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ATIVIDADE 2 - PED - GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO - 54_2025

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ATIVIDADE 2 - PED - GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO - 54_2025

ATIVIDADE 2 - PED - GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO - 54_2025

Questão 1
A Administração Escolar foi influenciada pela expansão da sociedade e pela racionalização do trabalho, integrando-se ao campo de estudos e pesquisas para atender às necessidades do desenvolvimento econômico. Com a democratização da sociedade, novas exigências nas relações de trabalho demandaram uma formação diferenciada, especialmente para gestores. A gestão educacional reflete a organização da sociedade civil, com impacto nas culturas de organização e administração institucional.
Durante a transição da Primeira República para a Era Vargas, a crise agroexportadora e a industrialização provocaram mudanças na organização social e na urbanização, com o Estado intervindo na economia e nos processos administrativos. A educação passou a ser vista como chave para o progresso e integração social, exigindo que a escola se adaptasse, reorganizando sua administração e seus objetivos para atender às demandas do mercado e às expectativas de solucionar problemas sociais.

​JORGE, Welington Junior. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.

De acordo com as discussões feitas na disciplina e o texto apresentado acima, assinale a alternativa que mais se aproxima a administração escolar.
Alternativas
Alternativa 1:

A Administração Escolar manteve-se isolada das mudanças sociais e econômicas, não sendo influenciada pela industrialização e pela modernização da sociedade.

Alternativa 2:

A gestão educacional não foi afetada pelas exigências do mercado de trabalho e continuou a focar apenas nas tradições educacionais sem adaptar-se às novas demandas.

Alternativa 3:

Durante a Era Vargas, a administração escolar permaneceu estável, sem a necessidade de reorganização ou adaptação às mudanças políticas e econômicas do país.

Alternativa 4:

A educação, durante a transição da Primeira República para a Era Vargas, foi vista como um processo isolado, sem conexão com as mudanças sociais e econômicas da época.

Alternativa 5:

A Administração Escolar foi influenciada pela expansão da sociedade e pela racionalização do trabalho, adaptando-se às novas exigências e reorganizando-se para atender às demandas do desenvolvimento econômico e social.

Questão 2
Grêmio Estudantil, APMF, Conselho Escolar e Conselho de Classe são 4 as instâncias colegiadas. Em uma destas instâncias, a finalidade é colaborar no aprimoramento da educação e na integração família-escola-comunidade, além de exercer a função de sustentadora jurídica das verbas públicas recebidas e aplicadas pela escola.


JORGE, Welington Junior. Gestão Escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá: Unicesumar. 2021.

Considerando o texto, assinale a alternativa que destaca de qual instância está sendo abordada.

Alternativas
Alternativa 1:

Conselho Escolar.

Alternativa 2:

Grêmio Estudantil.

Alternativa 3:

Conselho de Classe.

Alternativa 4:

Comunidade Escolar.

Alternativa 5:

Associação de pais, mestres e funcionários (APMF).

Questão 3
O diretor Joaquim, da Escola Recriar, propôs para comunidade escolar diminuir a carga horária prevista na legislação brasileira para que os pais tivessem mais tempo para ficar com seus filhos e, consequentemente, criando um laço maior entre a família. O projeto deu tão certo que a Escola Recriar começou a ter 400 horas anuais no lugar de 800 horas, como se prevê em lei.

Quanto à legislação em que estão inseridas as pautas de educação/ensino, quais normas foram violadas?

I. Estatuto da Criança e Adolescente.
II. Diretrizes Internacionais da Educação.
III. Constituição Federal.
IV. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

IV, apenas.

Alternativa 5:

I e IV, apenas.

Questão 4
gestão democrática na escola, é fundamentada nos princípios legais estabelecidos pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A gestão escolar é responsável por alinhar a dinâmica cultural da escola às políticas educacionais públicas e ao Projeto Político Pedagógico (PPP). Além disso, deve promover a participação, o compartilhamento e a autonomia, envolvendo não apenas a direção e a equipe pedagógica, mas também todos os professores e a comunidade escolar. O objetivo é organizar e articular as ações necessárias para garantir uma aprendizagem eficiente, que facilite a plena integração do aluno na sociedade.

JORGE, Welington Junior. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.

Sobre a Gestão Escolar Democrática, leia as assertivas a seguir

I. A gestão escolar é responsável por alinhar a dinâmica cultural da escola às diretrizes e políticas educacionais públicas, implementando o Projeto Político Pedagógico (PPP).
II. A gestão democrática na escola envolve apenas a equipe gestora, composta pela direção, supervisão, coordenação pedagógica e secretaria, excluindo a participação dos professores e da comunidade escolar.
III. O objetivo da gestão escolar é organizar e mobilizar ações que assegurem o progresso dos processos socioculturais, promovendo uma aprendizagem eficiente para a integração do aluno na sociedade.
IV. A gestão escolar deve promover métodos que garantam a autonomia da escola, baseados em princípios de participação e compartilhamento, mas sem a necessidade de autocontrole.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, III e IV, apenas.

Questão 5
Assim como Taylor propôs na indústria a padronização dos métodos de trabalho para garantir eficiência e produtividade, na gestão escolar, essa abordagem pode ser aplicada ao desenvolvimento e implementação de metodologias pedagógicas e administrativas. Por exemplo, ao identificar uma técnica de ensino ou gestão que se mostre mais eficaz em termos de tempo e resultados, essa prática pode ser padronizada e adotada por todos os professores ou administradores. A gestão escolar, ao seguir essa linha de pensamento, pode otimizar processos como planejamento de aulas, avaliações e até a administração do tempo em sala de aula. Ao eliminar práticas menos eficientes (as "lacunas" ou "desperdícios" mencionados no texto de Taylor), a escola pode criar um ambiente mais produtivo, onde todos seguem procedimentos testados e comprovados como eficientes. Essa padronização pode garantir uma maior coesão na forma como os conteúdos são ensinados, proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizagem mais uniforme e alinhada com os objetivos educacionais da instituição. No entanto, é importante também considerar as especificidades de cada contexto escolar, para que a aplicação desses métodos seja feita de maneira adequada, sem comprometer a individualidade e as necessidades específicas dos estudantes e dos professores.

Fonte: JORGE, Welington Junior. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.

De acordo com as discussões feitas na disciplina e o texto apresentado acima, assinale a alternativa que se aproxima com o enunciado.
Alternativas
Alternativa 1:

A aplicação da teoria de Taylor na gestão escolar implica em deixar que cada professor desenvolva suas próprias técnicas de ensino sem seguir um padrão, valorizando a autonomia e a criatividade.

Alternativa 2:

A teoria de Taylor, quando aplicada à gestão escolar, propõe que os métodos de ensino sejam padronizados, garantindo que todos os professores sigam a mesma metodologia para otimizar o tempo de aula e aumentar a eficiência no processo de aprendizagem.

Alternativa 3:

A teoria de Taylor sugere que a gestão escolar deve permitir que os professores identifiquem suas próprias lacunas no ensino, sem interferência, para que possam aprimorar suas técnicas individualmente.

Alternativa 4:

A essência da teoria de Taylor na gestão escolar está em criar um ambiente onde os professores possam experimentar diferentes métodos de ensino, adaptando-se conforme acharem melhor, sem a necessidade de padronização.

Alternativa 5:

Na gestão escolar, a teoria de Taylor seria contrária à padronização dos métodos de ensino, pois acredita-se que cada escola deve ter liberdade para definir sua abordagem pedagógica.

Questão 6
A participação da comunidade escolar no planejamento pedagógico não só enriquece o processo, mas também garante que o plano esteja alinhado às necessidades e expectativas de todos os envolvidos, incluindo alunos, pais, professores e demais funcionários. Esse envolvimento coletivo promove uma maior integração e comprometimento com as metas estabelecidas, tornando a execução do planejamento mais eficiente e eficaz. Além disso, o planejamento participativo permite que a escola se adapte melhor às realidades locais, respeitando as diversidades regionais e culturais, o que é crucial em um país tão diverso como o Brasil. Ao garantir que todos tenham voz no processo de planejamento, a escola fortalece a sua gestão democrática, criando um ambiente no qual as decisões são tomadas de forma colaborativa e transparente. Isso não só contribui para a melhoria da qualidade do ensino, mas também promove a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e responsável, onde todos se sentem parte do processo educacional. Por isso, o planejamento pedagógico, quando realizado de forma democrática e participativa, é uma ferramenta essencial para o sucesso da escola e para a formação integral dos alunos.

Conforme as discussões feitas sobre o exposto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

O planejamento pedagógico é um processo técnico-administrativo, que não necessita da participação da comunidade escolar para ser eficaz.

Alternativa 2:

O planejamento escolar deve seguir um calendário único e padronizado para todas as escolas do Brasil, sem levar em conta as particularidades regionais.

Alternativa 3:

A participação da comunidade escolar no planejamento pedagógico é opcional, e a responsabilidade principal recai apenas sobre o gestor escolar.

Alternativa 4:

O planejamento pedagógico deve ser construído com a participação ativa da comunidade escolar, respeitando as particularidades locais e garantindo a gestão democrática.

Alternativa 5:

A carga horária mínima para o Ensino Fundamental e Médio é flexível, podendo ser adaptada de acordo com a conveniência de cada escola, sem a necessidade de seguir a legislação vigente.

Questão 7
A relação entre escola, comunidade e os pais é um importante quesito para a boa qualidade e o bom funcionamento da instituição escolar. Essa relação pode ser construída de modo lento e informal, mas deve ser realizada de forma organizada. Com a sistematização e organização desse processo, os resultados são mais positivos. A gestão democrática vai muito além da participação dos membros da comunidade escolar nas instâncias colegiadas, ela precisa estar aberta ao diálogo constantemente com a comunidade, proporcionando que os envolvidos diretamente tenham condições de expor suas necessidades. A escola consegue, assim, tornar-se uma unidade social efetiva, sendo possível apenas com a junção da participação da comunidade. Parcerias entre as escolas e a comunidade podem ser formadas, inclusive com a participação de empresas. As empresas podem agir para trazer tutores e palestrantes, fazer doações financeiras, proporcionar capacitações, entre outros. As parcerias que duram e trazem resultados são aquelas recíprocas, em que ambos os lados saem com algum benefício e possuem objetivos e metas bem definidos. É importante que a instituição escolar apresente seus objetivos educacionais, defina suas necessidades, planeje e estruture a forma com que o parceiro deve intervir, sempre acompanhando os resultados alcançados. Quando a parceria entre escola e comunidade é boa, as atividades exercidas serão enriquecedoras na educação dos estudantes.

Com base no período narrado, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

A gestão democrática na escola limita-se à participação dos membros da comunidade escolar nas instâncias colegiadas, sem a necessidade de um diálogo contínuo com a comunidade.

Alternativa 2:

Parcerias entre escola e empresas devem ser evitadas, pois podem comprometer a autonomia da instituição escolar e não contribuem para a educação dos estudantes.

Alternativa 3:

A relação entre escola e comunidade não precisa ser sistematizada ou organizada, já que os resultados positivos surgem de interações espontâneas e informais.

Alternativa 4:

Para que a escola se torne uma unidade social efetiva, é fundamental que a gestão esteja aberta ao diálogo com a comunidade, promovendo parcerias e garantindo que as necessidades dos envolvidos sejam atendidas.

Alternativa 5:

A construção de uma relação sólida entre escola e comunidade depende exclusivamente da escola, sem a necessidade de envolver pais ou membros da comunidade em eventos e decisões escolares.

Questão 8
Por muito tempo, a escola foi vista como uma instituição que só dava gastos para os cofres públicos. Não se pensava a instituição de ensino como um investimento para a sociedade, pelo contrário, manter o sistema de ensino sempre foi um grande desafio para o poder público. O objetivo do então administrador, conhecido hoje como gestor escolar, tinha como premissa criar métodos em que fosse possível tirar o maior proveito de todos os recursos ali presentes, de uma forma que os gastos não impactassem tanto assim. Tal método também era desenvolvido nas indústrias, nas quais o proprietário buscava o maior lucro com o menor custo possível.

JORGE, Welington Junior. Gestão Escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá: Unicesumar. 2021.

Conforme o texto apresentado, assinale a alternativa que corresponda à Administração Escolar no seu percurso histórico.
Alternativas
Alternativa 1:

Um aspecto importante do modelo taylorista/fordista foi a autonomia dos professores e alunos com o tempo e a produtividade, sendo possível atingir bons resultados.

Alternativa 2:

Fordismo foi um grande auxiliar na administração escolar, considerando que era possível, por meio da comunidade escolar, alinhar os gastos e investimentos da escola.

Alternativa 3:

Por meio do Taylorismo o gestor criava métodos que, embora aumentassem os gastos impactando nos cofres públicos, os alunos tinham boas notas e maior produtividade.

Alternativa 4:

Fordismo e Taylorismo eram métodos eficazes na administração escolar, que tinha como objetivo eliminar desperdícios tirando o maior proveito de todos os recursos presentes na escola.

Alternativa 5:

Fordismo e Taylorismo foram métodos eficazes na administração escolar, considerando que o Conselho Escolar poderia criar prioridades emergenciais nas instituições de ensino.

Questão 9
A Constituição de 1988 foi um marco para a educação brasileira. Por meio dela que foi possível se pensar em uma Gestão Escolar Democrática, considerando a comunidade escolar como pertencente ao ambiente escolar. Contudo, não bastava estar presente na constituição cidadã, era necessário que a proposta democrática estivesse também presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96). De acordo com o Art. 14 (Lei 9.394/96), “Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades”.
Fonte: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 nov. 2022.


Conforme o texto apresentado, assinale a alternativa que traz um grande avanço na Gestão Escolar Democrática:

Alternativas
Alternativa 1:

Professores com remuneração de acordo com o piso nacional vigente na época.

Alternativa 2:

Participação dos alunos por meio do Grêmio Estudantil com indicação do diretor.

Alternativa 3:

A participação das Instâncias Colegiadas de forma mais ativa, autônoma e participativa.

Alternativa 4:

Uma gestão mais centralizadora, possuindo mais autonomia para desenvolvimento de ações escolares.

Alternativa 5:

Um Conselho de Classe com mais autonomia, permitindo ao aluno ser aprovado pela escolha do gestor.

Questão 10
Na gestão escolar, o Regimento Escolar é um instrumento crucial que orienta todas as práticas e políticas internas da instituição. O gestor escolar, em conjunto com a comunidade escolar, tem a responsabilidade de elaborar e implementar este documento, garantindo que ele esteja alinhado com a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e as diretrizes estabelecidas pelos Conselhos de Educação em níveis nacional, estadual e municipal. A elaboração do Regimento Escolar exige um trabalho colaborativo, onde a participação ativa da comunidade escolar—incluindo professores, alunos, pais e outros membros—é fundamental. Este processo assegura que o regimento não apenas cumpra as exigências legais, mas também reflita as necessidades e características específicas da comunidade escolar. Além disso, o Regimento Escolar serve como uma ferramenta de governança, estabelecendo normas de convivência, diretrizes pedagógicas, e procedimentos administrativos que orientam o dia a dia da escola. Ao seguir rigorosamente as orientações legais, o gestor escolar garante que a escola funcione de maneira regular, segura e eficiente, contribuindo para a oferta de uma educação de qualidade para todos os alunos.

Elaborado pelo professor, 2014.

Sobre a Regimento Escolar, leia as assertivas a seguir 
I. O Regimento Escolar é um documento opcional na escola, que pode ser elaborado de acordo com as preferências do gestor escolar, sem a necessidade de seguir a legislação vigente.
II. A elaboração do Regimento Escolar deve ser feita em conformidade com a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e as diretrizes dos Conselhos de Educação.
III. A comunidade escolar, incluindo professores, alunos e pais, deve participar ativamente na elaboração do Regimento Escolar, para que ele reflita as necessidades e características específicas da escola.
IV. A instituição escolar só precisa recorrer ao seu órgão competente para aprovação do Regimento Escolar na Educação Básica, se o regimento não estiver de acordo com as normas estabelecidas.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:

II e III, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

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