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ATIVIDADE 3 - GPUB - LOGÍSTICA NO SETOR PÚBLICO - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - GPUB - LOGÍSTICA NO SETOR PÚBLICO - 54_2025

ATIVIDADE 3 - GPUB - LOGÍSTICA NO SETOR PÚBLICO - 54_2025

Questão 1
Governo entrega kits da merenda com itens da agricultura familiar.
Os estudantes da região de Mossoró receberam, na semana passada, kits da merenda escolar com 100% dos itens oriundos da agricultura familiar. Levar alimento para a mesa dos alunos da rede estadual de Educação é um dos compromissos do Governo do RN e que chegará à marca de 1,1 milhão de kits da merenda escolar distribuídos em todo o Rio Grande do Norte.
A distribuição já foi concluída em várias regiões do interior do Estado. Em Natal, os estudantes matriculados na rede estadual de Educação começarão a receber os kits de merenda na próxima semana, conforme calendário montado junto às cadeias produtivas, responsáveis pela entrega dos itens.
Fonte: Tribuna do Norte. Disponível em: <https://www.tribunadonorte.com.br/noticia/governo-entrega-kits-da-merenda-com-itens-da-agricultura-familiar/524808>. Acesso em: 18 out. 2023.

Sobre as rotas de distribuição na logística pública, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Para que os estudantes da região de Mossoró, recebessem os kits de merenda escolar em sua região ou cidade, devemos considerar que sejam marcados no mapa da cidade todos os locais onde haverá entregas, assim como conhecer todos os destinos das entregas e mensurar o volume de produtos que cada unidade recebe em média, para saber se o centro de consumo precisa de entregas exclusivas ou pode ser formada uma rota.
PORQUE
II. Independente do tipo de produtos que são armazenados, não é necessário montar equipes de distribuição por grupos de produtos, a mesma equipe de produtos não perecíveis (fará entregas mensais), e para produtos perecíveis que farão a distribuição igualmente mensal (caso dos alimentos para merenda escolar ou para alimentação no hospital).

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 2
Considere que Marcelo é um funcionário público, recentemente lotado no setor de recebimentos de um almoxarifado numa prefeitura do interior do Paraná. Ele quer saber qual é a diferença nos procedimentos para receber uma cadeira que vai ser utilizada na saúde ou outra que vai ser usada na educação, e outra que deverá ser usada em outro setor da prefeitura, como o de transportes, por exemplo. Ele está bem confuso com tudo isso, pois acredita que não deveria haver diferenças, pois entende que os procedimentos para receber materiais são os mesmos, independentemente de quem vai utilizar esses produtos.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2019.
Tendo por base a situação hipotética anterior, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Para diminuir os custos de logística e os riscos enfrentados pela diferença de procedimentos no uso de vários almoxarifados, a melhor solução é implantar uma central de recebimento e armazenamento, comumente chamado de Almoxarifado Central.

PORQUE
II. Dessa forma, conseguirá reduzir o risco de serem adotados procedimentos padronizados para produtos idênticos, em que, sendo o trabalho feito por diferentes pessoas, ainda assim, haverá diferenças de procedimentos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3
Quando se fala em procedimentos logísticos, o primeiro pensamento que vem em mente é a questão da entrega de bens e serviços pelo contratado à contratante e neste interim algumas questões são bastante relevantes, como local de entrega, data da entrega, responsável pelo recebimento, etc., e no setor público não é diferente pois todas estas informações farão parte do romaneio de entrega dos bens e serviços. Agora quando se trata de produtos perecíveis outras preocupações são ainda mais relevantes.
Fonte: VAZ, Fábio Oliveira.; GONÇALVES, Heider Jeferson. Logística no Setor PúblicoMaringá: UniCesumar, 2022.
​Considerando o texto acima, para uma situação da aquisição pela administração pública de itens que compõem a merenda escolar, exemplo tomates, como teríamos uma eficiência no processo logístico?


Alternativas
Alternativa 1:

Este procedimento pode ocorrer, mas não é preocupação da administração pública, pois de acordo com o cronograma de entrega que faz parte do edital de licitação, o participante do certame irá elaborar uma proposta de preços, de acordo com os seus custos e que seja vantajosa para a administração pública e poderá entregar os produtos adquiridos no primeiro dia do cronograma cumprindo assim com o estabelecido no edital de licitação.

Alternativa 2:

Este é um procedimento comum e a administração pública não precisa se preocupar pois o participante do certame vai apresentar a proposta que for mais vantajosa para ele, pois sendo um produto perecível a cada data de entrega ele terá que adquirir no mercado consumidor o produto e este pode variar de preços, implicado em onerar seus custos para a entrega no cronograma que a administração pública determinou no edital de licitação.

Alternativa 3:

A administração pública ao elaborar o edital de licitação proporá um cronograma de entrega e o mesmo fará parte do edital da licitação, dentro deste cronograma de entrega só é estabelecido o prazo, a quantidade e o preço não são necessários, pois ficará a cargo do participante da licitação a verificação do melhor preço que ele vai adquirir os tomates no mercado para realizar a aquisição e assim ele fará a realização da entrega cumprindo o previsto no edital.

Alternativa 4:

Não é tão comum, mas o correto é que todos os órgãos públicos elaborem o cronograma de entrega e que o mesmo faça parte do edital da licitação, pois assim o participante terá como elaborar a planilha de preços contemplando os prazos de entrega sabendo da questão da sazonalidade da produção de tomates e sua demanda, para assim obter uma média de preços que favorecerá a administração pública e também não implicará em prejuízos para a empresa participante do certame.

Alternativa 5:

Ao participar de um processo licitatório, onde a logística é fator preponderante, tendo em vista ser um produto perecível, é solicitado da administração pública um cronograma de entrega e que o mesmo faça parte do edital da licitação, pois assim o participante avaliará o melhor preço que ele poderá adquirir o produto no mercado e assim fornecer para a administração pública com um preço menor que o praticado pelo mercado, que favorecerá a administração pública e também não implicará em prejuízos para a empresa participante do certame.

Questão 4
Considere que Paulo é motorista da prefeitura municipal de Alto da Serra e que ele será responsável, nesse próximo ano, de toda distribuição dos produtos da secretaria de educação do município aos pontos de consumo internos, como todas as escolas, centros de educação infantil e quaisquer outras unidades administrativas relacionadas à educação. Ele está preocupado, pois não sabe ao certo como irá fazer esse trabalho de forma mais eficiente.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2019.
Levando em consideração a situação hipotética anterior, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas para ajudar Paulo a cumprir com suas obrigações.

I. Recomenda-se que sejam marcados no mapa da cidade todos os locais onde haverá entregas. Depois de conhecer todos os destinos das entregas, é necessário mensurar o volume de produtos que cada unidade recebe em média para saber se o centro de consumo precisa de entregas exclusivas ou pode ser formada uma rota.

PORQUE
II. Dependendo do tipo de produtos, podem-se montar equipes de distribuição por grupos de produtos, como uma equipe para produtos não perecíveis, que fará entregas mensais, uma para produtos perecíveis que precisam de distribuição semanal, no caso dos alimentos para merenda escolar, por exemplo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 5
O planejamento, a construção e a elaboração do layout de um setor de estoque incluem diversos elementos, dentre eles, os corredores, que são considerados as ruas do almoxarifado. Os corredores devem ser corretamente desenhados e dimensionados de forma a promoverem o correto, rápido e seguro fluxo de pessoas e insumos, dada a grande movimentação de entradas e saídas que nele ocorrem. Será eficiente um almoxarifado que possuir o projeto mais coerente, que otimize suas necessidades.
Fonte: VAZ, Fábio Oliveira.; GONÇALVES, Heider Jeferson. Logística no Setor PúblicoMaringá: UniCesumar, 2022.
Considerando o fragmento de texto acima, analise as alternativas abaixo que tratam sobre os tipos de corredores existentes.
I. Corredores de Pessoal são usados para possibilitarem a movimentação do material para estocagem.
II. Corredores Auxiliares possibilitam o acesso a fontes de utilidade, a equipamentos anti-incêncendio.
III. Corredores de cruzamento se estendem por meio de todo o prédio e, geralmente, conduzindo às portas opostas do armazém.
IV. Corredores de Trabalho são os que possibilitam que o material seja colocado e retirado na estocagem.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 6
Para uma efetiva Gestão Pública em sua logística é necessário que toda e qualquer contratação seja formalizada após vencido o período do processo licitatório, esta formalização se dá pelo contrato estabelecido entre a administração pública e o vencedor do certame, este documento estabelecerá, o que será entregue, a que preço, o prazo de entrega, e este documento fará parte do edital de licitação para que os participantes tenham conhecimento de como será o processo logístico da entrega até o recebimentos dos valores.
Fonte: VAZ, Fábio Oliveira.; GONÇALVES, Heider Jeferson. Logística no Setor PúblicoMaringá: UniCesumar, 2022.
Considerando o texto sobre o processo licitatório e que o seu resultado deve ser anotado em um contrato administrativo, este é obrigatório nos casos de concorrência e de tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidade. Porém é facultativo o contrato, e outras formas poderão ser estabelecidas pela administração como exceções da lei, que encontramos em:
Alternativas
Alternativa 1:

Carta Convite, nota fiscal, contra ordem ou ordem de serviço e contra ordem de empenho.

Alternativa 2:

Contrato de prestação de serviço, nota de validação de receita, autorização de compra e venda.

Alternativa 3:

Carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.

Alternativa 4:

Carta convite, nota de devolução de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de empenho.

Alternativa 5:

Contrato de compra e venda, nota de esclarecimento, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.

Questão 7
Almoxarifado Central da Fiocruz é referência em gestão de materiais.
O Almoxarifado Central da Fiocruz recebeu, em 23 de maio, representantes da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento operacional do Almoxarifado da Fiocruz, já que a Casa de Rui Barbosa quer reestruturar e modernizar seu almoxarifado para desenvolver um novo fluxo de atividades e implantar o mesmo sistema de gestão de materiais utilizado aqui. Este sistema, conhecido como SGA, módulo almoxarifado, facilita o controle dos registros de material, otimiza a gestão do almoxarifado, evita perdas e melhora o serviço prestado aos usuários internos. A FCRB foi representada pela chefe do Serviço de Administração de Serviços Gerais, Helena Silva, pela assistente administrativo Marilan Borges, pelo responsável pelo almoxarifado da FCRB, Paulo Zucoloto, e pela estagiária de administração Sheila Fernandes.
Fonte: FIOCRUZ. Disponível em: <https://www.dirad.fiocruz.br/?q=node/122>. Acesso em: 18 out. 2023.


Sobre o tema, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Almoxarifados centrais trazem muitas vantagens, principalmente econômicas, apesar de apresentar ganhos sob outras óticas, como organizacional, produtividade, gerencial, até motivacional para as pessoas envolvidas no processo.
PORQUE
II. Envolvem vantagens além das econômicas, como por exemplo a formação de cargas, processamento de pedidos e estoque mínimo, que não se enquadram como vantagens econômicas, mas como vantagens no âmbito gerencial.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 8
Quando a administração pública necessita adquirir bens e serviços o faz sempre primando pela melhor qualidade e menor preço, para a questão de preço alguns parâmetros devem ser observados tendo em vista que a administração pública deverá prestar contas de como foi realizada a compra, e o preço não deve exorbitar, pois a administração pública tem a obrigação de efetuar a boa aplicação dos recursos públicos, como contrapartida aos tributos pagos pelos cidadãos, por isto se tem uma média de preços praticados pelo mercado principalmente no tocante aos gastos realizados pela administração pública.
Fonte: VAZ, Fábio Oliveira.; GONÇALVES, Heider Jeferson. Logística no Setor PúblicoMaringá: UniCesumar, 2022.
No tocante ao dever da administração pública na contratação de bens e serviços, este é um requisito legal que consta da Lei 8.666/93 Art. 43, IV, e sobre o preço de aquisição prescreve que:
Alternativas
Alternativa 1:

A administração pública deverá realizar a verificação da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e, conforme o caso, com os preços correntes no mercado ou fixados por órgão oficial competente, ou ainda com os constantes do sistema de registro de preços, os quais deverão ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis.

Alternativa 2:

A administração pública através do princípio da uniformidade de cada proposta com os requisitos do edital avaliará a documentação, desclassificando as que não atenderem o edital, e após este procedimento verificará a proposta de preços e escolherá a que for conveniente a comissão de licitação os quais deverão ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis.

Alternativa 3:

A administração pública após a publicação do edital, entrará em contato com cada contratado para verificar os preços que estes irão praticar no certame licitatório, indicando de antemão as propostas que serão mais vantajosas, ganhando assim tempo para a finalização da aquisição de bens e serviços, os quais deverão ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis.

Alternativa 4:

A administração pública possui o poder discricionário da verificação da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e decidir qual a melhor proposta, a mais vantajosa e que atende ao edital, e ainda verificar a documentação solicitada também no edital, para se estabelecer o contrato de compra de bens e serviços, os quais deverão ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis.

Alternativa 5:

A administração pública através da comissão de licitação e de previsão legal fará a abertura dos envelopes contendo as propostas e tendo uma que apresente o menor preço, as demais serão desclassificadas, pois só é aberto o envelope com a documentação daqueles que apresente a proposta mais vantajosa para a administração pública, e estes procedimentos deverão ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis.

Questão 9
Do laboratório ao braço: caminho das vacinas Covid-19 tem controle de qualidade rígido e operação logística em tempo recorde.
Controle de qualidade rígido, checagem dos frascos, análise de temperatura, planejamento de voos: cada vacina Covid-19 que chega nos braços dos brasileiros é fruto de um processo complexo de distribuição, coordenado pelo Ministério da Saúde. Em quase oito meses de campanha, essa operação logística já levou mais de 215 milhões de doses para todos os estados e Distrito Federal e já vacinou mais de 120 milhões de pessoas com a primeira dose. Nos últimos meses, o trabalho das equipes do Ministério da Saúde, como os técnicos do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e do Departamento de Logística, se intensificou para garantir que as vacinas cheguem com agilidade a todas as unidades da Federação dentro dos parâmetros de qualidade, em uma campanha com desafios diferentes de todas as outras já feitas na história do País.
Fonte: Ministério da Saúde. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/do-laboratorio-ao-braco-caminho-das-vacinas-covid-19-tem-controle-de-qualidade-rigido-e-operacao-logistica-em-tempo-recorde>. Acesso em: 18 out. 2023.

Sobre a logística de distribuição e sua importância na gestão pública, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. No processo de distribuição um sistema informatizado é muito útil, diria até que fundamental, pois os órgãos requisitantes podem assim conferir as quantidades de materiais que já possuem em estoque antes de fazer qualquer pedido, sendo o procedimento ideal a se fazer.
PORQUE
II. Após a formação de um histórico de consumo, o sistema pode realizar o pedido, que precisa apenas da confirmação do órgão consumidor para que seja autorizada então a distribuição dos produtos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10
Existe um sistema de distribuição conhecido como UM-PARA-UM, em que o veículo de transporte é utilizado com sua carga completa e bem aproveitado o espaço. Utiliza-se todos os espaços disponíveis com foco em conseguir o melhor uso e aproveitamento do veículo de carga.
Fonte: VAZ, Fábio Oliveira.; GONÇALVES, Heider Jeferson. Logística no Setor PúblicoMaringá: UniCesumar, 2022.
Considerando essas informações, existem alguns fatores que podem influenciar esse sistema, entre eles:
I. Valor unitário da carga pode implicar no uso de veículos especiais e na implantação de sistemas de segurança e de monitoramento adequados, quase sempre caros. Como exemplo, pode-se citar o transporte de remédios e aparelhos eletrônicos, que vem sofrendo de constantes assaltos, obrigando as transportadoras a instalar antenas de rastreamento de veículos e dispor de equipes de segurança.
II. Acondicionamento: uma das formas de reduzir significativamente os tempos de carga e descarga é utilizar outras formas de acondicionamento da carga, principalmente sua unitização que, no transporte doméstico, é feita geralmente por meio de pallets.
III. Grau de fragilidade da carga tem influência nos cuidados necessários no processo de embalagem do produto, no seu manuseio e no transporte. Um veículo de molas muito duras pode levar a perdas excessivas no transporte de ovos, por exemplo.
IV. Grau de periculosidade da carga tem implicações severas na distribuição de produtos, principalmente nos países mais desenvolvidos, como é o caso de distribuição de gasolina na Europa, que exige veículos bastante sofisticados, com sistema de reaproveitamento dos vapores (para evitar que sejam lançados na atmosfera), controle de vazamentos, válvulas de segurança etc.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

III e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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