FECHAR

ATIVIDADE 2 - DMUS - GRAVAÇÃO, EDIÇÃO SONORA, MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - DMUS - GRAVAÇÃO, EDIÇÃO SONORA, MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO - 54_2025

ATIVIDADE 2 - DMUS - GRAVAÇÃO, EDIÇÃO SONORA, MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO - 54_2025

QUESTÃO 1
“Mesmo que um engenheiro tenha toda a intenção de fazer sua trilha soar tão grande e clara quanto possível durante o tracking e overdubs, muitas vezes acontece que a faixa de frequência de algumas ou de todas as tracks ainda é um tanto limitada quando chega a hora da mixagem [...]. Como resultado, o engenheiro de mixagem deve então estender a faixa de frequência dessas tracks” (Owsinski, 1999, p. 25, tradução nossa).

 

​Owsinski, B. The Mixing Engineer's Handbook. Vallejo: Artist Pro Publishing, 1999.

 

​Cada faixa de frequência tem uma característica distinta, e valorizá-las ou suprimi-las pode afetar nossa percepção da música e de seus elementos. Sobre o assunto, avalie as afirmações a seguir:

 

I. A região de Frequências Graves (60 a 260 Hz) contém o peso e o “poder” do som. As ondas dessa região têm comprimento de onda curto, e sendo assim, as notas contidas nessas frequências são facilmente distinguidas e compreendidas pelo ouvido humano.

II. A região de Frequências Médias Baixas (250 a 2000 Hz) contém os harmônicos fundamentais da maioria dos instrumentos. Por isso, exige atenção para não ficar “congestionada”.

III. O ouvido humano tem maior sensibilidade para compreender a região de Frequências Médias Altas (2000 a 6000 Hz). Muitos elementos importantes da fala humana se encontram nesta região. Sendo assim, enaltecer essas frequências nas faixas instrumentais pode comprometer o entendimento do conteúdo falado ou cantado.

IV. A região de Frequências Agudas (6000 a 20000 Hz) contém o brilho e a clareza do som. Caso acentuada, pode enaltecer de forma indesejada a sibilância da voz.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 2
“Os microfones aparecem em uma variedade quase infinita de formas, tamanhos e tipos de design, mas não importa quais sejam seus atributos físicos, seu propósito é o mesmo — converter vibrações acústicas (na forma de pressão de ar) em energia elétrica para que ela possa ser amplificada ou gravada. A maioria consegue isso pela ação do ar vibrando um diafragma conectado a algo que cria ou permite um pequeno fluxo de elétrons” (Owsinski, 2005, p. 1, tradução nossa).

​Owsinski, B. The Recording Engineer's Handbook. Boston: Artist Pro Publishing, 2005. p. 1.

​Considerando as características de funcionamento dos microfones, a seguir, analise as afirmativas:

I. O diafragma do microfone é a estrutura que recebe a onda sonora, e sua vibração gera alterações no campo eletromagnético do ímã, sendo convertida em corrente elétrica.

II. O microfone dinâmico é indicado para gravar elementos sonoros com baixa potência, conseguindo capturar as frequências agudas com fidelidade e clareza.

III. Os microfones condensadores e de fita, funcionam com duas placas eletrificadas, uma móvel e outra fixa, que com o movimento das ondas sonoras tem seu espaçamento modificado, o que gera uma mudança na voltagem, que é convertida em som. Por conta desse funcionamento, estes microfones necessitam de alimentação elétrica, através de baterias ou phantom power, de +48 volts.

IV. Os microfones de fita, por conterem finas fitas metálicas ou plásticas que vibram com a movimentação do ar, tem por característica serem frágeis, saturando facilmente. Em contrapartida, possibilita boa qualidade nas frequências agudas, e é indicado para gravação de instrumentos com projeção sonora suave.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 3
Segundo Huber e Runstein (2017), as decisões técnicas durante a gravação devem levar em conta o controle acústico do ambiente e as condições de captação. Enquanto os estúdios oferecem tratamento sonoro e equipamentos dedicados, as gravações externas exigem soluções portáteis, microfones adequados à ambiência e atenção às fontes de ruído. Na pós-produção, a escolha do software de edição deve alinhar funcionalidades às demandas do projeto, como edição multipista, recursos de restauração e compatibilidade com diferentes formatos de áudio.

Fonte: HUBER, D. M.; RUNSTEIN, R. E. Modern recording techniques. 9. ed. New York: Focal Press, 2017.

Uma produtora está captando áudio para um curta-metragem que inclui cenas internas com diálogos e externas em um parque com grande fluxo de pessoas. O material será editado em um software multipista com ferramentas de redução de ruído.

Considerando os textos apresentados e as práticas de gravação e edição, assinale a alternativa que apresenta o conjunto mais adequado de decisões técnicas para a captação do áudio para o curta-metragem:

Alternativas
Alternativa 1 - Gravar todas as cenas com microfone condensador de estúdio e usar software de edição básico de faixa única.
Alternativa 2 - Optar por microfone dinâmico cardioide para todas as cenas e software de edição sem suporte para restauração de áudio.
Alternativa 3 - Utilizar microfone de fita para externas e microfone condensador para internas, com software sem compatibilidade de formatos.
Alternativa 4 - Utilizar microfone shotgun para externas, microfone de diafragma largo para internas e software multipista com plugins de redução de ruído.
Alternativa 5 - Gravar externas com microfone omnidirecional de lapela e internas com microfone condensador, usando software apenas para cortes simples.
QUESTÃO 4
“O microfone condensador tem duas placas eletricamente carregadas: uma que pode se mover, que atua como um diafragma, e uma que é fixa, chamada de placa traseira. Este é, na verdade, um capacitor (ou “condensador”) com um eletrodo carregado positiva e negativamente e um espaço de ar entre eles. O som pressiona o diafragma, causando uma mudança no espaçamento entre ele e a placa traseira. Essa mudança na capacitância e distância entre ele e a placa traseira causa uma mudança no potencial de voltagem que pode ser amplificado para um nível utilizável” (Owsinski, 2005, p. 6, (tradução nossa).
​Owsinski, B. The Recording Engineer's Handbook. Boston: Artist Pro Publishing, 2005.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

​I.  Os microfones condensadores são indicados para gravar instrumentos acústicos, sons de ambientes, performances vocais em estúdio, entre outros. Não é tão indicado para captação de som ao vivo e demais ambientes ruidosos.

PORQUE

II. Os microfones condensadores têm a capacidade de captar sons sensíveis com grande precisão. Apresentam boa resposta tanto com frequências graves como agudas. Tem em sua composição duas placas em paralelo, uma fixa e a outra móvel que funciona como diafragma do equipamento. Essa estrutura interna tem leveza e flexibilidade, o que garante sua grande sensibilidade.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
“Escolher o microfone apropriado, no entanto, é apenas metade da história. O posicionamento de um microfone pode desempenhar um papel tão importante quanto, e é uma das ferramentas mais valiosas de um engenheiro. Como o posicionamento do microfone é uma forma de arte, não há certo ou errado [...]. À medida que novos estilos musicais se desenvolvem, novas técnicas de gravação também tendem a evoluir. Isso ajuda a dar vida nova à música e à produção. A arte da gravação deve estar sempre aberta a mudanças e experimentações, dois dos fatores mais fortes que mantêm a música e o negócio da música vivos e frescos” (Huber, Runstein, 2005, p. 136, tradução nossa).

Huber, D.M.; Runstein, R.E. Modern Recording Techniques. Oxford: Elsevier Inc, 2005.

​A escolha do tipo de microfone e o seu posicionamento influenciam diretamente na qualidade do som captado. Existem inúmeras técnicas e possibilidades, e ainda muita possibilidade para experimentação. No entanto, sabemos que existem formas mais adequadas para atingir algum resultado específico. Quanto ao assunto, avalie as afirmativas a seguir.

​I. A técnica de dual miking envolve o uso de dois microfones posicionados de forma diferente, com intuito de captar distintas qualidades da fonte sonora. A soma do som dos dois microfones é trabalhada na mixagem, chegando ao timbre desejado.

II. A técnica de room miking faz uso de um ou mais microfones afastados da fonte sonora, com intuito de captar a reverberação da sala e como a fonte sonora se comporta no ambiente. Isto trará profundidade e naturalidade para o som.

III. A técnica mais usual de gravação de voz em estúdio é o uso de um microfone condensador posicionado próximo à boca do cantor, com intuito de captar detalhes da execução, assim como evitar o som indesejado de sala, ruídos externos ou demais interferências. É aconselhável o uso de pop filters ou espumas antipuff, para evitar sopros diretamente na cápsula, assim como estalos e “explosões” causados por projeção abrupta do ar, como com as letras “p” e “b”.

IV. A técnica mais usual de gravação de violão em estúdio consiste em posicionar um microfone dinâmico próximo ao 12º traste do violão, com intuito de captar o som das cordas somado ao som do corpo do instrumento. Esta microfonação terá um resultado rico em detalhes, com equilíbrio entre graves e agudos.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 6
“Literalmente, o projeto moderno e o sistema portátil de estúdio oferecem tal grau de potência e fidelidade de áudio com boa relação custo-benefício que muitas vezes podem igualar a qualidade de produção de um estabelecimento de gravação profissional... tudo o que é preciso é conhecimento, cuidado e paciência” (Huber, Runstein, 2005, p. 9, tradução nossa).

​Huber, D.M.; Runstein, R.E. Modern Recording Techniques. Oxford: Elsevier Inc, 2005. p. 9.

​As tecnologias de gravação estão mais acessíveis e popularizadas, permitindo que sejam montadas estruturas em casa, os chamados Home Studio. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 - O DAW (Digital Audio Workstation) é o responsável pela conversão do sinal Analógico em Digital (A/D).
Alternativa 2 - Ter acesso a bons equipamentos de gravação de áudio é uma garantia para atingir um bom resultado final.
Alternativa 3 - A monitoração é importante para garantir maior fidelidade do áudio. Um bom equipamento de monitoração será aquele que enaltece determinadas frequências desejadas.
Alternativa 4 - Um elemento importante da estruturação de um home studio é o espaço físico. Para realizar o tratamento acústico de uma sala é necessário o fechamento total de todas as superfícies com lã de rocha ou outros materiais similares.
Alternativa 5 - Além dos equipamentos físicos, outro elemento importante para um home studio é o software de áudio escolhido (DAW). Nele é possível realizar gravações multitrack, edição, mixagem e masterização com plug-ins e efeitos embutidos, assim como gerenciar o recebimento e envio de sinal para periféricos analógicos.
QUESTÃO 7
Na mixagem, o compressor reduz a faixa dinâmica ao atenuar porções do sinal que excedem um threshold, segundo uma proporção definida pelo ratio. O tempo de attack controla a rapidez com que a atenuação é aplicada após a ultrapassagem do threshold; o release determina quão rapidamente o ganho retorna ao normal quando o sinal cai abaixo do threshold. Parâmetros como knee (transição dura ou suave) e make up gain (recuperação de nível após a redução) moldam o caráter audível da compressão (Owsinski, 2004).

Fonte: OWSINSKI, B. Recording engineer’s handbook. 2. ed. Los Angeles: Artistpro, 2004.

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta sobre o funcionamento dos parâmetros de um compressor em uma DAW:

Alternativas
Alternativa 1 - O ratio define a redução aplicada aos sinais abaixo do threshold.
Alternativa 2 - Um knee suave torna a transição de compressão mais abrupta próximo ao threshold.
Alternativa 3 - O release fixa o nível de saída do compressor, independentemente do sinal de entrada.
Alternativa 4 - O make up gain é responsável por reduzir picos acima do threshold, comprimindo-os adicionalmente.
Alternativa 5 - O attack determina a rapidez com que o compressor inicia a redução de ganho após o sinal ultrapassar o threshold.
QUESTÃO 8
“Antes da introdução da gravação multitrack, todos os sons e efeitos de uma gravação eram mixados juntos de uma só vez durante uma apresentação ao vivo. Se a mistura gravada (ou mix, como é chamada) não fosse satisfatória ou se um músico cometesse um erro, a seleção tinha que ser executada novamente até que o equilíbrio e a performance desejados fossem obtidos” (Huber, Runstein, 2005, p. 401, tradução nossa).
​Huber, D.M.; Runstein, R.E. Modern Recording Techniques. Oxford: Elsevier Inc, 2005.

​Os processos de gravação e possibilidades de controle e mudanças no áudio gravado foram ampliados com os avanços tecnológicos. Sobre o assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - Era comum o uso de plug-ins para manipular o som nas gravações de fita já nos anos 60.
Alternativa 2 - A etapa de mixagem de áudio só veio surgir com o desenvolvimento das gravações digitais. Antes do surgimento desta tecnologia, tal procedimento não existia.
Alternativa 3 - O desenvolvimento de softwares de gravação e manipulação de áudio, também chamados de DAW (Digital Audio Workstation), foi o que possibilitou as gravações em multipista (multitrack).
Alternativa 4 - Pode-se dizer que a indústria fonográfica tem início com a possibilidade de gravar e reproduzir áudio no fim do século XIX, com a invenção de equipamentos como o fonógrafo e o gramofone.
Alternativa 5 - O uso da fita magnética possibilitou a técnica de gravação chamada de overdubbing, que permite a sobreposição de gravações. No entanto, por sua tecnologia rudimentar, não era possível editar e/ou mixar o material gravado.
QUESTÃO 9
“Quando uma gravação é feita, estamos, na verdade, capturando e armazenando som para que um evento original possa ser recriado em uma data posterior [...]. Ao entender a natureza física do som e como os ouvidos mudam um fenômeno físico para um sensorial, podemos descobrir como melhor transmitir essa ciência para as formas de arte subjetivas da música, gravação de som e produção” (Huber; Runstein, 2005, p. 33, tradução nossa).
Huber, D.M.; Runstein, R.E. Modern Recording Techniques. Oxford: Elsevier Inc, 2005. p. 33.

Quanto aos elementos do som, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As ondas mecânicas do som são transmitidas somente pelo ar.
Alternativa 2 - O comprimento de onda é o que definirá o quão intenso um som é.
Alternativa 3 - O timbre é dito como "a cor do som", e permite a identificação de quem é o emissor do som. O que diferencia um timbre de outro é a altura do som, ou seja, a frequência fundamental da onda sonora.
Alternativa 4 - A percepção que temos de altura do som diz respeito a frequência de uma onda sonora, onde uma frequência menor será entendida como um som agudo, e uma frequência maior será entendida como grave.
Alternativa 5 - Vários instrumentos musicais emitindo a mesma nota, com a mesma frequência e intensidade, podem ser distinguidos pelo seu timbre, que pode ser resumido como as relações de harmônicos e envelopes de som únicas de cada fonte.
QUESTÃO 10
“A maioria dos grandes mixers pensa em três dimensões. Eles pensam, “Alto, profundo e amplo”, o que significa garantir que todas as frequências sejam representadas; garantir que haja profundidade na mixagem, então dar a ela alguma dimensão estéreo também” (​Owsinski, 1999, p. 9, tradução nossa).

​Owsinski, B. The Mixing Engineer's Handbook. Vallejo: Artist Pro Publishing, 1999.

Por mais que cada música terá suas necessidades e características próprias, existem elementos que toda mixagem deve buscar para ter uma faixa equilibrada e interessante. Sobre o assunto, analise as afirmações a seguir:

​I. Uma boa relação de volumes entre os elementos musicais é o que garantirá que todas as frequências do espectro sonoro estejam adequadamente representadas.

II. Em uma mixagem estéreo, dispor os elementos musicais criando um campo sonoro amplo é o que se chama de Panorama (pan).

III. Para criar profundidade, é comum o uso de efeitos como reverb ou delay. Estes efeitos podem possibilitar a sensação de espacialidade de um instrumento ou faixa.

IV. Para que se tenha a sensação de altura, de que os volumes dos diferentes instrumentos estão em equilíbrio entre si e que a música tem “presença”, é indicado o uso de Equalizadores.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu