FECHAR

ATIVIDADE 2 - EDU - ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESCOLARES - 54_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - EDU - ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESCOLARES - 54_2025

ATIVIDADE 2 - EDU - ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESCOLARES - 54_2025

Questão 1
Desde o evento mais simples até os eventos mais complexos, a autora reitera que é importante que haja um cerimonial (SOUZA, 2019).A autora recomenda que tenha uma comissão que se responsabilize pela abertura, pelas atividades e pela finalização do evento. No tocante ao cerimonial, este deve conter algumas ações importantes, que também variarão de acordo o tipo de evento, mas alguns itens são fundamentais.

​SOUZA, Cléia Renata Teixeira de. Organização de Eventos Escolares. Maringá. UniCesumar. 2019.

Considerando o texto apresentado, sobre o cerimonial de um evento, avalie as afirmações a seguir.
I. Deve-se se atentar para a recepção dos convidados e da imprensa: Nesta etapa deve ser cordial e cumprimentar cada aluno, professor, direção e demais convidados, bem como acomodar todos os profissionais de imprensa que desejam acompanhar e noticiar o evento.
​II. Deve-se se atentar à premiação e o pódio. São etapas já no pós-evento, mas que devem ser pensadas desde o planejamento. Depende do tipo de evento, mas caso ele seja esportivo ou remeta a algum tipo de prêmio, é importante a organização destas duas etapas.
III. Deve-se executar os hinos no início das atividades. Em geral, quando o evento se caracteriza como evento esportivo, sempre toca o hino nacional, ou o hino da cidade e, ainda, do time ou do grupo. Esta ação é bem simbólica e cria um sentimento de acolhimento e de pertencimento entre os participantes.
IV. Deve-se apresentar as autoridades presentes no evento e anunciar os respectivos discursos: quando são convidadas pessoas “importantes” da escola, do bairro, da cidade etc. para participar da abertura do evento, em geral, essas pessoas são convidadas a falar, a discursar brevemente. Assim, é importante organizar este momento.
V. Deve contar com o encerramento e avaliação do evento: Nesta fase é onde são entregues os prêmios caso o evento tenha este perfil, é também onde são realizados os agradecimentos a todos os envolvidos na realização do evento e são comunicados os resultados. A avaliação é o pós-evento, quando a organização geral se reúne para avaliar o que aconteceu, se o que foi planejado se realizou, se os objetivos foram alcançados.
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV.

Alternativa 2:

I, II e III.

Alternativa 3:

I, II e V.

Alternativa 4:

III, IV e V.

Alternativa 5:

II, III, IV e V.

Questão 2

A universalização do Ensino Fundamental nas escolas assegurou o ingresso de crianças, jovens e adultos. Contudo, a permanência dos alunos de escolas públicas e a conclusão dos estudos é um grande desafio para gestores escolares e professores. Nesse sentido, deve-se buscar meios para incentivar e despertar o interesse dos alunos nos estabelecimentos de ensino, para que procurem sempre aumentar sua qualificação estudantil. É necessário desenvolver aspectos como a criatividade e a inteligência através de projetos práticos proporcionando o uso da reflexão e análise.

CABRAL, A. et al. Importância de eventos escolares para complemento do ensino-aprendizagem de jovens carentes.
In: PURIFICAÇÃO, M. M. (org.) Processos de organicidade e integração da educação brasileira.
Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. p. 1-11. Adaptado.

Considerando a importância de valorizar os interesses e habilidades dos alunos, é necessário que no espaço escolar sejam promovidos diferentes tipos de eventos a fim de atender a pluralidade escolar. Com base na disciplina de Organização de Eventos Escolares, associe as duas colunas, relacionando o tipo de evento com as suas respectivas características.

(1) Festivais.               (  ) São eventos com caráter lúdico que possibilitam a diversão e a interação.

(2) Festas.                   (  ) São eventos que promovem a exposição dos trabalhos criados pelos estudantes nas diferentes áreas do conhecimento.

(3) Feiras escolares.   (  ) São eventos para comemorar alguma data específica, podendo incluir entre essas festa junina, dia da família, aniversário da escola.

(4) Gincanas.              (  ) São eventos não competitivos que visam a demonstração de uma modalidade, como a ginástica, dança, teatro, além de poderem ter diferentes temas.

​A sequência correta desta classificação é:

Alternativas
Alternativa 1:

1, 3, 4, 2.

Alternativa 2:

1, 4, 2, 3.

Alternativa 3:

2, 3, 1, 4.

Alternativa 4:

4, 3, 2, 1.

Alternativa 5:

3, 1, 2, 4.

Questão 3

Dentro dos eventos escolares não esportivos estão os eventos recreativos e dentro dos eventos recreativos estão as gincanas. Os eventos recreativos possuem características de brincadeiras e jogos que induzem a criatividade, interação e diversão. Duas palavras ligadas aos eventos recreativos são: recreação e lúdico. Já as gincanas escolares são ações recreativas que se juntam pra cumprir alguma tarefa ou objetivo. Geralmente uma gincana tem um tema e perfil competitivo, sendo assim as atividades devem ser organizadas de acordo com o tema e os grupos competem entre si. Porém as gincanas também podem ter caráter cooperativo.

SOUZA, C. R. T. Organização de Eventos Escolares. Maringá: UniCesumar, 2020. (Adaptado)

De acordo com o exposto acima e o material da disciplina, avalie as afirmações abaixo:

I. Brincadeiras como caça ao tesouro, noite do pijama, rua do recreio, podem ser utilizadas nos eventos recreativos.

II. Uma recreação na escola pode ser utilizada como instrumento de ensino e aprendizagem, ou seja, devem ter um papel educativo.

III. As gincanas devem ser organizadas com o intuito de proporcionar a conscientização sobre algum tema importante e ter perfil educativo através de provas, atividades específicas.

IV. Ao organizar uma gincana é preciso escolher um tema, elaborar as atividades, se a escola toda irá participar. Porém não é necessário criar um regulamento, apenas ir falando as regras durante as atividades.

É correto o que se afirma:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 4

Uma escola precisa de parcerias, e ter a família e a comunidade como parceiros é fundamental, pois uma completa a outra. Por isso a participação nos eventos escolares é essencial trazendo proximidade. Essa relação entre escola, família e comunidade pode ser criada e através do professor ser alimentada através dos eventos, sendo uma oportunidade criativa e válida, produzindo ótimos resultados. Conhecer a família dos alunos é importante, pois pode ser uma ferramenta que a escola pode utilizar para auxiliar oferecendo conhecimento em diversas áreas.

SOUZA, C. R. T. Organização de Eventos Escolares. Maringá: UniCesumar, 2020. (Adaptado)

De acordo com o exposto acima e o material da disciplina, avalie as afirmações abaixo:

I. Ao participar de eventos escolares, é necessário estabelecer os níveis de participação: baixa, média e alta.

II. Uma participação de nível baixo é quando o participante apenas expressa sua opinião, expressando o que pensa a respeito.

III. Ao ser classificado como uma participação de nível alto, é quando os interessados participam da ação trazendo informações e presenciando algumas decisões a serem tomadas.

IV. Apesar de ter uma certa resistência quanto a participação da família e comunidade nos eventos escolares, é muito importante promover essa relação pois pode desempenhar um papel fundamental na formação das crianças e adolescentes.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 5
O processo de planejamento consiste em estabelecer em que ponto uma organização se encontra no presente e para onde ela pretende se dirigir no futuro, com as estratégias ou táticas necessárias para atingir esse ponto.
SOUZA, C. R. T. de. Organização de eventos escolares. Maringá: Unicesumar, 2019.
Acerca do processo de organização de um evento, avalie as afirmações abaixo:

I. É papel do coordenador promover durante o evento o regulamento do mesmo, visto que, durante o acontecimento é que se observa as potencialidades e fragilidades.
II. Ao definir os objetivos, no pré-evento, se faz necessário compreender se a classificação do mesmo será de lazer ou de competição.
III. A montagem das comissões, bem como, das atribuições e o cumprimento das tarefas específicas é uma tarefa do coordenador.
IV. A disponibilidade para realização de um evento é primordial, visto que, podem originar relação entre os professores.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II e IV, apenas.

Questão 6

Luíza é professora de educação física em uma escola de Ensino Fundamental II. Durante a reunião pedagógica no início do ano letivo, ela ficou responsável por organizar um evento, que envolvesse todos os alunos, no início do segundo bimestre. Como coordenadora do evento, Luíza poderá envolver todos os funcionários da escola que for necessário para a realização das tarefas para organização do evento.

Considerando a situação hipotética apresentada a respeito da organização de evento e dos recursos humanos, as etapas que ela deverá atender na organização do evento são:

I. Definir o número de pessoas que estarão envolvidas em cada tarefa/etapa.

II. Elencar todas as tarefas necessárias para a organização, execução e avaliação do evento.

III. Relacionar o número de funcionários, voluntários e supervisores à disposição do evento, identificando as habilidades e experiências de cada um para direcioná-los na organização do evento como um todo.

IV. Planejar, organizar e cumprir todas as tarefas necessárias para que o evento ocorra com sucesso, e enviar um convite para todos os demais professores e funcionários da escola, para que eles compareçam e prestigiem o evento.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

I e II apenas.

Alternativa 3:

III e IV apenas.

Alternativa 4:

I, II e III apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 7
O objetivo principal da Comissão de Organização é proporcionar ao participante uma experiência positiva no evento. Conseguimos isso com um staff alinhado nas ações, comprometidos com o evento e engajado com todos.
SOUZA, C. R. T. de. Organização de eventos escolares. Maringá: Unicesumar, 2019.
Existem algumas comissões que auxiliam no processo de organização dos eventos. Neste sentido, qual é a alternativa que apresenta exemplos corretos de comissões de evento?
Alternativas
Alternativa 1:

Comissão de marketing, comissão de patrimônio e comissão de relacionamentos.

Alternativa 2:

Comissão autônoma, comissão comunicativa e comissão secretariada.

Alternativa 3:

Comissão geral, comissão de segurança e comissão de divulgação.

Alternativa 4:

Comissão financeira, comissão avaliativa e comissão de produtos.

Alternativa 5:

Comissão do cerimonial, comissão técnica e comissão esportiva.

Questão 8
A imagem abaixo representa o arco dos Jogos Olímpicos:

Fonte: Google Imagens (2022).
Os Jogos Olímpicos ocorrem de 4 em 4 anos. No ciclo de Tóquio, o período foi maior, por conta da Pandemia. Os dias de ocorrência dos jogos variam, mas é um evento que sempre é realizado. Considerando essa informação, qual classificação proposta por Coutinho (2010) se encaixa na descrição acima?
Alternativas
Alternativa 1:

Específico.

Alternativa 2:

Esporádico.

Alternativa 3:

Dirigido.

Alternativa 4:

Geral.

Alternativa 5:

Móvel.

Questão 9
Imagine a seguinte situação:

Júlia é professora de Educação Física na cidade em que reside. Ela é a responsável por organizar a maior parte do evento denominado “Festival de Danças do Mundo”. Para o festival acontecer, é necessário que outros professores e funcionários da escola também auxiliem no processo.

Acerca disso, analise as etapas de definição de recursos humanos que devem ser utilizadas em um evento:

I. As tarefas direcionadas à criação, realização e término do evento devem ser identificadas.
II. É necessário organizar o número de alunos que irão participar das atividades, bem como o número de pais que irão assistir as apresentações.
III. ​Para formar uma força de trabalho, é preciso identificar o número de funcionários, professores, voluntários, entre outros, que irão auxiliar no evento.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 10

Em relação aos valores que são incorporados pelas crianças e jovens a partir do “esporte educacional”, pode-se perguntar: Prepondera o desenvolvimento do espírito de cooperação ou de competição? O sentido de grupo e o coletivismo ou o individualismo? A modéstia ante um adversário melhor ou a busca da vitória a qualquer preço? As respostas não são fáceis ou simples, exigindo trabalho empírico que permita avaliações mais produtivas a respeito de algumas “verdades” contidas nos argumentos em favor da democratização do acesso ao esporte via escola. (...) O esporte é praticado a partir de diferentes motivações – e a essa prática são atribuídos, pelos praticantes, diferentes significados ou sentidos.

BRACHT, Valter; ALMEIDA, Felipe. Esporte, escola e a tensão que os megaeventos esportivos
trazem para a Educação Física Escolar. Em Aberto, v. 26, n. 89, 2013.

Os eventos competitivos na escola atendem aos objetivos pedagógicos de transmissão de conteúdos e de formação dos sujeitos, por isso a necessidade de todo evento ter uma intencionalidade educativa, sobre esse último aspecto podemos afirmar que:

Alternativas
Alternativa 1:

O evento competitivo como estratégia educacional atende em especial aos temas: mostra cultural, feira de ciências, festa da primavera.

Alternativa 2:

A escola tem papel fundamental na formação dos sujeitos, e por isso é preferível que não haja situações de competição no espaço escolar.

Alternativa 3:

A intencionalidade educativa dos eventos de competição é selecionar os alunos com melhor rendimento esportivo para os campeonatos interescolares.

Alternativa 4:

Os eventos competitivos escolares são de fácil organização, pois não exigem um objetivo específico, um planejamento ou um conhecimento prévio dos alunos.

Alternativa 5:

A competição escolar promove o desenvolvimento do "competir com", e essa experiência promove nos sujeitos o autoconhecimento e o conhecimento do outro através das diversas situações problema e desafios vivenciados nesse contexto.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu