FECHAR

ATIVIDADE 2 - GPUB - LOGÍSTICA NO SETOR PÚBLICO - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - GPUB - LOGÍSTICA NO SETOR PÚBLICO - 54_2025

ATIVIDADE 2 - GPUB - LOGÍSTICA NO SETOR PÚBLICO - 54_2025

Questão 1
A logística é fundamental dentro de qualquer tipo de organização, sendo privada ou pública. Ela é vista como estratégica e pode ser o grande diferencial para se conseguir melhores resultados organizacionais. Na cadeia logística integrada, encontramos três grupos, sendo um deles a logística de suprimentos, que pode levar diversos nomes, inclusive o de setor de compras, quando se trata de empresas menores.
Fonte: VAZ, Fábio Oliveira.; GONÇALVES, Heider Jeferson. Logística no Setor PúblicoMaringá: UniCesumar, 2022.
Considerando essas informações e o que compõe a logística de suprimentos, avalie as afirmações a seguir:

I. Transformação dos materiais em produtos finais.
II. Promover a transportação da matéria-prima.
III. Distribuição física dos produtos acabados.
IV. Armazenagem da matéria-prima na fábrica, até que os produtos sejam industrializados.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 2
As decisões sobre a política de transporte normalmente focalizam a escolha de modais e serviços. Em geral, são associadas às decisões sobre estocagem. O custo do transporte é a principal variável que preside este tipo de decisão. Custos unitários de transporte mais elevados, por exemplo, podem exigir a consolidação de cargas em volumes elevados para gerar economia de escala.
Fonte: VAZ, J. C.; LOTTA, G. S. A contribuição da logística integrada às decisões de gestão das políticas públicas no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 45, n. 1, p. 107-139, 2011.
A respeito do transporte, a literatura traz o seguinte texto: "É destinado a cargas, cujo prazo de entrega seja preponderante. É o transporte mais rápido, porém com menor capacidade de carga." Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar que o texto se refere a qual tipo de transporte.
Alternativas
Alternativa 1:

Transporte marítimo.

Alternativa 2:

Transporte rodoviário.

Alternativa 3:

Transporte ferroviário.

Alternativa 4:

Transporte aeroviário.

Alternativa 5:

Transporte hidroviário.

Questão 3
"A competição, hoje, está em um nível extremamente globalizado, com uma necessidade enorme de novos produtos e serviços, cada dia mais descartáveis, de vida curta, e por outro lado os clientes muito mais segmentados e buscando exclusividade, além de serem extremamente mais informados e exigentes. As organizações precisam, para sobreviver, serem criativas, ágeis e flexíveis. Não deixando de lado a questão de ainda precisar ser confiável e entregar qualidade superior. Isso acarreta em esforços maiores nas estratégias de entrega de valor. [...]. Para reduzir alguns destes problemas, contamos com os subsistemas logísticos, que se forem integrados, fornecem condições de solucionar e prevenir os problemas logísticos internos da organização" (VAZ, 2016, p. 25).
Fonte: VAZ, Fábio Oliveira.; GONÇALVES, Heider Jeferson. Logística no Setor PúblicoMaringá: UniCesumar, 2022.


Conforme Moura (1997), qual alternativa abaixo, indica alguns subsistemas logístico? Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Aquisição de material, cadastro e vendas.

Alternativa 2:

Controle de estoques, cadastro e negociação externa.

Alternativa 3:

Controle de estoque, armazenagem e transporte de material.

Alternativa 4:

Armazenagem, catalogação interna, inspeção e recebimento.

Alternativa 5:

Classificação de material, seleção de fornecedores e compras.

Questão 4

A divergência maior entre o setor público e o privado se encontra na forma como os agentes responsáveis pela governança reagem. No setor privado, o foco está na reversão do resultado financeiro, na busca pela remuneração do capital investido, para sobrevivência da empresa. No setor público, busca-se a salvaguarda das decisões e legitimidade das ações, a sobrevivência da organização depende do cumprimento de cerimoniais, ritos legais e mitos culturais, dado que inexistem indicadores financeiros de resultado. Vamos acrescentar que a iniciativa privada existe para gerar lucros, buscando formas para reduzir todos os seus custos operacionais, e, portanto, os logísticos. Já a administração pública, não visa lucros, o que leva a não haver uma certa preocupação com os custos das suas atividades, incluindo assim também os logísticos.

