Existem diversas portarias específicas e regulamentações necessárias para garantir a Saúde do Trabalhador, dentre elas a Portaria n. 518/GM, de 25 de março de 2004, a resolução ANVS n. 481, de 23 de setembro de 1999. Para a higienização das mãos, a ANVISA preconiza atenção especial com a água, o sabão, os produtos antissépticos, o papel toalha e os equipamentos necessários.
Elaborado pelo professor, 2019.
Considerando essas recomendações, analise as afirmações a seguir:
I. A água utilizada nos serviços da saúde deve passar por um controle microbiológico anual e estar livre de contaminantes.
II. O sabão para higienização de mãos deve ser do tipo refil, agradável ao uso, com fragrância leve e que não resseque a pele, e deve ter registro na ANVISA.
III. O antisséptico “álcool” é o mais utilizado na área da saúde por apresentar velocidade mais rápida na higienização de mãos, apesar de apresentar efeito residual.
IV. Ao perceber que os dispensadores de sabão e antissépticos disponíveis para a higienização de mãos estão se esvaziando deve-se completar o conteúdo do recipiente antes do seu término.
É correto o que se afirma em:
Os profissionais envolvidos no processo assistencial devem utilizar as precauções por meio das medidas normatizadas minimizando a infecção cruzada entre os pacientes, ambiente e profissionais, pois a prevenção, independente dos fatores de risco ou doença de base deve ser minimizada.
STRUETT, Mirian Aparecida Micarelli. Segurança do Trabalho Hospitalar. Maringá: UniCesumar, 2017.
Considerando essa realidade, avalie as afirmações a seguir.
I. As prevenções devem ser realizadas a partir da higienização das mãos antes e após qualquer procedimento assistencial, além do uso dos EPIs como luvas, aventais, máscaras ou proteção facial sempre que houver a exposição do trabalhador com possibilidade de contaminação com sangue, líquidos corpóreos, secreções e excretas.
II. As precauções por rota de transmissão: utilizadas junto das precauções básicas que visam à aplicação de medidas a partir do conhecimento do agente casual e inclui precaução aérea por doenças transmitidas pelo ar.
III. As precauções por contato: para patologias facilmente transmitidas por contato é orientado o uso de luvas e aventais, com ênfase na lavagem de mãos.
IV. As precauções por góticulas: são recomendadas máscaras cirúrgicas para partículas maiores que 5m, por exemplo, nos casos de meningite.
É correto o que se afirma em:
"A 4ª turma do STJ, nesta terça-feira, 6, concluiu pela responsabilidade de hospital em infecção hospitalar que causou sérios danos à vida de um recém-nascido. Após a infecção, o bebê desenvolveu um quadro de sepse com meningite que causou hidrocefalia, deixando-o absolutamente incapaz para os atos e sentidos da vida comum. A decisão unânime acompanhou o voto do relator Marco Buzzi. S. Exa. citou um surto infeccioso que se instalou na UTI neonatal na época em que o bebê estava internado e que acometeu não apenas o recém-nascido da demanda, mas também outros pacientes".
Fonte: https://bit.ly/3pc8QjP. Acesso em: 20 jul. 2023.
Analisando o fragmento exposto, podemos afirmar que, a respeito do processo de desinfeção e limpeza hospitalar, é correto dizer:
Alternativas
No ambiente hospitalar, os riscos ergonômicos constituem uma das principais causas de adoecimento entre os profissionais de saúde, especialmente aqueles expostos a longas jornadas, ritmo intenso de trabalho, manuseio de pacientes e equipamentos, e exigências físicas e mentais elevadas. Esses riscos estão associados não apenas a fatores biomecânicos, como postura inadequada, levantamento de peso, esforços repetitivos e ausência de pausas, mas também a aspectos psicossociais, como pressão por produtividade, tensões emocionais e sobrecarga mental. A Norma Regulamentadora n.º 17 (NR-17), atualizada pela Portaria n.º 3.751/2020, estabelece diretrizes para a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, visando reduzir o desgaste físico e mental e prevenir doenças ocupacionais de origem ergonômica. No contexto hospitalar, a correta identificação e o controle desses riscos são fundamentais para promover saúde, segurança, bem-estar e qualidade de vida no trabalho.
Fonte: BRASIL. NR-17 – Ergonomia. Brasília: Ministério do Trabalho e Previdência. 2020, atualizado em 2024. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/normas-regulamentadora/normas-regulamentadoras-vigentes/norma-regulamentadora-no-17-nr-17. Acesso em: 20 jul. 2025.
Assim, sobre riscos ergonômicos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. São classificados como riscos ergonômicos, entre outros, o trabalho em turnos, as atividades que envolvem movimentos repetitivos, posturas inadequadas e sobrecarga mental, fatores que podem desencadear adoecimento físico e/ou psicológico no trabalhador.
PORQUE
II. A NR-17 direciona sua aplicação prioritariamente às atividades administrativas em serviços de saúde, uma vez que estas apresentam maior previsibilidade de rotinas e maior possibilidade de adequação dos postos de trabalho em comparação às funções assistenciais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
"Policiais federais cumprem nesta quinta-feira (11) mandado de busca e apreensão na usina nuclear Angra 1, localizada no complexo de Angra dos Reis, no litoral sul fluminense. Segundo a Polícia Federal (PF), a diligência está relacionada a dois inquéritos policiais que investigam vazamento de água contaminada com resíduos radioativos na Baía de Ilha Grande. A PF apura se houve omissão, por parte da administração da usina, na comunicação do despejo do material radioativo às autoridades competentes. A polícia investiga também possíveis crimes ambientais".
Fonte: https://bit.ly/445adiZ. Acesso em: 20 jul. 2023.
Considerando as informações exposta, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os resíduos tóxicos são provenientes muitas vezes de produtos descartados erradamente no meio ambiente e podem trazer grandes agravos ao ecossistema na qual são destinados, sendo prejudiciais inclusive aos seres humanos que tenham contato sem a devida paramentação preconizada, a depender dos níveis de toxicidade.
PORQUE
II. Os resíduos radioativos geralmente são altamente tóxicos quando liberados na superfície, principalmente por fazerem a composição, em alguns casos, da matéria-prima de materiais utilizados para atendimento médico, como os perfurocortantes.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
A higienização das mãos é considerada, mundialmente, uma das medidas mais eficazes e de baixo custo na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), protegendo tanto os pacientes quanto os profissionais. Após a pandemia de COVID-19, o tema ganhou ainda mais destaque, reforçando protocolos e campanhas educativas em ambientes hospitalares, ambulatoriais e também na comunidade. A prática correta de higienização das mãos está diretamente relacionada à redução de infecções hospitalares, interrupção das cadeias de transmissão de microrganismos patogênicos e segurança do paciente, sendo preconizada por legislações como a NR-32, normas da ANVISA e protocolos internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Fonte: BRASIL. NR 32 — Segurança e Saúde no Trabalho em Serviço de Saúde . Brasília: Ministério do Trabalho, 2005. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/arquivos/normas-regulamentadoras/nr-32-atualizada-2022-2.pdf. Acesso em: 08 ago. 2025.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I.A higienização das mãos, quando realizada de forma adequada, deve ser fortemente incentivada nos serviços de saúde, uma vez que, apesar de se tratar de uma medida simples e de baixo custo, desempenha um papel crucial na prevenção de infecções, podendo impactar diretamente nos desfechos clínicos de pacientes e na segurança dos profissionais de saúde.
PORQUE
II. Embora reconhecida como uma prática relevante, a higienização das mãos apresenta eficácia restrita apenas em situações de sujidade visível, como sangue ou fluidos corporais, sendo, nesses casos, suficiente para proteger o profissional de saúde e prevenir a contaminação cruzada entre pacientes.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
A NR-32 preconiza que as instituições de saúde deverão implantar ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos trabalhadores atuantes em todas as atividades destinadas à prestação de assistência à saúde. De acordo com o Departamento de Saúde e Segurança do MTE, a NR-32 possui três grandes eixos. O primeiro, é a capacitação contínua dos trabalhadores; em seguida, define os programas que tratam dos riscos; e, por fim, determina as medidas de proteção contra os riscos.
Disponível em: <https://bit.ly/2RJ6X99>. Acesso em: 27 jun. 2019.
Considerando o texto exposto, analise as afirmações abaixo, sobre a capacitação de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde.
I. Segregação, acondicionamento, transporte e tratamento de resíduos.
II. Formas de reduzir a geração de resíduos.
III. Conhecimento sobre a utilização dos veículos de coleta.
IV. Orientações quanto ao descarte de Equipamento de Proteção Individual - EPI.
Alternativas
Nas últimas décadas, o tema Biossegurança consolidou-se como pauta fundamental nas instituições de saúde, sendo cada vez mais abordado em reuniões administrativas, treinamentos e programas de melhoria contínua. O conceito evoluiu para englobar não apenas a proteção contra riscos biológicos, mas também riscos químicos, físicos, ergonômicos e psicossociais, considerando as transformações tecnológicas, as mudanças no perfil dos profissionais de saúde e a crescente complexidade dos procedimentos hospitalares. Fatores como a pandemia de COVID-19 reforçaram a necessidade de medidas robustas para prevenção de infecções hospitalares, acidentes ocupacionais e proteção do paciente, ampliando a importância do uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), da capacitação constante das equipes e da implementação de protocolos baseados em evidências científicas.
Fonte: BRASIL.
NR 32 — Segurança e Saúde no Trabalho em Serviço de Saúde . Brasília: Ministério do Trabalho, 2005. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/arquivos/normas-regulamentadoras/nr-32-atualizada-2022-2.pdf. Acesso em: 08 ago. 2025.
Com base nesse contexto e nos preceitos da NR-32, bem como em diretrizes da ANVISA e literatura técnica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Dentre as medidas essenciais para promover segurança no ambiente hospitalar, destaca-se o controle das infecções hospitalares, que inclui a introdução sistemática do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na assistência ao paciente, associado a práticas de higiene rigorosa, barreiras técnicas e condutas seguras.
PORQUE
II. O fortalecimento de normas técnicas e a incorporação de tecnologias na área da saúde, como sistemas informatizados de rastreamento de exposição, treinamentos digitais e monitoramento contínuo de práticas assistenciais, representam estratégias eficazes na prevenção de infecções hospitalares e na mitigação de riscos ocupacionais, promovendo a biossegurança no ambiente hospitalar.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: