FECHAR

ATIVIDADE 3 - PED - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - PED - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 54_2025

ATIVIDADE 3 - PED - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 54_2025

QUESTÃO 1
Os corpos e as identidades são fluidos, escapam das essencialidades e normalidades. A filosofia da educação faz com que o acadêmico repense a existência humana conforme as condições históricas.  Ainda, faz-se necessário uma formação política que desenvolva a consciência social de sua ação. Além disso, a formação filosófica acrescenta uma sensibilidade que sua atuação influencia e é influenciada pelos outros de diversas culturas.

Fonte: SEVERINO, A. J. A Filosofia da Educação na formação e na prática do educador. São Paulo: FTD, 1994.

Sobre a formação do professor e a importância do conhecimento crítico no contexto do aluno(a) na contemporaneidade, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O homem é visto como um ser holístico, ou seja, compreendido em suas condições biológicas e filosóficas.
Alternativa 2 - Na atualidade, existe uma essência ou normalidade da humanidade, pois o homem é bom, mas a sociedade o corrompe.
Alternativa 3 - O profissional da educação prepara-se o domínio das ciências, habilidades e percepção das relações sociais e seu contexto de modo holístico.
Alternativa 4 - Os corpos e as identidades são engessadas e tradicionais, pois são indígenas, negros, femininos, masculinos, deficientes, magros, gordos.
Alternativa 5 - As vozes são silenciadas, pois a vertente europeia do conhecimento prevalece sobre as demais. Negros são homenageados no dia da Consciência Negra e indígenas no dia do Índio.
QUESTÃO 2
Segundo Franco Cambi (1999), o cristianismo trouxe uma revolução cultural ao propor um novo modelo de homem ideal. Além disso, a nova estrutura educativa da Igreja Católica, o mosteiro, instalou-se como um lugar de formação, que orientava a vida no sentido religioso. Por fim, submetia o processo formativo ao princípio da ascese, ou seja, o jejum, a oração e a penitência eram práticas correntes.

Fonte: CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Editora Unesp, 1999.

A partir das considerações sobre a Idade Média, o cristianismo e a Educação, analise as afirmativas a seguir:

I. A partir do século II, surge a filosofia dos Padres da Igreja, conhecida por Patrística.

II. Os padres tinham como intenção converter os pagãos, combater os hereges e enaltecer a fé cristã.

III. Começa uma longa aliança entre fé e razão, que se estende por toda Idade Média, em que a razão é considerada auxiliar da fé e a ela subordinada.

IV. A partir do século XIII, Santo Agostinho utiliza as traduções de Aristóteles feitas diretamente do grego e faz a síntese mais fecunda da escolástica.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - I, II e III, apenas.
Alternativa 3 - I, III, IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.

QUESTÃO 3

O materialismo histórico e dialético influenciou a educação no Brasil. Hoje, o que denominamos de pedagogia histórico-crítica é uma expressão desta influência. Para esta linha teórica, a educação tem um papel fundamental diante dos problemas sociais.

Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Maringá: UniCesumar, 2021.

Sobre a pedagogia histórico-crítica e a influência do materialismo histórico na educação, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A educação deve ser uma reprodutora de conteúdos, não deve se levar para o ambiente educacional os debates sobre as questões sociais.
Alternativa 2 - Para este pensamento educacional, o professor tem papel secundário na formação dos alunos, e os meios técnicos da educação devem ser valorizados.
Alternativa 3 - A didática é elemento central no pensamento histórico-crítico. As etapas formais de análises dos conteúdos devem ser respeitadas, principalmente com livros didáticos que resumem a proposta de ensino.
Alternativa 4 - Toda a educação tem como principal elemento de formação o espaço físico. O aluno deve ser acomodado em um ambiente que o condicione ao ensino e aos conteúdos aplicados.
Alternativa 5 - A educação deve ser direcionada a potencializar a capacidade de análise e crítica do aluno. O conhecimento deve ser instrumento para a compreensão e consciência social na busca de superação das desigualdades.

QUESTÃO 4
Para quem atua na educação sempre se ouve falar sobre a Didática. Uma disciplina, um campo de saber, que se tornou essencial na vida dos educadores. Muitos de nós, em nossa formação, tivemos uma disciplina com este nome. Mas, o que ela representa?
O que conhecemos como didática já foi discutido ao longo da história e ganhou atenção especial no Século XVII. O pensador que se reporta como fundador do campo de conhecimento com especificidade no que considerava como a Arte de Ensinar, foi Comenius. Em sua obra “Didática Magna: Tratado da Arte de Ensinar Tudo a Todos”, ele vai buscar definir um comportamento necessário do educador para com o educando.
Nesta concepção de Comenius e na origem da concepção do que é a Didática, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 - O professor deve se preocupar em tratar o aluno de forma generalizada. Além do controle disciplinar, da postura e dos castigos como uma condição vital para que a educação se dê da melhor forma, o aluno deve ser visto com uma extensão da vontade do professor.
Alternativa 2 - Um educador severo e com uma formação militar, ele acreditava que a disciplina rígida, de controle do corpo e submissão da vontade a razão era o fator de qualificação da educação e de sua eficiência. Educar é disciplinar o corpo e a mente, reproduzir gestos, gravar conteúdos através da repetição.
Alternativa 3 - Didática é comparada a uma arte por Comenius. Para ele, educar é moldar a mente do aluno e lhe ?talhar? a compreensão da realidade marcando profundamente sua vida. De certa forma, educar é uma arte do educador construída na relação do aluno obedecendo determinadas condutas.
Alternativa 4 - Didática é a condição de atuação do professor junto ao aluno, na prática o ambiente escolar. Hoje, esta definição está mais relacionada aos arquitetos. Se considera que a disposição dos alunos em relação ao espaço físico onde vai se ministrar a aula deve obedecer a critérios arquitetônicos orientados pela didática.
Alternativa 5 - Comenius, assim com Rousseau, valorizava a liberdade e não defendia critérios rígidos ou definitivos sobre a forma de relacionamento dos alunos. Um precursor das teses anarquistas, ela considerava que o aprendizado era mais eficiente na proporção que os alunos se sentiam livres para aprender o que desejassem, o que fosse de seu interesse.
QUESTÃO 5
Descartes foi o pai da filosofia moderna ao exaltar a razão e excluir os sentimentos ou emoções da construção do conhecimento. Entretanto, o pesquisador Antônio Damásio, em suas pesquisas sobre neurociência, coloca a emoção a favor da construção do conhecimento e em nossas vidas, não sendo possível separar até onde chega a emoção humana.

Fonte: DAMÁSIO, A. R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Cia das Letras, 2012.

A partir dessas considerações sobre o pensamento que alia a emoção, a razão, e a relação com a filosofia da educação na atualidade, analise as afrimativas a seguir:

I. Até hoje a subjetividade não entra nas pesquisas históricas, pois é inferior ao conhecimento.

II. O ser é visto de forma total ao pensar nos aspectos filosóficos, emocionais, biológicos, históricos, sociais, políticos e econômicos.

III. A subjetividade entra quando escolhemos a linha de abordagem do fenômeno a ser estudado, por exemplo.

IV. A escolha do grupo que iremos apresentar guia pelo sentimento novas possibilidades de objetos de estudo.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 6

Texto I

Texto I - Comparação entre os fundamentos da Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Pedagogia Tecnicista.

Fonte: SAVIANI, Dermeval.Escola e democracia. 39. ed. Campinas: Autores Associados, 1999.

Texto II

Pedagogia Tecnicista propôs a reorganização dos processos de ensino e de aprendizagem de maneira que a educação se tornasse voltada ao útil, ao prático, ao “aprender fazer”, no lugar do “pensamento” e da “reflexão”.

Fonte: FREITAS, V. A. de. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021. Reimpresso em 2024.

Ao relacionar esse texto à Educação Tecnicista, analise as afirmativas a seguir:

I. O elemento principal passou a ser a racionalidade dos meios ao ocupar o professor e o aluno posição secundária. A organização do processo se converteu na eficiência, compensando e corrigindo as deficiências do professor e maximizando os efeitos de sua intervenção.

II. O “empoderamento”, conceito desenvolvido por Paulo Freire e Ira Shor na área da Educação, a partir do termo empowerment, na língua inglesa, refere-se a promover por si mesmo as transformações para o desenvolvimento individual e coletivo de qualquer ordem.

III. Na pedagogia tradicional, a escola é transmissora de conhecimentos, organizadas na forma de classes com um professor que expõe as lições e os saberes que os alunos seguem atentamente recebendo-os e memorizando-os na “educação bancária”. Depois, são aplicados os exercícios.

IV. Um aprende com o outro, por meio de centros de interesse, experiências, curiosidades, a partir disso ambos aprendem muito, pois não será algo decorado, memorizado apenas para passar de ano ou para ganhar promoções e sim porque houve um aprendizado significativo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 7

Muito se fala da educação tradicional, mas o que ela significa? Na atualidade, há inúmeras críticas à postura de professores que reproduzem dentro de sala de aula um comportamento didático conservador. Contudo, é necessário definir o que seria uma educação com este perfil.

Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Maringá: UniCesumar, 2021.

A respeito do tema exposto, assinale a alternativa correta que define a Pedagogia Tradicional:

Alternativas
Alternativa 1 - A escola tradicional valoriza a retenção do saber no professor e tem como função a transmissão do conhecimento, não respeitando o tempo nem o ritmo de cada educando, suas possíveis dificuldades e limitações.
Alternativa 2 - A escola tradicional respeita o tempo de cada aluno, sua singularidade. O eixo principal da formação está nos núcleos de interesses elaborados pelos educandos.
Alternativa 3 - A escola tradicional se sustenta em valores religiosos e de forte crítica ao mundo laico, denominado de secular.
Alternativa 4 - A escola tradicional se atém aos meios de formação e desloca a formação do professor. Para esta linha pedagógica se deve valorizar os recursos e não o conteúdo.
Alternativa 5 - Ligada à crítica científica, a escola tradicional busca a compreensão dos conteúdos por conhecimentos clássicos, lutando contra qualquer modernidade com relação ao que é programado para o ensino.
QUESTÃO 8
Nas obras “A Política” e “De Anima”, de Aristóteles, há a sistematização teórica de seu projeto para a educação da polis grega. Sobre a concepção de educação em Aristóteles, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Devido à sua concentração no campo da política há, em Aristóteles, a ideia de uma escola organizada e mantida pelo Estado. Vale frisar que a educação deveria ter caráter político: todos os cidadãos da pólis teriam de frequentá-la, a fim de garantir a harmonia e o bem-estar da cidade.

PORQUE

II. Apesar de ser uma sociedade escravista dividida em classes sociais antagônicas, foi na Grécia Antiga que surgiu a primeira ideia de uma escola de Estado, e quem a elaborou foi o filósofo Aristóteles. Preocupado com o bem comum da polis (a cidade-Estado), ele entendia que, se a finalidade do Estado era única, isto é, propiciar o bem comum, só uma educação igual para todos os cidadãos.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são falsas.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
QUESTÃO 9

A história da educação brasileira reflete em muito o contexto social nos diversos momentos da formação e consolidação do estado nacional. Um dos momentos em que a educação passou a ser discutida com intensidade foi a Primeira República (1889-1930). Por um lado, ocorre uma influência de ideias “importadas”, consideradas eficientes para a mudança da realidade educacional brasileira; por outro, há uma realidade social que limita a implantação de mudanças na política educacional do país.

Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Maringá: UniCesumar, 2021.

Assinale a alternativa correta que demonstra essa contradição com relação ao Período da Primeira República.

Alternativas
Alternativa 1 - O país viveu um surto industrial que elevou a necessidade de mão de obra qualificada, o que fez se multiplicar pelo país o ensino técnico profissionalizante, o qual, até hoje, é uma característica marcante da formação educacional brasileira.
Alternativa 2 - A libertação dos escravos durante o Império (1822-1889) gerou uma população de trabalhadores disposta e incentivada à qualificação profissional. Na Primeira República, a alfabetização dos brasileiros foi o principal objetivo, reduzindo o analfabetismo a menos de 2% da população.
Alternativa 3 - Os debates educacionais na Primeira República não atingiram a população de uma maneira geral. A maioria dos brasileiros permaneceu analfabeta e desqualificada.
Alternativa 4 - A formação educacional brasileira foi favorecida pela supremacia das atividades urbanas sobre a rural. As medidas governamentais foram para permitir que a maioria das crianças do país frequentasse as escolas de formação básica, o que atingiu mais de 90% das crianças, em 1920.
Alternativa 5 - A Primeira República (1889-1930) foi dominada pela elite industrial e comercial. O deslocamento maciço de brasileiros do campo para a cidade disponibilizou mão de obra para o parque industrial. Esse ambiente permitiu a população da educação básica e profissionalizante.
QUESTÃO 10
Com o ideal de renovação pedagógica, surge a corrente pedagógica denominada de Escola Nova. Essa pedagogia tem como propósito o objetivo de adaptar o estudante ao meio social. Assim, o conhecimento se resume ao que está vinculado à atuação e às descobertas dos aprendizes. Com a primeira fundação na Inglaterra em 1889 e nos Estados Unidos no século XX, esse movimento recebeu diferentes denominações: Escola Nova, Educação Progressiva e Educação Ativa.

Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A Pedagogia Escolanovista entende que, na relação professor-estudante, o professor não tem lugar privilegiado, seu papel é auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo da criança, intervindo para dar forma ao raciocínio dela.

PORQUE

II. O educando não necessita do professor no processo de aprendizagem.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu