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ATIVIDADE 3 - BEDU - GESTÃO ESPORTIVA - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - BEDU - GESTÃO ESPORTIVA - 54_2025

ATIVIDADE 3 - BEDU - GESTÃO ESPORTIVA - 54_2025

Questão 1
A gestão esportiva acontece em diferentes instituições, podendo elas serem atreladas ao setor público ou privado. O setor público realiza o trabalho voltado ao interesse público e utiliza de ferramentas que orientam este viés de trabalho. O setor privado realiza o trabalho com vistas a obter lucro e resultados específicos, utilizando ferramentas administrativas que os orientem atingir esse objetivo.
SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.


Considerando o modelo de gestão, assinale a alternativa que apresenta apenas modelos de instituições esportivas do setor público:

Alternativas
Alternativa 1:

Departamento Municipal de Esportes e Associação Esportiva sem fins lucrativos;

Alternativa 2:

Secretaria Estadual de Esportes e Departamento Municipal de Esportes;

Alternativa 3:

Associação Esportiva sem fins lucrativos, Institutos Esportivos e Centro de Treinamento;

Alternativa 4:

Departamento Municipal de Esportes e Escola de Natação;

Alternativa 5:

Secretaria Municipal de Esportes, Associação Esportiva sem fins lucrativos e Institutos Esportivos.

Questão 2
A elaboração de um projeto é um processo que exige muita atenção e dedicação. O projeto deve ser pensado desde o seu início até o seu encerramento. Esse processo é chamado de ‘ciclo de vida do projeto’,Durante o processo de elaboração de um projeto, pensar em sua viabilidade é parte fundamental para o bom andamento no momento de sua execução.
​SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.


Considerando a importância da análise da viabilidade, avalie as situações propostas e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
  
I. Viabilidade Financeira – considera os custos, fontes de receita, relação das principais despesas do projeto.
II. Viabilidade Política – corresponde ao apoio político local, fica restrito ao bom relacionamento que entre instituição e o campo político;
III. Viabilidade Social – deve considerar se os objetivos do projeto atendem de alguma forma a questões sociais ou prevê contrapartidas sociais;
IV. Viabilidade Política - orienta para que o projeto fique atento ao cumprimento de normas legais estabelecidas como legislações e documentos normativos.
 
As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, F, V, F;

Alternativa 2:

F, V, F, V;

Alternativa 3:

V, F, V, V;

Alternativa 4:

V, V, V, F;

Alternativa 5:

V, V, F, F;

Questão 3
Entendendo o Esporte como um fenômeno social e histórico, muitas alterações ocorreram durante os anos contribuindo para seu desenvolvimento e promoção. Uma nova perspectiva para pensar em políticas esportivas surgiu em meados da década de 1960, um exemplo desses “novos tempos” foi a publicação do Manifesto Mundial do Esporte, em 1964 e de acordo com Garcia et al. (2021, p. 120) “órgãos internacionais a partir da década de 1960 iniciaram seus posicionamentos em relação ao esporte na escola e o esporte de massa para a sociedade”.
GARCIA, A. B.; MONTEIRO, R. A. C.; FERRAZ, A. F.; ANDRADE, E. L. Atemática saúde nos documentos internacionais sobre esporte e lazer entre os anos de 1964 e 1985. Revista SUSTINERE, v. 9. Rio de Janeiro: 2021.


Neste contexto, assinale a alternativa que apresenta qual seria essa nova perspectiva para o campo esportivo:

Alternativas
Alternativa 1:

Investimento em esporte de alto rendimento;

Alternativa 2:

Não participação de atletas profissionais nos Jogos Olímpicos;

Alternativa 3:

Ações educacionais e de participação através do esporte e também o entendimento da prática esportiva para além do alto rendimento;

Alternativa 4:

Autorização da participação de mulheres em competições esportivas;

Alternativa 5:

Prioridade em atletas de alto rendimento esportivo.

Questão 4
Leia com atenção trecho a baixo:

“A década de 90 foi marcada pela busca da supremacia de mercado entre setores que comandavam a vida esportiva do futebol brasileiro; essa situação ficou muito bem demonstrada na elaboração da legislação esportiva de 1993 (Lei Zico) e de 1998 (Lei Pele). Essas mudanças visavam retirar os empecilhos, forjados anteriormente pelo Estado, para a integração do futebol aos interesses do mercado, situados principalmente no capital financeiro nacional e internacional” (OURIQUES, 1999, p. 7).

OURIQUES, N. O gol contra do rei: a lei Pelé e suas consequências. Motrivivência, n. 12 – Políticas Públicas: Educação Física/Esporte/Lazer: 1999.
O Futebol indiscutivelmente é o esporte mais popular no Brasil, isso também se reflete nos grupos de interesse políticos que buscam incentivos para a modalidade. A legislação brasileira do campo esportivo vem passando for alterações desde sua primeira públicação, com vistas a melhoras as ações e atender as demais modalidades esportivas de forma equitativa. Assinale a alternativa que apresenta a legislação que atualmente regulamenta o esporte no Brasil:
Alternativas
Alternativa 1:

Lei Nº 3.199/1941

Alternativa 2:

Lei Nº 10.264/2001

Alternativa 3:

Lei Nº 9.615/1998

Alternativa 4:

Lei Nº 11.438/2006

Alternativa 5:

Lei Nº 13.155/2015

Questão 5
No Esporte Moderno, é iniciado o processo de institucionalização das práticas esportivas, contribuindo para a disseminação das práticas corporais para diferentes países. Neste período, podemos considerar que os clubes foram espaços importantes para o desenvolvimento do Esporte Moderno.
SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.
Em relação a prática esportiva realizada por clubes ingleses, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Ocorriam grandes investimentos para a contratação de atletas.

Alternativa 2:

O futebol era a principal modalidade esportiva entre os clubes.

Alternativa 3:

Os clubes investiam prioritariamente no esporte de rendimento.

Alternativa 4:

A prática esportiva era realizada de forma amadora.

Alternativa 5:

O objetivo dos clubes era obter lucro com a realização de grandes competições.

Questão 6
De acordo com o conteúdo estudado na disciplina, “o regulamento de um evento esportivo é um dos pontos mais importantes para o sucesso do evento, uma vez que um regulamento mal elaborado ou insuficiente pode acarretar inúmeros problemas durante a realização e após a competição” (SANTOS, 2021, p. 94). Além disso, orienta todo o processo de condução das ações do evento, desde o processo de natureza do evento (torneio, campeonato, festival, entre outros), processo de inscrição, direitos e deveres dos participantes e equipe organizadora, sistemas
de disputa utilizados e regras específicas da modalidade​.

​​SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.


Em relação às características que devem ser consideradas na elaboração de um regulamento, analise com atenção as afirmações a seguir:


I. O regulamento de um evento esportivo deve ter clareza em sua descrição;
II. ​O regulamento de um evento esportivo deve ser preciso nos detalhes e informações;
III. O regulamento de evento esportivo deve ser de uso restrito da equipe de organização do evento.
IV. O regulamento de um evento esportivo deve abranger todos os itens relativos ao bom andamento do evento.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

IV apenas.

Alternativa 3:

I e III apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV apenas;

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 7
De acordo com Santos (2021, p. 44) “algumas ferramentas de administração nos auxiliam na gestão e planejamento das ações e tais ferramentas nos auxiliam em qualquer que seja a ação/negócio esportivo”. Assim, muitas são as ferramentas que a área da Administração apresenta para auxiliar em etapas de planejamento de diferentes projetos e ações. Sendo o Ciclo de Deming uma dessas​ ferramenta.
SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.

​Assinale a alternativa que apresenta as etapas do Ciclo de Deming:

Alternativas
Alternativa 1:

Elaborar, executar e agir;

Alternativa 2:

Elaborar, executar e avaliar;

Alternativa 3:

Planejamento, execução e análise.

Alternativa 4:

Planejar, executar, verificar e agir;

Alternativa 5:

Planejamento, estruturação, execução e avaliação;

Questão 8
Reconhecendo o Esporte como um direito social do cidadão brasileiro e tendo o Estado o dever de fomentar ações esportivas, foi necessário a exposição do que se o Estado entende como Esporte e desta forma as legislações posteriores a Constituição Federal (1988) classificaram o esporte no Brasil em diferentes manifestações. De a cordo com a Lei Pelé o esporte pode ser reconhecido em qualquer das seguintes manifestações: I - desporto educacional; II - desporto de participação; III - desporto de rendimento; e  IV - desporto de formação (BRASIL, 1998).

​SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.
Inicialmente, na publicação da legislação em 1998 apenas três manifestações eram reconhecidas, no entanto, com o passar dos anos foi necessário a inclusão de uma quarta manifestação esportiva. Assinale a alternativa que apresenta a quarta manifestação, que foi inserida na legislação em 2015:
Alternativas
Alternativa 1:

Educacional;

Alternativa 2:

Formação;

Alternativa 3:

Participação;

Alternativa 4:

Rendimento;

Alternativa 5:

Não profissional;

Questão 9
Em uma organização, a interação comunicacional entre cada membro e cada unidade faz com que o conhecimento circule gerando aprendizado, podendo ser reutilizado pelos mesmos,  concentrando  seus  esforços  na capacidade organizacional, no conhecimento já existente e no desenvolvimento científico e tecnológico.
NERY, L. C. P.; TELLES, S. de C. C.; RISCADO TERRA, B. R. C. dos S. e S.; DACOSTA, L. P. Gestão do conhecimento e os fatores de inovação organizacional na gestão do esporte baseado no fluxo de conhecimento: uma revisão sistemática. Brazilian Journal of Information Science: research trends, v. 12, n. 3, p. 64 ao 85, 2018.


Sobre as competências necessárias dentro da Gestão Esportiva, leia com atenção as afirmativas abaixo:

I. Planejamento das Atividades;
II. Intuição;
III. Relações Públicas;
IV. Gestão de Recursos;

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas

Alternativa 5:
IV, apenas.
Questão 10
Com relação a publicação de legislações esportivas na década de 1990, leia com atenção o trecho a baixo:

A partir desse momento, o Estado utilizou-se de grandes personalidades esportivas para a condução da atividade esportiva e para a defesa de alguns interesses empresariais permeados dentro do Estado e representados por agencias de marketing esportivo que surgiram nessa década. Por seu turno, a burocracia das entidades administradoras do futebol e os grandes clubes, representados pelo Clube dos 13, passaram a procurar, no Estado, mecanismos capazes de efetivar as transformações legislativas necessárias sem, contudo, serem prejudicadas (OURIQUES, 1999, p. 8).
OURIQUES, N. O gol contra do rei: a lei Pelé e suas consequências. Motrivivência, n. 12 – Políticas Públicas: Educação Física/Esporte/Lazer: 1999).


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As legislações existentes não contribuem para organizar as ações e profissionalizar a gestão esportiva;

Alternativa 2:

As novas legislações se limitam aos interesses e ações do Futebol;

Alternativa 3:

As legislações esportivas não são incorporadas a gestão esportiva no Brasil;

Alternativa 4:

Legislações como as Leis Zico e Pelé, se restringem a fomentar o esporte de rendimento;

Alternativa 5:

As novas legislações contribuíram para o processo de profissionalização da gestão esportiva;

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