FECHAR

ATIVIDADE 2 - BIB - DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - BIB - DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES - 54_2025

ATIVIDADE 2 - BIB - DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES - 54_2025

 

QUESTÃO 1

A atividade de formação e desenvolvimento de coleções é central para a atuação do bibliotecário, pois a coleção de uma biblioteca, em conjunto com seu acervo, reflete o cenário, a missão e os objetivos da instituição a que está vinculada. Nesse contexto, a atuação do profissional da informação vai além do simples acúmulo de materiais, exigindo um planejamento estratégico para atender às necessidades informacionais da comunidade, que é o foco principal da biblioteca. Uma das bases para essa atuação profissional é a compreensão da distinção entre os conceitos de acervo e coleção, que, embora relacionados, não são sinônimos.

Fonte: PIZARRO, D. C. MATTOS, M. C. C. M. Desenvolvimento de coleções. Indaial: Arqué, 2023.

A partir do exposto, no que define a relação entre os conceitos de acervo e coleção, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Acervo e coleção são sinônimos, referindo-se a qualquer conjunto de materiais informacionais, sem distinção de formato ou organização.
Alternativa 2 - A coleção é a totalidade de materiais de uma biblioteca, englobando todas as obras, enquanto o acervo é uma parte selecionada e organizada desse conjunto.
Alternativa 3 - O acervo corresponde à totalidade de materiais de uma biblioteca, e pode ser composto por diversas coleções que se apresentam como um conjunto de materiais específicos (obras de referência, audiovisuais etc.), que atendem a necessidades informacionais de um público-alvo específico.
Alternativa 4 - Acervo é o conjunto de fontes de informação categorizadas como primárias, secundárias e terciárias, enquanto a coleção é a parte desse conjunto adquirida por doação.
Alternativa 5 - A coleção é a parte do acervo que contém apenas materiais impressos, enquanto o acervo é a parte com materiais digitais e audiovisuais.
QUESTÃO 2
A profissão de bibliotecário tem natureza sociocultural e suas principais características são a prestação de serviços de informação à sociedade e a garantia de acesso indiscriminado a esses serviços, livre de quaisquer embargos. Neste tocante, o bibliotecário deve manter a imparcialidade ao selecionar materiais para compor o acervo da unidade de informação, a fim de reforçar o seu caráter aberto, universal e sem censura que o processo de desenvolvimento de seleção deve privilegiar.
Elaborada pelo professor, 2023.
Logo, o bibliotecário ao elaborar a Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções deve preocupar-se com três aspectos, assinale a resposta que os reproduz:
Alternativas
Alternativa 1 - pluralidade do seu público; a cultura nacional, regional e da instituição mantenedora; e, atender as necessidades dos usuários, nos âmbitos: social, laboral, acadêmico e de lazer.
Alternativa 2 - diversidade de gênero; dificuldades de localizar a informação; e, fake news.
Alternativa 3 - descendência afro-brasileira e indígena dos usuários; suporte físico; e, suporte digital da informação.
Alternativa 4 - direito de acesso à informação; cultura local; e, ideologia político-partidária dos usuários da instituição.
Alternativa 5 - acesso aos serviços prestados; materiais que vão contra as predileções do bibliotecário; e, o sistema de classificação dos materiais utilizada na unidade de informação.
QUESTÃO 3
A disseminação e a troca de informação entre as pessoas é um ato corriqueiro na atualidade, pois a partir de um dispositivo ligado à internet, qualquer pessoa pode acessar e compartilhar informações, seja em um documento, um vídeo ou áudio. Esta praticidade e agilidade como estas informações circulam, tornaram-se a preocupação de muitos bibliotecários, por acreditarem que sua profissão tornar-se-ia obsoleta e, até mesmo, desnecessária. Todavia, não é isso que percebemos, porque os bibliotecários deixaram de ser apenas “guardiões” da informação e passaram a ser também curadores e facilitadores do acesso à informação.
Elaborada pelo professor, 2023.
Para isso, o bibliotecário implementou práticas que demonstram o seu valor, ao mesmo tempo que garantem o acesso aberto à informação.

Marque a alternativa que descreve a boa prática que pode ser adotada pelo bibliotecário, que garanta o acesso aberto e o direito à informação:

Alternativas
Alternativa 1 - Selecionar alguns materiais
Alternativa 2 - Selecionar fontes de informação de qualidade e confiáveis
Alternativa 3 - Considerar as necessidades dos usuários da biblioteca, nem sempre
Alternativa 4 - Disponibilizar materiais em acesso restrito
Alternativa 5 - Selecionar materiais em formato físico, exclusivamente
QUESTÃO 4
A política de formação e desenvolvimento de coleções é um documento norteador que garante a execução de um planejamento prévio, com o estabelecimento de diretrizes e normas para a gestão de um acervo. Sua elaboração é um exercício de reflexão e democracia, pois envolve a participação de diversos profissionais e da comunidade, para que a coleção seja expandida de forma racional, equitativa e equilibrada. Para o bibliotecário, esse documento é fundamental, pois fornece subsídios para sua atuação profissional e para argumentar com a administração superior da instituição, quando necessário.

Fonte: adaptado de: PIZARRO, D. C.; MATTOS, M. C. C. M. Desenvolvimento de coleções. Indaial: Arqué, 2023.

Com base na contextualização apresentada, assinale a alternativa que descreve as informações essenciais que o bibliotecário deve ter para elaborar uma Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções eficaz:

Alternativas
Alternativa 1 - O bibliotecário pode elaborar a política de forma isolada, pois é o único profissional com expertise técnica para definir as diretrizes do desenvolvimento da coleção.
Alternativa 2 - A política deve ser um documento rígido e extenso, sem possibilidade de alterações futuras, para garantir a padronização e a continuidade das ações do bibliotecário, pois o processo de desenvolvimento de coleções não se altera com o tempo.
Alternativa 3 - A elaboração da política deve focar em aspectos como orçamento, uso e critérios, deixando de lado o perfil da comunidade, uma vez que este pode ser alterado a qualquer momento e não deve ser um fator determinante no planejamento do acervo.
Alternativa 4 - A política é um documento que serve como guia para a atuação do bibliotecário, mas sua elaboração e aplicação não impactam diretamente no planejamento global da coleção, já que os objetivos da biblioteca são definidos apenas pela instituição mantenedora.
Alternativa 5 - Para a elaboração da política, o bibliotecário deve ter ciência do estado atual da coleção, do perfil das necessidades informacionais dos usuários, dos objetivos da instituição à qual a biblioteca está vinculada e, principalmente, da visão da instituição.
QUESTÃO 5
Digital Rights Management (DRM), que significa Gestão de Direitos Digitais (GDD) é uma tecnologia que serve para controlar a distribuição, acesso e visualização de conteúdos em meio digital (Coutinho, 2018). Esta tecnologia tem a finalidade de assegurar os direitos autorais para os seus criadores e suas marcas registradas. Porém, ao adotar e utilizar esta tecnologia, muitas instituições de ensino e seus usuários relataram algum implicativos, e estes foram apresentados no estudo de Serra (2017).
Elaborada pelo professor, 2023.
Selecione a alternativa que refere-se a uma das problemáticas identificadas por Serra em 2017:
Alternativas
Alternativa 1 - a biblioteca pode compartilhar a mesma obra com outras instituições de ensino fora da sua rede
Alternativa 2 - a obra pode ser impressa e colocada no acervo
Alternativa 3 - a biblioteca pode emprestar a mesma obra para comunidade simultaneamente
Alternativa 4 - o usuário pode imprimir quantas páginas desejar
Alternativa 5 - não é permitido copiar nenhum trecho da obra
QUESTÃO 6
Ao desenvolver a coleção para uma unidade de informação, o bibliotecário necessita compreender que possuímos diversos materiais que podem compor um acervo. Estes materiais, conhecidos como fontes de informação, dentro da área da Biblioteconomia são categorizados de três formas, de acordo com Baggio, Costa e Blattmann (2016).
Elaborada pelo professor, 2023.

A partir desse entendimento, assinale a alternativa que cita as três categorias corretamente:

Alternativas
Alternativa 1 - Referência, didática e informativa
Alternativa 2 - Lazer, instrucional e estudo
Alternativa 3 - Básica, intermediária e corrente
Alternativa 4 - Primária, secundária e terciária
Alternativa 5 - Bibliográfica, documental e tecnológica
QUESTÃO 7
A formação e o desenvolvimento de coleções, na Biblioteconomia, não são um processo mecânico, mas um conjunto de atividades que requerem planejamento, visando criar um acervo que responda às necessidades da comunidade de usuários, da instituição ou organização. Essas atividades são cíclicas, contínuas e inter-relacionadas, sendo fundamentais para a excelência do serviço bibliotecário. Um modelo conhecido que representa este processo foi concebido pelo bibliotecário G. Edward Evans e amplamente abordado no Brasil pelo professor Waldomiro Vergueiro.

Fonte: adaptado de: PIZARRO, D. C.; MATTOS, M. C. C. M. Desenvolvimento de coleções. Indaial: Arqué, 2023.

Com base nos autores, assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência de atividades que compõem este processo:

Alternativas
Alternativa 1 - A política de seleção, seguida pela aquisição e desbaste, que antecedem o estudo da comunidade, e a avaliação, que finaliza o ciclo.
Alternativa 2 - O estudo de comunidade, políticas de seleção, a seleção, a aquisição, o desbastamento e a avaliação, em uma sequência interdependente de atividades que se retroalimentam, um processo ininterrupto, sem começo ou fim.
Alternativa 3 - O descarte, a avaliação, a seleção, a aquisição e o estudo da comunidade, em que a etapa de descarte tem maior prioridade sobre as demais.
Alternativa 4 - A avaliação, o desbastamento, o estudo de comunidade, a seleção e a aquisição, que são etapas isoladas, que não se retroalimentam e podem ser realizadas de forma independente.
Alternativa 5 - A política de formação e desenvolvimento de coleções, a seleção, a aquisição, a avaliação e o desbastamento, sendo a política sempre o primeiro passo do processo.
QUESTÃO 8
Creative Commons (CC) é uma organização que oferece licenças de direitos autorais gratuitas e fáceis de usar para criar uma maneira simples e padronizada de dar ao público a permissão de compartilhar e usar o seu trabalho. Veja na figura abaixo os seis tipos de licenças mais usuais.