Fonte: Disponível em:<https://forum.ibgp.net.br/diferencas-entre-setor-publico-e-privado/>. Acesso em: 18 out. 2023.

Considerando o texto apresentado com relação a logística no setor público, é correto afirmar que: ​

Alternativas
Alternativa 1:

A logística ainda é uma das áreas mais críticas para os gestores, e um dos processos mais carentes de pessoas capacitadas para atuarem no poder público.

Alternativa 2:

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos prejudicaram muito a logística, com aumento da burocracia e o tempo nos procedimentos e operações na gestão pública.

Alternativa 3:

A logística é uma área muito bem desenvolvida no setor público, pois na gestão pública, é muito raro encontrarmos gestores desqualificados e despreparados.

Alternativa 4:

Com as novas leis que tratam sobre o acesso à informação por qualquer cidadão, a logística e o registro das suas atividades ganharam menor importância na área pública.

Alternativa 5:

A implantação das atividades de logística é algo simples, onde não há problema com a quebra de paradigmas e dificilmente encontra-se resistência às mudanças por parte dos recursos humanos envolvidos.

Questão 5
A gestão da cadeia de suprimentos exige o estabelecimento de relações colaborativas ao longo da cadeia, o que significa organizar a gestão do relacionamento com fornecedores, concessionários e organizações do terceiro setor encarregadas da implementação e operação de políticas públicas — e deve-se considerar que relações de longo prazo aumentam a confiabilidade das cadeias de suprimentos. Também é relevante organizar a gestão do relacionamento com clientes (cidadãos-usuários dos serviços públicos) promovendo, para tanto: avaliação dos serviços, consultas públicas, participação dos cidadãos na formulação e no desenho das etapas de implementação.
Fonte: VAZ, J. C.; LOTTA, G. S. A contribuição da logística integrada às decisões de gestão das políticas públicas no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 45, n. 1, p. 107-139, 2011.
Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:
I. O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, de forma simples e clara, consiste no estabelecimento de relações de parcerias, em prazos maiores, entre os diversos integrantes de uma cadeia produtiva.
PORQUE
II. Eles planejarão estrategicamente as atividades e compartilharão informações para que possam desenvolver as atividades logísticas de maneira integrada, ou seja, por intermédio e entre as organizações.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e complementares.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas não apresentam relação.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 6
Durante muito tempo, pensava-se que a diminuição dos custos logísticos seria obtida apenas com a otimização do transporte dos produtos e, para isso, o planejamento logístico, em toda a sua dimensão, estaria voltado para as atividades de entrega ao cliente, que posteriormente incluiria também as atividades de recebimento dos fornecedores e a disponibilização interna para a produção, mas sempre com foco no transporte. Hoje, o planejamento logístico e todas as suas atividades de gestão de compras e de estoques, a armazenagem e a distribuição, visam a cadeia de suprimentos (Supply Chain) em busca não exclusivamente da redução de custos, mas também de oportunidades e vantagens competitivas por meio do nível de serviço com a satisfação plena de seus consumidores.
Fonte: Disponível em: <https://www.logisticadescomplicada.com/o-planejamento-logistico/>. Acesso em: 18 out. 2023.

​Neste contexto, um bom planejamento logístico deve estar dividido em tarefas ou atividades relacionadas aos níveis gerenciais da corporação, que são:
Alternativas
Alternativa 1:

Atividades físicas e virtuais.

Alternativa 2:

Atividades globais, regionais e locais.

Alternativa 3:

Atividades aéreas, marítimas e terrestres.

Alternativa 4:

Atividades estratégicas, táticas e operacionais.

Alternativa 5:

Atividades básicas, intermediárias e avançadas.

Questão 7
Quando tratamos da logística, algo importante a se destacar é a distribuição física, pois ela deve sempre buscar uma otimização dos espaços, do tempo e dos processos, pois tem como objetivo geral colocar os produtos certos no lugar certo, no momento certo e com o nível de serviço desejado pelo cliente e ainda pelo menor custo possível. Na Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM), a distribuição física envolve várias atividades logísticas, sendo desde a saída do produto da indústria até sua chegada ao consumidor final, podendo, ainda, em alguns casos, que o produto seja inicialmente levado da produção para um ponto intermediário, que pode ser um depósito atacadista ou o centro de distribuição de um varejista também, por exemplo.
Fonte: VAZ, F. O. Logística no Setor Público. Maringá: Unicesumar, 2019. VAZ, Fábio Oliveira.; GONÇALVES, Heider Jeferson. Logística no Setor PúblicoMaringá: UniCesumar, 2022.
Nesse contexto, avalie quais afirmações a seguir podem ser consideradas componentes da distribuição física.

I. Instalações físicas e pessoal.
II. Estrutura de custos, redes e feedbacks.
III. Veículos e informações.
IV. Estoque de produtos.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8
A logística engloba toda a movimentação interna e externa de materiais de uma organização. Dentro de todo esse procedimento, temos a distribuição física, que objetiva disponibilizar o produto certo, no local, momento e com seu nível certo de serviço. Essa distribuição física tem seu início desde a saída do produto da indústria até que ele chegue ao consumidor final, ou direcionado a um depósito atacadista, como também encaminhado a centros de distribuição de varejo. Essa situação pode ser facilmente percebida no Setor Público, a exemplo, nos casos específicos como a distribuição de alimentos perecíveis para escolas.
Fonte: VAZ, Fábio Oliveira.; GONÇALVES, Heider Jeferson. Logística no Setor PúblicoMaringá: UniCesumar, 2022.

Face ao exposto, podemos dizer que a distribuição física dos produtos acontece com base em alguns componentes físicos e informacionais, sendo:

I. Estoque de produtos.
II. Veículos.
III. Informações.
IV. Estrutura de custos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

III e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 9
"Sabe-se que a Administração Pública necessita recorrer a terceiros para a prestação de serviços e fornecimento de bens, em razão de não possuir material humano suficiente para atender a demanda da sociedade, tampouco possuir operações produtivas. Com a designação de serviços a terceiros para a realização das “atividades-meio”, a Administração Pública tem condições de focar na qualidade das “atividades-fim” e lograr êxito em suas ações. Em razão dessa terceirização dos serviços públicos, uma ferramenta denominada central de compras vem tornando-se peça fundamental na estratégia de compras da Administração Pública, resultando em significativas vantagens"(VAZ, 2016, p. 92).
Fonte: VAZ, Fábio Oliveira.; GONÇALVES, Heider Jeferson. Logística no Setor PúblicoMaringá: UniCesumar, 2022.


Sobre a Central de compras, analise as afirmativas abaixo:
 
I. A implantação de uma central de compras caracteriza-se como uma técnica moderna de administração, baseada em um processo de gestão que ocasiona mudanças estruturais, culturais e procedimentais na Administração Pública.
II. Inúmeros são os benefícios proporcionados pela centralização das compras, como: otimização dos recursos; otimização dos estoques; melhoria e controle na qualidade; diminuição do desperdício, dentre outros.
III. A central de compras aliada aos avanços tecnológicos como a interconexão em rede e a formação de grupos virtuais é um exemplo de criação de grupo que permite que as organizações ampliem seus desempenhos de maneira integrada e ampliada.
IV. A centralização das compras proporciona significativas melhorias, sendo adotada em toda a Administração Pública, devendo ser disseminada e compartilhada por todos que sabem de sua importância.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 10
"A abrangência da logística inclui toda movimentação, interna e externa, de materiais de uma empresa, onde ela desempenha essas atividades em conjunto, principalmente nas áreas de produção e distribuição, o que eleva o conceito conhecido como Logística Integrada ou Supply Chain, ou ainda SCM – Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Abastecimento). Podemos definir Supply Chain como a gestão da cadeia de abastecimento. Na visão de diversos autores, a competição no mercado ocorre entre as cadeias de abastecimento, onde uma boa gestão permite avaliar pontos fracos e fortes, auxiliando a tomada de decisão e maximizando os resultados da empresa/organização"(VAZ, 2016, p. 56).
Fonte: VAZ, Fábio Oliveira.; GONÇALVES, Heider Jeferson. Logística no Setor PúblicoMaringá: UniCesumar, 2022.


 Nesse contexto, os resultados que se esperam do SCM para o setor público são:
 
I. Reduzir custos e aumentar a eficiência.
II. Obter o produto certo, no lugar certo, na quantidade certa e com o menor custo.
III. Desenvolver serviços de baixo valor para o cidadão, que dão a empresa uma vantagem competitiva sobre os concorrentes da iniciativa privada.
IV. Aumentar os lucros e melhorar os tempos de ciclos da cadeia de produção.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu