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ATIVIDADE 3 - EESP - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - EESP - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54_2025

ATIVIDADE 3 - EESP - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54_2025

 

QUESTÃO 1

As reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem evidenciam uma mudança de paradigma educacional, que se distancia de uma visão focada no déficit do aluno para uma perspectiva que valoriza a mediação social e cultural como ferramentas para o desenvolvimento das potencialidades individuais. A diversidade humana inerente a cada sala de aula demanda práticas pedagógicas singulares e personalizadas, o que implica um aprendizado constante e mútuo entre professores e alunos. Nesse contexto, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) exercem um impacto significativo na prática profissional, tanto pelas possibilidades que oferecem quanto pela disparidade de acesso que ainda persiste na sociedade.

 

Fonte: ​SANCHO, J. M. Informação e comunicação a recursos educativos. In: SANCHO, J. M. et al. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2007.

 

​Acerca dos efeitos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), avalie as informações a seguir:

I. Alteram a estrutura de interesses (as coisas em que pensamos).

 

II. Mudam o caráter dos símbolos (as coisas com as quais pensamos).

 

III. Modificam a natureza da comunidade (a área em que se desenvolve o pensamento).

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 2
A inclusão escolar efetiva depende da oferta de materiais e suportes diferenciados, da capacitação adequada dos professores e da percepção das dinâmicas individuais de cada aluno. Nesse contexto, o conhecimento da realidade singular de cada estudante e de suas necessidades específicas configura-se como um desafio primordial para os professores e equipes escolares.

Fonte: GOUVÊA, T. O movimento brasileiro de renovação educacional. In: CAMPOS, F. R.; BLIKSTIEN, P. (org.). Inovações radicais na educação brasileira: tecnologia e inovação na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019.

​Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A reflexão crítica sobre as próprias atitudes é um passo essencial para o profissional da educação. É de suma importância que ele identifique quais barreiras atitudinais influenciam sua prática pedagógica, de modo a promover um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e acolhedor.

PORQUE

​II. A maneira como cada aluno se relaciona com seus pares e internaliza as informações é moldada por suas características individuais, resultando em diferentes abordagens para a interação social e o aprendizado.

​A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
A Tecnologia Educacional (TE) é um conceito amplo que abrange o uso de recursos tecnológicos, como softwares, plataformas digitais, aplicativos, dispositivos móveis e a internet, visando aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Seu foco principal é promover a inovação na educação, tanto dentro quanto fora da sala de aula, facilitando o acesso ao conhecimento, personalizando o aprendizado e engajando os alunos de forma mais eficaz. Munhoz (2015), ao abordar a tecnologia de ensino, destaca a influência dos pressupostos de Pathak e Chaudhary, que a definem como um produto do gênio humano. Essa perspectiva ressalta a capacidade da tecnologia de ensino de ser uma ferramenta poderosa para a educação, criada e aprimorada pela inteligência humana para atender às necessidades específicas do processo de ensino e aprendizagem.
Fonte: adaptado de: MUNHOZ, A. S. Tecnologias educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.

Sobre os pressupostos que fundamentam essa concepção de tecnologia como uma construção humana voltada à inovação e à melhoria da prática pedagógica, analise as afirmativas a seguir:

I. A atividade de ensino é um processo dinâmico que se baseia na articulação entre o conteúdo, que define o que será ensinado, e o plano de aula, que organiza como o ensino será conduzido.

II. Os professores podem criar situações de aprendizagem específicas para gerar as estruturas de ensino e aprendizagem desejadas.

III. A relação entre ensino e aprendizagem é impossível, especialmente quando transcende a necessidade de presença física no mesmo ambiente.

IV. A criação da atividade de ensino não deve desconsiderar a presença e a influência do fator humano, pois ele é decisivo.

V. As atividades de ensino não devem ser imutáveis; elas podem ser alteradas conforme as necessidades de grupos específicos ou indivíduos.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - III e IV, apenas.
Alternativa 5 - IV e V, apenas.
QUESTÃO 4

A epistemologia genética de Jean Piaget investiga o processo de construção do conhecimento no indivíduo, desde as primeiras etapas da infância até a idade adulta. O termo "epistemologia" refere-se ao estudo do conhecimento científico, enquanto "genética" diz respeito à origem e ao desenvolvimento desse conhecimento. Piaget descreve os estágios de desenvolvimento infantil, nos quais o indivíduo interage com o ambiente e constrói seu conhecimento por meio dos processos de equilibração, assimilação e acomodação, buscando sempre um estado de equilíbrio entre o organismo e o meio.​

Fonte: NOGUEIRA, M. O. G.; LEAL, D. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. Curitiba: Intersaberes, 2018.​

Analise as afirmativas a seguir com base nas características do estágio pré-operatório, segundo a Epistemologia Genética de Piaget​:

​I. O bebê traz tudo para si, explora objetos e, com muita frequência, leva-os à boca. Quando inicia a linguagem e o pensamento, pouco a pouco, o bebê se aproxima do mundo físico e social que o cerca.
II. A criança consegue retomar e construir novas narrativas. Iniciam-se as relações de subordinação da criança em relação ao adulto (adulto como modelo).

III. Aumenta a capacidade de concentração e trabalho em grupo. Atitude crítica e explicação lógica de ideias e ações.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 5

A epistemologia genética de Jean Piaget investiga o processo de construção do conhecimento no indivíduo, desde as primeiras etapas da infância até a idade adulta. O termo "epistemologia" refere-se ao estudo do conhecimento científico, enquanto "genética" diz respeito à origem e ao desenvolvimento desse conhecimento. Piaget descreve os estágios de desenvolvimento infantil, nos quais o indivíduo interage com o ambiente e constrói seu conhecimento por meio dos processos de equilibração, assimilação e acomodação, buscando sempre um estado de equilíbrio entre o organismo e o meio.

Fonte: ​NOGUEIRA, M. O. G.; LEAL, D. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018.

​Acerca dos estágios do desenvolvimento infantil conforme a Epistemologia Genética de Piaget , avalie as informações a seguir:
I. O bebê traz tudo para si, explora objetos e, com muita frequência os leva à boca. Quando iniciam a linguagem e o pensamento, pouco a pouco, o bebê aproxima-se do mundo físico e social que o cerca.

II. A criança consegue retomar e construir novas narrativas. Iniciam-se as relações de subordinação da criança em relação ao adulto (este como modelo).

III. Aumenta a capacidade de concentração e trabalho em grupo. Atitude crítica e explicação lógica de ideias e ações.

A alternativa  que apresenta características corretas do estágio pré-operatório, segundo a Epistemologia Genética de Piaget, é:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 6

As reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem evidenciam uma mudança de paradigma educacional, que se distancia de uma visão focada no déficit do aluno para uma perspectiva que valoriza a mediação social e cultural como ferramentas para o desenvolvimento das potencialidades individuais. A diversidade humana inerente a cada sala de aula demanda práticas pedagógicas singulares e personalizadas, implicando um aprendizado constante e mútuo entre professores e alunos. Nesse contexto, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) exercem um impacto significativo na prática profissional, tanto pelas possibilidades que oferecem quanto pela disparidade de acesso que ainda persiste na sociedade.​

Fonte: SANCHO, J. M. Informação e Comunicação a Recursos Educativos. In: SANCHO, J. M. et alTecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Acerca dos efeitos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), analise as afirmativas a seguir:

I. ​Alteram a estrutura de interesses (as coisas em que pensamos).
II. Mudam o caráter dos símbolos (as coisas com as quais pensamos).

III. Modificam a natureza da comunidade (a área em que se desenvolve o pensamento).

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 7

A expansão da tecnologia nos oferece um leque cada vez maior de ferramentas e recursos para auxiliar no processo de aprendizagem e promover a participação social efetiva. Novas propostas surgem constantemente, buscando suprir as demandas dos usuários e aproximá-los de suas necessidades mais básicas.

 

No entanto, comunicar-se nesse novo contexto vai além de simplesmente dizer algo. É preciso, antes de tudo, garantir que a mensagem seja compreendida. No campo educacional, esse desafio se torna ainda mais complexo, devido à diversidade de necessidades individuais dos alunos.

 

As salas lotadas são um dos principais obstáculos à comunicação eficaz na escola. No entanto, as salas de recursos também apresentam desafios, pois nem sempre conseguem atender às necessidades específicas de cada aluno.

 

A comunicação nesse contexto não se resume a um processo simples de falar e ouvir, mostrar e compreender. É um processo multidimensional que exige compreensão profunda das diferentes realidades dos alunos, criatividade na utilização das ferramentas tecnológicas e flexibilidade para adaptar as metodologias de ensino às necessidades individuais.

 

Para superar esses desafios, é fundamental promover o diálogo e a colaboração entre todos os envolvidos no processo educacional: professores, alunos, pais, gestores e especialistas. Através do trabalho em conjunto, podemos construir uma educação mais inclusiva e acessível, onde a tecnologia seja utilizada como ferramenta poderosa para o desenvolvimento de todos os alunos.

Fonte: ANGIONO, V. et al. Comunicación aumentativa: trastornos de la comunicación y el lenguaje. Espanha: Brujas, 2017.

​Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. No processo neurobiológico, os significados dos símbolos ficam gravados na memória de cada indivíduo.

PORQUE

​II. O sistema nervoso desempenha um papel decisivo no armazenamento e recuperação dos significados.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8

A identificação de crianças com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) tem como base principal o Modelo dos Três Anéis, proposto por Renzulli (1998, 2011).

O reconhecimento de alunos com AH/SD é fundamental para garantir que eles tenham acesso aos serviços especializados previstos na Lei nº 9.394/1996 (Diretrizes Nacionais para a Educação Especial) e no Decreto nº 7.611/2011, que regulamentam a Educação Especial no Brasil.

A escola, portanto, tem um papel crucial no atendimento às necessidades e particularidades dos alunos com AH/SD. Para isso, é necessário que os profissionais da educação estejam preparados para identificar esses alunos, desenvolver currículos diferenciados e oferecer oportunidades de aprendizagem desafiadoras e enriquecedoras.

Oliveira, Cappelini e Rodrigues (2020, p. 126), em seu livro Altas Habilidades/Superdotação: um guia para educadores, destacam que "a escola precisa se preparar para atender às necessidades dos alunos com AH/SD". Isso significa que a escola precisa estar aberta a novas metodologias de ensino, à utilização de recursos diversificados e à promoção de um ambiente escolar inclusivo e acolhedor.

Ao investir na identificação e no atendimento de alunos com AH/SD, a escola contribui para o desenvolvimento do pleno potencial deles, preparando-os para serem cidadãos críticos, participativos e transformadores da sociedade.

Fonte: OLIVEIRA, A. P. de; CAPELLINI, V. L. M. F.; RODRIGUES, O. M. P. R. Altas habilidades/superdotação: intervenção em habilidades sociais com estudantes, pais/responsáveis e professoras. Rev. Bras. Educ. Espec., [s. l.], v. 26, n. 1, p. 125-142. jan./mar. 2020.

RENZULLI, J. S. The three-ring conception of giftedness. In: BAUM, S. M.; REIS, S. M.; MAXFIELD, L. R. (eds.). Nurturing the gifts and talents of primary grade students. Mansfield Center, CT: Creative Learning Press, 1998. p. 50-72.

Com base no Modelo dos Três Anéis de Renzulli (1998, 2011), analise as afirmativas a seguir:

I. Sensório-motor, pré-operatório e operacional concreto.

II. Equilibração majorante, assimilação e acomodação.

III. Habilidade intelectual acima da média, envolvimento com a tarefa e criatividade.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - I e II, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 9

A Tecnologia Assistiva (TA) capacita pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida a alcançar seu potencial máximo, promovendo autonomia, independência e inclusão social. No Brasil, o Plano Nacional de Tecnologia Assistiva (Decreto nº 10.645/2021) estabelece diretrizes e objetivos para o desenvolvimento e a aplicação da TA, conforme a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

BRASIL. Decreto nº 10.645, de 11 de março de 2021. Regulamenta o art. 75 da Lei nº 13.146, de 6 julho de 2015, para dispor sobre as diretrizes, os objetivos e os eixos do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/decreto/d10645.htm. Acesso em: 14 ago. 2023.

Acerca dos Objetivos do Plano Nacional de tecnologia assistiva, analise as afirmativas a seguir:

I. Facilitar o acesso a crédito especializado aos usuários de tecnologia assistiva, inclusive com oferta de linhas de crédito subsidiadas, específicas para a aquisição dessa tecnologia.

II. Agilizar, simplificar e priorizar procedimentos de importação de tecnologia assistiva, especialmente em questões relativas a procedimentos alfandegários e sanitários.

III. Facilitar e agilizar o processo de inclusão de novos recursos de tecnologia assistiva no rol de produtos distribuídos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e por outros órgãos e entidades da administração pública.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 10

Em um mundo em constante transformação, Ball e Coher (1998 apud Hernádez, 2007) convidam-nos a refletir sobre o papel crucial do professor nesse contexto. Mais do que um mero transmissor de conhecimento, o professor assume a responsabilidade de compreender profundamente o que ensina e de adaptar suas práticas pedagógicas às demandas do momento.

 

Nesse cenário, a formação docente se configura como um dos principais desafios da educação. Apesar da abundância de pesquisas acadêmicas e da existência de diversos projetos e iniciativas públicas e privadas voltados à formação continuada, ainda há um longo caminho a ser percorrido para garantir que todos os professores estejam preparados para os desafios do século XXI.

 

Ampliar e fortalecer a formação docente exige um compromisso conjunto de governos, instituições de ensino e os próprios professores. É fundamental investir em programas de formação de alta qualidade, que considerem as necessidades e realidades dos diferentes contextos educacionais.

 

Ao mesmo tempo, é necessário valorizar e reconhecer o trabalho dos professores, criando um ambiente profissional propício ao seu desenvolvimento contínuo. Através do diálogo, da colaboração e da pesquisa, podemos construir uma educação de qualidade para todos, onde os professores sejam protagonistas na construção de um futuro mais justo e promissor.

Fonte: HERNÁNDEZ, F. Por que dizemos que somos a favor da educação se optamos por um caminho que deseduca e exclui? In: SANCHO, J. M. et al. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2007.

​Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Um dos primeiros desafios para a adoção das Tecnologias Assistivas no processo de empoderamento da aprendizagem de estudantes com deficiência é a formação do educador.

PORQUE

​II. Em muitos casos, o professor desconhece a temática em questão, os significados e as conexões entre as diferentes fontes de informação, e não deve abordá-las isoladamente e descontextualizada.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
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