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ATIVIDADE 2 - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS - 54_2025

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ATIVIDADE 2 - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS - 54_2025

ATIVIDADE 2 - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS - 54_2025

Questão 1
Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, esperavam na sala, a aula de Educação Física. Com a chegada do professor foi organizada a turma para ir na quadra. Nesse momento, os alunos perguntam para o professor: “Prof., vamos brincar do que hoje?”. O professor responde: “Hoje vamos brincar de pega-pega”. Um aluno pergunta: “Só isso prof.?”. “Sim”, responde o professor. Outro aluno questiona: “Mas por que de novo essa brincadeira?”. O professor responde “Porque foi essa brincadeira que eu planejei para hoje”. Durante 15 minutos a turma se envolveu na brincadeira, mas ao final da aula restavam 12 crianças brincando, o restante estava sentado ou brincando de outras atividades que criaram na hora.

Baseando-se na situação acima, analise as asserções abaixo:

I. A situação citada acima é incoerência com a realidade apresentada pelos professores de Educação Física nas escolas brasileiras.

PORQUE
II. Sofremos historicamente na Educação Física, enquanto componente curricular, com práticas pedagógicas sem planejamento e descontextualizadas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 2
A Educação Infantil é um daqueles assuntos que têm raízes históricas bem profundas. Em sociedades da Antiguidade, como Grécia e Roma, a Educação Infantil era um importante aspecto sociopolítico, pois, como a família era a unidade primária na organização social e econômica desses povos, a vida política era uma extensão da família para o domínio público, daí o cuidado do ensino nos primeiros anos de vida da criança, que, por meio de tutores, aprendia os rudimentos da vida social, da língua, da disciplina psicomotora, entre outros.
Fonte: FONSECA, André Dioney; COLARES, Anselmo Alencar; DA COSTA, Sinara Almeida. Educação infantil: história, formação e desafios. Revista Educação & Formação, v. 4, n. 3, p. 82-103, 2019.
Considerando a configuração das legislações para com a educação infantil no Brasil, avalie as afirmações abaixo:

I. O Estatuto da Criança e do Adolescente foi alterado pela lei 13.306 de 2016, que passa a compreender que a Educação Infantil é responsável pelo ensino de crianças de zero a cinco anos de idade.
II. Ao ser assegurada na Constituição Federal de 1988, a Educação Infantil estabelece o atendimento gratuito em pré-escolas e creches.
III. A Educação Infantil foi assumida como dever do estado e direito social a partir da Lei de Diretrizes e Bases de 1971.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 3
Muitos são os problemas sociais que a escola enfrenta hoje, isso as torna lugar suscetível a muitos enfrentamentos como gangues, drogas, delitos de forma geral. O professor precisa estar preparado para essa vulnerabilidade, para agir como é necessário diante dessas situações. Durante nossa formação acadêmica é impossível tratarmos de todos os possíveis problemas que enfrentaremos, mas é possível conhecer a comunidade onde está escola, saber quais são os problemas que ela enfrente e buscar preparar-se para ajudá-los nesse enfrentamento.
Fonte: OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; et al. Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Unicesumar: Maringá, 2019.
Considerando o texto acima e a relação direta entre aulas e planejamento, avalie as afirmações abaixo:

I. Planejar requer conhecimento, por isso faz-se necessário que o professor conheça a comunidade onde vai atuar. Deste modo, isso ajuda aproximar o conteúdo dos alunos por meio do conhecimento dos aspectos culturais e sociais de onde vivem.
II. A turma precisa ser conhecida pelo professor para que os conteúdos a serem trabalhados sejam previamente escolhidos pelo grupo. A educação e aprendizagem significativa baseia-se nessa escolha, em que a primeiro se planeja e depois se escolhe a turma.
III. Esse diagnóstico feito pelo professor deve ser realizado o quanto antes e servirá para outras turmas, seguindo o critério de amostragem, e deve ser feito a cada 10 anos segundo o Plano Nacional de Educação.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 4
Se a definição de infância e de crianças não é muito simples, as relações das crianças entre elas e o papel que o encontro, o convívio e os relacionamentos têm do ponto de vista social e individual, são especialmente importantes para que conheçamos seus critérios de pertencimento em alguns grupos.
Fonte: SILVEIRA BARBOSA, Maria Carmen; DELGADO, Ana Cristina Coll; TOMÁS, Catarina. Estudos da infância, estudos da criança: quais campos? Quais teorias? Quais questões? Quais métodos?. Revista Inter Ação, v. 41, n. 1, p. 103-122, 2016.
Ao relembrar a trajetória dos conceitos de infância e desenvolvimento da educação infantil, qual foi o evento que impulsionou o surgimento dessa etapa da educação básica?
Alternativas
Alternativa 1:

Segunda Guerra Mundial.

Alternativa 2:

Crise econômica de 1929.

Alternativa 3:

Primeira Guerra Mundial.

Alternativa 4:

Plano Marshall.

Alternativa 5:

Guerra Fria.

Questão 5
A sociedade, em geral, começou a construir historicamente a infância na modernidade, através de um complexo processo de produção de representações sobre as crianças e a criação de espaços de organização social especiais para elas.
Fonte: MONTEIRO, Clara Medeiros Veiga Ramires; DELGADO, Ana Cristina Coll. Crianças, brincar, culturas da infância e cultura lúdica: uma análise dos estudos da infância. Saber & Educar, n. 19, p. 106-115, 2014.
Considerando os aspectos históricos sobre a função da escola para com as crianças, assinale a alternativa que descreve a nomenclatura utilizada para definir: “os espaços que eram direcionados para os aspectos educacionais e destinados às crianças mais abastadas, apresentando atividades pedagógicas, cognitivas e sociais”.
Alternativas
Alternativa 1:

Creches.

Alternativa 2:

Pré-escolas.

Alternativa 3:

Educação Infantil.

Alternativa 4:

Educação Básica.

Alternativa 5:

Centros de Educação Infantil.

Questão 6
No início do século XX, as instituições pré-escolares foram difundidas internacionalmente como parte de um conjunto de medidas que conformavam uma nova concepção assistencial, a assistência científica, abarcando aspectos como a alimentação e a habitação dos trabalhadores e dos pobres, sendo sua grande marca a postulação, que era entendida como proposta moderna e científica.
Fonte: FONSECA, André Dioney; COLARES, Anselmo Alencar; DA COSTA, Sinara Almeida. Educação infantil: história, formação e desafios. Revista Educação & Formação, v. 4, n. 3, p. 82-103, 2019.
As relembrar as características da Educação Infantil, assinale a alternativa que descreve corretamente o corte etário de atendimento:
Alternativas
Alternativa 1:

Creche de 0 a 3 anos e pré-escola de 4 a 5 anos.

Alternativa 2:

Creche de 0 a 2 anos e pré-escola de 3 a 5 anos.

Alternativa 3:

Creche de 0 a 3 anos e pré-escola de 4 a 6 anos.

Alternativa 4:

Creche de 0 a 2 anos e pré-escola de 3 a 6 anos.

Alternativa 5:

Creche de 1 a 3 anos e pré-escola de 4 a 5 anos.

Questão 7
“Existe uma crença generalizada de que apenas os pedagogos podem ser professores na Educação Infantil, uma vez que, supostamente, são os mais bem preparados para isso” (QUARANTA; FRANCO; BETTI, 2016, p. 62). A discussão acerca da atuação com a Educação Física na Educação Infantil é intensa e aos poucos alguns municípios do país vem optando por professores especialistas na área para atuação.
Fonte: QUARANTA, Silvia Cinelli; FRANCO, Maria Amélia do Rosário; BETTI, Mauro. Ensino da educação física na educação infantil: dificuldades e possibilidades. Práxis Educacional, Vitória da Conquista v. 12, n. 23 p. 57-81 set./dez. 2016.
Considerando essa discussão, leia as asserções abaixo:

I -  O professor generalista não possui a formação necessária para atuação com o conteúdo de Educação Física na Educação Infantil.

PORQUE
II – Na Educação Física, apesar de a ludicidade e a brincadeira constituírem o elemento central do aprendizado e das experimentações na Educação Infantil, elas devem ser organizadas, planejadas e possuírem objetivos definidos que proporcione o desenvolvimento de potencialidades e habilidades das ações motoras da criança no mundo.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 8
O Estatuto da Criança e do Adolescente é promulgado, em 1990, inaugurando uma nova concepção de direitos e deveres pautados na doutrina de proteção integral. O Estatuto coloca em cena um novo diagrama, instaurando práticas diferenciadas em alguns pontos das anteriores, presentes nos Códigos de Menores de 1927 e 1979, na realidade brasileira.
Fonte: LEMOS, Flávia Cristina Silveira. O Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil atual. Revista Psicologia Política, v. 8, n. 15, p. 93-106, 2008.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é considerada criança a pessoa que possui:
Alternativas
Alternativa 1:

Até 12 anos completos.

Alternativa 2:

Até 12 anos incompletos.

Alternativa 3:

Até 11 anos completos.

Alternativa 4:

Até 13 anos incompletos.

Questão 9

A educação como direito humano é considerada um direito social integrante da denominada segunda geração de direitos, formulados e afirmados a partir do século XIX. Conceber a Educação como Direito Humano diz respeito a considerar o ser humano na sua vocação ontológica de querer "ser mais", diferentemente dos outros seres vivos, buscando superar sua condição de existência no mundo. A educação é um elemento fundamental para a realização dessa vocação humana. Os sistemas escolares são parte deste processo educativo em que aprendizagens básicas são desenvolvidas. Ali, conhecimentos essenciais são transmitidos, normas, comportamentos e habilidades são ensinados e aprendidos. Nas sociedades modernas, o conhecimento escolar é quase uma condição para sobrevivência e bem estar social.

Fonte:CANDAU, V. M. F. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, v. 33, 2012. Disponível em: https://bityli.com/uuWJekS. Acesso em: 06 out. 2022.

Analisando o texto e os conhecimentos adquiridos na disciplina sobre a educação, avalie as afirmativas:

I. O processo de educar é contínuo e dentro da escola é considerado uma ação racional na busca do aprender.

II. A educação dentro do ambiente escolar é considerada uma educação formal, pois lá professores e alunos interagem com o mundo do conhecimento.

III. A educação está ligada a evolução e formação do ser humano, pois ela é considerada um ato de educar materializado por meio do desenvolvimento das capacidades físicas, intelectuais e morais.

IV. O ato de aprender é considerada uma ação unilateral que leva às transformações por meio da educação escolar que proporciona a reflexão, a modificação do cotidiano e seus conceitos, além das ideias e concepções.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Questão 10
As crianças existiram sempre, desde o primeiro ser humano, e a infância como construção social – a propósito da qual se construiu um conjunto de representações sociais e de crenças e para a qual se estruturaram dispositivos de socialização e controlo que a instituíram como categoria social própria – existe desde os séculos XVII e XVIII.
Fonte: SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. As crianças: contextos e identidades. Braga: Universidade do Minho, p. 7-30, 1997.
Ao considerar o conceito de infância, avalie as afirmações abaixo:

I. Inicialmente, as imagens retratavam as crianças como adultos em miniaturas, o que considerava desde o comportamento até as vestimentas.
II. O descaso ocorria apenas em bebês recém-nascidos, visto que havia muita possibilidade de morte iminente.
III. Antigamente, não era exigida preparação alguma para o contexto de educação das crianças.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

I e III, apenas.

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