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ATIVIDADE 2 - QUI - FÍSICA GERAL - 54_2025

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ATIVIDADE 2 - QUI - FÍSICA GERAL - 54_2025

ATIVIDADE 2 - QUI - FÍSICA GERAL - 54_2025

QUESTÃO 1

Durante uma aula de Físico-Química, o professor propôs uma analogia entre a trajetória de um projétil lançada de um avião e o comportamento de partículas químicas ejetadas em um processo de combustão. Assim como o projétil, os fragmentos liberados herdam a velocidade inicial do sistema que os lança. A compreensão desse modelo auxilia futuros professores de Química a explicar fenômenos, como movimento de partículas em reações gasosas e jatos químicos.

Fonte: o autor.

Considerando a analogia e os conceitos envolvidos, analise as afirmativas a seguir:

I. Para o observador dentro do avião, a trajetória parece retilínea vertical.

II. Para o observador no solo, a trajetória é parabólica.

III. O projétil mantém a componente horizontal da velocidade do avião.

IV. A descrição do movimento depende do referencial adotado.

V. Em qualquer referencial, a trajetória é sempre parabólica.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - III, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 - III, IV e V, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 2

Durante uma prática de calorimetria em laboratório de Química, os alunos investigaram a transferência de calor entre uma solução aquecida e o ambiente. O professor explicou que o calor se propaga de diferentes formas: condução, convecção e irradiação, e que compreender esses mecanismos é essencial para interpretar processos laboratoriais e industriais.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O processo de convecção térmica pode ocorrer em líquidos e gases, mas não em sólidos.

PORQUE

II. A convecção exige movimentação das partículas do meio, algo que só é possível em fluidos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 3

Dois corpos A e B foram mantidos em recipiente adiabático. Antes do contato, um termômetro registrou 70 °C para ambos. O experimento foi utilizado para discutir a lei zero da Termodinâmica e sua ligação com condições de equilíbrio químico em solução.

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:

I. Se dois corpos têm a mesma temperatura, estão em equilíbrio térmico.

II. Sem diferença de temperatura, não há fluxo de calor entre A e B.

III. O termômetro não pode atuar como corpo intermediário para verificação de equilíbrio.

IV. Sempre que dois corpos entram em contato, ocorre troca de calor.

V. O equilíbrio químico requer estabilidade térmica como condição necessária.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 2 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, III e V, apenas.
Alternativa 4 - I, II e V, apenas.
Alternativa 5 - III, IV e V, apenas.
QUESTÃO 4

Durante a dissolução de sais, a turma observou variações de temperatura e alguns alunos registraram que “calor” seria o mesmo que “temperatura”. O docente destacou que confundir esses conceitos leva a erros na interpretação de processos endotérmicos e exotérmicos.

Considere os conceitos envolvidos e analise as afirmativas a seguir:

I. O tato não é confiável para medir temperatura.

II. A temperatura é a medida do grau de agitação das partículas.

III. O calor é energia em trânsito entre corpos a diferentes temperaturas.

IV. O calor é idêntico à temperatura de um corpo.

V. O termômetro é o instrumento adequado para medir calor.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - V, apenas.
Alternativa 3 - II e V, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - III, IV e V, apenas.
QUESTÃO 5

Na disciplina de Física Geral, estudantes de Licenciatura em Química discutem as diferenças entre grandezas físicas. Durante a preparação de uma aula prática, o professor pede que cada grupo identifique corretamente exemplos de grandezas escalares e grandezas vetoriais, destacando que a escolha adequada é essencial para a interpretação de experimentos envolvendo movimento e força.

Estudante Grandeza citada Valor informado
A Massa de uma amostra 25 g
B Força aplicada 50 N, para a direita
C Temperatura da solução 80 °C
D Velocidade do corpo 12 m/s

Fonte: o autor.

Com base nos exemplos da tabela e no conceito de grandezas físicas, assinale a alternativa que indica corretamente a classificação das grandezas mencionadas pelos estudantes A, B, C e D, respectivamente.

Alternativas
Alternativa 1 - Escalar, escalar, escalar e escalar.
Alternativa 2 - Escalar, vetorial, escalar e vetorial.
Alternativa 3 - Vetorial, escalar, vetorial e escalar.
Alternativa 4 - Vetorial, vetorial, escalar e escalar.
Alternativa 5 - Escalar, escalar, vetorial e vetorial.
QUESTÃO 6

No estudo da espectrofotometria, licenciandos em Química analisaram como feixes de luz atravessam soluções transparentes em cubetas. O professor lembrou que princípios da óptica geométrica sustentam o funcionamento de equipamentos de análise.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O princípio da propagação retilínea explica por que o feixe atravessa a solução em linha reta.

PORQUE

II. A reversibilidade dos raios luminosos garante que a luz percorre o mesmo trajeto, independentemente do sentido.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 7

Um grupo de licenciandos em Química está elaborando um relatório de calorimetria. Para padronizar a comunicação científica, o professor solicita que todos os resultados sejam expressos nas unidades fundamentais do Sistema Internacional (SI). Um erro de registro poderia comprometer a comparação dos dados com tabelas de referência.

Grandeza Unidade Registrada
Comprimento cm
Massa g
Tempo min
Temperatura °C

Fonte: o autor.

Considerando a tabela anterior e as normas do Sistema Internacional (SI), assinale a alternativa que apresenta corretamente as unidades de base correspondentes às quatro grandezas listadas, nessa ordem.

Alternativas
Alternativa 1 - Metro, grama, segundo e Celsius.
Alternativa 2 - Quilômetro, grama, minuto e Celsius.
Alternativa 3 - Metro, quilograma, segundo e Kelvin.
Alternativa 4 - Centímetro, quilograma, hora e Kelvin.
Alternativa 5 - Quilômetro, quilograma, minuto e Kelvin.
QUESTÃO 8

Em um experimento de absorção, o professor utilizou filtros coloridos para demonstrar que apenas determinados comprimentos de onda são transmitidos. Para ilustrar, comparou com a bandeira da África do Sul iluminada com luz monocromática vermelha.

Figura 1 – Bandeira da Africa do Sul com faixas vermelha, verde, azul, amarela e preta

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_da_%C3%81frica_do_Sul. Acesso em: 2 out. 2025.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Sob iluminação monocromática vermelha, apenas a faixa vermelha reflete luz e continua visível; as demais não refletem e aparentam pretas.

PORQUE

II. Pigmentos refletem apenas a radiação correspondente à sua cor característica, absorvendo as demais.

A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 9

Em um laboratório de Química, um estudante monitorava a temperatura de uma reação de decomposição que só ocorria de forma controlada até 35 °C. No entanto o termômetro disponível estava graduado em Fahrenheit. Para garantir a segurança do experimento, ele precisou converter corretamente as escalas, sob risco de ultrapassar o limite de estabilidade do reagente.

Com base nos conceitos de escalas termométricas aplicados ao controle de reações químicas, analise as afirmativas a seguir:

I. 35 °C equivale a 95 °F.

II. 10 °C equivale a 50 °F.

III. A relação entre Celsius e Fahrenheit é linear.

IV. A variação de 1 °C corresponde a uma variação de 1,8 °F.

V. 0 °C equivale a 0 °F.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - III, apenas.
Alternativa 2 - II e V, apenas.
Alternativa 3 - IV e V, apenas.
Alternativa 4 - III, IV e V, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 10

Na análise de substâncias, os alunos investigaram a diferença entre meios transparentes, translúcidos e opacos, discutindo como isso influencia técnicas, como fotometria e testes de turbidez, em soluções químicas.

Material Observação prática
Água destilada Luz atravessa
Plástico fosco Luz atravessa parcialmente
Madeira pintada Não se vê através

Fonte: o autor.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Em meios transparentes, a luz atravessa com trajetória bem definida.

PORQUE

II. Em meios translúcidos, a luz atravessa de modo irregular, sofrendo dispersão.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:​
Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
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