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ATIVIDADE 3 - GH - ACREDITAÇÃO HOSPITALAR - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - GH - ACREDITAÇÃO HOSPITALAR - 54_2025

ATIVIDADE 3 - GH - ACREDITAÇÃO HOSPITALAR - 54_2025

Questão 1

Uma importante ferramenta para auxiliar as organizações nos trabalhos de análise e melhoria de seus processos de negócio é a matriz GUT. Com relação ao emprego adequado da matriz GUT, é correto o que se afirma na alternativa:

Elaborada pelo professor, 2021

Alternativas
Alternativa 1:

Agrupamento.

Alternativa 2:

Geração de ideias.

Alternativa 3:

Análise somente da gravidade.

Alternativa 4:

Prioriza as causas mais significativas.

Alternativa 5:

Definição de uma fórmula de comparação.

Questão 2

As Instituições Acreditadoras são organizações de direito privado, com ou sem fins lucrativos, credenciada pela Organização Nacional de Acreditação, com a responsabilidade de proceder à avaliação e certificação da qualidade dos serviços, dentro do processo de acreditação, em nível nacional. Também podem realizar outras atividades como a avaliação de diagnóstico organizacional e atividades de sensibilização e capacitação. As Instituições Acreditadoras Credenciadas possuem atuação nacional, podendo realizar atividades em qualquer localidade da Federação, independente da localização de sua sede. Para realizar o processo de avaliação de certificação dentro dos serviços de saúde, a Instituição Acreditadora deve dispor de uma equipe de avaliadores capacitada e habilitada para desempenhar tal tarefa.

Disponível em: <https://bit.ly/2wSC6Oe>. Acesso em 07 de setembro de 2018.

Assim, com base nesta informação, analise as asserções a seguir:

I - A equipe de avaliadores é composta, geralmente, por no mínimo três membros: médico, enfermeiro e administrador.

Nesse intuito

II - A equipe deve coletar e analisar evidências para a formulação de conclusões relativas à organização, não se preocupar que as informações obtidas permaneçam confidenciais, cumprir com o Código de Ética do Sistema Brasileiro de Acreditação e reter documentos da organização.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições falsas.

Alternativa 2:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é um complemento da I.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é um complemento da I.

Questão 3

Muita gente acha que Certificação e Acreditação são a mesma coisa, mas não são, elas são apenas complementares. Apesar de ambas se referirem a conformidade às leis, regulamentos e normas técnicas elaboradas por entidades certificadoras, elas possuem diferenças sutis entre si. Mesmo com essa pequena desigualdade, é importante ressaltar que uma instituição que possui certificações, acreditações ou ambas (sim, é possível ter as duas ao mesmo tempo) mostra não apenas sua preocupação em proteger seus pacientes (ou quaisquer pessoas que dependem diretamente dela), mas também uma grande vantagem competitiva em relação aos estabelecimentos que não as possuem.

Sensorweb. Certificações e Acreditações na área da saúde. Online, 2018. (adaptado).
Disponível em: <https://bit.ly/2wS9vbJ>. Acesso em 07 set. 2018.

Considerando o exposto acima, analise as afirmações a seguir referente à Acreditação:

I.  Acreditação é conceder reputação, tornar digno de confiança.

II. Acreditação é atestação relativa a: produtos, processos, sistemas ou pessoas por terceira parte.

III. Os procedimentos da Acreditação são realizados por meio de um organismo imparcial, de notório conhecimento público, que atesta por escrito que os produtos, processos ou sistemas de qualidade de uma instituição estão de acordo com requisitos especificados.

IV. Os padrões de acreditação são, geralmente, considerados como ideais e concretizáveis, propiciando um compromisso visível, por parte da instituição, de melhorar a segurança e a qualidade do cuidado ao paciente, garantir um ambiente seguro e trabalhar constantemente para reduzir os riscos ao paciente e aos profissionais.

É correto o que se afirma em :
Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV , apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 4

Durante o processo de implantação do melhor modelo de ações requeridas pelo Programa de Acreditação, algumas estratégias foram analisadas para que pudessem ser postas em prática, em 2009, com a criação aprovada em regulações, foi implantada a Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde, que define as prioridades para a concretização da política para a qualidade na saúde, para nomeadamente adotar e adaptar um modelo nacional e independente de acreditação e implementá-lo oficialmente por meio de um programa nacional de acreditação em saúde.

TIRONE, Nayara Mizuno. GASPARI, Vanessa Paola Povolo. Acreditação Hospitalar. Maringá: UniCesumar, 2018.

Considerando a situação mencionada ao modelo de acreditação, foram definidos os seguintes critérios:

I. Alinhamento com as grandes linhas de Estratégias Nacional para a Qualidade na Saúde.

II. Definição de propor o necessário suporte normativo e regulamentar para identificar áreas e oportunidades de melhoria.

III. Transversalidade e facilidade de adaptação aos vários tipos de unidades que constituem o Sistema de Saúde Português, avaliação dos profissionais da saúde nacionais e possibilidade de alargamento a outras áreas de acreditação em saúde.

IV. Sustentabilidade econômica, de forma a permitir a adoção generalizada do modelo de acreditação escolhido.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I, e III, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 5
"O CBA (Consórcio Brasileiro de Acreditação) tem como parte de sua missão, promover atividades de educação e de capacitação relacionadas com gestão e melhoria de qualidade e segurança assistencial, assim como com programas de acreditação e de certificação internacionais e especializadas".
Fonte: adaptado de: https://cbacred.org.br/site. Acesso em: 09 nov. 2022.

O CBA tem como objetivo promover a melhoria da assistência nas instituições de saúde, por meio de padrões de consenso internacional, de Metas Internacionais de Segurança do Paciente (PISG) e de assistência ao monitoramento com indicadores. ​Sendo assim, o objetivo da sexta meta de segurança do paciente é:

Alternativas
Alternativa 1:

Identificação correta do paciente.

Alternativa 2:

Higienização adequada das mãos.

Alternativa 3:

Prescrição segura de medicamentos.

Alternativa 4:

Redução do risco de quedas e lesões.

Alternativa 5:

Melhoria no processo de comunicação entre os profissionais de saúde.

Questão 6

O estudo da acreditação em organizações de saúde mostra a preocupação com a qualidade e assistência dos serviços prestados. Durante a guerra da Criméia em 1854, Vasconcellos (2005), preocupado com os doentes no campo de batalha, inseriu algumas medidas que conseguiu reduzir a mortalidade nos hospitais.

TIRONE, Nayara Mizuno. GASPARI, Vanessa Paola Povolo. Acreditação Hospitalar. Maringá: UniCesumar, 2018.

​Considerando o trecho acima e os conteúdos estudados na disciplina, podemos afirmar que essas medidas são:

Alternativas
Alternativa 1:

Higienização das mãos.

Alternativa 2:

Troca de lençóis e ventilação.

Alternativa 3:

Higienização dos ambientes.

Alternativa 4:

Apenas uso de desinfetantes.

Alternativa 5:

Uso de ventilação e uso de desinfetantes.

Questão 7

Os pilares de qualidade em saúde, é o processo está relacionado às atividades envolvendo profissionais de saúde e pacientes segundo padrões técnicos científicos e a utilização de recursos quanti e qualitativos, incluindo o reconhecimento dos problemas, métodos diagnósticos e os cuidados prestados, o resultado corresponde às atividades realizadas no serviços de saúde, considerando a mudança do estado de saúde do paciente, mudanças de comportamentos, satisfação de padrões e de expectativas do usuário e do trabalhador, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:

TIRONE, Nayara Mizuno. GASPARI, Vanessa Paola Povolo. Acreditação Hospitalar. Maringá: UniCesumar, 2018

I. Eficácia – melhor resultado obtido na melhor situação possível; efetividade – melhor resultado obtido na situação real; eficiência – melhor resultado diante do menor custo;

II. Otimização dos recursos – ponto relevante considerando o resultado e o custo;

III. Aceitabilidade – a ação atende às expectativas e os valores da sociedade ou comunidade;

IV. Legitimidade – a ação atende às expectativas e os valores dos consumidores; equidade – distribuição das ações de seus benefícios entre os membros de uma população.

As afirmações I, II, III e IV são respectivamente

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, F, V.

Alternativa 2:

V, V, V, F.

Alternativa 3:

V, V, F, F.

Alternativa 4:

F, V, V, V.

Alternativa 5:

F, F, V, V.

Questão 8
Uma vez alcançada a acreditação, o serviço de saúde passará por avaliações periódicas de manutenção, dentro de intervalos estabelecidos pela ONA, conforme o nível de acreditação alcançado. Além das visitas periódicas, podem haver visitas extraordinárias em algumas situações específicas, previstas pela legislação que rege a ONA.

GASPARI, V. P. P.; TIRONE, N. M. Acreditação hospitalar. Maringá: Unicesumar, 2018.


​Avalie as assertivas, a seguir, e assinale aquela que não contempla um quesito considerado nessas visitas extraordinárias:

Alternativas
Alternativa 1:

Ocorrência de eventos.

Alternativa 2:

Ocorrência de incidentes.

Alternativa 3:

Inclusão de novos serviços terceirizados.

Alternativa 4:

Mudança de endereço, CNPJ e razão social.

Alternativa 5:

Mudança de endereço, mantendo-se o CNPJ e razão social.

Questão 9
Após conquistado o selo de acreditação, o setor de auditoria do serviço de saúde deve zelar pela manutenção da qualidade do produto entregue ao cliente/paciente. Outro ponto a ser discutido, é que esse selo de qualidade tem um prazo de validade, ou seja, ele tem uma duração máxima e, após esse tempo, uma nova visita deve ser realizada para verificar se o serviço prestado se mante com a mesma qualidade ou não.

​GASPARI, V. P. P.; TIRONE, N. M. Acreditação hospitalar. Maringá: Unicesumar, 2018


Sendo assim, os certificados de qualidade proferidos pela ONA contemplam:

Alternativas
Alternativa 1:

Validade de 1 ano para nível 1.

Alternativa 2:

Validade de 2 anos para nível 2.

Alternativa 3:

Validade de 3 anos para nível 2.

Alternativa 4:

Validade de 5 anos para nível 3.

Alternativa 5:

Validade de 10 anos para nível 3.

Questão 10
O processo do Sistema Brasileiro de Acreditação - ONA é aplicável em qualquer organização, independentemente do seu porte, perfil ou característica, uma vez que não recomenda ferramentas específicas, técnicas, processos ou metodologias, logo, o modelo de acreditação da ONA não é prescritivo, O padrão representa o produto esperado do processo. Eles são elaborados com a existência de três níveis, do mais simples ao mais complexo, crescente e com princípios específicos (BRASIL, 2002; ONA, 2018), avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:

TIRONE, Nayara Mizuno. GASPARI, Vanessa Paola Povolo. Acreditação Hospitalar. Maringá: UniCesumar, 2018.


I. Nível 1 - Segurança – Atendimento aos requisitos básicos da qualidade na assistência prestada, as especialidades e nos serviços da organização
de saúde, com recursos humanos compatíveis com a complexidade, qualificação e responsável técnico.
 
II. Nível 2 - Gestão Integrada – Adoção do planejamento na organização da
assistência, referentes à documentação, força de trabalho, treinamento, controle, estatísticas básicas para tomada de decisão clínica e gerencial e
práticas de auditoria interna.
 
III. Nível 3 - Excelência em gestão – Política institucional de melhoria contínua em termos de estrutura, novas tecnologias, atualização técnica, ações
assistenciais e procedimento médico-sanitários. Evidência de utilização de tecnologia da informação, disseminação global e sistêmica de rotinas padronizadas e avaliadas, com foco na busca da excelência.
 
 
As afirmações I, II e III são respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, F.

Alternativa 2:

V, V, V

Alternativa 3:

V, F, F.

Alternativa 4:

F, V, V.

Alternativa 5:

F, F, V.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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