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ATIVIDADE 3 - GEO - CARTOGRAFIA - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - GEO - CARTOGRAFIA - 54_2025

ATIVIDADE 3 - GEO - CARTOGRAFIA - 54_2025

QUESTÃO 1
Uma das principais contribuições da Semiologia gráfica foi o desenvolvimento de proposições para auxiliar o processo de simbolização no projeto cartográfico.

 

Elaborado pelo professor, 2019.

 

Considerando os princípios adotados para a construção das regras da Semiologia gráfica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A Semiologia gráfica é composta pelo estudo das relações entre seis variáveis visuais, além das variáveis do plano, e seus respectivos significados considerando as limitações da percepção visual.

PORQUE

II. Esta seria a chave para criar uma linguagem cartográfica universal que não exige a assimilação de qualquer código por parte do usuário de mapas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2

O sistema de coordenadas geográficas utiliza latitudes e longitudes para determinar a localização de qualquer ponto sobre a superfície terrestre. Esse sistema foi originalmente proposto pelos gregos na antiguidade e ainda hoje é bastante utilizado.

​Elaborada pelo professor, 2023.

Sobre esse sistema de coordenadas, avalie as aformações a seguir como (V) para as afirmações verdadeiras e (F)  para as falsas:

I. Paralelos são linhas imaginárias que unem pontos de mesma latitude. Os paralelos se originam na Linha do Equador e podem ter valores de até 90°S e 90°N.

II. Meridianos são linhas imaginárias que unem pontos de mesma longitude. Todos os meridianos tocam os polos geográficos norte e sul.

III. As latitudes variam entre 180°S e 180°N, com o valor de 0° no Equador geográfico.

IV. As longitudes variam entre 90°W e 90°E, com o valor de 0° no meridiano de Greenwich.

V. As latitudes assumem valores negativos no Hemisfério Sul e positivos no Hemisfério Norte. As longitudes assumem valores negativos a oeste de Greenwich e positivos a leste de Greenwich.

As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - V, F, F, V, V.
Alternativa 2 - V, V, V, F, V.
Alternativa 3 - F, V, F, V, V.
Alternativa 4 - V, F, V, F, F.
Alternativa 5 - V, V, F, F, V.
QUESTÃO 3
A escala cartográfica é a relação matemática entre as dimensões de um objeto ou de uma área representada no mapa e suas dimensões reais no terreno. Ela indica quantas vezes as dimensões reais foram reduzidas para caber no mapa. Por exemplo, numa escala de 1:100.000, 1 unidade de medida no mapa equivale a 100.000 unidades da mesma medida no terreno.
"Escala cartográfica é a relação entre as dimensões lineares de um objeto no terreno e as dimensões correspondentes de sua representação na carta." (MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil),

Fonte: MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil. 6ª edição. São Paulo: Scipione, 2003.

Sabendo-se que a distância real entre dois pontos é de 800 m, assinale a alternativa que corresponde a distância gráfica, em centímetros, de um mapa de escala 1:5000:

Alternativas
Alternativa 1 - 16 cm
Alternativa 2 - 14 cm
Alternativa 3 - 12 cm
Alternativa 4 - 8 cm
Alternativa 5 - 6,25 cm
QUESTÃO 4
Com as grandes navegações no século XV, os mapas se tornaram essenciais para a expansão colonial europeia. Cartógrafos como Gerardus Mercator introduziram projeções que permitiam a representação mais fiel das distâncias e formas dos continentes. No século XX, a invenção dos satélites e dos sistemas de posicionamento global (GPS) revolucionou mais uma vez a prática da cartografia, permitindo uma precisão e abrangência sem precedentes.

Considerando as informações apresentadas, qual dos seguintes avanços foi mais significativo para a precisão dos mapas durante a era das grandes navegações?

Alternativas
Alternativa 1 - A introdução da projeção de Mercator.
Alternativa 2 - O uso de mapas digitais.
Alternativa 3 - A invenção da bússola.
Alternativa 4 - O desenvolvimento do telescópio.
Alternativa 5 - O uso do mapa tátil.
QUESTÃO 5

A medição de escala refere-se ao processo de atribuição de números ou outros símbolos a características dos objetos de acordo com regras específicas. Estes números ou símbolos permitem a quantificação e a comparação dessas características. Segundo Dent (1985), as escalas de medição podem ser divididas em quatro tipos. Cada tipo de escala possui suas próprias características e aplicações, facilitando a análise e interpretação das informações coletadas. ​Um aspecto de grande importância presente no mapa é a natureza e os tipos de relação que os  dados estabelecem entre si, denominados escala de medida.

Fonte: MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil. 6ª edição. São Paulo: Scipione, 2003.

De acordo com Dent (1985), o objetivo dessa escala é estruturar formas adequadas na observação da realidade e é organizada em uma hierarquia de quatro níveis, criando formas mais ou menos complexas de medição. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a definição de escala.

Alternativas
Alternativa 1 - Escala é a relação entre a medida de um objeto ou lugar que não pode ser representado no papel.
Alternativa 2 - Escala é a relação entre a medida de um objeto ou lugar representado na sua medida em tamanho real, somente.
Alternativa 3 - Escala é a relação entre a medida de um objeto ou lugar que não é possível ser representado no papel a sua medida real.
Alternativa 4 - Escala é a relação entre a medida de um objeto ou lugar representado no papel e sua medida real.
Alternativa 5 - Escala é a razão entre as dimensões da superfície real e a sua representação no plano.
QUESTÃO 6
Rumo e Azimute consistem em diferentes técnicas de orientação. Rumo consiste no menor ângulo entre a meridiana Norte-Sul e o ponto lido. Azimute é o ângulo entre o meridiano de origem e as leituras feitas.

Considerando as informações apresentadas sobre a orientação baseada em Rumos e Azimutes, analise as afirmações a seguir, considerando as quadrantes de orientação.

I. A leitura do Azimute varia de 0º a 360º, partindo sempre o Norte no sentido horário, já a mediação dos Rumos vai de 0º a 90º, parindo da meridiana Norte ou Sul, em sentido horário ou anti-horário.

II. A medida angular do Rumo será sempre a menor distância entre o ponto a ser medido e a meridiana Norte-Sul.

III. O valor numérico do Azimute dispensa apresentação de orientação, visto que é uma medição de 0º a 360º, já o valor numérico do Rumo sempre deverá ser acompanhado da orientação, pois, do contrário, não se pode identificar em qual quadrante (quarto da Rosa dos Ventos) o ponto medido está.

IV. É possível se transformar o valor de Azimute em Rumo e vice-versa, basta compreender a origem da medição de cada técnica e realizar a conversão do valor medido.

É correto o que se afirma:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
As projeções são classificadas, entre outras propriedades, com base na forma da superfície adotada para projeção e também com base na posição dessas formas.

Um esquema representativo de diferentes formas e posições pode ser observado na figura a seguir:

​Sobre as propriedades de tipo e posição das superfícies de projeção, e com base na figura apresentada, a seguir, avalie as situações propostas e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:

I. As superfícies de projeção em “B”, “E” e “H” possuem a mesma posição.

II. As superfícies de projeção em “A”, “B” e “C” possuem a mesma forma.

III. As superfícies de projeção em “D”, e “F” são cilíndricas.

IV. A superfície de projeção em “A” é do tipo plana.

V. A superfície de projeção em “G” é do tipo plana, a projeção em “E” é cônica e a projeção em “C” é cilíndrica.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - V, V, F, F, V.
Alternativa 2 - V, F, V, F, V.
Alternativa 3 - F, F, F, V, V.
Alternativa 4 - F, F, V, V, F.
Alternativa 5 - F, F, F, V, F.
QUESTÃO 8
Os fusos horários compreendem a porções do espaço geográfico em que os governos locais adotam o mesmo horário legal, como forma de organização de suas atividades. Atualmente o Brasil adota quatro fusos horários, como pode ser observado na figura abaixo.

Com base nos fusos horários brasileiros, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

​I.Se o horário no estado do Rio de Janeiro é 15:00 horas, no estado do Acre é 17:00 horas.

PORQUE

II.A diferença de tempo entre os fusos horários desses dois estados é de duas horas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Segundo Santos e Silva (2012), "um Modelos Numéricos de Terreno (MNT). é uma expressão matemática do relevo, obtida por meio da digitalização de contornos ou pontos cotados, a partir dos quais se calcula a altitude de qualquer ponto da área modelada." Já para Andrade et al. (2015), "trata-se de uma ferramenta essencial em estudos de geoprocessamento, permitindo análises como drenagem, declividade e exposição solar."Portanto, a aplicação de MNTs é extensa e variada, indo desde a engenharia civil até a análise ambiental, auxiliando na tomada de decisão e no planejamento territorial (Carvalho, 2010).

Elaborado pelo professor, 2024.

Em relação aos usos de modelos numéricos do terreno, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Armazenamento de dados de altimetria para gerar mapas topográficos.
Alternativa 2 - Previsão climática.
Alternativa 3 - Análise de Solo e Geologia Subterrânea
Alternativa 4 - Detecção de Mudanças Vegetativas
Alternativa 5 - Gestão de Tráfego Urbano
QUESTÃO 10

Os fundamentos de cartografia fornecem bases para áreas correlatas, como topografia, geodésia e geoprocessamento. No caso da topografia, por exemplo, o levantamento de dados da superfície terrestre pode ser subdividido conforme os métodos empregados e as dimensões avaliadas (X, Y, Z).

SANT’ANA, T. C. F. S.; GARBIN, E. P. Cartografia. Maringá-PR: Unicesumar, 2019. Unidade IV.

​Levando em conta os três principais tipos de levantamentos topográficos (altimetria, planimetria e planialtimetria), considere as afirmações a seguir:

I) A planimetria se caracteriza pelo levantamento de ângulos e distâncias horizontais. Nesse tipo de levantamento são representados, por exemplo: limites de lotes, perímetros, áreas, construções, estradas e rios.

II) A altimetria tem como objetivo determinar ângulos e distâncias horizontais. A partir desses dados é possível calcular o perímetro e a área de lotes rurais e urbanos, por exemplo.

III) A planimetria tem como objetivo a determinação de cotas, altitudes, declividades e qualquer outra variável relacionada ao eixo Z.

IV) O levantamento planialtimétrico consiste na união dos levantamentos altimétrico e planimétrico, tendo, como objetivo, a determinação das coordenadas X, Y e Z.

É correto o que se afirma apenas em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 2 - III e IV, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III, apenas.
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