Fonte: disponivel em: .

A partir dos conhecimentos adquiridos, assinale a alternativa que define a licença de nº 5:
Alternativas
Alternativa 1 - Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, [...], desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Alternativa 2 - Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, [...] e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Alternativa 3 - Esta licença permite a redistribuição, comercial e não comercial [...].
Alternativa 4 - Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais [...].
Alternativa 5 - Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, [...] e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
QUESTÃO 9
Um bibliotecário atua em uma biblioteca comunitária que atende a uma população de baixa renda, com altos índices de desemprego e poucas iniciativas culturais. O estudo de comunidade, uma etapa crucial do processo de formação e desenvolvimento de coleções, revelou a necessidade de materiais informacionais para aprimorar as habilidades profissionais e empreendedoras dos usuários, além de obras que promovam o acesso à cidadania. No entanto, o bibliotecário, por considerar a temática “empreendedorismo” uma imposição do mercado capitalista, decide não incluir materiais sobre o tema no acervo, priorizando a aquisição de obras literárias de lazer e entretenimento, mesmo que a comunidade tenha demonstrado baixo interesse por esse tipo de conteúdo.

Considerando a situação hipotética apresentada, avalie a atitude do bibliotecário e assinale a alternativa que se alinha aos princípios éticos e profissionais da Biblioteconomia:

Alternativas
Alternativa 1 - A decisão do bibliotecário é correta, pois a autonomia profissional lhe permite priorizar os temas que ele considera mais relevantes para o desenvolvimento cultural e intelectual da comunidade, independentemente de suas demandas declaradas.
Alternativa 2 - O bibliotecário agiu de forma ética, pois priorizou a formação cultural da comunidade em detrimento de demandas de mercado, o que está alinhado com o princípio de que a biblioteca deve ser um espaço de educação e não de qualificação profissional para o mercado de trabalho.
Alternativa 3 - O bibliotecário deveria ter seguido sua intuição, pois, conforme o material didático, o processo de desenvolvimento de coleções deve ter uma visão artística da profissão, sem um enfoque organizado e sistêmico, para não limitar a criatividade e a autonomia do profissional.
Alternativa 4 - A atitude do bibliotecário está em desacordo com o Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário, pois ele deve atender às necessidades informacionais da comunidade, repudiar a censura e a ingerência política, e ter uma atuação imparcial em sua prática profissional.
Alternativa 5 - O bibliotecário deveria ter consultado o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) antes de tomar a decisão, uma vez que apenas o Conselho pode decidir sobre os critérios de seleção de materiais em bibliotecas comunitárias.
QUESTÃO 10
A crescente produção de informações, impulsionada pelas tecnologias a partir da década de 1950, exigiu uma postura mais proativa dos bibliotecários, levando a uma mudança de foco do "acúmulo de documentos" para a "mediação da informação" e à apropriação do conhecimento pelo usuário. Nesse contexto, os profissionais da informação passaram a ser considerados um elo de ligação entre as fontes de informação e as necessidades dos usuários, o que exigiu uma gestão mais científica e a adoção de sistemas de avaliação para o planejamento e a tomada de decisões. A gestão do acervo, como um todo, não se restringe à organização dos materiais, mas também à promoção do uso, da qualidade, da relevância e da atualização das coleções disponíveis para a comunidade.

Fonte: adaptado de: PIZARRO, D. C.; MATTOS, M. C. C. M. Desenvolvimento de coleções. Indaial: Arqué, 2023.

Analisando o novo papel do bibliotecário, assinale a alternativa que descreve a atuação desse profissional em um cenário de abundância de informações:

Alternativas
Alternativa 1 - O papel do bibliotecário passou a focar na organização do acervo e das coleções, priorizando a organização física dos materiais e a recuperação da informação, como forma de garantir uma visão técnica da profissão.
Alternativa 2 - A principal responsabilidade do bibliotecário é selecionar e adquirir novos materiais, de forma a manter as coleções volumosas para demonstrar a robustez e o status da biblioteca.
Alternativa 3 - O profissional da informação necessita manter-se em constante atualização profissional para poder identificar, dentro dos caminhos legais e possíveis, meios para atender satisfatoriamente à sua comunidade, sem infringir os direitos dos autores ou cercear o usuário no acesso às informações de seu interesse.
Alternativa 4 - O bibliotecário, como mediador da informação, tem como principal função armazenar os estoques de informações, visto que a responsabilidade pela apropriação da informação é exclusiva do usuário, sem o auxílio do profissional.
Alternativa 5 - O bibliotecário deve focar em políticas de seleção e aquisição de itens bibliográficos, sem se preocupar com as necessidades da comunidade, pois estas são mutáveis e não influenciam as decisões técnicas de sua atuação.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu