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ATIVIDADE 3 - DAN - TÉCNICA E ESTÉTICA DA DANÇA - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - DAN - TÉCNICA E ESTÉTICA DA DANÇA - 54_2025

ATIVIDADE 3 - DAN - TÉCNICA E ESTÉTICA DA DANÇA - 54_2025

QUESTÃO 1
A integração da dança no ambiente escolar negligenciou inicialmente a inclusão de pessoas com deficiência, que eram frequentemente excluídas ou marginalizadas. Contudo, a partir da década de 1980, pesquisas começaram a explorar a interface "dança e deficiência" no Brasil, impulsionadas por políticas públicas e leis, como a Lei n.º 13.146/2015. Esta legislação assegura a educação inclusiva e de qualidade, promovendo o desenvolvimento máximo das habilidades dos alunos com deficiência e combatendo a discriminação e a negligência.

Fonte: adaptado de: SEIDLER, E.; OLIVEIRA, L. P.; COSENZA, P. S. S. Técnica e estética da dança. Organizador: Ingrid Labeta. Florianópolis–SC: Arqué, 2024.

 

Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. A inclusão de pessoas com deficiência na dança escolar começou a ser considerada após a década de 1980.

II. A Lei n.º 13.146/2015 estabelece direitos para a educação inclusiva de pessoas com deficiência.

III. A marginalização de alunos com deficiência na dança escolar não ocorre mais após a implementação da Lei n.º 13.146/2015.

IV. Políticas públicas e leis impulsionaram a pesquisa sobre dança e deficiência no Brasil.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 2
María Fux, renomada dançarina argentina, é conhecida por desenvolver o método de dançaterapia, que explora potencialidades e promove autoconhecimento. A dançaterapia promove melhora na qualidade de vida física e psicológica, em seu livro "Dançaterapia" (1988), Fux compartilha experiências com alunos com deficiência, enfatizando a importância de uma abordagem interdisciplinar (Seidler; Oliveira; Consenza, 2024).

Fonte: SEIDLER, E.; OLIVEIRA, L. P.; COSENZA, P. S. S. Técnica e estética da dança. Organizador: Ingrid Labeta. Florianópolis-SC: Arqué, 2024.

Sobre a abordagem de María Fux na dançaterapia, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A dançaterapia é exclusivamente terapêutica e focada apenas em aspectos psicológicos.
Alternativa 2 - A abordagem de María Fux mostra a importância da adaptação e personalização das aulas para alunos com deficiência.
Alternativa 3 - María Fux, em seu livro "Dançaterapia", defende que a dança deve ser utilizada somente por profissionais de saúde.
Alternativa 4 - A dançaterapia, conforme descrito por María Fux, visa unicamente a exploração artística, sem considerar benefícios físicos.
Alternativa 5 - Segundo María Fux, a inclusão de alunos com deficiência em turmas regulares não é necessária para o desenvolvimento social deles.
QUESTÃO 3
Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a dança se integra ao ambiente escolar como parte do componente curricular de Arte, especificamente na área de Linguagens. Ao concebermos a Arte como linguagem e veículo de expressão, torna-se evidente que a dança transcende as limitações do físico (Brasil, 2013 apud Seidler; Oliveira, Consenza, 2024).

Fonte: SEIDLER, E.; OLIVEIRA, L. P.; COSENZA, P. S. S. Técnica e estética da dança. Organizador: Ingrid Labeta. Florianópolis–SC: Arqué, 2024.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. A dança no contexto escolar é considerada apenas uma atividade física.

II. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica incluem a dança como parte do componente curricular de Arte.

III. A dança, como linguagem artística, pode ser utilizada para além de suas limitações físicas.

IV. A expressão corporal é uma das finalidades da dança no ambiente escolar.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 4
A Lei nº 13.146/2015 estabelece que pessoas com deficiência enfrentam impedimentos de longo prazo que, ao interagir com barreiras, podem limitar sua participação plena na sociedade, afetando áreas como educação, trabalho, cultura e lazer. O capacitismo, uma forma de preconceito que considera esses indivíduos como menos capazes, intensifica a exclusão e perpetua uma visão negativa histórica. Para promover verdadeira inclusão, é necessário desconstruir essas barreiras e garantir acessibilidade em todos os aspectos da vida, incluindo nas artes e na dança.

Fonte: adaptado de: SEIDLER, E.; OLIVEIRA, L. P.; COSENZA, P. S. S. Técnica e estética da dança. Organizador: Ingrid Labeta. Florianópolis: Arqué, 2024.

Sobre o impacto do capacitismo e a acessibilidade na sociedade, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 - O conceito de capacitismo é uma prática recente e não está amplamente enraizado na história da sociedade.
Alternativa 2 - A Lei nº 13.146/2015 assegura que a acessibilidade é uma responsabilidade exclusiva dos espaços públicos, não abrangendo instituições privadas.
Alternativa 3 - A acessibilidade é garantida por lei apenas em instituições de ensino, não se estendendo a outros espaços sociais como restaurantes ou locais culturais.
Alternativa 4 - A dança, como expressão artística, não necessita de adaptações para pessoas com deficiência, pois todos têm habilidades semelhantes para a prática dessa arte.
Alternativa 5 - O capacitismo é uma forma de preconceito que considera pessoas com deficiência como inferiores ou incapazes, prejudicando sua plena participação na sociedade.
QUESTÃO 5
A inclusão no ambiente escolar é um processo que exige atenção às necessidades específicas de cada aluno, desta forma, as práticas pedagógicas devem ser adaptadas para lidar com a diversidade de formas de participação e aprendizado entre os estudantes. Compreender o histórico dos alunos pode auxiliar na construção de estratégias de ensino mais eficazes e respeitosas das diferenças individuais e o planejamento e a execução das atividades devem considerar essas variáveis para garantir que todos os alunos possam se desenvolver de maneira adequada.

Fonte: Elaborado pelo autor.

Considerando o texto apresentado e com base no material didático, analise as sentenças a seguir:

I. A anamnese é importante para entender o histórico e as necessidades dos alunos, facilitando a adaptação do ensino.

II. Todos os alunos devem participar das atividades da mesma forma, independentemente de suas características individuais.

III. O planejamento de aula deve considerar as diferentes formas de participação e aprendizado dos alunos.

IV. O professor deve ignorar as diferenças individuais para garantir que todos os alunos sigam o mesmo ritmo de aprendizagem.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III, apenas.
Alternativa 2 - I e IV, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 6
A cena da dança contemporânea, ao explorar a diversidade de corpos e movimentos que transbordam do interior para o exterior, torna-se uma linguagem de expressão significativa para pessoas com deficiência. Com inúmeras companhias, grupos de dança, pesquisas e abordagens terapêuticas específicas, ela proporciona oportunidades inclusivas para alunos com deficiência, seja para prática física ou imersão na arte, evidenciando um crescente interesse na interação com essa expressão (Seidler; Oliveira, Consenza, 2024).

Fonte: SEIDLER, E.; OLIVEIRA, L. P.; COSENZA, P. S. S. Técnica e estética da dança. Organizador: Ingrid Labeta. Florianópolis-SC: Arqué, 2024.

Sobre a Pulsar Companhia de Dança e a inclusão na dança contemporânea, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A experiência de um espetáculo de dança é a mesma para todas as pessoas, independentemente de suas deficiências.
Alternativa 2 - A dança contemporânea é vista apenas como uma forma terapêutica e não se interessa por aspectos de diversidade corporal.
Alternativa 3 - A Pulsar Companhia de Dança foi fundada em Londres e é conhecida por utilizar apenas audiodescrição em seus espetáculos.
Alternativa 4 - A Pulsar Companhia de Dança promove experiências de dança que visam incluir tanto pessoas com deficiência quanto pessoas sem deficiência.
Alternativa 5 - O material didático sugere que a dança contemporânea mantém a mesma abordagem que o ballet clássico, focando exclusivamente em corpos considerados perfeitos.
QUESTÃO 7
Durante o século XIX, diversas danças europeias foram introduzidas no Brasil, cada uma trazendo características únicas e influências culturais distintas. Essas danças, ao se misturarem com elementos locais, foram adaptadas e incorporadas às tradições brasileiras, desempenhando papéis significativos em festividades e eventos sociais. Algumas delas enfrentaram resistências iniciais devido a questões morais e culturais, mas acabaram se consolidando como parte do patrimônio cultural do país.

Fonte: adaptado de: SEIDLER, E.; OLIVEIRA, L. P.; COSENZA, P. S. S. Técnica e estética da dança. Organizador: Ingrid Labeta. Florianópolis-SC: Arqué, 2024.

Considerando o texto apresentado e com base no material didático, analise as afirmativas a seguir:

I. A polca causou controvérsias morais devido à proximidade física entre os dançarinos.

II. O xotes chegou ao Brasil no século XVIII, trazido pela corte imperial portuguesa.

III. A mazurca é uma dança polonesa com compasso semelhante ao da valsa.

IV. A quadrilha foi introduzida no Brasil pela corte imperial portuguesa.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III, apenas.
Alternativa 2 - I e IV, apenas
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 8
 A trajetória das danças de salão, originada em determinados contextos sociopolítico e econômico na Europa do século XV, exerceu influência nas manifestações artístico-cultural do Renascimento. A cultura simbólica dessas danças, surgida nessa época, sobrevive ao tempo, estabelecendo critérios que, ainda hoje, delineiam a ética e estética dessas práticas em diversos continentes. Os modos organizativos presentes nas cortes europeias renascentistas funcionam como expressão dos valores sociais da nobreza.

Fonte: SEIDLER, E.; OLIVEIRA, L. P.; COSENZA, P. S. S. Técnica e estética da dança. Organizador: Ingrid Labeta. Florianópolis–SC: Arqué, 2024.

Considerando o papel das danças de salão no contexto histórico e sociocultural e sobre suas características e influências, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As danças de salão, desde sua origem no século XV, sempre foram marcadas pela igualdade de papéis de gênero entre os dançarinos.
Alternativa 2 - A condução das danças de salão na Europa renascentista se dava aleatoriamente, sem qualquer estrutura ou regras de etiqueta a serem seguidas.
Alternativa 3 - A nomenclatura das danças de salão é conhecida como danças sociais devido à troca de pares, que promove a interação social entre os participantes.
Alternativa 4 - As danças de salão não têm influência significativa nas manifestações artístico-culturais contemporâneas, sendo uma prática limitada ao contexto histórico renascentista.
Alternativa 5 - As práticas tradicionais das danças de salão refletem a perpetuação de valores sociais, incluindo a demarcação de papéis de gênero, onde o homem assume a posição de condução.
QUESTÃO 9
As técnicas corporais, definidas como um conjunto de processos de uma arte (Veiga, 1991), incluem modalidades como ballet clássico, jazz, danças urbanas e contemporânea. A inclusão vai além da presença física em um ambiente; trata-se de garantir participação efetiva e integração. Joana, aluna com deficiência motora, participa de aulas de jazz com uma abordagem inclusiva, que envolve adaptações específicas para sua condição e promove a colaboração no grupo para um festival de dança. A professora utiliza técnicas adaptativas e estratégias de inclusão para assegurar a participação ativa de todos os alunos.
Fonte: adaptado de: SEIDLER, E.; OLIVEIRA, L. P.; COSENZA, P. S. S. Técnica e estética da dança. Organizador: Ingrid Labeta. Florianópolis: Arqué, 2024.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Técnicas corporais podem ser adaptadas para atender às necessidades de alunos com deficiências,

 PORQUE

II. A presença de Joana na aula de jazz resultou em adaptações técnicas que favoreceram a participação de todos os alunos, promovendo um ambiente colaborativo e inclusivo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Atualmente, o Brasil é lar de uma ampla gama de danças de salão, cada uma com influências distintas que vão desde as tradições europeias até as culturas afro-diaspóricas e indígenas. Entre essas danças, destacam-se estilos como bolero, forró, samba de gafieira, lambada/zouk e maxixe.

Fonte: adaptado de: SEIDLER, E.; OLIVEIRA, L. P.; COSENZA, P. S. S. Técnica e estética da dança. Organizador: Ingrid Labeta. Florianópolis–SC: Arqué, 2024.

Figura 1 - Dança

Fonte: http://anabotafogoboutique.com.br/wp-content/uploads/2015/08/rapha700.jpg. Acesso em: 1 ago. 2024.

A figura 1 refere-se a uma dança que teve origem nos bailes da região do nordeste, abrange diversas danças tendo sido marcada por arrastar os pés.

Considerando a dança da figura 1 apresentada, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Forró.
Alternativa 2 - Bolero.
Alternativa 3 - Maxixe.
Alternativa 4 - Lambada.
Alternativa 5 - Samba de Gafieira.
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