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ATIVIDADE 2 - PED - METODOLOGIA DA MATEMÁTICA - 54_2025

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ATIVIDADE 2 - PED - METODOLOGIA DA MATEMÁTICA - 54_2025

ATIVIDADE 2 - PED - METODOLOGIA DA MATEMÁTICA - 54_2025

Questão 1
Uma nova proposta educacional vê o aluno como um sujeito ativo, que interage produtivamente sobre o objeto do conhecimento. O aluno aprende, basicamente, por meio de suas próprias ações sobre os objetos do mundo, construindo suas categorias de pensamento, e, ao mesmo tempo, organizando e compreendendo o seu universo.

Após a reflexão anterior, analise as alternativas em relação como deve ser a postura do aluno e do professor no processo de ensino e aprendizagem efetivo de matemática no ambiente escolar.

Alternativas
Alternativa 1:

O aluno por si só não constrói conhecimento, precisa da intervenção do professor que é o detentor do conhecimento.

Alternativa 2:

O papel do professor não vai mudar, pois é a figura que ultrapassa épocas e continua sendo o único a transferir conhecimentos no ambiente escolar.

Alternativa 3:

A escola sempre foi e será o único espaço de disseminar o conhecimento efetivo, com isso, o professor e o aluno são peças primordiais para que isso se concretize.

Alternativa 4:

No ambiente escolar o aluno é um mero espectador e quanto mais observar ou se manter em silêncio vai conseguir sistematizar os seus conhecimentos.

Alternativa 5:

No contexto escolar, quando o professor considera o aluno  agente de sua aprendizagem, o papel do professor ganha novas dimensões. Uma delas é a de organizador e mediador da aprendizagem. Para isso, precisará escolher procedimentos que irão direcionar a aprendizagem e competência cognitiva de seus alunos.

Questão 2
Leia a situação hipotética a seguir:

Em uma turma de Educação Infantil, a professora propõe atividades de contagem usando tampinhas. Ela percebe que uma das crianças conta “um, dois, três, cinco, seis”, pulando o número quatro.


O que esse comportamento demonstra?

Alternativas
Alternativa 1:

Domínio da contagem regressiva.

Alternativa 2:

Falta de correspondência termo a termo.

Alternativa 3:

Ausência do conceito de número ordinal.

Alternativa 4:

Dificuldade no princípio da cardinalidade.

Alternativa 5:

Domínio total do princípio da ordem instável.

Questão 3

O ensino de frações nos anos iniciais do Ensino Fundamental é essencial para o desenvolvimento do pensamento matemático das crianças. Nesse período, o foco está em construir o conceito de parte de um todo, utilizando recursos concretos, como dobraduras, figuras geométricas divididas e objetos do cotidiano que permitam visualizar a divisão em partes iguais.

Ao explorar situações práticas e lúdicas, os alunos começam a compreender que uma fração representa uma ou mais partes de um inteiro dividido em partes iguais. Esse processo deve ser gradual, respeitando o ritmo de aprendizagem e estimulando a comparação, a equivalência e o raciocínio proporcional de forma significativa e contextualizada.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Podemos conceituar fração como a expressão de uma quantidade por meio da razão/divisão entre dois números inteiros. Para separar os elementos que compõem essa representação numérica, existe o traço, que divide o numerador do denominador.

PORQUE

II. Para entender o termo fração, você pode notar que ela serve para designar o todo de certas partes ou de várias unidades, seja para estabelecer uma representação numérica ou gráfica da unidade.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

Questão 4
Para Burgo (2018, p. 89), "quanto ao aspecto posicional, é importante observar a riqueza do mesmo, tendo em vista que é possível escrever infinitos números a partir de poucos algarismos. No entanto, a utilização da posição como indicador do valor relativo, apesar de extremamente prática na escrita, representa uma complicação para a criança".
BURGO, Ozilia Geraldini. Metodologia da Matemática. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.


Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre ambas.

I. A posição de um símbolo com relação a outro não é um aspecto do mundo que interessa à criança tanto como sua forma, sua cor ou seu tamanho. Ela fica perplexa com a ideia de que as partes do código têm uma relação específica com o todo quantificado.

PORQUE

II. O motivo para tanta dificuldade com relação ao valor posicional é que  a criança de seis e sete anos está, ainda, em processo de construir o sistema numérico por meio da operação mental “+1” além de iniciar  a coordenação da inclusão hierárquica. Também, as crianças desta faixa etária pensam de forma aditiva e é muito difícil para elas pensarem no “2” de 26 como sendo 2 x 10.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 5
Segundo Toledo (1997, p. 30), “classificar é uma operação lógica de importância fundamental em nossa vida, pois nos ajuda a organizar a realidade que nos cerca”. No desenvolvimento da criança, acontecem diferentes momentos de classificação e um desses momentos é a coleção não figural.
TOLEDO, M.; TOLEDO, M. Didática da matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.​
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta, que identifica as características dessa classificação.
Alternativas
Alternativa 1:

Não leva em conta a semelhança dos objetos.

Alternativa 2:

Caracteriza-se pela capacidade de a criança dominar a relação de inclusão, ou seja, conservar o todo, após tê-lo dividido em partes.

Alternativa 3:

As crianças não se preocupam em agrupar objetos de acordo com suas semelhanças ou diferenças, mas sim por associação ou conveniência.

Alternativa 4:

Nesta fase, a criança percebe as semelhanças e diferenças entre objetos e tenta agrupá-los por critérios, que levam em conta as semelhanças e diferenças.

Alternativa 5:

Nesta fase, a criança começa juntando objetos semelhantes, como se estivesse iniciando uma classificação e, subitamente, abandona o critério de semelhança, passando a brincar com as mesmas figuras.

Questão 6
A etnomatemática busca compreender os saberes matemáticos produzidos por diferentes culturas, valorizando o conhecimento prático presente nas vivências dos alunos. Essa abordagem rompe com a ideia da matemática como um saber neutro e universal, defendendo a construção do conhecimento com base na realidade social e cultural dos estudantes.

Fonte: BURGO, O. G.; CAMPOS, S. M. de. Metodologia da Matemática. Maringá: UniCesumar, 2023.

​Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A etnomatemática contribui para o reconhecimento da pluralidade de saberes e valoriza os contextos culturais diversos no processo de ensino.

PORQUE

II. O ensino tradicional da matemática considera apenas os conteúdos acadêmicos universais, desconsiderando saberes locais como válidos para a aprendizagem.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 7
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas nas escolas brasileiras públicas e privadas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, visando o pleno desenvolvimento de todos os alunos.

Fonte: ​BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018.

Com base nos estudos acerca da BNCC, analise as afirmativas a seguir:

I. Por maior que seja o papel da escola, dos alunos e das famílias, a necessidade de uma educação de qualidade não está alinhada às transformações da sociedade.
II. A BNCC articula as ações do professor para que possam ser asseguradas as competências gerais no desenvolvimento do aluno, não só acadêmicas, mas também sociais.
III. Para a BNCC, é necessário reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos e sociais, ou seja, uma ciência viva.
IV. Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos) que visa apenas às ações da vida escolar.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8
De acordo com Piaget (1983 apud Burgo, 2024), o desenvolvimento do número segue uma ordem: parte das ações sensório-motoras, passa por estruturas mentais e chega à reversibilidade. Antes de dominar o número, a criança precisa compreender noções como conservação, inclusão e reversibilidade, que só são possíveis no estágio das operações concretas, geralmente a partir dos 6 ou 7 anos.

Fonte: BURGO, O. G.; CAMPOS, S. M. de. Metodologia da Matemática. Maringá: UniCesumar, 2023.

Com base nos estudos de Piaget, analise as afirmativas a seguir:


I. A reversibilidade do pensamento é condição para que a criança compreenda que 3 + 2 é igual a 5 e que 5 - 2 retorna ao 3.
II. Antes dos 6 anos, a criança já domina a noção de número operatório e consegue generalizar propriedades matemáticas.
III. A conservação da quantidade é fundamental para que a criança entenda que o número é independente da disposição dos objetos.
IV. A construção do número depende da interação entre o sujeito e o meio, sendo um processo ativo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 9
Analise a figura a seguir:



Fonte: BURGO, O. G.; CAMPOS, S. M. de. Metodologia da Matemática. Maringá: UniCesumar, 2023. p. 61.

O sistema indo-arábico passou por diversas transformações gráficas e culturais até chegar ao modelo de numeração atualmente utilizado. A imagem evidencia a trajetória histórica desse sistema, que foi originado na Índia e gradualmente adaptado pelos árabes, até se consolidar na Europa e no Ocidente moderno.
 
Com base na imagem e no texto apresentados, assinale a alternativa que melhor explica a importância histórica da evolução do sistema indo-arábico para a Matemática atual:
Alternativas
Alternativa 1:

A evolução gráfica dos números demonstra apenas uma mudança estética dos símbolos, sem impacto na forma de pensar ou operar matematicamente.

Alternativa 2:

O sistema indo-arábico consolidou-se por permitir a notação posicional e a introdução do zero, facilitando os cálculos e o avanço das ciências.

Alternativa 3:

A adoção do sistema indo-arábico se deu exclusivamente por razões religiosas, sendo promovido por autoridades eclesiásticas na Idade Média.

Alternativa 4:

O sistema hindu permaneceu inalterado até os dias atuais e foi adotado em todos os continentes, sem resistências culturais ou comerciais.

Alternativa 5:

O sistema indo-arábico atual é uma adaptação direta do sistema romano, com influências estéticas orientais.

Questão 10
As competências gerais do ensino são um conjunto de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que buscam promover o desenvolvimento dos alunos em todas as suas dimensões: intelectual, física, social, emocional e cultural. Mas, para o aluno ser capaz de exercer plenamente todas elas, não bastam práticas em sala de aula. Elas demandam a incorporação de mudanças nos vários âmbitos da escola. Com base nas competências, o ensino de matemática, ao propor atividades com agrupamentos e trocas, desenvolve várias competências no aluno. Mas para isso, é preciso um preparo das aulas com recursos didáticos e organização do professor (BNCC, 2017).
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 30 abr. 2019.
Diante disso, analise as afirmativas e assinale o que corresponde ao ensino de agrupamentos e trocas no ensino de Matemática.

I. Ao propor uma atividade com agrupamentos e trocas, é preciso que o professor crie situações variadas onde os alunos tenham oportunidade de agrupar quantidades de elementos e depois registrá-los, para que, gradualmente, se conscientizem da operação realizada.

II. Quanto mais diversificadas forem as situações de agrupamentos e trocas em que estiver envolvida, mais oportunidade o aluno terá de observar as semelhanças e diferenças entre essas situações, realizando abstrações e construindo o conceito.

III. Para trabalhar com agrupamentos e trocas, o professor precisa ter organizado os estudantes para desenvolverem primeiramente o conhecimento de quantidade juntamente com criatividade.

IV. O aluno, ao desenvolver a competência e habilidade no ensino de agrupamentos e trocas, já está preparado para continuar o estudo da matemática nos anos seguintes.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

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