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ATIVIDADE 2 - DM - MODELAGEM BIDIMENSIONAL - 54_2025

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ATIVIDADE 2 - DM - MODELAGEM BIDIMENSIONAL - 54_2025

ATIVIDADE 2 - DM - MODELAGEM BIDIMENSIONAL - 54_2025

QUESTÃO 1

“Assim, cabe salientar que a modelagem geométrica bidimensional/plana é a técnica de desenvolver moldes em duas dimensões, utilizada como norteadora do processo de corte do material têxtil, no qual o produto de vestuário é confeccionado. Trata-se de um processo minucioso relacionado ao traçado de formas, utilizando-se de retas, curvas e pontos de referência que dão origem à diagramas, realizados a partir de medidas referenciais individuais, ou pré-determinadas por tabelas de medidas industriais" (Emídio, 2019, p.70).

EMÍDIO, L. F. B. Modelo MODThink: o pensamento do design, aplicado ao ensino-aprendizagem e desenvolvimento de competências cognitivas em modelagem do vestuário. 229 f. 2018. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista. Bauru, 2018.

Considerando a técnica de modelagem bidimensional e o papel do modelista, avalie as afirmações abaixo:

​I. É primordial que o modelista compreenda e domine os conhecimentos necessários para manuseio e utilização dos tecidos, assim como as técnicas de costura e acabamentos.

​II. Na indústria do vestuário, a modelagem é considerada como mais uma etapa técnica, sem princípio artístico e separado da criação.

​III. Na indústria do vestuário, a modelagem é totalmente inserida no processo de criação. Com isso, o modelista também pode criar e o designer realizar modelagens.

​IV. Em pequenos ateliês, geralmente a criação, a modelagem e a costura é realiza por um único profissional.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 2

A parte superior do corpo feminino possui volumes principalmente na região do busto e curvas na região da cintura. Por conta disso, ao construir o diagrama e moldes básicos de blusas é preciso usar recursos construtivos como pences para modelar o tecido nessas curvas e volumes.

Elaborado pela professora.

​Com base na informação acima, avalie as asserções abaixo:

I- Para traçarmos o diagrama da parte superior do corpo, é necessário incluir as pences que vão modelar o busto. A modelagem plana é construída em forma bidimensional e o corpo é tridimensional, por isso que se acrescenta as pences fundamentais, para quando a peça montada automaticamente obtém a tridimensionalidade.

PORQUE

II- Todas as vezes que se vai traçar o contorno dos moldes em que está inserido pences, é necessário dobrá-las para proporcionar o chanfrado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
As medidas necessárias para a modelagem de uma saia podem ser tiradas de uma tabela de medidas ou de um indivíduo, mas, é importante relembrar que as medidas corpóreas possuem muitas variações levando em conta a idade, peso e estrutura óssea. Além disso, cabe ressaltar que a indústria de confecção procura construir sua própria tabela de medidas de acordo com seu público-alvo.
MACEDO, A. J. G.; SOARES, I. S.; PERES, R. Modelagem Bidimensional. Maringá: Unicesumar, 2017. (adaptado).

Para criarmos uma tabela de medidas para executar o molde base da saia precisamos de algumas medidas essenciais. Com isso, analise as afirmações a seguir.

​I.   Comprimento e circunferência do quadril.

​II.  Comprimento da cintura, quadril e altura do quadril.

​III. Circunferência da cintura e altura de quadril.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 4
O vestuário sempre esteve presente nas atividades diárias dos usuários, por isso, é importante considerar o quanto a adequação desses produtos influenciam na experiência tida durante o uso de um produto. Nesse sentido, cada detalhe relacionado à modelagem da peça se torna extremamente importante durante o desenvolvimento de um produto, e o acabamento é um deles.
Elaborado pela professora.

Acerca da função do acabamento em uma peça do vestuário, analise as afirmações a seguir.

I. O acabamento deve ser inserido para melhorar a qualidade do produto do vestuário.

II. É fundamental testar os acabamentos em pequenas amostras para observar o efeito da costura.

III. As vistas ou revel são acabamentos que podem aparecer do lado de fora da peça, cumprindo a função estética de acabamento.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 5
O traçado do diagrama da blusa se inicia com um retângulo base, em que para a sua elaboração são definidas algumas linhas de construção para então resultar no traçado do corpo. Essas linhas irão auxiliar na construção do molde, segundo passo a ser realizado depois de traçar a base do diagrama.

MACEDO, Andressa Jaqueline Gonçalves de; SOARES, Inês Sarto; PERES, Reni. Modelagem Bidimensional. Maringá - PR.: UniCesumar, 2017.
Em relação às linhas de construção do corpo e a marcação no retângulo, analise as afirmações a seguir.

I- No retângulo são traçadas as linhas de centro costas e centro frente.

II- As llinhas do corpo frente e costas, já ficam delimitadas no traçado inicial.

III- Os pontos C2 e C3, determinam as linhas de cava.

IV- A linha de cintura fica determinada na parte superior do retângulo.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 6

“O objetivo do engenheiro de molde é mais do que traçar partes de molde. É necessário que a interpretação da ilustração de moda seja transformada em partes de molde, capturando não somente a essência do visual estético e a funcionalidade da roupa como um todo, mas também salientando fatores de produção e características dos tecidos de forma a concretizar um desenho de moda produtivo” (OSÓRIO, 2007, p.35)

OSÓRIO, L. Modelagem: organização e técnicas de interpretação. Caxias do Sul: Educs, 2007.

​Com base na interpretação de moldes, em específico na camisa social masculina, avalie as asserções abaixo:

I. Na parte da frente do molde é necessário marcar uma medida de 1,5 cm para o transpasse para abotoamento simples. Em seguida, aumente 3 cm para completar o transpasse.

PORQUE

II. O molde base não apresenta transpasse para abotoamento. Esta etapa é específica da interpretação dos modelos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7

“A modelagem plano ou bidimensional pode ser executada por duas técnicas. Sendo que a primeira manualmente em papel com auxílio de material apropriado e sobre a mesa. A segunda técnica é por meio do sistema computado computadorizado (CAD/CAM), composto por equipamentos como ferramentas gráficas apropriadas à preparação de moldes digitais. Este sistema auxilia o modelista a executar os moldes desde o mais complexo ao mais simples com muita rapidez e exatidão, além de permitir a criação e interpretação de modelos e arquivá-los de forma prática e definitiva" (SOARES, MACEDO e PERES, 2017, p. 16).

SOARES, I. S.; MACEDO, A. J. G.; PERES, Reni. Modelagem Bidimensional. Unicesumar, Maringá, 2017.

Com base no princípio técnico de construção da modelagem bidimensional, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Para desenvolver a modelagem bidimensional as indústrias de vestuário usam como tabela de medida as normas da ABNT para padronizar todos os tamanhos e facilitar para o cliente. Portanto quando o cliente brasileiro vai realizar uma compra ele veste o mesmo tamanho de calça em todos as marcas do seu segmento.
Alternativa 2 - A técnica é construída sobre uma base planificada com duas dimensões referente ao eixo cartesiano (X e Y) distribuídos em quadrantes.
Alternativa 3 - Os esquadros na modelagem bidimensional manual são usados para limitar as curvas do quadril.
Alternativa 4 - Após a tabela de medidas em mãos, o modelista inicia o processo de modelagem por meio da preparação dos moldes para a produção.
Alternativa 5 - A graduação dos moldes corresponde ao momento de interpretar os moldes com base do desenho do designer.
QUESTÃO 8

"A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é quem regulamenta e normatiza todo produto feito no Brasil. Ela se utiliza de padrões, pesquisas, censos e outras ferramentas de metodologia para estabelecer referenciais padrão para que o mercado atinja uma uniformidade dentre os mais diversos produtos e marcas destinadas ao mesmo fim. No entanto, cada marca adequa conforme sua necessidade suas especificidades, seja em relação a sua tabela de medidas ou mesmo acabamentos” (MACEDO, SOARES e PERES, 2020 p.20).

​MACEDO, A. J. G; SOARES, I. S; PERES, R. Modelagem Bidimensional. Maringá-PR: Unicesumar. 2020.

​Com base nas Normas da ABNT e a sua aplicação no desenvolvimento de produto de moda, é possível afirmar:

Alternativas
Alternativa 1 - A norma ABNT NBR 15127:2004 estabelece a classificação de manequins, relacionados a algumas medidas do corpo humano, referenciais para a construção e classificação das peças de vestuário.
Alternativa 2 - A norma ABNT NBR 13377: 1995 estabelece os padrões referenciais do corpo humano, por meio de pictogramas e da descrição do procedimento para a tomada de medidas.
Alternativa 3 - As normas da ABNT relacionadas ao vestuário foram elaboradas pelo comitê Brasileiro de Moda.
Alternativa 4 - Diante da miscigenação étnica característica em nosso país, temos uma grande dificuldade em unificar essas medidas e, assim, construir uma única tabela de medidas.
Alternativa 5 - Existe uma tabela de medidas padrão para o corpo feminino brasileiro.
QUESTÃO 9

A ficha técnica do produto de moda consiste em uma documentação do produto que foi criado pelo designer e passará pelas etapas de produção. Com isso, é por meio dela que o modelista e os demais setores se baseiam para a confecção do protótipo e posteriormente o produto, já que consta informações como referências, coleção, responsável pela criação e modelagem, grade de tamanhos, tecidos, aviamentos, fornecedores, encaixe da modelagem, sequência operacional para costurar a peça, os diferentes tipos de beneficiamentos entre outros.

Elaborado pela professora.

Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Concomitantemente ao desenvolvimento do produto vão sendo anotadas na ficha técnica as informações do produto a fim de registrar todos os processos de produto como por exemplo, as particularidades da modelagem.

PORQUE

II. É por meio da ficha técnica que o modelista irá verificar, por exemplo, as informações do tecido sugerido pelo designer no momento da criação do produto para desenvolver a modelagem coerente com o corpo e o material têxtil.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Para traçarmos o diagrama da parte superior do corpo, é necessário incluir as pences que vão modelar o busto. A modelagem plana é construída em forma bidimensional e o corpo é tridimensional, por isso, que se acrescenta as pences fundamentais, para quando a peça for montada automaticamente possa obter a tridimensionalidade.

MACEDO, Andressa Jaqueline Gonçalves de; SOARES, Inês Sarto; PERES, Reni. Modelagem Bidimensional. Maringá - PR.: UniCesumar, 2017.

​Em relação as medidas do corpo para a execução dos moldes da blusa com pence fundamental, analise as afirmações a seguir e identifique a(s) que representam as medidas utilizadas nessa peça.

I - Medidas de circunferência como as de busto, cintura e quadril.

II - Medidas de largura e altura como as de altura das costas, altura do busto, distância do busto.

III - Medidas de circunferência e de altura do corpo.

IV - Distância do busto, ombro, altura das costas, altura do busto, separação do busto e altura do joelho.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
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