
ATIVIDADE 2 - DMUS - GRAVAÇÃO, EDIÇÃO SONORA, MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO - 54_2025
ATIVIDADE 2 - DMUS - GRAVAÇÃO, EDIÇÃO SONORA, MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO - 54_2025
ATIVIDADE 2 - DMUS - GRAVAÇÃO, EDIÇÃO SONORA, MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO - 54_2025
Owsinski, B. The Mixing Engineer's Handbook. Vallejo: Artist Pro Publishing, 1999.
Cada faixa de frequência tem uma característica distinta, e valorizá-las ou suprimi-las pode afetar nossa percepção da música e de seus elementos. Sobre o assunto, avalie as afirmações a seguir:
I. A região de Frequências Graves (60 a 260 Hz) contém o peso e o “poder” do som. As ondas dessa região têm comprimento de onda curto, e sendo assim, as notas contidas nessas frequências são facilmente distinguidas e compreendidas pelo ouvido humano.
II. A região de Frequências Médias Baixas (250 a 2000 Hz) contém os harmônicos fundamentais da maioria dos instrumentos. Por isso, exige atenção para não ficar “congestionada”.
III. O ouvido humano tem maior sensibilidade para compreender a região de Frequências Médias Altas (2000 a 6000 Hz). Muitos elementos importantes da fala humana se encontram nesta região. Sendo assim, enaltecer essas frequências nas faixas instrumentais pode comprometer o entendimento do conteúdo falado ou cantado.
IV. A região de Frequências Agudas (6000 a 20000 Hz) contém o brilho e a clareza do som. Caso acentuada, pode enaltecer de forma indesejada a sibilância da voz.
É correto o que se afirma em:
Fonte: HUBER, D. M.; RUNSTEIN, R. E. Modern recording techniques. 9. ed. New York: Focal Press, 2017.
Uma produtora está captando áudio para um curta-metragem que inclui cenas internas com diálogos e externas em um parque com grande fluxo de pessoas. O material será editado em um software multipista com ferramentas de redução de ruído.
Considerando os textos apresentados e as práticas de gravação e edição, assinale a alternativa que apresenta o conjunto mais adequado de decisões técnicas para a captação do áudio para o curta-metragem:
