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ATIVIDADE 2 - ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL - 54_2025

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ATIVIDADE 2 - ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL - 54_2025

ATIVIDADE 2 - ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL - 54_2025

Questão 1

Quando pensamos no futebol “acessível”, futebol paraolímpico ou futebol para pessoas com deficiência, devemos lembrar do princípio pedagógico “ensinar futebol a todos”, que ressalta a importância de entender que todos, independente das suas limitações, podem e tem o direito de aprender a jogar esse esporte incrível.

SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.

Considerando o crescimento do esporte paraolímpico a nível mundial e analisando a lógica interna do futebol de 7, assinale a alternativa que corresponde a uma característica da modalidade:


Alternativas
Alternativa 1:

Os jogadores são classificados conforme sua deficiência visual em uma escala de 5 a 8, sendo o maior número atribuído para os jogadores com melhor visão.

Alternativa 2:

O futebol de 7 é praticado em uma quadra com as mesmas dimensões do futsal.

Alternativa 3:

O futebol de 7 é praticado por indivíduos com paralisia cerebral, o que prejudica o desenvolvimento do sistema nervoso central.

Alternativa 4:

Um jogo de futebol de 7 conta com dois tempos, de 20 minutos cada.

Alternativa 5:

O futebol de 7 é praticado por indivíduos com deficiência visual, uma doença progressiva.

Questão 2

Para Gréhaigne e Guillon (1992) os esportes coletivos de invasão – e o futebol, por consequência – possuem um problema central que está presente nas situações de oposição com o adversário. Nestas, os jogadores devem tentar desempenhar as ações de recuperar a bola, conservar a bola e fazer progredir a bola para então criar situações de finalização e conquistar o gol.

SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.

Considerando o fragmento exposto acima e entendendo a importância de uma aprendizagem do jogar pelo jogo, assinale a afirmação correta acerca dos indicadores de jogo proposto por Garganta (1998):
Alternativas
Alternativa 1:

No indicador de jogo "organização ofensiva" espera-se que os jogadores evoluam de uma visão centrada na bola para uma relação orientada aos adversários.

Alternativa 2:

O indicador de jogo "comunicação na ação" visa colocar em relevo a importância do jogo sem bola para a concretização do sucesso da equipe no plano coletivo.

Alternativa 3:

O indicador de jogo "comunicação na ação" refere-se ao reconhecimento das zonas do campo de jogo tanto no sentido longitudinal como transversal.

Alternativa 4:

No indicador de jogo "estruturação do espaço" espera-se que os jogadores substituam a comunicação verbal de forma desordenada por formas mais sofisticadas de comunicação.

Alternativa 5:

O indicador de jogo "relação com a bola" propicia que os jogadores evoluam de uma visão centrada na bola para uma relação orientada pelas capacidades proprioceptivas.

Questão 3

Ser um jogador profissional de futebol é o sonho de muitos meninos (e tem sido também das meninas) que são motivados pela esperança de uma carreira no esporte, um futuro de fama, prestígio social e contas bancárias milionárias. Esse cenário, aliado à perspectiva da “ideologia do dom” pode atrapalhar o desenvolvimento desses indivíduos, tanto no âmbito profissional quanto no social.

SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.

Com base no texto apresentado acima e considerando a importância de desmistificar a “ideologia do dom”, assinale “V” para as afirmações verdadeiras e “F” para as afirmações falsas a seguir:

I. Crianças e adolescentes que não apresentam o “dom esportivo” podem conseguir aprender a jogar futebol de forma adequada.
II. Futebol se ensina. O talento natural pode ser um dos fatores que determina o sucesso no esporte.
III. Todos podem aprender a jogar futebol desde que recebam os estímulos necessários.

As afirmações I, II e III, são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, V.

Alternativa 2:

V, V, F.

Alternativa 3:

F, V, F.

Alternativa 4:

F, V, V..

Alternativa 5:

V, F, V.

Questão 4
Uma sessão de treinamento ou aula de futebol/futsal deve ser planejada e executada considerando que o foco do processo de ensino-aprendizagem e treinamento são os alunos/atletas. As atividades devem ser inseridas em um contexto que permita a apropriação de conhecimento por parte dos mesmos. Nesse sentido, todas as demandas técnicas, táticas, físicas e psicológicas que o aluno/atleta apresentar, serão identificadas e desenvolvidas durante o processo.
REVERDITO, R. S. O ensino do futebol nas aulas de educação física. Universidade do Futebol, 2008. Disponível em: <http:/universidadedofutebol.com.br/o-ensino-do-futebol-nas-aulas-de-educacao-si-ca/>. Acesso em: 13 mar. 2018.
Considerando as informações acima, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:

Para Freire (2003) os professores devem se fundamentar apenas nas regras e fundamentos específicos da modalidade (passe, drible, chute), para ensinar o esporte no âmbito escolar.

