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ATIVIDADE 3 - DMUS - GRAVAÇÃO, EDIÇÃO SONORA, MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - DMUS - GRAVAÇÃO, EDIÇÃO SONORA, MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO - 54_2025

ATIVIDADE 3 - DMUS - GRAVAÇÃO, EDIÇÃO SONORA, MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO - 54_2025

QUESTÃO 1
Na produção musical em estúdio, a qualidade final da bateria depende de um conjunto de decisões técnicas que começam na captação e se estendem à mixagem. A escolha do tipo de microfone, seu posicionamento, o controle de vazamentos e a organização das faixas na pós-produção influenciam diretamente o resultado sonoro.

Fonte: EARLE, Bob. Microphones in Recording Studios. 2. ed. Nova York: Focal Press, 2001.

Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. Na técnica de bateria completa, o uso de microfones condensadores para bumbo é o mais indicado, pois eles reduzem naturalmente o vazamento entre peças.

II. Microfones dinâmicos são preferidos no bumbo por suportarem altos níveis de pressão sonora e captarem frequências graves com precisão.

III. O alinhamento e a edição das faixas gravadas são etapas iniciais da mixagem, visando corrigir atrasos e eliminar ruídos indesejados.

IV. A aplicação de compressão na mixagem busca uniformizar a dinâmica e conferir coesão entre os diferentes elementos da bateria.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 2
“Enquanto muitas coisas no domínio digital são mantidas da era analógica, ao mesmo tempo, muito foi alterado pelo ambiente DAW. Para todas as mudanças, uma coisa – a mais importante – permanece a mesma. Este é o princípio norteador na produção de áudio: como é que isso soa?” (Savage, 2011, p. 6, tradução nossa).
​Savage, S. The Art of Digital Audio Recording: A Practical Guide for Home and Studio. Oxford: Oxford University Press, 2011. p. 6.

Os avanços tecnológicos moldaram a maneira de gravar e produzir música. Muitas são as opções de equipamento, entre analógicos e digitais, e se tornaram mais acessíveis para o público em geral. A este respeito, analise as seguintes afirmações:​

I. A digitalização do áudio transformou o uso de tecnologias analógicas em obsoletas, sendo usadas somente por gosto pessoal e não por necessidade. Hoje em dia é possível gravar, editar, mixar e masterizar sem o uso de qualquer equipamento analógico.

II. Os DAW (Digital Audio Workstation) são softwares capazes de executar gravações multipista, editar, mixar e masterizar áudio digital. Permitem o uso de plug-ins, como, por exemplo, o de instrumentos virtuais, equalizadores, compressores e demais efeitos.

III. Entre os equipamentos para um homestudio, é indicado a aquisição de um computador, interface de áudio, monitores de áudio, fones de ouvido, microfones e cabeamento adequado. Além disso, é importante a acústica do espaço físico em que o áudio será trabalhado, assim como o software que será usado.

IV. Os DAW conseguem reproduzir de forma digital funcionalidades encontradas nos gravadores de fita multipista e nas mesas de som (como faders, controles de ganho, mandadas de áudio), assim como alguns processadores e efeitos (como equalizadores, compressores, reverbs, delay, etc.), entre outras funções.​

É correto o que se afirma em:​

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 3
“Espanto e até mesmo medo não eram reações incomuns à tecnologia de gravação de som no final do século XIX e início do século XX. O motivo é simples, mas crucial: música gravada é muito diferente de música ao vivo. Música ao vivo existe apenas no momento; gravações, no entanto, capturam esses sons fugazes e os preservam em mídia física” (Taylor, Katz, Grajeda, 2012, p. 11, tradução nossa).

​Taylor, T.D., Katz, M., Grajeda, T. Music, Sound and Technology in America, A Documentary History of Early Phonograph, Cinema and Radio. Durham: Duke University Press, 2012. p. 11.

​Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

​I. Inicialmente, as primeiras tecnologias de gravação eram em mídias físicas (fonógrafo), sem possibilidades de edição e manipulação do áudio. Por conta das limitações tecnológicas, todos os instrumentos e informações eram gravados simultâneos na mesma sala, onde a acústica e a distribuição dos músicos no espaço físico interferia diretamente no resultado final.

PORQUE

II. A impossibilidade de edição e manipulação do áudio se davam pelo fato do fonógrafo receber os sinais elétricos vindos do microfone e que eram gravados em uma fita eletromagnética. Essas fitas, inicialmente, não permitiam regravações ou novos usos. Sendo assim, se um take não era adequado, era necessário jogar a fita fora, não tendo o que ser feito com ela.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
“Para todo bom engenheiro de masterização, meticulosidade e atenção aos detalhes são a norma, não a exceção [...]. É responsabilidade do engenheiro de masterização garantir que a qualidade do áudio que sai do estúdio de masterização seja a mesma qualidade que será representada na mídia final” (Katz, 2002, p. 20, tradução nossa).

​Katz, B. Mastering Audio, the art and the science. Massachusetts: Focal Press, 2002.

​Considerando as atribuições que cabem no processo de masterização, avalie as seguintes afirmativas.

​I. A masterização faz parte dos processos de pré-produção, e tem como intuito buscar desde o início o que trará equilíbrio para a faixa final, em relação a volumes, frequências e demais fatores.

II. Enquanto que na mixagem é trabalhado com as faixas e instrumentos de maneira individual, com intuito de somá-las de forma satisfatória, a masterização trabalha com uma faixa única já misturada.

III. A masterização não trabalhará a individualidade dos instrumentos e elementos musicais, mas sim a homogeneidade, coesão e equilíbrio do todo.

IV. No processo de masterização será estabelecido a matriz, também chamada de master, que é o arquivo finalizado e definitivo da música. A partir dele serão feitas as cópias digitais ou físicas para sua devida distribuição.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 5
No fluxo de produção, interfaces de áudio e mesas executam a conversão entre domínios analógico e digital, enquanto a DAW organiza a captura e o tratamento do material em trilhas e sessões. Os parâmetros do projeto (como taxa de amostragem e resolução) são definidos em função do objetivo de distribuição e da capacidade do sistema, devendo considerar também drivers, clock e ajustes de buffer/latência para garantir estabilidade. A etapa de entrada envolve o uso de pré-amplificadores e a checagem de níveis, evitando clipping e preparando o sinal para a gravação, dentro de um pipeline coerente com a configuração escolhida.

Fonte: adaptado de: MENEGATTI, A. P.; GONZALEZ, B. M.; ROSA, P. S. Gravação, Edição Sonora, Mixagem e Masterização. Florianópolis: Arqué, 2024.

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A resolução em bits está relacionada à precisão do registro.
Alternativa 2 - A qualidade do pré-amplificador não afeta o resultado de gravação.
Alternativa 3 - 32 kHz é a taxa-padrão recomendada para áudio e vídeo profissionais.
Alternativa 4 - Aumentar a taxa de amostragem aumenta o volume percebido do áudio.
Alternativa 5 - A DAW determina sozinha a taxa de amostragem final, independentemente da interface.
QUESTÃO 6
 “Dimensão pode ser algo tão simples quanto recriar um ambiente acústico, mas também pode ser o processo de adicionar largura ou profundidade a uma faixa, ou tentar enfeitar um som chato. Na verdade, há quatro razões pelas quais um mixer adicionaria dimensão a uma faixa: para criar um espaço auditivo; para adicionar entusiasmo [...]. Para fazer uma faixa soar maior, mais ampla e/ou mais profunda [...]. Para mover uma faixa para trás na mixagem [...]” (Owsinski, 1999, p. 35, tradução nossa).

​Owsinski, B. The Mixing Engineer's Handbook. Vallejo: Artist Pro Publishing, 1999.

​Dentro do processo de mixagem, além da busca de equilíbrio de volumes e frequências, deve-se buscar dar espacialidade e movimento para a música. Pensando nos efeitos usados para trabalhar espacialidade em uma mixagem, avalie as afirmações a seguir:

​I. Efeitos como chorus, flanger e phaser são usados para controlar a dinâmica dos volumes, contribuindo para comprimir o som.

II. O Reverb é um efeito que emula a reverberação do som em ambientes. Permite a sensação de espacialidade.

III. O Delay é um efeito que repete o som original, criando eco. Além de permitir a sensação de espacialidade, como se estivesse em um ambiente amplo, suas repetições geram sensação de movimento.

IV. O Delay repete em eco o som original em ritmo irregular e inconstante, e este ritmo é impossível de sincronizar com o andamento da música.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 7
“Então, os cabos de áudio fazem a diferença? Eles certamente podem, mas é importante notar que os cabos não "melhoram" seu som. O propósito deles é traduzir o som da fonte da forma mais transparente possível. Ao longo do caminho, os cabos podem captar ruído extra ou sofrer degradação se as especificações necessárias para seu uso não forem atendidas, o que difere com base no contexto.”
​Do Audio Cables Affect Sound Quality? HosaTech, 2019. Tradução nossa. Disponível em: https://hosatech.com/press-release/do-audio-cables-affect-sound-quality/ . Acesso em: 02 de ago. de 2024.

Existem variadas possibilidades de cabos e conectores para transmitir os dados e sinais entre equipamentos de áudio. Alguns transmitem o sinal de áudio em forma de corrente elétrica, outros transmitem dados; alguns tem sinal balanceado, com intuito de eliminar ruídos, outros não são balanceados; etc. Entre as possibilidades de cabos e conectores é correto afirmar que:

Alternativas
Alternativa 1 - O conector P10 mono é o de menor tamanho, composto por TRS (tip-ring-sleeve).
Alternativa 2 - O cabo com conexão RCA é o mais comum para conectar fones de ouvido profissionais.
Alternativa 3 - O cabo com conector P2 estéreo não transmite sinal de áudio, mas somente dados digitais.
Alternativa 4 - O cabo com conexão XLR carrega sinal de áudio balanceado, e seu formato mais comum possui 3 pinos. É comumente usado para conectar microfones.
Alternativa 5 - O cabo com conexão MIDI carrega sinal de áudio balanceado, e seu formato mais comum possui 5 pinos. É comumente usado para conectar instrumentos na mesa de som.
QUESTÃO 8
“Geralmente, o kit de bateria é composto de bumbo, caixa, tons altos, tons baixos (um ou mais), chimbal e uma variedade de pratos. Como um kit completo é uma série de instrumentos de percussão inter-relacionados e espaçados, geralmente é preciso habilidade real para traduzir o equilíbrio espacial e tonal adequado em um projeto” (Huber, Runstein, 2005, p. 162, tradução nossa).
​Huber, D.M.; Runstein, R.E. Modern Recording Techniques. Oxford: Elsevier Inc, 2005.

​A bateria se tornou um instrumento fundamental na música moderna e sua sonoridade é complexa de ser captada. Muitos fatores variam na escolha da microfonação do instrumento, como estilo musical, equipamento disponível para gravação, tamanho do kit usado, entre outros.  Quanto a este assunto, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A acústica do ambiente em que a bateria será gravada se torna irrelevante quando se tem a disposição bons microfones.
Alternativa 2 - É impossível gravar um instrumento com tantos elementos como a bateria com poucos microfones. Não existe técnica de gravação de bateria que use menos que 4 microfones.
Alternativa 3 - Com os recursos de edição e mixagem disponíveis, a qualidade da gravação e da microfonação usada para captar o som da bateria se tornou irrelevante para se chegar a um bom resultado final.
Alternativa 4 - Entre as várias possibilidades de microfonação existentes, uma muito comum faz uso de microfones dinâmicos no bumbo, caixa e tons; e uso de microfones condensadores para captação de chimbal e pratos.
Alternativa 5 - Entre as várias possibilidades de microfonação existentes, uma muito comum faz uso de microfones condensadores no bumbo, caixa e tons; e uso de microfones dinâmicos para captação de chimbal e pratos.
QUESTÃO 9
Em um álbum com 10 faixas, a entrega para masterização apresenta: diferenças significativas de volume entre músicas, vocais soterrados por guitarras, compressão excessiva em alguns instrumentos e ausência de coesão tímbrica entre faixas. O produtor solicita que a masterização resolva todos esses pontos, justificando que o engenheiro de masterização tem ferramentas mais potentes para corrigir tudo de forma global.

Fonte: adaptado de: MENEGATTI, A. P.; GONZALEZ, B. M.; ROSA, P. S. Gravação, Edição Sonora, Mixagem e Masterização. Florianópolis: Arqué, 2024.

Considerando as atribuições e limitações técnicas da mixagem e da masterização, analise as afirmativas a seguir:

I. Ajustar o volume relativo entre vocais e guitarras é uma tarefa típica da mixagem, pois envolve o equilíbrio interno dos elementos da música.

II. Esperar que a masterização resolva problemas graves de balanceamento interno pode resultar em soluções parciais e perda de qualidade.

III. A uniformização de timbre e volume entre diferentes músicas de um álbum é função característica da masterização.

IV. A correção de compressão excessiva em um instrumento é mais efetiva na masterização, já que atua sobre cada faixa isoladamente.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 10
No sistema de conectores, P2 (3,5 mm) é comumente TRS (estéreo), enquanto TRRS com três anéis é típico de headsets de smartphones. Já P10 (6,35 mm) é comum em instrumentos. Conexões balanceadas utilizam TRS ou XLR, frequentes em áudio profissional.

Fonte: MENEGATTI, A. P.; GONZALEZ, B. M.; ROSA, P. S. Gravação, Edição Sonora, Mixagem e Masterização. Florianópolis: Arqué, 2024.

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - P10 é o "miniplug" de 3,5 mm.
Alternativa 2 - P2 é sempre mono (TS) por definição.
Alternativa 3 - XLR é um conector exclusivo do protocolo MIDI.
Alternativa 4 - TRRS é o padrão para guitarras e serve apenas para sinais balanceados.
Alternativa 5 - TRS pode conduzir sinal balanceado e é aceito por entradas balanceadas assim como XLR.
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