FECHAR

ATIVIDADE 3 - CBIO - ANATOMIA HUMANA - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - CBIO - ANATOMIA HUMANA - 54_2025

ATIVIDADE 3 - CBIO - ANATOMIA HUMANA - 54_2025

QUESTÃO 1
Quando se fala em sistema digestório, logo se pensa em boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e reto. Mas além das estruturas por onde o alimento passa durante o processo de digestão, estão presentes alguns órgãos anexos.

 

Fonte: BARBOSA, C. P. Anatomia Humana. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso em 2021.

 

Sobre esses órgãos, analise as afirmativas abaixo:

I – O fígado é a maior glândula do corpo e o segundo maior órgão. Fica localizado abaixo do diafragma. Esse órgão apresenta duas faces, a diafragmática e a visceral.

II – O fígado, além da produção de bile, que fica armazenada na vesícula biliar, é uma glândula mista, pois também produz insulina e glucagon.

III – O pâncreas está situado na cavidade abdominal, atrás do estômago e fixo à parede posterior do abdome. É a segunda maior glândula anexa do sistema digestório e produz suco pancreático, liberado no duodeno.

IV - As glândulas salivares secretam saliva, que lubrifica o bolo alimentar e possui enzimas que iniciam a digestão de amido. Essas glândulas são divididas em maiores (parótida, submandibular e sublingual) e menores (nas bochechas, lábios, palato e mucosa da língua).

Estão corretas:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II apenas.
Alternativa 2 - II e III apenas.
Alternativa 3 - I, III e IV apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
O telencéfalo ocupa toda a cavidade supratentorial do crânio e compreende os dois hemisférios cerebrais e uma pequena parte mediana situada na porção anterior do III ventrículo. Tais hemisférios são parcialmente separados pela fissura longitudinal do cérebro, cujo assoalho é formado pelo corpo caloso (o principal meio de união entre eles). Ele possui cavidades chamadas de ventrículos laterais, tem três pontos mais projetados (polo frontal, polo occipital e polo temporal), cinco lobos (grandes regiões dentro de um polo) e três faces (súperolateral, medial e inferior ou base do cérebro).
Fonte: BARBOSA, Carmem Patricia. Anatomia Humana. Maringá: Unicesumar, 2019.
Assim, considerando as especificidades das diversas regiões do encéfalo, avalie a imagem a seguir e as afirmações sobre ela:
Figura 1
Fonte: Disponível em: <https://bit.ly/2N0ej5Y>. Acesso em: 27 fev. 2019. (Adaptado)
I. O lobo parietal (letra "D" na imagem) compreende a região envolvida na interação do indivíduo com o meio ambiente.
II. O lobo frontal, representado na imagem pela letra "E", contempla as regiões da área motora primária do cérebro, do centro cortical da palavra falada e as relacionados à cognição, ao raciocínio lógico e matemático e à memória recente.
III. Dos cinco lobos cerebrais, quatro recebem sua denominação de acordo com os ossos do crânio com os quais se relacionam. Assim, são chamados de lobo frontal, temporal, parietal e occipital, representados pelas letras "E", "D", "A" e "B", respectivamente.
IV. Entre o sulco lateral e o temporal superior, regiões do lobo temporal "D", está o giro temporal superior, onde está a área de Wernicke, envolvida na compreensão da linguagem falada.
V. As letras "B" e "C" na imagem correspondem ao lobo occiptal e ao cerebelo, respectivamente.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - III, IV e V, apenas.
Alternativa 4 - I, II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - II, III, IV e V, apenas.
QUESTÃO 3
A mais notável função do sistema linfático é sua habilidade de drenar o excesso de líquido intersticial para os vasos linfáticos mantendo o equilíbrio dos fluidos do corpo. Se ele não atuasse desta forma, o volume sanguíneo poderia ser afetado, já que o sangue é a fonte principal desse líquido. Além disso, ele também drena para os vasos linfáticos parte das proteínas que saem dos vasos sanguíneos. Tal fato é de extrema importância, pois evita que ocorra osmose reversa e, consequentemente edema tecidual.
Fonte: BARBOSA, C. P. Anatomia Humana. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso em 2021.

Além da ação indicada no texto, o sistema linfático acumula outras funções. Sobre essas funções, avalie as afirmativas a seguir:

I. Participação da defesa imunológica do organismo, uma vez que esta relacionado à maturação de células imunológicas.

II. O sistema linfático está relacionado à absorção e ao transporte das gorduras dos alimentos por meio dos capilares lácteos, os quais recebem todos os lipídios e vitaminas lipossolúveis absorvidos pelo intestino.

III. Participação da distribuição de oxigenação de tecidos com a circulação de células vermelhas do sangue (hemácias).

IV. Tecido hematopoiético com a produção de eritrócitos e leucócitos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - II e IV apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III, apenas.
QUESTÃO 4
Tais estruturas saõ responsáveis pela produção de um líquido viscoso, transparente, insípido e inodoro que previne contra as cáries, lubrifica o bolo alimentar, facilita seu transporte sem irritar as paredes do tubo digestório e inicia a digestão do amido.

Fonte: BARBOSA, Carmem Patrícia. Anatomia Humana. Maringa - Pr: Unicesumar, 2020.

Podemos afirmar que as estrutras em questão correspondem as(os):

Alternativas
Alternativa 1 - Fígado.
Alternativa 2 - Hipófise.
Alternativa 3 - Estômago.
Alternativa 4 - Glândulas oculares.
Alternativa 5 - Glândulas Salivares.
QUESTÃO 5
Os sopros cardíacos representam frequentes achados semiológicos na prática clínica, podendo originar diversas dúvidas em sua interpretação. Posto isso, é de fundamental importância o entendimento do que é um sopro, como ele é formado, sua relação com o ciclo cardíaco, suas diversas causas e correlação com outros achados clínicos.
Fonte: CHAMIÉ, D. Sopros cardíacos: bases fisiológicas e aspectos clínicos. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2019.

Considerando as informações anteriores sobre o ciclo cardíaco, bulhas cardíacas e sopro, avalie as afirmações a seguir:

I. O sopro somente pode ser causado por alterações congênitas.

II. Distúrbios como a estenose e a insuficiência podem permitir o fluxo retrógrado de sangue, o que causa um som anormal conhecido como sopro cardíaco.

III. Sístole e diástole referem-se às fases de contração e relaxamento do coração, respectivamente.

IV. De forma bem simplificada, pode-se afirmar que o “tum-tá”, ou som que o coração faz, nada mais é do que o som das aberturas consecutivas de suas valvas.

V. Em um ciclo normal, os dois átrios se contraem enquanto os dois ventrículos relaxam, e, em seguida, os dois ventrículos se contraem enquanto os dois átrios relaxam.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e V, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 6
O sistema digestório é uma máquina sofisticada que extrai da comida os combustíveis e bens essenciais à vida e ainda funciona como depósito de lixo. Responsável por particular os alimentos ingeridos e torná-los tão pequenos ao ponto de os nutrientes poderem ser transportados por todo o organismo e absorvidos pelas células.

Fonte: ​Sistema Digestório – Função, anatomia, humano. Planeta Biologia. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2019.

Considerando o texto anterior, sobre a divisão, função e os órgãos do sistema digestório, avalie as afirmações a seguir:

I. O canal alimentar é constituído por órgãos situados na cabeça, no pescoço, no tórax, no abdome e na pelve.

II. Tal sistema divide-se em duas porções principais: o canal alimentar e o canal nutritivo.

III. O sistema digestório tem como principal função realizar a digestão, suprindo os seres vivos de nutrientes e realizando a eliminação de substâncias não úteis ao organismo.

IV. Os órgãos anexos do sistema digestório são estruturas nas quais o alimento não transita, mas que são essenciais ao processo de digestão, uma vez que produzem secreções com caráter digestivo.

V. De forma geral, é correto afirmar que as estruturas do sistema digestório devem ser capazes de realizar apreensão do alimento, a mastigação, a deglutição, a digestão propriamente dita, a absorção dos nutrientes e da água dos alimentos e a expulsão dos resíduos eliminados sob a forma de fezes.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e III, apenas.
Alternativa 2 - II, IV e V, apenas.
Alternativa 3 - I, III, IV e V, apenas.
Alternativa 4 - II, III, IV e V, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 7
O parênquima de tecido glandular apresenta glândulas cutâneas modificadas especializadas na produção de leite após a gestação, o corpo da mama. as mamas apresentam dois acidentes anatômicos principais que merecem ser mencionados, a papila mamária e a aréola da mama.

Fonte: BARBOSA, Carmem Patrícia. Anatomia Humana. Maringá-PR. UniCesumar, 2021.

​Assinale a alternativa correta a respeito da papila mamária e aréola:

Alternativas
Alternativa 1 - A papila mamária e a aréola apresentam 15 a 20 ductos lactíferos, apresenta muitas inervações. A aréola da mama é uma projeção de células adiposas.
Alternativa 2 - Tanto a aréola, quanto a papila mamária são bastante pigmentadas.
Alternativa 3 - A papila mamária é bastante pigmentada e apresenta grande número de glândulas sudoríparas e sebáceas. Já a aréola não tem pigmentação.
Alternativa 4 - A papila mamária é uma projeção do esqueleto e pode se tornar rija. A aréola da mama fica ao redor da vagina.
Alternativa 5 - A papila mamária apresenta fibras musculares lisas e a aréola da mama fica ao redor da papila, é bastante pigmentada e apresenta grande número de glândulas sudoríparas e sebáceas.
QUESTÃO 8
Observe a imagem do sistema respiratório.

Fonte: Disponível: https://www.todamateria.com.br/sistema-respiratorio/. Acesso em: 29 out. 2023.

Ao realizar a inspiração do ar atmosférico o caminho realizado pelos gases é narina, cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e finalmente os alvéolos, local da hematose. Para sair os gases fazem o caminho inverso.
Um idoso durante uma atividade física, queixou-se de dor na garganta. Sabendo que dor na garganta é um sinal de inflamação ou infecção, encaminhou o idoso ao médico. Ao retornar, o paciente disse que estava com faringite (inflamação na faringe).

Levando em consideração a imagem e as informações, o idoso apresenta uma inflamação:

Alternativas
Alternativa 1 - Nas vias aéreas superiores.
Alternativa 2 - Nas vias aéreas inferiores.
Alternativa 3 - Na zona respiratória pulmonar.
Alternativa 4 - Na zona condutora pulmonar.
Alternativa 5 - Na zona do palato duro.
QUESTÃO 9

O ovário é um órgão par, de forma oval, que repousa na fossa ovárica. Ele tem de 3 a 4 cm (embora diminua de tamanho com o envelhecimento) e apresenta consistência firme (que aumenta com a idade). Sua função é produzir, ao final da puberdade, gametas femininos (os ovócitos) e hormônios (estrógeno e progesterona).

 

Fonte: BARBOSA, Carmem Patrícia. Anatomia Humana. Maringá: UniCesumar, 2019.

 

Além do ovário, faz parte do sistema genital feminino:

 

I. Tuba uterina.

 

II. Útero.

 

III.  Próstata.

 

IV. Vagina.

V. Mamas.

​Julgue os itens como V, para verdadeiro e F, para falso:

Alternativas
Alternativa 1 - F,V,F,V,V.
Alternativa 2 - F,F,F,V,V.
Alternativa 3 - V.V.V,F,F.
Alternativa 4 - V,V,F,V,F.
Alternativa 5 - V,V,F,V,V.
QUESTÃO 10
Uma pessoa que apresente cálculo renal, e esse cálculo sai do rim pela pelve renal e obstrui o canal de passagem da urina, antes de chegar à bexiga.

 

Elaborado pelo professor, 2023.

 

Sobre essa situação, avalie as asserções abaixo:

I. De acordo com o caso o cálculo está obstruindo o ureter.

PORQUE

II. O ureter é o ducto que conecta o rim à bexiga.

Sobre as asserções anteriores, responda o que for correto:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu