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ATIVIDADE 2 - ADM - ABORDAGENS INOVADORAS EM ADMINISTRAÇÃO - 54_2025

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ATIVIDADE 2 - ADM - ABORDAGENS INOVADORAS EM ADMINISTRAÇÃO - 54_2025

ATIVIDADE 2 - ADM - ABORDAGENS INOVADORAS EM ADMINISTRAÇÃO - 54_2025

 

Questão 1
A geração de ideias que se transforma em possibilidades de inovação precisa ser feita de forma organizada. Uma das formas de aplicar é a utilização da ferramenta SCAMPER visto que possui características que ajudam a trazer diferenciais. Quando a equipe está comprometida e possui uma metodologia adequada é possível estimular a criação de novos produtos.

Elaborado pelo professor, 2024.

Considerando as características da SCAMPER, avalie as afirmações a seguir.

I. A ferramenta é uma possibilidade interessante de estimular a inovação que teve origem na conhecida e popular brainstorming.
II. As possibilidades de aplicação são desde eliminar partes de um produto, bem como adaptar, combinar e modificar.
III. Cada produto tem um ciclo de vida, assim é válido considerar a inovação tanto com foco na substituição de uma parte, quanto como um todo.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.

Alternativa 2:
I e II, apenas.

Alternativa 3:
I e III, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

 

Questão 2

 Os indicadores de gestão são importantes para medir o desempenho gerencial e devem ser implementados conforme as características de cada empreendimento. Para definir o que medir é necessário ter objetivos conectados e claros para escolher a prioridade no momento. Os resultados positivos ou até mesmo negativos precisam ser devidamente mensurados para saber se os negócios são bons. Uma opção que pode ser devidamente utilizada é a ferramenta KPI (Key Performance Indicator), que facilita a comunicação clara dos objetivos e resultados para todos os envolvidos.

Elaborado pelo professor, 2024.
Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir.I. Um indicador de produtividade pode ser exemplificado por hora/colaborador, ou seja, ao uso dos recursos da empresa relativo às entregas.
II. Caso o desejo seja pela medição da capacidade, o foco deve ser em saber o quanto se pode fazer de atividades em determinado período.
III. Indicadores estratégicos indicam o alcance dos objetivos visando a comparação do cenário atual ao que deseja ser.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 3
O aperfeiçoamento de um negócio passa pela utilização de ferramentas que ajudam a compreender o mercado e aos objetivos do negócio. Neste sentido, o Business Model Canvas (BMC) é importante por conter 9 partes essenciais de um empreendimento que ajuda a criar e reformular estruturas de organizações. Há uma parte que chama Canvas da Proposta de Valor que foca em duas partes: Proposta de Valor e Segmentos-Chave.
Elaborado pelo professor, 2024.

Considerando o assunto, avalie as afirmações a seguir.

I. A Segmentação de Cliente considera importante os ganhos que se referem aos benefícios que os clientes desejam com o produto.
II. A Proposta de Valor engloba o bloco de analgésicos, que podem ser explicados como os produtos ajudam a diminuir as dores dos clientes.
III. O Canvas da Proposta de Valor busca identificar formas de tornar o produto ou serviço capaz de atender às necessidades dos clientes.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 4
Um novo negócio para que possa se manter competitivo é importante elaborar objetivos claros que ajudam na orientação e aplicação de recursos. A utilização de ferramentas adequadas como OKR (Objective and Key Results) são importantes para engajar a equipe organizacional para que possam agir de forma organizada.
Elaborado pelo professor, 2024.

Considerando o exposto, a elaboração de objetivos com resultados palpáveis para serem atingidos pode permitir resultados como:

I. Organização dos recursos para alcançar resultados inimagináveis por conta da clareza dos objetivos desejados
II. Definição de prioridades visto que há indicadores mensuráveis que ajudam na mensuração dos resultados.
III. Se tornar líder do mercado com poucos recursos porque o essencial é a aplicação da metodologia em pequenas empresas para se tornarem melhores que os concorrentes.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 5
Quando um indivíduo deseja apostar em um projeto próprio precisa estar ciente dos desafios e da responsabilidade que vai enfrentar e não apenas nos resultados, porque serão alcançados apenas se você construir uma jornada com passos consistentes. Existem diferentes maneiras de começar, mas é necessário que seja feito com planejamento. Na última década tem se tornado popular a utilização da Effectuation com uma perspectiva diferente em relação ao que é constantemente ensinado com o Plano de Negócio.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando as características da Effectuation, avalie as afirmações a seguir.I. É uma abordagem que considera as características do planejamento de longo prazo para fazer um planejamento detalhado para a criação de negócio.
II. As ações emergentes a partir da adaptação do que acontece no mercado é um aspecto importante da Effectuation.
III. Para novos momentos é necessário desenvolver perspectivas diferentes que sejam mais flexíveis com realidades dinâmicas.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 6
Quando um indivíduo pretende abrir ou até reformular um negócio é preciso investir tempo na estruturação visando a criação de uma base sólida. A definição de prioridades para agir com eficiência nas ações é importante para ganhar competitividade e conseguir se destacar. A ferramenta Canvas para Proposta de Valor pode ser utilizada como apoio para focar em dois pontos essenciais que são os Segmentos de Clientes e a Proposta de Valor. É necessário criar um diferencial para um determinado tipo de clientes para ofertar soluções que sejam realmente pertinentes. Dessa forma, quando as informações foram devidamente coletadas e foram validadas, permitem guiar os esforços de diretores e colaboradores.
Elaborado pelo professor, 2024.

Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O Canvas para Proposta de Valor é uma ferramenta que permite orientar esforços para novos negócios quando desejam se diferenciar no mercado.

PORQUE
II. O foco principal se dá na escolha de um grupo de clientes para definir uma solução atrativa para a tomada de decisão.Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 7
Com o grande volume de informações que um gestor de negócios precisa gravar no decorrer dos dias é importante ter uma ferramenta que possa ajudar na sistematização e organização, visto que permitirá tomar decisões mais assertivas. A vantagem é poder sistematizar ideias, palavras, tarefas e desenhos que proporcionam benefícios intelectuais, emocionais, materiais e de comunicação. Neste contexto, uma ferramenta bastante utilizada é o Mapa Mental. Para essa ferramenta, é importante seguir os passos como iniciar no centro da folha, criar tópicos e subtópicos, acrescentar cores e imagens.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.I. Para a elaboração de planos é válido utilizar uma série de estratégias para armazenamento de informações, sendo o Mapa Mental uma possibilidade interessante.

PORQUE
II. Os benefícios gerados permitem a organização das informações quando a metodologia é seguida corretamente.Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 8
A ferramenta Análise 360º quando aplicada por sócios antes da abertura de negócio permite compreender as prioridades bem como a avaliação do produto. A Análise Externa possui quatro partes como o benefício para o cliente, tamanho do mercado, potencial de lucratividade e rentabilidade e o diferencial de inovação. Além disso, há uma análise interna que permite avaliar se a atuação representa uma das paixões pessoais, se representa um desafio que vai motivar para o futuro se há um mercado amplo. Com isso, é possível avaliar o grau de cada fator na visão dos sócios para fazer os alinhamentos necessários. Além disso, é possível repetir ao longo de períodos esporádicos para fazer comparações e saber a evolução ao longo do tempo.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.I. Uma análise interna é necessária para fazer a avaliação de expectativas em relação ao mercado que será importante para alinhamento de expectativas.

PORQUE
II. Os aspectos externos permitem avaliar o mercado permitindo conhecer o potencial de inovação e lucratividade do negócio.Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 9
Ter produtos bem aceitos com os clientes representa um desejo de todos que possuem um negócio. É importante compreender que para isso acontecer não é algo apenas do acaso, é necessário desenvolver uma série de ações devidamente planejadas e coordenadas para conseguir sucesso. A ferramenta Job To Be Done é uma opção interessante por possuir etapas necessárias para compreender as utilidades de um produto para o segmento de clientes definido. A partir de uma série de ações coordenadas é possível criar e validar maneiras de criar experiências agradáveis com os clientes.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.I. A definição das utilidades que um produto pode ter para um cliente permite compreender como ele enxerga e usa no seu cotidiano de forma efetiva

PORQUE

II. Quando os Jobs são validados de forma inconsistente, as estratégias elaboradas surtirão em resultados negativos que haverá desperdício de recursos.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10
Se o objetivo do empreendimento é se destacar dos concorrentes é essencial escolher um público para perceber que nem todas as empresas que atuam no mesmo ramo vão competir contigo. Posteriormente, é essencial entrar em contato com o grupo definido como alvo para realmente entender o problema que enfrenta e a real necessidade de utilização do seu produto. Para isso acontecer é preciso compreender os Jobs, ou seja, as utilidades por meio do mapeamento direto com os clientes. Em seguida, é necessário classificar os Jobs e definir aqueles que serão alvo do empreendimento. A partir daí, é necessário criar experiências que estejam alinhadas aos valores do seu público para que possam ser úteis às pessoas, sendo a essência da ferramenta Job To Be Done.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.I. A metodologia utilizada para compreender os Jobs se aplica apenas em grandes negócios que podem interagir com os clientes quando desejam desenvolver soluções.

PORQUE
II. Seguir os passos é importante para definir as estratégias adequadas de utilização de experiências para levantamento e validação de experiências com clientes.Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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