FECHAR

ATIVIDADE 3 - PED - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - PED - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA - 54_2025

ATIVIDADE 3 - PED - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA - 54_2025

Questão 1
Levin (2003 apud FALCÃO; BARRETO, 2009, p. 86) descreve que "[...] Dupré, neurologista francês que, em 1907, [...] rompeu com os pressupostos da correspondência biunívoca entre a localização neurológica e perturbações motoras da infância e formulou a noção de psicomotricidade através de uma linha filosófica neurológica, evidenciando o paralelismo psicomotor, ou seja, a associação estreita entre o desenvolvimento da psicomotricidade, inteligência e afetividade".
Fonte: FALCÃO, H. T.; BARRETO, M, A. M. Breve histórico da psicomotricidade. Ensino, Saúde e Ambiente. Rio de Janeiro: UFF, v. 2, n. 2, p. 84-96, ago. 2009.
Considerando os estudos de Dupré, analise as alternativas e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:

Dupré elabora um teste para avaliar a idade motora.

Alternativa 2:

Dupré realizou estudos sobre a motricidade e o caráter.

Alternativa 3:

Dupré defendeu a educação psicomotora para todas as faixas etárias.

Alternativa 4:

Dupré verificou que era necessário rever a avaliação psicomotora revendo o objetivo de ser restrita a mensuração.

Alternativa 5:

Dupré diferenciou a debilidade do corpo e a debilidade da mente, descrevendo a Síndrome da debilidade motora.

Questão 2
O brincar, por sua vez, é uma atividade intrinsecamente ligada à infância e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil. Através do brincar, as crianças exploram o mundo ao seu redor, experimentam diferentes papéis e situações, desenvolvem a imaginação, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Além disso, o brincar promove a interação social, permitindo que as crianças aprendam a compartilhar, cooperar, negociar e desenvolver habilidades sociais importantes (SILVA  et al., 2023, p. 338).
Fonte: SILVA, L.O. L.; SERGIO, M. Z.; SILVA, R. S. A importância da psicomotricidade e o brincar como influência da aprendizagem na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo: Arche Consultoria Científica e Editorial, v.9.n.07. jul. 2023.


Considerando a importância do brincar para o desenvolvimento psicomotor, analise as afirmativas:

I. No contexto da brincadeira percebemos que o significado proposto pela criança tem maior relevância, deste modo, o objeto assume uma posição subordinada à vontade dela.
II.  Manoel e Ivan estão jogando dominó. Esta atividade pode ser considerado como um jogo de regras, mas também apresenta características de um jogo de aquisição.
III. A imitação não é fortuita, a criança precisa de um modelo real para que tenha a referência, estimulando a capacidade de observação da criança.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 3
Texto 1: De acordo com Fonseca (1995), o tônus muscular desempenha uma função essencial do desenvolvimento psicomotor, visto que, assegura a postura, atitudes, emoções, mímicas, sendo responsável pelas manifestações motoras do sujeito.
Fonte: FONSECA, V. Manual de Observação psicomotora: Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995.
Texto 2: A função tônica, é definida como um comportamento e tem por função manter, a todo instante, o músculo num grau de tensão ótimo, que prepare a ação ajustada. Esta função exerce-se em todos os músculos do corpo, regulando a todo instante as diferentes atitudes. As variações do tônus que são devidas aos estados de hipo ou hipertonia, ou de espasmo, estão na base das emoções (BASTOS, 2007, p.15).
Fonte:BASTOS, A. C. F. H. Tônus e equilíbrio: os distúrbios psicomotores na visão da fisioterapia. Monografia (Especialização em Psicomotricidade) – Centro de Treinamento de desenvolvimento -CETREDE, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, p.49, 2007).


Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Ao final de uma brincadeira na quadra, onde as crianças correram, saltaram e jogaram bola, a professora solicitou que os alunos deitassem no chão, fechassem os olhos e ouvissem a música. Ela colocou uma música calma e pediu para que respirassem devagar. Logo todos estavam bem relaxados. Nesta situação podemos dizer que os músculos das crianças saíram de um estado de hipertonia para uma hipotonia.
PORQUE
II. A hipertonia pode desencadear a extensão tanto do tronco quanto dos membros, sendo uma das alterações importantes da tonicidade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 4
Durante a avaliação psicomotora, Enzo (8 anos) foi convidado a realizar uma sequência de atividades envolvendo coordenação motora ampla e fina, equilíbrio e noção espacial. Ao ser solicitado a pular com um pé só entre marcas no chão, apresentou dificuldades em manter o equilíbrio, frequentemente trocando de pé ou pisando fora dos limites marcados. Na tarefa de desenhar a figura humana, demonstrou esforço, mas esqueceu partes como o pescoço e as mãos, e representou os dedos de forma imprecisa ou ausente. Também teve dificuldade em recortar uma forma simples com a tesoura, mostrando movimentos pouco coordenados e cortes irregulares.
Elaborado pela professora, 2025.
Analisando a situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No que se refere a compreensão e organização do seu próprio corpo, sendo este entendimento a base da exploração e descobrimento de diversos modos de agir e mover-se no espaço, verifica-se que Enzo encontra-se com uma execução aquém do esperado para sua faixa etária.

PORQUE
II. Quando a criança é capaz de nomear determinada parte de seu corpo, isso indica que ela foi percebida conscientemente e internalizada, permitindo que a experiência seja expressa verbalmente.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 5
De acordo com Freitas (2008), um dos pontos essenciais na estruturação da personalidade da criança está relacionado a representação que ela faz de seu próprio corpo. Diante disso, a importância de que a criança desenvolva uma concepção do seu corpo já no início da sua vida, sendo fundamental neste processo o ensino da aprendizagem corporal, criando possibilidades para que ela perceba as várias partes do corpo, assimilando-as e compreendendo-as como pertencentes a um todo, elaborando seu esquema corporal.
Fonte: FREITAS, N. K. Esquema corporal, imagem visual e representação do próprio corpo: questões teórico conceituais. Ciências e Cognição. Rio de Janeiro: UFRJ, v. 13, n. 3, p. 318-324. 2008.


Considerando o excerto acima, analise as afirmativas:

I. No estágio do espelho possibilita a criança ter uma representação de si, de modo integral e única; mas isto acontece de maneira gradual até ela entender que a imagem especular é do mesmo corpo que ela sente.
II. No processo de alfabetização o conceito funcional estrutural – esquema corporal não tem grande relevância, visto que a criança utilizará mais o conceito funcional global da coordenação motora fina.
III. O estágio de desenvolvimento sensório-motor, proposto por Piaget, assemelha-se a etapa de desenvolvimento do esquema corporal no qual, este, já se encontra organizado, com maior controle e comando do corpo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 6
A professora da Educação Infantil fez um convite para as crianças de transformarem-se em feiticeiros e criarem uma poção mágica do movimento para salvar o mundo encantado. Então, explicou que, cada ingrediente mágico só pode ser acrescentado depois da realização de um certo movimento, direcionado pelo Livro de Magia. As orientações foram as seguintes: 1 - Para colocar o pó das estrelas é necessário que gire com os braços abertos por três vezes; 2 - Para encontrar a cheiro do vento você deve equilibrar-se em um pé só e contar até 5; 3 - Para coletar o ouro do arco-íris, vá pulando como sapo até a parede; 4 - Para ativar a porção mágica é preciso que sopre com força e mexa a poção com movimentos circulares para de um lado para o outro. Para encerrar, os alunos combinam uma palavra mágica que todos falam ao mesmo tempo e o mundo encantado estará salvo.
Elaborado pela professora, 2025.
Examinando a atividade apresentada acima, avalie as afirmações a seguir.

I. O tipo de intervenção psicomotora apresentada pela professora favoreceu a manifestação livre dos seus gestos e vontades; permitindo a liberdade de expressão e a espontaneidade.
II. A observação do educador no processo de execução da atividade é essencial, nesta atividade em específico, ele pode verificar a qualidade dos movimentos realizados pelos alunos e dos conceitos psicomotores trabalhados.
III. Na atividade apresentada verificamos o uso do jogo simbólico, visto que a ação está entrelaçada a um significado atribuído, sendo projetada por meio dos movimentos corporais.
IV. Na realização desta atividade, o corpo não é considerado o principal recurso do aluno, já que a variedade de materiais pode garantir o desenvolvimento.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 7
No transcorrer de uma atividade em grupo, a professora instrui os alunos a trabalharem juntos para completar um projeto. Enquanto a maior parte das crianças estão envolvidas com a tarefa, Joaquim começa a distrair os colegas fazendo barulhos altos e interrompendo as conversas dos outros grupos. A professora chama a atenção dele e pede gentilmente para que se concentre na atividade, mas Joaquim ignora as instruções e continua se comportando de maneira inadequada. Ele começa a mexer em objetos ao redor da sala, derrubando lápis e papéis, ignorando os limites do espaço pessoal de seus colegas. Mesmo com as repetidas advertências do professor, Joaquim parece não reconhecer os limites de comportamento aceitável na sala de aula. Ele continua a desafiar as regras, testando os limites do professor e perturbando o ambiente de aprendizado para si mesmo e para os outros alunos.
Elaborado pela professora, 2024.


Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Na situação apresentada observa-se uma dificuldade importante de Joaquim no que se refere a disciplina na sala de aula, isto porque os limites estabelecidos neste contexto demandam a aceitação de certas restrições e a obediência a uma autoridade.
PORQUE
II. O limite externo está diretamente ligado a relações de afeto, principalmente do contato corporal que se estabeleceu nas primeiras relações com o Outro significante, delimitando seu corpo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 8
Texto 1

O desenvolvimento humano é um processo de construção contínua que se estende ao longo da vida dos indivíduos, sendo fruto de uma organização complexa e hierarquizada que envolve desde os componentes intraorgânicos até as relações sociais e a agência humana. (SIFUENTES et al, 2007).

SIFUENTES, T. R.; DESSEN, M. A.; OLIVEIRA, M. C. S. L. Desenvolvimento Humano: Desafios para a Compreensão das Trajetórias Probabilísticas. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília/DF, 2007.
Texto 2

A infância é uma fase da vida do ser humano primordial para o seu desenvolvimento cognitivo, psicológico, biológico e motor, pois nesse período ocorrem as principais maturações em seu organismo. (COLE e COLE, 2003 apud SABATINI et al, 2010).

SABATINI, R. W.; ALMEIDA, G. M. F.; SCHLINDWEIN-ZANINI, R. Desenvolvimento psicomotor de crianças da educação infantil. FIEP BULLETIN. Foz do Iguaçu/PR, 2010.  Disponível em: https://www.fiepbulletin.net. Acesso 02/05/2025.

Considerando os textos supracitados e o que corresponde ao período da infância, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Começa a refletir sobre temas como justiça social ou mudanças climáticas, expressando opiniões próprias e debatendo com colegas e familiares sobre o que considera certo ou errado.

Alternativa 2:

A criança tenta alcançar um brinquedo que está um pouco distante: inicialmente pode errar o movimento, mas rapidamente corrige a direção da mão, ajustando sua postura e os gestos até conseguir segurá-lo.

Alternativa 3:

Mesmo sabendo que super-heróis não existem de verdade, ela gosta de fingir que está salvando o mundo, usando uma capa e imitando os gestos do personagem, mergulhando no faz de conta com entusiasmo.

Alternativa 4:

A criança emite sons variados que ainda não estão diretamente ligados à linguagem verbal, como estalos com os lábios, ruídos produzidos com a garganta ou movimentos com a língua; como o som do aviãozinho.

Alternativa 5:

Observa-se que partes como mãos, antebraços, pernas e pés tendem a crescer antes e de maneira mais acelerada do que a coluna vertebral. Da mesma forma, os ombros e os quadris se alargam em momentos distintos. Embora o crescimento ocorra em todo o corpo ao mesmo tempo, cada região se desenvolve em ritmos diferentes.

Questão 9
O desenvolvimento humano segundo Dessen e Costa Júnior (2005) focaliza-se na “[...] ontogênese dos processos evolutivos, destacando desde os eventos genéticos até os processos culturais, desde os processos bioquímicos e fisiológicos até as interações sociais, com os padrões de adaptação sendo entendidos mediante interações dos níveis internos e externos ao indivíduo”.
DESSEN, M. A. & COSTA JUNIOR, A. L. (Orgs.) A ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005. p.11.
Considerando o que se apresenta no texto supracitado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O desenvolvimento humano ocorre por meio da interação mútua entre o sujeito e o meio, sendo o movimento o elemento que integra de forma funcional o corpo e a mente; que permite ao sujeito lidar com as exigências do ambiente em que está inserido.

PORQUE
II. O desenvolvimento psicomotor está intimamente ligado ao contexto social e histórico, sendo essa conexão um dos aspectos que o tornam essencialmente humano. Através da aprendizagem cultural e da sua interiorização, o bebê passa a se apropriar de elementos culturais criados por indivíduos mais experientes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10
Observe a imagem:

Fonte: MORA, O. Portal da Dislexia. 2025. Disponível em https: //dislexia.pt. Acesso em 02 de maio de 2025.
Examinando o texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. É possível averiguar trocas de letras visualmente semelhantes.
II. É característico ainda a apresentação de dissociação e contaminação.
III. Identifica-se que o texto do aluno apresenta acréscimos de letras.
IV. O texto apresenta mudança de lugar de letras, característico de constância de percepção.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu