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ATIVIDADE 2 - PSICO - PSICOPEDAGOGIA APLICADA AOS AMBIENTES ORGANIZACIONAIS - 54_2025

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ATIVIDADE 2 - PSICO - PSICOPEDAGOGIA APLICADA AOS AMBIENTES ORGANIZACIONAIS - 54_2025

ATIVIDADE 2 - PSICO - PSICOPEDAGOGIA APLICADA AOS AMBIENTES ORGANIZACIONAIS - 54_2025

Questão 1

Síndromes e problemas de aprendizagem podem persistir até a vida adulta, impactando diretamente o desempenho de colaboradores no ambiente corporativo. A atuação da Psicopedagogia no espaço organizacional torna-se fundamental para garantir práticas comunicacionais inclusivas e oportunidades equitativas. A falta de conhecimento sobre acessibilidade por parte de gestores pode gerar falhas na comunicação e, consequentemente, interpretações equivocadas de desempenho profissional.

Fonte: PRADO, Thiago Silva. Psicopedagogia Aplicada aos Ambientes Organizacionais. Maringá - PR: Unicesumar, 2021. Adaptado.
 

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A presença de um(a) psicopedagogo(a) na organização pode contribuir para práticas comunicacionais mais acessíveis e para a redução de demissões indevidas.

PORQUE

II. Ao negligenciar as necessidades específicas dos trabalhadores, gestores podem interpretar dificuldades cognitivas como falhas funcionais, sem considerar fatores contextuais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 2
A comunicação organizacional parece, à primeira vista, ser um processo simples. No entanto, para que uma mensagem atinja seu propósito, é fundamental que não haja interferências entre a fonte e a compreensão do receptor. Imagine, por exemplo, que um gerente precisa informar os trabalhadores de uma indústria sobre a criação de uma nova linha de montagem. Embora o conteúdo venha da diretoria, é o gerente quem assume o papel de emissor, enquanto os trabalhadores representam os receptores. A clareza e fidelidade da mensagem, neste caso, são essenciais para o entendimento e execução adequada da nova diretriz.

Fonte: PRADO, Thiago Silva. Psicopedagogia Aplicada aos Ambientes Organizacionais. Maringá - PR: Unicesumar, 2021. Adaptado.


Considerando a situação apresentada e os fundamentos da comunicação no ambiente organizacional, avalie as afirmações a seguir:

I. A eficácia comunicacional está condicionada à ausência de ruídos e à manutenção da intencionalidade original da mensagem ao longo do percurso emissor-receptor.
II. O gerente, ao transmitir a mensagem, atua apenas como um canal neutro de informação, não exercendo influência sobre sua interpretação ou recepção.
III. A compreensão da mensagem pelos trabalhadores depende, além do conteúdo transmitido, de fatores contextuais, relacionais e organizacionais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 3
Programas de treinamento e desenvolvimento (T&D) unificados entre líderes e subordinados podem promover o fortalecimento de competências interpessoais e técnicas nas organizações. Estratégias como palestras, cursos, dinâmicas e gincanas, quando bem estruturadas, contribuem para a construção de ambientes colaborativos e seguros. No entanto, sua efetividade só pode ser garantida quando tais ações são acompanhadas por processos rigorosos de avaliação de eficácia, assegurando o alcance dos objetivos propostos.
Fonte: PRADO, Thiago Silva. Psicopedagogia Aplicada aos Ambientes Organizacionais. Maringá - PR: Unicesumar, 2021. Adaptado.
Com base no texto apresentado, assinale a alternativa que expressa um princípio essencial para a efetividade dos programas de treinamento e desenvolvimento nas organizações.


Alternativas
Alternativa 1:

A realização de treinamentos periódicos garante, por si só, a mudança de comportamento dos colaboradores.

Alternativa 2:

A responsabilidade sobre os resultados dos treinamentos recai exclusivamente sobre o setor de Recursos Humanos.

Alternativa 3:

As ações de T&D voltadas para líderes são suficientes para gerar reflexos positivos em toda a estrutura organizacional.

Alternativa 4:

A avaliação de eficácia permite identificar se as ações de T&D alcançaram seus objetivos e geraram impacto real nas relações e resultados organizacionais.

Alternativa 5:

A promoção de eventos de integração dispensa a necessidade de métodos avaliativos formais, pois o envolvimento emocional já indica sucesso.

Questão 4
Com a promulgação das Leis 8.123 e 13.146, que instituem respectivamente o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, fica claro o papel essencial dessas legislações na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária no Brasil. Essas leis estabelecem políticas públicas eficazes para promover a acessibilidade e inclusão, buscando eliminar barreiras físicas e sociais que historicamente impediram a plena participação das pessoas com deficiência na sociedade (Carvalho, 2018).
Carvalho, F. R. M. (2018). Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência: Comentada artigo por artigo: Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Juspodivm.

​Diante deste contexto, assinale a alternativa que corresponda ao papel fundamental dessas legislações na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária no Brasil.
Alternativas
Alternativa 1:

Assegurar os direitos e a integridade das pessoas com deficiência, garantindo acesso igualitário à educação, saúde e mercado de trabalho.

Alternativa 2:

Estabelecer políticas públicas eficazes para a promoção da acessibilidade e integração, visando eliminar somente as barreiras físicas.

Alternativa 3:

Promover a conscientização e sensibilização somente na escola sobre a importância da diversidade e respeito aos direitos das pessoas com deficiência.

Alternativa 4:

Desenvolver programas de capacitação e treinamento para profissionais e instituições privadas, visando aprimorar o atendimento e suporte às pessoas com deficiência.

Alternativa 5:

Incentivar a participação ativa da sociedade civil na fiscalização das políticas de inclusão, visando garantir a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência.

Questão 5
A QVT – Qualidade de Vida no Trabalho é algo que deve ser buscado amplamente dentro das organizações, para que possa ser garantida a satisfação plena dos trabalhadores, que reflete em seu desempenho e produtividade. Os profissionais de Psicopedagogia possuem papel importante nesse item, para auxiliar na identificação de estratégias que possam amenizar os impactos negativos do trabalho. Sobre a QVT vejamos a matéria a seguir com dados do ano de 2022:

A qualidade de vida no trabalho é um conceito cada vez mais popular nos últimos tempos é essencial para garantir bons resultados e produtividade na organização. No entanto, esse índice enfrenta grandes desafios no país. Veja algumas estatísticas: 9 em cada 10 brasileiros apresentam sintomas de ansiedade segundo pesquisa realizada pela representante brasileira do International Stress Management Association; e 54% dos brasileiros estão satisfeitos com seus trabalhos, segundo pesquisa índice de qualidade de vida no trabalho da Sodexo.

(Fonte: https://www.gupy.io/blog/qualidade-de-vida-trabalho#:~:text=Qualidade%20de%20vida%20no%20trabalho%20%C3%A9%20um%20%C3%ADndice%20de%20satisfa%C3%A7%C3%A3o,e%20o%20sucesso%20do%20neg%C3%B3cio.)
Com base no que foi apresentado e na disciplina, analise as categorias abaixo que podem ser utilizadas como estratégias para a implementação e efetivação da Qualidade de Vida no Trabalho:
I – Dentre as categorias para o alcance da Qualidade de Vida no Trabalho destacam-se a relevância social da prática profissional exercida e também o trabalho e o espaço total que este ocupa na vida do profissional.
II – Dentre as categorias para o alcance da Qualidade de Vida no Trabalho destacam-se a questão do constitucionalismo das corporações e também a integração social que ocorre no ambiente de trabalho.
III – Dentre as categorias para o alcance da Qualidade de Vida no Trabalho destacam-se as oportunidades futuras e as oportunidades imediatas das quais o profissional pode se beneficiar em sua prática.
IV – Dentre as categorias para o alcance da Qualidade de Vida no Trabalho destacam-se as condições materiais e psicológicas seguras para o exercício da função e também uma remuneração justa e adequada ao cargo.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas

Alternativa 2:

I e III, apenas

Alternativa 3:

III e IV, apenas

Alternativa 4:

I, II e III, apenas

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 6
A Sociedade Capitalista é um fenômeno que requer muita maturidade teórica, consciência de classe e mente aberta para que possa ser amplamente discutida, analisada e superada. É nela que o Capital ganhou forças e se tornou o grande detentor de todo tipo de riqueza que o homem precisa, foi também por meio dele que a exploração e a expropriação ganharam forças, pois quem mais possui é quem determina a vida e domina o que menos possuem. Nessa sociedade, o homem e o trabalho foram ressignificados e sua forma de ser e agir modificaram-se drasticamente em relação ao que ocorria no passado.
(Elaborado pelo autor, 2022).


Dessa forma, pensando sobre essa realidade e refletindo sobre a perspectiva de Leontiev (1978) acerca do tema, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Alternativa 1:

Na perspectiva de Leontiev (1978) o homem se diferencia dos demais animais pela sua capacidade qualitativa de transformar a si mesmo e o ambiente em que vive em função de suas necessidades.

Alternativa 2:

Na perspectiva de Leontiev (1978) o homem compreendeu que é apenas pela venda da sua força de trabalho que ele poderá acumular grandes riquezas e se tornar livre de toda prisão das condições passadas.

Alternativa 3:

Na perspectiva de Leontiev (1978) o homem passa a viver melhor em sociedade a partir do capitalismo, entendendo que tudo o que ele pode alcançar depende exclusivamente dele e não das condições.

Alternativa 4:

Na perspectiva de Leontiev (1978) o homem pouco se diferencia dos demais animais, pois sua forma de ser e a agir pouco modifica quem ele é e o meio em que vive, por isso, vive sempre em dependência dos outros.

Alternativa 5:

Na perspectiva de Leontiev (1978) o homem só aprende a trabalhar de verdade quando se instala o sistema capitalista, já que é nesse sistema que ele pode acumular riquezas e viver melhor em sociedade.

Questão 7
Dentre as ferramentas que os profissionais de Psicopedagogia podem utilizar no ambiente corporativo destacamos neste momento o Feedback. Sobre este conceito, vejamos uma reportagem atualizada e publicada pela Kenoby:
Feedback é o retorno que o gestor dá ao colaborador e à equipe acerca de suas atividades do dia a dia. O feedback positivo diz respeito a algo que os profissionais estão fazendo de forma correta. Ou seja, é algo bom — mas não é só isso. Essa prática também pode servir para introduzir no diálogo com os funcionários algo que pode ser aprimorado. Dessa forma, o principal objetivo desse retorno positivo é impulsionar as melhorias. Logo, podemos dizer que o feedback é a resposta que a liderança deve oferecer ao colaborador, levando em conta o que é esperado pela organização e o que precisa ser feito.
(Fonte: https://kenoby-teste.com/blog/importancia-do-feedback-positivo/)
Analisando o que foi apresentado na matéria, bem como o que estudamos sobre o Feedback Positivo e o Feedback Corretivo, analise as afirmativas abaixo, considerando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I – O Feedback Positivo: é um momento de troca para que as atitudes e comportamentos sejam redirecionados, evitando demissões por comportamentos inadequados e já praticados por uma das partes.
II – O Feedback Positivo: é um momento de troca entre quem participa, gerando sentimentos positivos, o que pode reforçar as atitudes percebidas e ser um potencializador da motivação das partes.
III – O Feedback Corretivo: gera sentimentos positivos para quem recebe e também pode ser considerado como um forte motivador das relações entre quem participou do momento de troca.
IV – O Feedback Corretivo: é utilizado como uma forma de reforçar as atitudes e os comportamentos já existentes, com a finalidade de garantir as mesmas condutas futuramente.


As afirmações I, II, III e IV, são respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, F e F

Alternativa 2:

F, F, V e V

Alternativa 3:

F, V, F e F

Alternativa 4:

F, F, F e F

Alternativa 5:

V, V, V e V

Questão 8
De acordo com Chiavenato (2016), há distinções claras entre Treinamento e Desenvolvimento Organizacional. O primeiro é voltado ao aperfeiçoamento imediato de competências em trabalhadores operacionais, com foco no curto prazo. Já o segundo contempla os dirigentes da organização, sendo estruturado para o médio e longo prazo, com estratégias que visam o impacto em suas funções de liderança. Ambos, no entanto, são fundamentais para a educação corporativa e a consolidação da aprendizagem organizacional.

Fonte: PRADO, Thiago Silva. Psicopedagogia Aplicada aos Ambientes Organizacionais. Maringá - PR: Unicesumar, 2021. Adaptado.


Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O Treinamento está mais vinculado a ações pontuais e operacionais, enquanto o Desenvolvimento Organizacional envolve um planejamento mais estratégico, voltado a lideranças.

PORQUE

II. O Desenvolvimento Organizacional é destinado a trabalhadores da base operacional, pois lida com questões técnicas e imediatas do cotidiano produtivo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 9
O mercado de trabalho contemporâneo está cada dia mais exigente, o que faz com que os profissionais de Recursos Humanos busquem cada vez mais identificar nos candidatos às vagas de trabalho, conhecimentos, habilidades e atitudes que os diferenciam dos demais e também que demonstrem que poderão entregar mais valor para as instituições. Contudo, nem sempre os processos de seleção acontecem da forma prevista, o que leva as organizações à necessidade de outros profissionais como os da psicologia, psicopedagogia, medicina no trabalho a comporem o quadro interno de Recursos Humanos.
(Elaborado pelo autor, 2022).


Dentre os profissionais mencionados, vamos destacar aqueles com formação para a Psicopedagogia e refletindo sobre eles analisar as seguintes afirmativas:

I – A Psicopedagogia busca contribuir com as organizações, estabelecendo e avaliando estratégias que possam favorecer de alguma forma o desenvolvimento humano, com ênfase no indivíduo e no coletivo de trabalhadores.
II – A Psicopedagogia no ambiente corporativo pode contribuir com olhares acerca da justiça social, buscando estabelecer mecanismos para que a diversidade e inclusão possam fazer parte das pautas internas.
III – A psicopedagogia no ambiente corporativo está relacionada às questões de aprendizagem, por isso, sua intenção é  a de possibilitar o desenvolvimento dos trabalhadores a partir de suas dificuldades subjetivas, as quais acabam interferindo no desempenho dos grupos.
IV – A Psicopedagogia favorece o ambiente organizacional por buscar sempre atender a todas as demandas legais, por exemplo, sensibilizar a comunidade interna para a necessidade de cumprimento das legislações, incluindo pessoas com deficiências em seus quadros profissionais.


Após analisar as afirmativas, é CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas

Alternativa 2:

II e IV, apenas

Alternativa 3:

III e IV, apenas

Alternativa 4:

I, II e III, apenas

Alternativa 5:

I, II, III e IV

Questão 10
Segundo Minicucci (2019), a empatia exige que o sujeito se coloque na perspectiva do outro — e que observe sua dor a partir de uma posição privilegiada. Essa capacidade vai além da comoção ou da piedade: envolve um exercício de sensibilidade e escuta que promove acolhimento, reconhecimento e superação. A empatia, portanto, não significa assumir o lugar do outro, mas adotar uma postura humanizada e ética diante da sua vivência, criando possibilidades reais de transformação da experiência emocional no contexto organizacional.
Fonte: PRADO, Thiago Silva. Psicopedagogia Aplicada aos Ambientes Organizacionais. Maringá - PR: Unicesumar, 2021. Adaptado.
Com base no texto apresentado, assinale a alternativa que expressa, a essência do comportamento empático no contexto organizacional.
Alternativas
Alternativa 1:

Empatia e dó são práticas equivalentes, pois ambas envolvem sensibilidade e cuidado com a dor alheia.

Alternativa 2:

Colocar-se na posição do outro significa deixar de lado a própria história para assumir a do outro como verdade absoluta.

Alternativa 3:

A empatia é uma forma de demonstrar solidariedade sem se envolver diretamente com as emoções do outro, evitando interferências pessoais.

Alternativa 4:

O comportamento empático exige um olhar horizontalizado e humanizado, capaz de reconhecer a realidade do outro sem anular sua autonomia.

Alternativa 5:

O comportamento empático consiste em assumir a dor do outro como se fosse sua, tomando decisões em nome do sujeito para aliviar seu sofrimento.

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