Alternativa 2:

O processo de ensino-aprendizagem e treinamento deve ocorrer somente com base nos conhecimentos apresentados pelo professor. O aluno apenas absorve as informações durante o processo.

Alternativa 3:

No processo de formação pelo esporte, os professores devem priorizar reflexões sobre "como identificar talentos" e "como formar jogadores profissionais". Isso fará com que apenas os melhores alunos/atletas continuem praticando a modalidade.

Alternativa 4:

O ensino nas aulas de Educação Física deve ser direcionado à mera reprodução de gestos técnicos ou a utilização de jogos aleatórios.

Alternativa 5:

"Não basta deixar jogar", pois se isso fosse o necessário, os alunos já receberiam os estímulos suficientes fora da escola, durante as brincadeiras e experiências vivenciadas na rua.

Questão 5

No final da Unidade II, os autores abordam o termo “Praxiologia Motriz” e os conceitos de lógica interna e lógica externa do futebol.

SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.​

Considerando esse conteúdo, assinale a alternativa que melhor representa a definição de lógica interna e lógica externa do esporte:


Alternativas
Alternativa 1:

A lógica externa está associada às características estruturais de uma situação motora.

Alternativa 2:

A lógica interna possui relação com os significados sociais, históricos e culturais de uma prática esportiva.

Alternativa 3:

As distintas representações sociais que o futebol assume em cada país refletem exclusivamente sua lógica interna.

Alternativa 4:

Realizar ações motoras para solucionar problemas apresentados durante uma situação refere-se à lógica interna do futebol.

Alternativa 5:

Os jogadores (menos o goleiro) são proibidos de utilizar as mãos durante o jogo e isso está associado à lógica externa do futebol.

Questão 6
"Tudo é tática no futebol. A maneira de pensar e agir no esporte das multidões têm características próprias e, às vezes, místicas, o que confere ao tema uma atmosfera de constantes procedimentos táticos. [...] Falar sobre futebol se assemelha mais ou menos ao seguinte: você vê uma linha pendurada do lado de fora da gaveta, e quando a puxa vem o novelo todo. Um assunto nunca está sozinho; anda sempre acompanhado de várias possibilidades de análise e interpretação” (DRUBSCKY, 2003, p. 19).
Fonte: DRUBSCKY, R. O universo tático do futebol: escola brasileira. Belo Horizonte: Health, 2003.


Com base no texto acima exposto e considerando o livro da disciplina, assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as afirmações falsas a seguir:

I. À medida que defendemos, devemos ler o jogo e tomar as melhores decisões nas mais diversas situações que se apresentam: conservar a posse de bola, construir jogadas ofensivas e finalizar.
II. À medida que atacamos, devemos ler o jogo e tomar as melhores decisões nas mais diversas situações que se apresentam: anular situações de finalização, recuperar a bola e proteger o gol.
III. A melhoria na leitura do jogo e na tomada de decisão sobre o que fazer frente às alternativas identificadas no contexto do próprio jogo implicam na necessária sintonia do processo do “ensinar” com a lógica interna.
IV. Para Garganta e Graça (1995) a prática de jogos coletivos é um meio de aprendizagem motora e intelectual. No futebol, vários jogos coletivos reduzidos são interessantes para o desenvolvimento das habilidades.
V. Não basta centrarmos nossas ações no aprimoramento dos fundamentos técnicos, na medida em que tais elementos constituem apenas a parte visível da concretização das jogadas no futebol, ou seja, a execução de todo um processo que inclui, ao menos, mais a leitura da situação de jogo e a tomada de decisão.


As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

F, V, F, F, F.

Alternativa 2:

V, F, V, F, V.

Alternativa 3:

V, V, V, V, V.

Alternativa 4:

F, F, V, V, V.

Alternativa 5:

F, V, F, F, V.

Questão 7

O processo de ensino-aprendizagem do futebol deve garantir que o aluno adquira uma competência de jogo e também, compreenda a importância social do esporte.

SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.​

Considerando a afirmação acima e a discussão acerca do ensino significativo do esporte, apresentada na Unidade II, assinale a alternativa que corresponde as duas frentes que constituem o ensino do futebol, de acordo com Gonzáles e Fraga (2012):


Alternativas
Alternativa 1:

Saberes técnicos e saberes táticos.

Alternativa 2:

Saberes corporais e saberes cognitivos.

Alternativa 3:

Saberes culturais e saberes conceituais.

Alternativa 4:

Saberes corporais e saberes conceituais.

Alternativa 5:

Saberes comportamentais e saberes críticos.

Questão 8

“A participação do futebol de cegos nos Jogos Paralímpicos aconteceu, pela primeira vez, em Atenas 2004. Também neste evento, o Brasil foi o campeão, ao superar, nos pênaltis, os argentinos por 3 a 2. A Seleção Brasileira possui mais três títulos paralímpicos: Pequim 2008, Londres 2012 e, recentemente, no Rio 2016, quando sagrou-se tetracampeão. Além dos títulos, a equipe verde e amarela foi a primeira a marcar um gol em Jogos Paralímpicos. O autor do feito foi o atleta Nilson Silva, falecido em 2012."

COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO. Futebol de Cegos. Disponível em: <https://www.cpb.org.br/modalidades/50/futebol-de-cegos>. Acesso em: 12 de Julho de 2022.

Considerando o crescimento do esporte paraolímpico a nível mundial e analisando a lógica interna do futebol de 5, assinale a alternativa que corresponde a uma característica da modalidade:


Alternativas
Alternativa 1:

No futebol de 5 as bandas (uma espécie de proteção especial que impede a saída de bola), tornam as partidas mais dinâmicas. Somente caso a bola ultrapasse a banda, é cobrado lateral com os pés.

Alternativa 2:

O futebol de 5 é praticado em uma quadra com as dimensões de um campo de futebol suíço.

Alternativa 3:

O goleiro também joga com venda nos olhos e também possuí algum tipo de deficiência visual.

Alternativa 4:

Um jogo de futebol de 5 conta com dois tempos, de 40 minutos cada, e um intervalo de 20 minutos.

Alternativa 5:

O "chamador" no futebol de 5, é uma pessoa que fica na lateral do campo realizando a substituição dos jogadores.

Questão 9

Para Souza Júnior e Ferreira (2018, p. 217): “O Fútbol Callejero consiste em uma poderosa ferramenta de inclusão e transformação social, merecendo espaço tanto nas aulas de Educação Física escolar como em outros contextos, na medida em que possibilita um canal de diálogo e de protagonismo juvenil com vistas à formação do sujeito político que, empoderado(a), terá condições de assumir as rédeas de seus projetos de vida e de atuar de maneira efetiva nas lutas pela justiça social”.

SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.
Considerando o fragmento exposto acima e a lógica interna do Fútbol Callejero, analise as afirmações a seguir:

I. Jogo em três tempos: o primeiro para a elaboração coletiva das regras, o segundo para o jogo propriamente dito e o terceiro para uma roda de conversa.
II. Presença de mediador(a): deve organizar o processo de construção das regras, fomentando uma discussão mais rica.
III. Jogo com árbitro: o jogo é disputado com a presença de árbitro, sendo as regras de responsabilidade dele(a).
IV. Jogo misto: o jogo é praticado por homens e mulheres conjuntamente, não havendo a divisão por gêneros.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II apenas.

Alternativa 2:

III e IV apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 10

A aristocracia e alta burguesia inglesa, com o intuito de criar uma legislação nacional e fortalecer a prática do futebol, começaram a fundar clubes esportivos. Depois de diversas reuniões realizadas em Londres (1863) foi criado um código de futebol unificado. A partir desse momento, houve a separação do Futebol e do Rugby, com a criação das organizações Footbal Association (FA) e Rugby Footbal Union (RFU).

SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.

Com base no texto exposto acima e comparando o Rugby e o Futebol com seus antecedentes populares (jogos pré-desportivos), assinale a alternativa que representa um motivo para esses dois esportes modernos serem considerados práticas mais civilizadas, conforme Dunning (2003):


Alternativas
Alternativa 1:

Não há limitação do número de participantes.

Alternativa 2:

Liberdade para utilização das mãos e dos pés durante o jogo.

Alternativa 3:

O árbitro possui um papel secundário, já que não há definição das sanções para as infrações cometidas.

Alternativa 4:

As regras diferem entre os contextos de prática, já que não existem comitês que as centralizam.

Alternativa 5:

Existem manuais de regras exigindo autocontrole sobre a força física.

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