FECHAR

ATIVIDADE 3 - ECOS - ESTÉTICA CORPORAL - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - ECOS - ESTÉTICA CORPORAL - 54_2025

ATIVIDADE 3 - ECOS - ESTÉTICA CORPORAL - 54_2025

QUESTÃO 1

Você recebe uma paciente do sexo feminino, de 22 anos, que está à procura de tratamento para fibroedemageloide (FEG). Durante o exame inicial você observa as seguintes características na paciente:

 

 

 

Pele com aparência de casca de laranja presente, com algumas zonas endurecidas, varicosidades, equimoses e extremidades frias. As irregularidades do relevo cutâneo se apresentam visíveis durante o repouso, mas se agravam quando ocorre a compressão dos dedos e a contração muscular voluntária.

 

Analisando as características apresentadas pela paciente, a classificação do FEG é:

Alternativas
Alternativa 1 - Dura e grau II
Alternativa 2 - Mista e grau II.
Alternativa 3 - Flácida e grau I.
Alternativa 4 - Flácida e grau IV.
Alternativa 5 - Edematosa e grau III.
QUESTÃO 2

Existem diversos tratamentos para o fibroedemageloide disponíveis no mercado. Entretanto, existe uma técnica de massagem muito utilizada devido às suas manobras, capazes de evacuar os subprodutos do metabolismo celular e, com isso, eliminar líquidos e macromoléculas que se acumulam no tecido, mantendo, assim, o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais.

BOSI, P.L. Técnicas aplicadas à estética corporal. Londrina – PR.: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 168 p.

Analisando o excerto, o recurso terapêutico em questão é a:

Alternativas
Alternativa 1 - Ultrassom.
Alternativa 2 - Vacuoterapia.
Alternativa 3 - Bandagem fria.
Alternativa 4 - Massagem modeladora.
Alternativa 5 - Drenagem linfática manual.
QUESTÃO 3

Analise a imagem a seguir:

 

 

 

 

Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em: https://bityli.com/d9fo8. Acesso em: 28 jul. 2021.

 

A discromia apresentada na imagem é:

Alternativas
Alternativa 1 - É a acromia, ocasionada pela ausência da melanina na pele.
Alternativa 2 - É uma hipocromia, ocasionada pela redução da presença de melanina na pele.
Alternativa 3 - A efélide, uma discromia congênita ou hereditária, caracterizada por manchas hipercrômicas pequenas de coloração-castanho escuro a preta.
Alternativa 4 - A efélide, que são manchas de coloração castanho-claro ou escuro, geralmente são de origem hereditária e acometem principalmente indivíduos loiros ou ruivos.
Alternativa 5 - O lentigo, que são manchas de coloração castanho-claro ou escuro, geralmente são de origem hereditária e acometem principalmente indivíduos loiros ou ruivos.
QUESTÃO 4
O edema, na gestação, causa dor e cansaço. Perante recomendação médica, após o terceiro trimestre de gestação, a drenagem linfática e a massagem relaxante são meios utilizados para aliviar esse desconforto realizadas pelo profissional esteticista. O posicionamento da gestante por longos períodos podem desencadear a síndrome da hipotensão supina, causando mal-estar, desfalecimento, náuseas e sudorese.

 

REBOLA, Paula. Estética Corporal. Maringá-PR. Unicesumar, 2021.

 

Para realizar um trabalho seguro e evitar o transtorno, o esteticista deve saber o que é a Síndrome da Hipotensão Supina e qual decúbito deve adotar para preservar a saúde e bem-estar de sua paciente e do bebê. Leia as alternativas abaixo e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1 - A hipotensão supina ocorre pela compressão dos vasos sanguíneos da região pélvica pelo peso do útero gravídico, por longos períodos em decúbito lateral direito, isso prejudica o retorno venoso dos membros superiores ao coração, sendo portanto, ideal o procedimento em decúbito dorsal.
Alternativa 2 - O útero gravídico comprime os vasos sanguíneos da região pélvica quando em longos períodos em decúbito lateral direito e prejudica o retorno venoso dos membros superiores ao coração causando esmaecimento da paciente, sendo portanto, ideal o procedimento em decúbito lateral esquerdo.
Alternativa 3 - O peso do útero gravídico por longos períodos, principalmente em decúbito dorsal, comprime os vasos sanguíneos da região pélvica e prejudica o retorno venoso dos membros inferiores ao coração causando esmaecimento da paciente, sendo portanto, ideal a constante alternância de decúbitos laterais durante o procedimento.
Alternativa 4 - Ocorre pela compressão dos vasos sanguíneos da região axilar, causada pelo peso do útero gravídico, por longos períodos em decúbito lateral esquerdo, dificultando o retorno venoso dos membros superiores ao coração ocasionando esmaecimento da gestante, sendo portanto, ideal o procedimento em decúbito lateral direito.
Alternativa 5 - O esmaecimento da gestante ocorre pela diminuição do retorno venoso dos membros superiores ao coração e é causado pelo peso do útero gravídico na região abdominal, principalmente em longos períodos em decúbito dorsal, comprimindo os vasos sanguíneos dessa região, sendo portanto, ideal a constante alternância de decúbitos durante o procedimento.
QUESTÃO 5

As estrias se manifestam de formas variadas e suas características se relacionam aos fatores causadores, ou à soma deles, a fase que se encontram, a cor e o aspecto. Com o passar do tempo, a estria de fase tardia apresenta característica esbranquiçada, de cor mais clara que a pele normal, denominada estria alba ou branco-nacarada.

REBOLA, Paula. Estética Corporal. Maringá-PR. Unicesumar, 2021.

As características dessa fase são representadas por:

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - Produção acentuada de melanina no local causada pelo rompimento das fibras.
Alternativa 2 - Rompimento e fragmentação das fibras elásticas causando prurido em suas bordas.
Alternativa 3 - Ausência de produção de melanina e diminuição da circulação sanguínea no local da estriado.
Alternativa 4 - Aumento da circulação local causada pelo rompimento das fibras reduz da espessura da pele e causa atrofia.
Alternativa 5 - Processo inflamatório local, aumento da circulação sanguínea, prurido com atrofia e depressão da pele no local estriado.
QUESTÃO 6
Durante a gestação, para permitir o crescimento do feto, os músculos abdominais sofrem um estiramento e em consequência disso separam seus ventres ao longo da linha alba. Este processo ocorre em toda gestação e é denominado Diástase do Músculo Reto Abdominal (DMRA).

 

REBOLA, Paula. Estética Corporal. Maringá-PR. Unicesumar, 2021.

 

O tratamento da DMRA pode ser iniciado no primeiro dia do puerpério e a intervenção imediata contribui para uma recuperação mais rápida e eficaz. O recurso que promove resultados satisfatórios em pouco tempo utilizados na área da estética refere-se a: Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 - Ultra-som.
Alternativa 2 - Criolipólise.
Alternativa 3 - Corrente russa.
Alternativa 4 - Radiofrequência.
Alternativa 5 - Massagem modeladora.
QUESTÃO 7
A disfunção estética caracterizada pelo acúmulo de gordura em áreas variadas do corpo, quando há excesso da reserva do tecido adiposo em determinadas regiões, ocorrendo mesmo quando o indivíduo não está acima do peso incomoda muito, principalmente o público feminino, e tem sido uma das principais queixas para tratamentos estéticos.

 

REBOLA, Paula. Estética Corporal. Maringá-PR. Unicesumar, 2021.

A disfunção estética descrita no texto acima refere-se a:

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - Estrias.
Alternativa 2 - Celulite.
Alternativa 3 - Flacidez.
Alternativa 4 - Gordura localizada.
Alternativa 5 - Diástase abdominal.
QUESTÃO 8
A técnica utilizada para amenizar o aspecto das estrias atróficas nos tratamentos estéticos através da microgalvanopuntura gera lesão tecidual com consequente processo inflamatório local. Como resposta, o organismo desencadeia uma série de processos fisiológicos formando um tecido cicatricial e um novo tecido epitelial, preenchendo o espaço do tecido.

 

REBOLA, Paula. Estética Corporal. Maringá-PR. Unicesumar, 2021.

Assinale a alternativa correta que define a técnica mencionada no texto acima.

Alternativas
Alternativa 1 - Ultra-som.
Alternativa 2 - Eletrolifting.
Alternativa 3 - Iontoforese.
Alternativa 4 - Microcorrentes.
Alternativa 5 - Microdermoabrasão.
QUESTÃO 9
Atualmente, o paciente tem compreendido a importância de uma nutrição balanceada com antioxidantes, proteínas e vitaminas ativas na pele. Tem escolhido conquistar beleza pelo lado de dentro por meio do corpo saudável. Toda essa movimentação tem acrescido a utilização de suplementação oral natural com nutracêuticos e nutricosméticos, além dos cosméticos de uso tópico já utilizados.

REBOLA, Paula. Estética Corporal. Maringá: UniCesumar, 2021.

Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:

I. Os nutracêuticos e nutricosméticos disponíveis no mercado brasileiro mais utilizados para prevenção e cuidados da pele e seus anexos são: o silício orgânico, betacaroteno, luteína, licopeno, ômega 3, ômega 6, os minerais como cobre, selênio e zinco, curcumina (açafrão), chá  verde, colágeno, algumas  vitaminas como a C e E, entre outros.

PORQUE

II. Estes compostos apresentam ação antioxidante, diminuição de radicais livres, proteção dos tecidos, membranas e DNA celular, bem como proteção aos danos oxidativos induzidos  pela  radiação ultravioleta (UV).

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 10

Em uma avaliação estética corporal, o início do exame físico é realizado pela inspeção. A inspeção é a ação ou o efeito de olhar na qual será observada a forma do corpo e a presença das disfunções estéticas associadas, como estrias, aspecto celulítico, fibroedema geloide e flacidez.

 

REBOLA,PAULA.Estética corporal. Maringá: Unicesumar, 2021

 

​ Nesse contexto, aponte abaixo a alternativa que define qual a técnica que avalia as dobras cutâneas:

Alternativas
Alternativa 1 - Inspeção.
Alternativa 2 - Perimetria.
Alternativa 3 - Apalpação.
Alternativa 4 - Adipometria.
Alternativa 5 - Bioimpedância.ff
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu