FECHAR

ATIVIDADE 2 - PED - POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - PED - POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54_2025

ATIVIDADE 2 - PED - POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54_2025

Questão 1

Os desafios e as possibilidades da formação continuada de docentes estão diretamente relacionados ao desenvolvimento permanente do aprendizado dos estudantes, pois como parte indissociável do processo de instrução são consideradas as expectativas de aprendizagem, além de identificar as lacunas do processo, principalmente no que trata a respeito do ensino e da aprendizagem dos alunos do PAEE (Público-Alvo da Educação Especial).

Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação inclusiva e integração social. Maringá: UniCesumar, 2023.

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.  Muitos cursos de licenciatura contemplam disciplinas de prática profissional, que versam sobre os conhecimentos específicos, voltados para os conteúdos da Educação Básica.

PORQUE
II. A dicotomia estabelecida na organização e na estrutura dos cursos de licenciatura faz com que os docentes do Ensino Médio não consigam articular a teoria aprendida com a prática pedagógica escolar, sentindo-se despreparados para atuar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 2

O trabalho educacional inclusivo dos estudantes do público-alvo da educação especial na sala de aula comum deve ser baseado em estratégias pedagógicas que garantam o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os alunos. No entanto, algumas concepções equivocadas ainda persistem sobre a inclusão escolar.

Considerando o contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A educação inclusiva exige que os estudantes, público-alvo da educação especial, sejam ensinados exclusivamente por professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), sem a necessidade de envolvimento dos docentes do ensino regular.
PORQUE
II. A adaptação curricular na sala de aula comum compromete o aprendizado dos demais alunos, sendo preferível que os estudantes com deficiência sejam direcionados a escolas ou classes especiais.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3

O intuito da adaptação curricular para a pessoa com deficiência não se constrói por meio de sua simplificação, mas pela elucidação de estratégias que visem ao processo de ensino e aprendizagem.

Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação inclusiva e integração social. Maringá: UniCesumar, 2020.

Assinale a alternativa correta com relação às adaptações curriculares para o atendimento da pessoa com deficiência na escola inclusiva:

Alternativas
Alternativa 1:

A educação deve atender de maneira efetiva e adaptada a cada condição apesentada pelo aluno. Assim, cada aluno com determinada deficiência deve ter uma determinada adaptação que garanta sua inclusão.

Alternativa 2:

As escolas não possuem autonomia para realizar as adequações curriculares, sendo necessário um planejamento e envio de propostas de inclusão para os níveis superiores de ensino.

Alternativa 3:

O objetivo da adaptação curricular é garantir que todos os estudantes tenham acesso aos meios, materiais e métodos necessários para que possam progredir com o seu processo de desenvolvimento escolar. Dessa forma, é necessário que todos os alunos tenham os mesmos materiais.

Alternativa 4:

A flexibilização da organização curricular não consegue prever o ensino em diferentes graus de complexidade, além da busca por explorar materiais e meios que contemplem os diferentes estilos de aprendizagem.

Alternativa 5:

Todo o trabalho pedagógico no atendimento especial e na flexibilização curricular deve estar voltado em apenas adaptar a estrutura física para o atendimento e apoio da pessoa com deficiência.

Questão 4
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva ou sua sigla PNEEPEI, é concebida como um paradigma respaldado nos direitos humanos, que defende a igualdade entre as pessoas, independentemente de suas particularidades, a Educação Inclusiva busca superar as condições históricas de exclusão vivenciadas dentro e fora da escola.
No contexto dos objetivos, a PNEEPEI visa o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares (BRASIL, 2010, p. 20)
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos Político-Legais da Educação Especial
na Perspectiva da Educação Inclusiva
. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2010.

Com relação PNEEPEI e suas principais contribuições para a educação inclusiva, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:

O PNEEPEI não distingue a educação especial da educação especial na educação inclusiva, deixando esta interpretação livre.

Alternativa 2:

Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva substitui o ensino comum e vê cada estudante por sua individualidade, respeitando seus direitos.

Alternativa 3:

O PNEEPEI foi desenvolvido apenas com a observação da quantidade de alunos matriculados em escolas normais que possuíam algum tipo de deficiência.

Alternativa 4:

O documento ressaltado pelo excerto acima, é considerado o documento que implantou no país uma nova referência teórica na organização da educação brasileira.

Alternativa 5:

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva não apresenta muitos dados sobre a educação inclusiva, apenas apontando um direcionamento para a mesma.

Questão 5

A legislação brasileira tem avançado significativamente no que diz respeito à educação especial e inclusiva. A Constituição Federal de 1988 (Brasil, 1988), em seu artigo 208, garante o atendimento educacional especializado preferencialmente na rede regular de ensino. Além disso, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) estabelece a obrigatoriedade da acessibilidade em todos os níveis de ensino, assegurando que barreiras físicas, comunicacionais e pedagógicas sejam eliminadas para permitir a plena participação dos estudantes com deficiência (Brasil, 2015).

Fonte BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2022]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 9 abr. 2025.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 9 abr. 2025.

Considerando o excerto e com relação à legislação vigente e aos princípios da educação inclusiva, analise as afirmativas a seguir:
I. A Declaração de Salamanca (1994) teve pouco impacto na legislação brasileira, pois o país já possuía leis suficientes para garantir a inclusão educacional.
II. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) estabeleceu que as escolas regulares devem ofertar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) de forma complementar ao ensino comum.
III. De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (2015), as instituições privadas de ensino podem cobrar valores adicionais para adaptar seus serviços aos alunos com deficiência.
IV. A Constituição Federal de 1988 estabelece a educação como um direito de todos, e a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular deve ser preferencial, garantindo-lhes suporte adequado.
V. O Plano Nacional de Educação (PNE) determina que a universalização do acesso à educação para alunos com deficiência deve ser efetivada, mas não estabelece metas concretas para a inclusão.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

IV, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e V, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV e V.

Questão 6
A educação inclusiva representa um avanço significativo na busca pela equidade no ambiente escolar, garantindo que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas condições individuais. No entanto, a inclusão vai além do simples acesso à escola, demandando mudanças estruturais e atitudinais na sociedade. De acordo com Sassaki (1997, p. 42), a inclusão é um "processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade, através de transformações, pequenas e grandes, nos ambientes físicos, espaços internos e externos, equipamentos, aparelhos, utensílios, mobiliário e meios de transporte, e na mentalidade de todas as pessoas". Já Mantoan (2010) destaca que a inclusão educacional não deve ser vista como uma simples inserção de estudantes com deficiência no ensino regular, mas sim como uma transformação profunda na escola, envolvendo currículo, práticas pedagógicas e formação de professores para atender à diversidade de maneira efetiva.
Fonte: SASSAKI, R. K. Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
Fonte: MANTOAN. M. T. E. Construir a escola das diferenças: caminhando nas pistas da inclusão. In: BRASIL. Ministério da Educação. Escola de atenção às diferenças. Brasília: MEC, 2010.
Considerando os excertos expostos sobre inclusão e a sua relação com o contexto social e educacional, analise as afirmativas a seguir.
I. A inclusão escolar consiste apenas em garantir o acesso de estudantes com deficiência às escolas regulares, sem a necessidade de adaptações curriculares ou estruturais.
II. O modelo de inclusão escolar prevê a adaptação da escola ao estudante, garantindo que ele tenha condições adequadas para aprender e participar ativamente do ambiente escolar.
III. No modelo integracionista, o estudante com deficiência precisa se adequar à escola, sem que esta faça mudanças significativas em sua estrutura ou metodologia.
IV. A inclusão educacional envolve não apenas mudanças no ambiente escolar, mas também transformações na sociedade como um todo para garantir acessibilidade e respeito à diversidade.
V. A formação docente para a educação inclusiva não é essencial, pois o ensino inclusivo deve ocorrer de forma espontânea, sem necessidade de metodologias ou estratégias específicas.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

V, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 7

A Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE, em seu Art. 2º estabelece, entre outras diretrizes, a universalização do atendimento escolar, a melhoria da qualidade da educação e a valorização dos(as) profissionais da educação. A valorização do profissional da educação é organizada no PNE, nas metas 15, 16, 17 e 18, que abordam a formação, a carreira, a remuneração e as condições de trabalho.

Fonte: https://www.observatoriodopne.org.br/meta/formacao-de-professores. Acesso em: 20 abr. 2022.

​BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – ONE e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 20 abr. 2022.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A respeito da Formação inicial, uma das estratégias propostas na Meta 15 é fomentar a oferta de cursos técnicos de nível médio e tecnológicos de nível superior destinados à formação, nas respectivas áreas de atuação, dos(as) profissionais da educação de outros segmentos que não os do magistério.

PORQUE

II. Na formação continuada, o objetivo proposto é implantar, no prazo de um ano de vigência desta lei, política nacional de formação continuada para os profissionais da Educação de outros segmentos que não os do magistério, construída em regime de colaboração entre os entes federados.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 8
Conforme a Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID), desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é utilizado um sistema padronizado para classificar e codificar doenças, sinais, sintomas, aspectos anormais, circunstâncias sociais e causas externas de doenças e lesões. Ainda, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), que é um guia profissional da Associação Psiquiátrica Americana (APA) para condições de saúde mental, o termo "transtorno" apresenta uma definição específica.
Fonte: ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA - APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-IV-TR. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OMS. Classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde: CID-10. 10. ed. São Paulo: Editora EDUSP, 1993.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:I. Transtornos são definidos como conjuntos de sintomas ou comportamentos clinicamente reconhecíveis, que interferem no funcionamento pessoal, social e educacional do indivíduo.

PORQUE

II. Essa definição considera que os transtornos apresentam início invariavelmente na infância, estão associados a atrasos no desenvolvimento e não envolvem remissões e recaídas como outros transtornos.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

Questão 9
O ensino colaborativo pode ser compreendido como um modelo de prestação de serviço oferecido pela Educação Especial, no qual existe a parceria entre os professores do ensino regular e da educação especial, trabalhando juntos em busca de objetivos comuns (MENDES, 2006).
MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 387-405, 2006.

Apesar de o ensino colaborativo ser de grande ajuda para a realização de uma inclusão efetiva de alunos do público alvo da educação inclusiva, muitos professores ainda possuem algum tipo de resistência em trabalhar em conjunto com outros professores (MENDES e GALVANI, 2017).

DA SILVA MENDES, Melina Thaís; GALVANI, Márcia Duarte. O ensino colaborativo como facilitador da educação inclusiva na educação infantil. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 4, n. 1, 2017.

A educação inclusiva é um desafio para todos os educadores, desta forma, optar por um trabalho colaborativo como abordagem educacional inclusiva, pode melhorar a prática docente e a formação do aluno, diante disso avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Entende-se que o trabalho colaborativo viabiliza as ações entre os docentes do Ensino Comum com os da Educação Especial, facilitando a troca de experiências e a resolução de problemas.

PORQUE
II. O trabalho em conjunto deve levar em consideração o pressuposto do planejamento em conjunto, prezar pelo diálogo, a negociação e o respeito mútuo entre as partes envolvidas no projeto.Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:

As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:

A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira.

Alternativa 4:

A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.

Alternativa 5:

Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Questão 10

A imagem a seguir mostra uma sala de aula inclusiva e diversificada, em que alunos de diferentes etnias e com necessidades específicas aprendem juntos. No centro, um professor interage com os alunos, demonstrando atenção e envolvimento. Um estudante cadeirante escreve no quadro com a ajuda do professor, enquanto um aluno com deficiência visual lê um livro em braile. Uma aluna com Transtorno do Espectro Autista (TEA) observa uma atividade sensorial. Outras crianças, com e sem deficiência, interagem e trabalham em grupo. O ambiente é acolhedor e acessível, com carteiras adaptadas, rampas e materiais didáticos diversificados.

Fonte: gerado por DALL-E em 26 mar. 2025.
O processo de institucionalização dos movimentos de integração e inclusão no Brasil ocorreu ao longo das últimas décadas, impulsionado por legislações nacionais e acordos internacionais. A Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU (1975) foi um marco inicial ao estabelecer diretrizes para garantir direitos básicos às pessoas com deficiência. No Brasil, durante os anos 1990 e 2000, a transição da integração para a inclusão foi consolidada por meio de políticas como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), que estabeleceu o direito à educação em escolas regulares para todos os estudantes. Dessa maneira, as iniciativas legislativas e a adaptação das escolas para atendimento do público-alvo da educação especial podem gerar imagens como a apresentada.


Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:

A Declaração de Salamanca (1994) não teve influência significativa na educação brasileira, pois o país já possuía uma legislação consolidada sobre a educação inclusiva.

Alternativa 2:

O conceito de inclusão surgiu na política educacional brasileira durante os anos 1990, substituindo o modelo de integração, que focava na adaptação do estudante à escola, e não o contrário.

Alternativa 3:

A Política Nacional de Educação Especial de 1994 foi responsável por consolidar a inclusão no Brasil, garantindo o direito de todas as crianças à educação nas escolas regulares, sem distinções.

Alternativa 4:

O modelo de integração, representado na imagem, defendia a adaptação da escola ao estudante, promovendo ambientes acessíveis e metodologias inclusivas para garantir a participação plena de todos os alunos.

Alternativa 5:

A legislação não possui medidas voltadas para a inclusão e adaptação dos espaços sociais e educacionais para as crianças, adolescentes e adultos que sejam representantes do público-alvo da educação especial.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu