FECHAR

ATIVIDADE 2 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - 54_2025

ATIVIDADE 2 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - 54_2025

Questão 1
O professor João, um dedicado pedagogo, enxerga no planejamento a chave para a excelência em sua prática pedagógica. Para ele, o planejamento é muito mais que uma simples etapa burocrática; é a bússola que guia suas aulas e impulsiona a qualidade do ensino. Com meticulosidade, ele molda suas estratégias, antecipa desafios e adaptações, buscando sempre proporcionar uma experiência de aprendizado enriquecedora para seus alunos.
 
Com base nas ideias do professor João sobre o planejamento pedagógico, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Deve ser realizado exclusivamente pela equipe pedagógica com o objetivo de facilitar o trabalho do professor em sala de aula e manter o rigor metodológico.
II. É o momento inicial de qualquer ação docente, realizado no início do ano letivo, é flexível e pode ser ajustado ao longo do tempo conforme as necessidades.
III. Elaborado pelo professor, é usado para guiar a aula, portanto, não cabe a participação e envolvimento dos alunos durante sua execução.
IV. É um instrumento transformador da prática docente. Ele atua diretamente na qualidade do ensino e da aprendizagem.
 
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

III e IV, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 2
Considere o caso hipotético a seguir:
 
Em uma determinada escola, o professor de História, Pedro, está planejando uma aula sobre a História do Brasil. Ele sabe que muitas vezes os alunos têm dificuldade em se conectar com os eventos históricos, pois os veem como distantes e irrelevantes para suas vidas cotidianas. Para superar esse desafio, Pedro decide incorporar a contação de histórias como estratégia de ensino. Primeiro, ele seleciona cuidadosamente as histórias que serão narradas durante a aula, escolhendo aquelas que exemplificam os eventos e os conceitos que ele quer que os alunos aprendam. Ele inclui histórias de personagens históricos, bem como narrativas sobre os motivos e as consequências das ações dessas figuras. Durante a preparação, Pedro se concentra em desenvolver sua entonação, sua dramaticidade e suas expressões faciais para tornar a narrativa mais envolvente e emocionante para os alunos. Ele sabe que isso é essencial para despertar a curiosidade e o interesse dos pequenos, incentivando-os a se envolverem mais com o conteúdo. Na aula, Pedro transforma a sala de aula em um ambiente dinâmico, onde os alunos são transportados para o Brasil do século XVI através das histórias que ele conta. Ele utiliza recursos visuais, como imagens e vídeos, para complementar as narrativas e ajudar os alunos a visualizarem os eventos históricos. À medida que a aula avança, os alunos estão visivelmente envolvidos e entusiasmados com as histórias que estão ouvindo. Eles fazem perguntas, discutem os acontecimentos e até mesmo sugerem outras histórias que gostariam de ouvir. Pedro aproveita essas interações para aprofundar a compreensão dos alunos sobre os conceitos históricos em questão.
 
Considerando esse caso hipotético, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. O professor deve escolher as histórias a serem narradas considerando os objetivos propostos para o conteúdo selecionado, desenvolvendo a entonação, a dramaticidade, as expressões para que desperte a curiosidade dos pequenos.

PORQUE

II. O cotidiano da sala de aula é, ao mesmo tempo, laboratório e palco da capacidade de levarmos os alunos à historicidade, desenvolvendo conceito e fatos, permitindo-lhes a apropriação pessoal de um verdadeiro conhecimento histórico, em seu sentido e propriedades.
 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:

As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:

As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:

A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Questão 3

As fake news, ou notícias falsas, tornaram-se um fenômeno contemporâneo que impacta diretamente a compreensão da realidade histórica e social. Ao abordar esse tema, o professor pode transformar a desinformação em recurso pedagógico, estimulando a análise crítica das fontes e a reflexão sobre as intenções por trás das narrativas.

Fonte: Adaptado de: ARANTES, M. O.; AFIUNE, P. de S.; PAIXÃO, P. C. M. Metodologia do ensino de História. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

Considerando a situação apresentada, assinale a alternativa que justifica o uso do trabalho com fake news como estratégia pedagógica no ensino de História.

Alternativas
Alternativa 1:

Reforça narrativas simplistas.

Alternativa 2:

Estimula a memorização mecânica.

Alternativa 3:

Dispensa a análise de documentos históricos.

Alternativa 4:

Substitui o estudo dos conteúdos curriculares.

Alternativa 5:

Permite desenvolver a habilidade de checagem de fontes.

Questão 4

O uso de diferentes fontes históricas (escritas, iconográficas, orais, digitais) em sala de aula amplia a compreensão sobre o passado, permitindo múltiplas interpretações e evitando que os alunos se tornem meros repetidores de conteúdos. Ao trabalhar com fontes variadas, o professor possibilita a construção de um pensamento histórico crítico.

Fonte: Adaptado de: ARANTES, M. O.; AFIUNE, P. de S.; PAIXÃO, P. C. M. Metodologia do ensino de História. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

Com base na situação apresentada, qual é o principal objetivo do uso de diferentes fontes históricas em sala de aula, assinale a alternativa correspondente.

Alternativas
Alternativa 1:

Priorizar apenas a História Oral.

Alternativa 2:

Substituir o livro didático por completo.

Alternativa 3:

Manter os alunos ocupados em atividades.

Alternativa 4:

Garantir que os alunos decorem informações.

Alternativa 5:

Ampliar a interpretação crítica sobre o passado.

Questão 5
Uma forma de cativar os alunos para aprenderem História é se valer da contação de histórias que permeiam os fatos e os conhecimentos históricos a serem aprendidos. A respeito deste assunto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O professor deve escolher as histórias a serem narradas considerando os objetivos propostos para o conteúdo selecionado, desenvolvendo a entonação, a dramaticidade, as expressões para que desperte a curiosidade dos pequenos.

PORQUE

II. O cotidiano da sala de aula é, ao mesmo tempo, laboratório e palco da capacidade de levarmos os alunos a historicidade, desenvolvendo conceito e fatos, permitindo-lhes a apropriação pessoal de um verdadeiro conhecimento histórico, em seu sentido e propriedades.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:

As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:

A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Questão 6

Vários historiadores perceberam que o cotidiano não era apenas o lugar das pessoas comuns, mas também poderia ser considerado lugar de resistência e mudanças, exercendo papel central no acontecer histórico. O cotidiano estabelece articulações com as grandes estruturas de poder, políticas e econômicas. Seu estudo possibilita que as tensões e lutas do dia a dia possam emergir, dando voz a atores tradicionalmente excluídos e marginalizados, o que permitiria uma maior compreensão das estruturas sociais e suas transformações. O cotidiano está relacionado com a possibilidade de que os alunos possam perceber como suas vidas fazem parte da História como um todo. Nesse sentido, de acordo com as expectativas de aprendizagem, é necessário “perceber criticamente os vínculos entre história de vida e história”.

​BARROS, C. H. F. Ensino de História, memória e história local. Revista de História da UEG, v. 2, n. 1, p. 301-321, jan./jul. 2013. Disponível em: https://encurtador.com.br/aqBSZ. Acesso em: 22 de Ago. de 2023,

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. É imprescindível a utilização do cotidiano dos alunos durante as aulas de história, pois dessa maneira, ele conseguirá estabelecer relação entre o que vive e o que estuda, identificando-se enquanto sujeito da História.

PORQUE

II. O cotidiano do aluno é objeto secundário do trabalho pedagógico, sendo priorizado o ensino da história sem conexão com a atualidade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 7
Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, a população indígena no Brasil alcançou cerca de 900 mil pessoas, distribuídas em mais de 300 etnias distintas, abrangendo aproximadamente 274 línguas vivas. Este aumento na população indígena reflete não apenas o crescimento demográfico, mas também os esforços de preservação e reconhecimento dos povos indígenas no Brasil.

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2022-02/brasil-registra-274-linguas-indigenas-diferentes-faladas-por-305-etnias. Acesso em: 1 jul. 2024.

A partir dos dados fornecidos, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A diversidade étnica e linguística entre os povos indígenas no Brasil é uma evidência da riqueza cultural presente neste grupo étnico, contribuindo para a pluralidade da identidade nacional.
II. O aumento na população indígena reflete não apenas questões demográficas, mas também os esforços de políticas públicas e iniciativas de reconhecimento e valorização da cultura indígena no Brasil.
III. A concentração de mais de 900 mil pessoas, distribuídas em mais de 300 etnias distintas, evidencia a presença significativa dos povos indígenas na composição demográfica do Brasil.
IV. A diversidade linguística entre os povos indígenas representa um desafio para a implementação de políticas de educação, sendo necessário implementar mais de 200 línguas nas escolas brasileiras.
 
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a temática "Eu, o Outro e Nós" é fundamental para o desenvolvimento de competências socioemocionais e cognitivas dos estudantes. Essa abordagem visa promover a compreensão da diversidade cultural, étnico-racial, de gênero e social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Além disso, busca-se desenvolver nos alunos a capacidade de reflexão crítica sobre as relações interpessoais e coletivas, considerando diferentes perspectivas históricas e culturais.

Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
 
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir sobre o tema "Eu, o Outro e Nós" à luz da metodologia do ensino de história:
 
I. A abordagem da temática "Eu, o Outro e Nós" no ensino de história contribui para a compreensão da diversidade cultural, étnico-racial, de gênero e social, promovendo uma visão mais crítica e reflexiva sobre as relações sociais ao longo do tempo.
II. Através do estudo das diferentes perspectivas históricas e culturais, os alunos desenvolvem a capacidade de análise comparativa entre sociedades passadas e presentes, reconhecendo as continuidades e rupturas nas relações interpessoais e coletivas.
III. A metodologia do ensino de história, ao abordar o tema "Eu, o Outro e Nós", busca exclusivamente promover a empatia e o respeito pelas diferenças, sem considerar os aspectos políticos e econômicos que influenciam as relações sociais.
IV. O ensino de história requer a problematização das narrativas dominantes, incentivando os estudantes a questionar as representações históricas que perpetuam estereótipos e preconceitos.
 
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 9

O ensino de História, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), deve favorecer a formação de sujeitos críticos, capazes de compreender as relações entre passado, presente e futuro. Isso significa ultrapassar a memorização de datas e nomes, valorizando a construção de habilidades que permitam ao aluno perceber mudanças e permanências ao longo do tempo.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

Com base na situação apresentada, qual habilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento do pensamento histórico crítico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:

Priorizar apenas o estudo da História do Brasil.

Alternativa 2:

Valorizar exclusivamente documentos escritos.

Alternativa 3:

Reproduzir narrativas oficiais sem questionamento.

Alternativa 4:

Memorizar datas e nomes de personagens históricos.

Alternativa 5:

Relacionar tempos e espaços, reconhecendo permanências e mudanças.

Questão 10

A pluralidade cultural no Brasil é resultado de um processo complexo, marcado por interações e lutas de diferentes grupos étnicos, que moldaram a sociedade e a identidade brasileira ao longo dos anos. No território brasileiro, coexistem diversas culturas e formas de vida. A miscigenação e a diversidade cultural da sociedade brasileira foram construídas através do trabalho forçado e não remunerado de povos indígenas e africanos, que, em troca de seu esforço físico, sofreram segregação e violência. Esse processo gerou uma dívida histórica que perdurou por séculos e marcou profundamente o desenvolvimento do país.

​ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de. A Invenção do Nordeste e Outras Artes. São Paulo: Cortez, 1999.

Pensando nesta dívida histórica mencionada no texto, ficou instituído que na data de 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra, cuja a menção é referente ao dia em que foi assassinada uma personalidade de suma importância para história. Qual ano e qual personagem a mesma se refere?

Alternativas
Alternativa 1:

No ano de 1745, o líder Mestre Bimba, um dos principais símbolos da capoeira regional.

Alternativa 2:

No ano de 1965, o líder Francisco Frei Ribeiro, do Quilombo dos Mares, herói e um dos símbolos da resistência negra á servidão.

Alternativa 3:

No de 1695, o líder Francisco Zumbi, do Quilombo dos Palmares, herói e um dos principais símbolos da resistência negra á escravidão.

Alternativa 4:

No ano de 1659, a líder Princesa Isabel, heroína e uma das principais simbologias da resistência negra á escravidão.

Alternativa 5:

No ano de 1865, a líder Chica da Silva, representante Quilombola, heroina e uma das principais simbologias da luta negra á exploração.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu