema é mista, usando letras e números, e letras específicas foram reservadas para futuras expansões.

JULIACE, Anna Claudia Amaral; MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas. Princípios da classificação. Florianópolis: Arqué, 2024.

A partir da leitura do texto, que descreve a Classificação da Biblioteca do Congresso (LCC), qual conclusão podemos extrair sobre as características fundamentais do sistema?

Alternativas
Alternativa 1 - Foi um sistema desenvolvido para uso exclusivo da Biblioteca do Congresso.
Alternativa 2 - A sua estrutura de notação utiliza exclusivamente letras, o que simplifica sua aplicação.
Alternativa 3 - A principal característica do sistema é ser estático, evitando revisões para manter a consistência.
Alternativa 4 - O sistema foi concebido para ser dinâmico e expansível, adaptando-se ao crescimento do acervo.
Alternativa 5 - A participação de diversos especialistas resultou em um sistema inconsistente e com falhas graves.
QUESTÃO 4
A análise documentária é um processo intelectual essencial para a organização e recuperação da informação em bibliotecas e arquivos. Ela se apoia em atividades técnicas como a indexação, a classificação e a elaboração de resumos. Para que tais atividades sejam realizadas com qualidade, a figura do profissional que realiza a leitura técnica e analítica do documento é central. Esse profissional, como o indexador, não realiza uma leitura comum, mas sim uma análise aprofundada para identificar os conceitos mais relevantes. O resultado desse trabalho é a criação de ferramentas que permitem aos usuários encontrar a informação que necessitam de forma rápida e precisa.

JULIACE, Anna Claudia Amaral; MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas. Princípios da classificação. Florianópolis: Arqué, 2024.

De acordo com o contexto da análise documentária, qual é o principal objetivo da leitura profissional realizada por um indexador?

Alternativas
Alternativa 1 - Realizar a tradução do documento para diferentes idiomas, ampliando seu acesso.
Alternativa 2 - Corrigir erros gramaticais e de digitação presentes no texto original do documento.
Alternativa 3 - Memorizar todo o conteúdo do documento para poder resumi-lo oralmente para os usuários.
Alternativa 4 - Desenvolver uma opinião crítica sobre a qualidade do documento para recomendá-lo aos usuários.
Alternativa 5 - Identificar e extrair conceitos do documento para representá-los por meio de termos em um sistema de busca.
QUESTÃO 5

A organização de documentos em bibliotecas e outras unidades de informação é um processo técnico essencial para garantir o acesso eficiente ao conhecimento. Ao utilizar recursos como descritores, palavras-chave e sistemas de classificação, os profissionais criam uma estrutura lógica que agrupa os materiais por assunto. Essa padronização na análise e descrição dos conteúdos é determinante para o sucesso dos usuários em suas buscas. Assim, a análise documental não só otimiza a recuperação da informação, mas também fortalece a missão da biblioteca como um espaço que facilita o acesso ao conhecimento de forma clara e sem ambiguidades.

Fonte: JULIACE, A. C. A.; MATTOS, M. C. C. M. Princípios da classificação. Florianópolis: Arqué, 2024.

Considerando os processos de tratamento da informação mencionados, qual é o principal objetivo da aplicação de técnicas de indexação e catalogação em um acervo?

Alternativas
Alternativa 1 - Acelerar a entrada de novos documentos no sistema, focando exclusivamente na quantidade de material processado.
Alternativa 2 - Criar barreiras de acesso para usuários não especializados, utilizando uma linguagem excessivamente técnica.
Alternativa 3 - Padronizar a representação do conteúdo dos documentos para garantir uma recuperação da informação consistente e precisa.
Alternativa 4 - Eliminar a necessidade do profissional indexador, substituindo sua análise por sistemas totalmente automatizados.
Alternativa 5 - Aumentar o número de cópias de cada documento, facilitando o empréstimo para um maior número de usuários.
QUESTÃO 6
A criação da Classificação Decimal Universal (CDU) foi um marco na organização do conhecimento, idealizada por Paul Otlet e Henri La Fontaine no final do século XIX. O projeto, que começou como uma ambiciosa lista de tudo o que havia sido publicado, evoluiu para um sistema de classificação autônomo e de alcance global. A organização por trás desse esforço também passou por transformações significativas ao longo do tempo, mudando de nome e de sede para se adaptar aos novos desafios. A universalidade da CDU foi reforçada não apenas por sua estrutura notacional, mas também pela sua publicação em diversas línguas, garantindo sua relevância e aplicação em diferentes contextos.

Fonte: JULIACE, A. C. A.; MATTOS, M. C. C. M. Princípios da classificação. Florianópolis: Arqué, 2024.

Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre a história e o desenvolvimento da Classificação Decimal Universal (CDU), analise as afirmativas a seguir:

I. Para organizar o Répertoire Bibliographique, Otlet e La Fontaine criaram um sistema de classificação totalmente novo, descartando o uso de esquemas preexistentes por considerá-los inadequados.

II. O propósito original da classificação desenvolvida por Otlet e La Fontaine era ser exclusivamente uma ferramenta para organizar o Répertoire Bibliographique, expandindo seu objetivo para um sistema universal apenas em edições posteriores.

III. A instituição responsável pela CDU manteve o nome de Institut International de Bibiographie (IIB) até sua dissolução, sendo o UDC Consortium uma entidade completamente nova criada posteriormente.

IV. A universalidade da CDU foi historicamente consolidada por meio de publicações em três idiomas principais: o francês, o alemão e o inglês.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III, apenas.
Alternativa 2 - I e IV, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - II, apenas.
QUESTÃO 7
O caráter universal da CDU baseia-se na cobertura da totalidade do conhecimento humano dentro de um sistema de classificação. É apropriado para uma gama variada de objetivos, desde a organização e especificação detalhada de grandes coleções de documentos, até a organização de listas que documentam a existência destes itens e sua recuperação por assunto.

Sua flexibilidade de classificação possibilita agrupar todas as referências de um assunto particular, auxiliando o especialista na busca de informações relacionadas a seus interesses (geralmente restritos), colocando-as no contexto mais amplo de campos afins.

Fonte: Mcllwaine, I.C. Guia para utilização da CDU : um guia introdutório para o uso e aplicação da Classificação Decimal Universal. Brasília, DF: IBICT, 1998.

Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/772/6/Guia%20para%20utiliza%C3%A7%C3%A3o%20da%20CDU.pdf. Acesso em: 5 ago. 2024.

Considerando as classes da CDU, indique a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A classe 9 da CDU é dedicada a áreas do conhecimento que estudam Geografia, Biografia e História
Alternativa 2 - A classe 9 da CDU é dedicada a áreas do conhecimento que estudam Música, Fotografia e Pintura
Alternativa 3 - A classe 9 da CDU é dedicada a áreas do conhecimento que estudam Política, Economia e Direito
Alternativa 4 - A classe 9 da CDU é dedicada a áreas do conhecimento que estudam Álgebra, Geometria e Meio Ambiente
Alternativa 5 - A classe 9 da CDU é dedicada a áreas do conhecimento que estudam Desenho, Recreação e Turismo
QUESTÃO 8

Henry Evelyn Bliss é uma figura central nos estudos de classificação bibliográfica. Sua trajetória na Biblioteconomia começou de forma inesperada em 1888, quando assumiu uma posição como bibliotecário substituto. Ao se deparar com os sistemas de organização do conhecimento da época, Bliss sentiu uma profunda insatisfação, especialmente com as propostas existentes, que ele considerava inadequadas para a eficaz recuperação da informação. Essa inquietação o motivou a dedicar anos de estudo para desenvolver uma nova abordagem, resultando em um sistema de classificação inovador e na publicação de obras que se tornaram referência na área.

JULIACE, Anna Claudia Amaral; MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas. Princípios da classificação. Florianópolis: Arqué, 2024.

Com base no texto de referência e nos seus conhecimentos sobre a trajetória de Henry E. Bliss, analise as afirmativas a seguir:

I. A carreira de Bliss na Biblioteconomia foi impulsionada por sua desilusão com o “Curso Clássico” e pelo convite para atuar como bibliotecário substituto.

II. Bliss considerou a classificação de Dewey adequada e eficiente, buscando apenas aprimorá-la com pequenas contribuições.

III. O principal resultado de sua insatisfação com os sistemas existentes foi a criação da "Classificação Bibliográfica", também conhecida como Classificação de Bliss.

IV. Sua primeira grande obra publicada foi "A system of bibliographic classification", que teve sua primeira edição em 1927.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II e IV, apenas.
Alternativa 4 - III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III, apenas.
QUESTÃO 9
A organização do conhecimento em unidades de informação, como as bibliotecas, é um pilar para a disseminação e a preservação da informação. Dentre as atividades técnicas essenciais, a classificação se destaca como um processo intelectual que vai além da simples organização física de itens em uma estante. Ela funciona como uma ferramenta estratégica que impacta diretamente a capacidade dos usuários de encontrar e acessar os dados de que necessitam. Uma classificação imprecisa pode levar à perda informacional, dificultando a recuperação de documentos importantes. Portanto, a precisão nesse processo é fundamental para a eficiência dos serviços prestados.

JULIACE, Anna Claudia Amaral; MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas. Princípios da classificação. Florianópolis: Arqué, 2024.

Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o processo de classificação em bibliotecas, analise as afirmativas a seguir:

I. A recuperação da informação é diretamente impactada pela qualidade da classificação, sendo uma etapa dependente da correta identificação dos assuntos.

II. A falta de mão de obra qualificada e de estrutura física adequada são apontados como desafios que podem comprometer a eficácia do processo de catalogação e classificação.

III. Uma análise superficial, como a leitura de prefácios, é suficiente para garantir uma classificação precisa, desde que o profissional seja experiente.

IV. A atividade de classificar em uma biblioteca limita-se à organização dos livros nas prateleiras, visando unicamente à preservação do acervo físico.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II e IV, apenas.
Alternativa 4 - III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III, apenas.
QUESTÃO 10
A organização e a recuperação da informação são pilares para o funcionamento de qualquer biblioteca, atuando como a espinha dorsal para a disseminação do conhecimento. Sistemas de classificação bibliográfica surgem como ferramentas essenciais nesse processo, pois não apenas ordenam o acervo, mas também refletem a estrutura do conhecimento de uma época. A evolução desses sistemas, como a Classificação Decimal de Dewey (CDD), demonstra a busca contínua por métodos que otimizem o acesso e a experiência do usuário. Ao atribuir um local relativo aos documentos, essas classificações criam um mapa que guia o usuário através do vasto universo de informações disponíveis.

Fonte: JULIACE, A. C. A.; MATTOS, M. C. C. M. Princípios da classificação. Florianópolis: Arqué, 2024.

Sobre a função e o impacto dos sistemas de classificação em bibliotecas, analise as afirmações a seguir:

I. Os sistemas de classificação bibliográfica limitam-se a atribuir uma localização física e fixa para cada item no acervo.

II. A principal inovação de sistemas como o de Melvil Dewey foi a introdução de uma notação numérica decimal para representar os assuntos.

III. A eficiência na busca e recuperação da informação pelo usuário é uma consequência direta da organização proporcionada pelas classificações.

IV. A evolução dos sistemas de classificação está desvinculada das mudanças nas necessidades dos usuários e das bibliotecas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - I, II e III, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, apenas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu