FECHAR

ATIVIDADE 3 - SEG - PERÍCIAS ESPECIALIZADAS EM SEGURANÇA DO TRABALHO - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - SEG - PERÍCIAS ESPECIALIZADAS EM SEGURANÇA DO TRABALHO - 54_2025

ATIVIDADE 3 - SEG - PERÍCIAS ESPECIALIZADAS EM SEGURANÇA DO TRABALHO - 54_2025

Questão 1
Os termos técnicos do meio ambiente de trabalho são utilizados, porém, de uma forma mais comum nos meios ambientes de trabalho, em que a ação relacionada ao trabalho já ocorre de uma forma mais técnica. Na maioria das empresas, a relação com a área de saúde e segurança do trabalho já existe e regras são aplicadas no dia a dia. Até mesmo as empresas que não  possuem o serviço próprio de saúde e segurança do trabalho executam ações por meio da contratação de empresas terceiras especializadas; quando não, pelo menos compram equipamentos de proteção individual para fornecer aos seus funcionários.
​SANTOS, E. A. F. Perícias Especializadas em Segurança do Trabalho. Maringá: Unicesumar, 2017.
Considerando esse contexto e o significado de alguns termos técnicos usuais utilizados na Segurança do Trabalho, analise as afirmações abaixo:

I. Agentes Físicos: Ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, entre outras formas de energia a que possam estar sujeitos os funcionários.
II. Grau de Risco: Grau que mede a possibilidade de ocorrência de acidentes de trabalho, de 1 a 6. Quanto maior a possibilidade, maior o grau de risco.
III. Limite de Tolerância: Intensidade máxima tolerada por funcionários expostos a agentes durante a vida laboral, relacionada à natureza do trabalho e ao tempo de exposição.
IV. Mapa de Riscos: Mapa indicativo dos riscos em um ambiente de trabalho, que utiliza uma planta do ambiente com círculos coloridos. Cada cor representa um risco que tem seu tamanho determinado pela gravidade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

IV, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 2
A finalidade esclarecedora do laudo obriga-se a atender o objetivo da ação e o que nela estiver contido. Dessa forma, o estudo da petição inicial e das contestações nos autos, a concretização de entrevistas com as partes e pessoas envolvidas com os fatos e coisas que circundam a perícia, unidos à conferência com os assistentes técnicos, darão condições a que o perito escreva o corpo do laudo e, após, responda aos quesitos.
Considerando esse contexto sobre os quesitos realizados pelas partes, analise as afirmações a seguir:
I. O perito deve estudar os quesitos formulados pelas partes, de forma cautelosa, antes de realizar a prova pericial, o qual é de significativa importância. Dessa forma, ele deverá procurar respondê-los de maneira clara, objetiva e fundamentada, evitando respostas sucintas, a menos que elas tenham sido já respondidas no corpo do laudo ou outros quesitos.
II. Ao ter ciência dos quesitos, o perito deve remetê-los ao juiz para deferimento e posterior de forma ágil realizar a prova pericial. Os quesitos formulados pelas partes somente podem ser questionados uma única vez, dessa forma, as partes devem se atentar na elaboração dos quesitos para evitar que qualquer questionamento pertinente ao processo não seja sanado.
III. É de responsabilidade do perito solicitar os quesitos para que esse possa auxiliá-lo na elaboração do laudo técnico. Uma vez de posse dos quesitos, o perito deverá periciar item a item e de forma fundamentada na legislação em vigor responder e encaminhar para as partes avaliar.
IV. As partes não têm a obrigatoriedade de formular quesitos, mas, uma vez elaborados, cabe ao perito, de forma detalhada, responder somente o que for referente as normas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

IV, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I e IV, apenas.

Alternativa 5:

III e IV, apenas.

Questão 3
A NR 15 é importante para entender como se caracteriza ou descaracteriza a Insalubridade em função dos agentes identificados nas atividades realizadas pelo empregado ou em seus locais de trabalho. Além disso, ela determina as atividades e operações que são consideradas insalubres e o grau de percepção do adicional que deverá ser pago ao trabalhador, conforme o agente a que está exposto.
Disponível em: <https://bit.ly/3UXia6e>. Acesso em: 03 out. 2022.


​Alguns agentes elencados pela NR 15 e que normalmente são alvos de discussão e motivos de averiguação em perícia técnica são os agentes:

Alternativas
Alternativa 1:

Ergonômicos.

Alternativa 2:

Físico e Químico.

Alternativa 3:

Biológicos e Ergonômicos.

Alternativa 4:

Físicos; Químicos e Biológicos.

Alternativa 5:

Físicos; Biológicos e Ergonômicos.

Questão 4
A reclamação trabalhista, quando ajuizada, tem diversas partes envolvidas. Tais partes do Processo Trabalhista visam facilitar e reduzir o tempo para julgamento, sendo compreendido por forma e sequência.
SANTOS, E. A. F. Perícias especializadas em segurança do trabalho. Maringá: UniCesumar, 2017.


Considerando esse contexto, assim como a sequência inicial e final das partes do processo da reclamação trabalhista, avalie as afirmações a seguir.

I. Petição parcial, Audiência inicial, Audiência de Instrução, Julgamento do Perito.
II. Audiência nominal, Tentativa de acordo, Perícias (Engenharia/médica), Sentença inicial.
III. Notificação do reclamado, Audiência nominal, Depoimentos pessoais, Alegações Finais e considerações do Perito.
IV. Petição inicial, Audiência Inicial, Audiência de Instrução, Julgamento do Juiz e Sentença.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

IV, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

I e IV, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 5

O laudo pericial é uma peça técnica formal que apresenta o resultado de uma perícia. Nele deve ser relatado tudo o que fora objeto dos exames levado a efeito pelos peritos. Ou seja, é um documento técnico-formal que exprime o resultado do trabalho do perito. Entre as várias peças técnicas, podemos dizer que o laudo pericial é o documento mais completo, em razão da sua origem que é um exame de natureza pericial, feito por peritos. Aqui vale ressaltar que, sob o enfoque técnico-jurídico, um exame pericial pressupõe um trabalho de natureza eminentemente técnico-científico e da maior abrangência possível. É, portanto, um trabalho (exame pericial) levado a efeito por especialistas (peritos) naquilo que estão a realizar, cuja obrigação é dar a maior abrangência possível ao exame.

​Disponível em: <https://bit.ly/2R1NxeV>. Acesso em: 21 set. 2018.

Considerando que o Tecnólogo de Segurança do Trabalho deve conhecer a maioria dos termos técnicos para uma boa perícia, quanto ao termo "Nível de Ação", seu significado é:

Alternativas
Alternativa 1:

Nível adotado para tomar uma ação.

Alternativa 2:

Nível para realizar uma ação conjunta.

Alternativa 3:

Ponto de partida em que se busca maximizar ações.

Alternativa 4:

Ponto de partida em que se busca maximizar a probabilidade de exposições.

Alternativa 5:

Ponto de partida em que busca-se minimizar a probabilidade de as exposições e agentes ultrapassarem os limites.

Questão 6
Na ação trabalhista, os meios ou instrumentos de prova são as principais fontes para o esclarecimento dos fatos apontados nos autos do processo, e, por intermédio desses instrumentos, o juiz poderá obter os elementos de prova necessários ao estabelecimento da verdade sobre os fatos levantados na ação.
SANTOS, E. A. F dos. Perícias Especilizadas em Segurança do Trabalho. Maringá: Unicesumar, 2018.


​Tratando-se do início do processo de perícias se faz indispensável  a análise documental envolvida no processo e pertinente à perícia técnica do juízo. Sendo assim, avalie as afirmações a seguir: 

​I.  Deve-se analisar: Depoimentos  pessoais; Confissão; Exibição de documentos ou coisas; Prova testemunhal; Inspeção judicial e prova pericial.
II. Nessa parte do processo somente é necessário a análise dos documentos pessoais.
III. Não há necessidade de análise documental, deve-se ir direto para a perícia in loco.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

III apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 7
A Norma de Higiene Ocupacional tem como procedimento técnico a avaliação da exposição ocupacional ao ruído, por meio de critérios para diagnosticar e evitar a exposição que implique em risco potencial de surdez ocupacional e, também, em complementação ao já estabelecido e relevante junto à NR 15, da Portaria 3214/78. Sendo assim, há alguns pontos cruciais e de extrema importância para utilização durante as diligências e para averiguação de fatos e dados com referência ao ruído ocupacional.
SANTOS, E. A. F. Perícias especializadas em segurança do trabalho. Maringá: Unicesumar, 2017.
Considerando os equipamentos utilizados para avaliação do ruído, analise as afirmações a seguir.
I. Dosímetro/Audiodosímetro é o medidor integrador de uso pessoal que fornece a dose da exposição ocupacional ao ruído.
II. Analisador de frequência (geralmente se usa banda de oitava e 1/3 de banda de oitava).
III. Medidor de níveis de pressão sonora (Decibelímetro).
IV. Registrador gráfico.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8
Ao iniciar a perícia, é importante o profissional habilitado para o trabalho se aclimatar do ambiente e das pessoas que estão presentes, deve procurar um lugar em que todos se sintam confortáveis, buscando deixar todos cientes do que está acontecendo e qual a finalidade do momento. Sendo assim, é necessário que o perito saiba se comunicar de forma adequada, se fazendo entender da melhor maneira.
SANTOS, E. A. F. Perícias especializadas em segurança do trabalho. Maringá: UniCesumar, 2017.
Levando em conta esse contexto e os itens a serem considerados pelo perito no momento de conduzir a perícia, avalie as afirmações a seguir.

I. É importante procurar deixar o entrevistado à vontade; porém, deixando claro a necessidade e o tempo disponível.
II. É necessário explicar o real motivo da entrevista, para determinar o que e porque aconteceu. Jamais faça o cerceamento do entrevistado, deixe-o falar, ouça e, caso surja dúvida, pergunte novamente de forma a não constranger e/ou deixar o entrevistado confuso.
III. Busque relembrar aos fatos no final da perícia oral para que, assim, observe se conseguiu obter as respostas necessárias.
IV. Procure ficar atento e perceber qualquer situação que esteja, o entrevistado, agindo por emoção em função do fato ocorrido. Faça pequenas intervenções de notas simples que for anotando durante a entrevista, a fim de esclarecer o fato do que foi dito durante ela. Por fim, realize o fechamento da entrevista sempre fazendo um comentário positivo e de agradecimento, mesmo que a impressão deixada não seja das melhores.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 9
NBR 14.280 (Especificidades do acidente - Classificações Atual norma para descrição e cadastro de acidentes) fixa critérios para: o registro, comunicação, estatística, investigação e análise de acidentes do trabalho e suas causas e consequências, aplicando-se a quaisquer atividades laborativas. Nela, adotaram-se conceitos e definições com vistas a aumentar a eficiência do trabalho preventivo, pela fixação de uma linguagem uniforme entre os que analisam os acidentes, caracterizando suas causas e consequências, procurando-se fazer dela, mais do que objeto de simples registro de suas consequências, um instrumento de pesquisa das causas do acidente.
Disponível em: <https://bit.ly/2xEAdVA>. Acesso em:13/10/2021.
Com base na análise do fragmento de texto exposto acima, o acidente, cuja caracterização independe de existir acidentado, não podendo ser considerado como causador direto da lesão pessoal, está relacionado a:
Alternativas
Alternativa 1:

Acidente impessoal.

Alternativa 2:

Acidente durante o trajeto.

Alternativa 3:

Acidente de trabalho típico.

Alternativa 4:

Acidente ocorrido e pessoal.

Alternativa 5:

Acidente ocorrido e sem lesão.

Questão 10
São indispensáveis ao perito conhecimento da legislação que rege a matéria, noção clara da maneira como deverá responder aos quesitos, prática na redação dos laudos periciais. Sem esses conhecimentos doutrinários, toda a sua sabedoria será improfícua e perigosa.
PENTEADO, J. M. Os 10 critérios de Penteado para análise de nexo causal entre doenças e o trabalho. Jus.com.br, 2014. Disponível em: https://bit.ly/2ODCH0w. Acesso em: 31 ago. 2022.
Considerando esse contexto sobre a capacidade de análise e contextualização da legislação em função das respostas necessárias aos quesitos e laudo técnico, analise as afirmações a seguir:

I. Existem vários meios práticos e consistentes para a busca de bibliografias, referências e citações, além de dados sobre os pesquisadores e suas linhas de pensamento a respeito do assunto ao qual escreveu. Antes de serem utilizadas pelo perito e/ou assistente técnico, é necessário autorização do juiz do caso, para que assim evite coletar dados que possam levar a controvérsias ou deixar margens à discussão.
II. É de grande valia para um bom laudo que o perito e/ou assistente técnico deva conhecer a literatura existente com referência aos temas propostos na ação trabalhista, a qual será a responsável direta pela emissão de laudo ou parecer técnico pericial que servirá de base ao juiz para seu julgamento.
III. O Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) é a Sociedade Científica do Direito no Brasil, organizado por meio de uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado e sem fins econômicos, que incentiva e promove os estudos jurídicos e o desenvolvimento da pós-graduação em Direito no Brasil. Suas ações institucionais respondem ao desafio de projetar a pesquisa jurídica para o avanço social do Brasil.
IV. No meio jurídico, quando pesquisamos referências, existe um software exclusivo para questões relacionadas às referências sobre perícia. O que não pode é o perito utilizar-se de softwares normalmente utilizados para realização de trabalhos acadêmicos, em que encontramos muitas referências jurídicas que nos interessam.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

III, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e IV, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

II e IV, apenas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu