FECHAR

ATIVIDADE 2 - PSICO - PENSAMENTO CLÍNICO E POSTURA TERAPÊUTICA - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - PSICO - PENSAMENTO CLÍNICO E POSTURA TERAPÊUTICA - 53_2025

ATIVIDADE 2 - PSICO - PENSAMENTO CLÍNICO E POSTURA TERAPÊUTICA - 53_2025

QUESTÃO 1

TEXTO 1: Segundo Pontes (2010), um dos papéis do psicopedagogo é ver o “todo” da instituição e elaborar um trabalho interdisciplinar com toda equipe profissional. Mas “ao chegar numa instituição escolar, muitos acreditam que o psicopedagogo vai solucionar todos os problemas existentes (dificuldade de aprendizagem, evasão, indisciplina, desestímulo docente, entre outros)”.

Fonte: PONTES, I. A. M. Atuação psicopedagógica no contexto escolar: manipulação, não; contribuição, sim. Rev. Psicopedag. São Paulo, v. 27, n. 84, 2010, p. 417-427. Disponível em: https:// pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-848620100. Acesso em: 30 jul. 2024.

TEXTO 2: "No diagnóstico, nosso pensamento clínico deve estar voltado ao levantamento de possibilidades, às capacidades e às limitações. Muitas vezes, as dificuldades deste indivíduo estão escondidas em fugas das atividades, recusa em realizá-las, dores de cabeça, notas baixas. Precisamos compreender o todo para não arriscar fortalecer ainda mais o problema em vez de atuar sobre ele. Diagnosticar requer atenção, responsabilidade e sensibilidade para compreender os aspectos que estão interferindo na aprendizagem" (BARBOSA, 2021).

Fonte: BARBOSA, A. B. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. Maringá - PR: Unicesumar, 2021.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A postura terapêutica de um profissional da psicopedagogia só é adequada se sua atuação for preventiva e de tratamento, sendo a ação diagnóstica não condizente com esta área de atuação.

PORQUE

II. A atuação psicopedagógica deve ter respostas prontas e padronizadas, em razão de resolver os problemas no ambiente profissional competentes à área da psicopedagogia de forma mais rápida e efetiva.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
A cultura, ou o ambiente social, é um fenômeno que precisa ser compreendido para podermos entender o comportamento humano. Por outro lado, o comportamento é determinado e determinante pelo ambiente social ou cultura.

 

 

SKINNER, B. F. Seleção pelas consequências. Science, v. 213, p. 501-504, 1981.

 

Sobre cultura, ​analise as afirmativas a seguir, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Envolve práticas comportamentais e produtos destas práticas.

( ) Cultura pode ser entendida como tudo o que o homem produz e toda e qualquer manifestação humana.

( ) A cultura envolve comportamentos aprendidos e reproduzidos entre indivíduos e gerações de indivíduos.

( ) Contempla comportamentos de múltiplos indivíduos, não se limitando aos comportamentos tomados individualmente.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.

Alternativas
Alternativa 1 - V-V-V-V.
Alternativa 2 - V-V-V-F.
Alternativa 3 - V-V-F-F.
Alternativa 4 - V-F-V-F.
Alternativa 5 - F-V-V-F.
QUESTÃO 3
Para Piaget, a construção do conhecimento ocorre desde o nascimento, e cada idade contempla semelhanças de aprendizagens e comportamentos.
NOGUEIRA, M. O. G.; LEAL, D. Psicopedagogia clínica: caminhos teóricos e práticos. Curitiba: Intersabres, 2012.
Com base no exposto e diante dos nossos estudos na disciplina, analise as asserções apresentadas, avaliando a relação proposta entre elas.

I - Situações problemas geram desequilíbrio no indivíduo sendo responsáveis pela assimilação e acomodação.

PORQUE

II - Assimilação e acomodação são processos presentes no desenvolvimento da inteligência, ocorrendo mediante a relação do desenvolvimento individual e do ambiente externo.

A respeito das asserções apresentadas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Quando o observador (psicopedagogo, professor, terapeuta) é parte integrante da realidade observada, é possível repensar sua prática a partir de múltiplas facetas, além de incluir outros profissionais de áreas afins. Ao formar uma rede de atendimento multidisciplinar, cria-se oportunidade de reflexão, de pensamentos, abre-se espaço para diferentes saberes, favorecendo a constituição de um grupo ativo na busca de soluções (Polity, 2002).

 

Polity E. Dificuldade de ensinagem. Que história é essa...?, São Paulo: Vetor; 2002.

 

Ao realizar o diagnóstico, o psicopedagogo pode observar diferentes elementos que podem estar interferindo no processo de aprendizagem. Pode ocorrer que a forma que um professor esteja ensinando não esteja consonante com a maneira de aprender da criança, ou pode haver necessidade de encaminhamento a outro profissional, como psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista. “Este encaminhamento deverá ser feito após esgotadas as possibilidades de intervenção na escola, por isso, a relação professor x psicopedagogo deve ser a melhor possível” (Vercelli, 2012, p. 74).

 

Vercelli, L. C. A. O trabalho do psicopedagogo institucional. Revista Espaço Acadêmico. N. 139. 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/17281/10050

 

Sobre ética, intervenção multidisciplinar e encaminhamento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - O encaminhamento do aprendiz a outro profissional denota insucesso ou falha na formação psicopedagógica.
Alternativa 2 - Encaminhar um aluno a outro profissional significa que o outro será responsável pela aprendizagem deste aluno e o vínculo com o psicopedagogo se encerrou.
Alternativa 3 - A intervenção multidisciplinar envolve profissionais de diferentes áreas, com objetivo de proporcionar uma visão ampla e integrada do caso do paciente/educando.
Alternativa 4 - A intervenção multidisciplinar é uma prática que deve ser evitada, uma vez que a presença de diferentes profissionais pode gerar conflitos e confusão no tratamento.
Alternativa 5 - Ética na psicopedagogia é um conceito ultrapassado e desnecessário na atualidade, uma vez que os profissionais já possuem formação suficiente para atuar com responsabilidade e respeito aos educandos e pacientes.
QUESTÃO 5
Analisando a identidade do pedagogo, Sippe e Batista (2020, p. 238) afirmam que a mesma é construída a partir do que o pedagogo “vivenciou antes de se tornar um professor. E anterior à decisão de seguir essa profissão, havia uma concepção acerca da docência, ou seja, já havia uma identidade social docente construída, que o professor, antes de o ser, já enxergava e até interiorizava. Essa  concepção  é  fruto  de  uma  construção  histórica transmitida e modificada  por intermédio das gerações”.

 

SIPPE, F. E.; BATISTA, E.C. A construção social da identidade do pedagogo: relatos de educadores. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.8, n.17, p. 236-255, ago. 2020

 

Sobre o papel do pedagogo, analise as afirmativas a seguir, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F):

(   ) Cada pedagogo apresenta concepção diferente, pois a cultura de cada um é igualmente diferente.

(   ) Cabe ao pedagogo o trabalho, exclusivamente, de sala de aula, visto que este profissional compreende o conjunto de técnicas, de princípios, de métodos e de estratégias da educação.

(  ) O pedagogo realiza um diagnóstico, identifica as necessidades e falhas no processo ensino-aprendizagem a fim de apresentar metodologias adequadas aos envolvidos no processo.

(  ) O papel do pedagogo está relacionado a transmissão de conhecimento em diversos espaços, contanto que esta atuação esteja relacionada a educação formal.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.

Alternativas
Alternativa 1 - V-V-V-V.
Alternativa 2 - V-V-V-F.
Alternativa 3 - V-V-F-F.
Alternativa 4 - V-F-V-F.
Alternativa 5 - F-V-F-F.
QUESTÃO 6

Enquanto seres humanos, somos capazes de expressar diversos papéis sociais, que em conjunto constituem nossa identidade. A identidade profissional do psicopedagogo é inseparável de sua identidade pessoal, assim como é inseparável da constituição histórica da psicopedagogia.

 

Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.

 

Sobre a temática da identidade do profissional da psicopedagogia, no que descreve um aspecto essencial da identidade do psicopedagogo, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A identidade do psicopedagogo está relacionada exclusivamente à aplicação de testes psicométricos.
Alternativa 2 - Os conhecimentos desenvolvidos na psicopedagogia são suficientes para a atuação profissional, não necessitando, assim, do conhecimento interdisciplinar.
Alternativa 3 - A identidade profissional do psicopedagogo está em constante construção, sendo transformada nas atuações das áreas preventivas, clínicas e elaborações teóricas.
Alternativa 4 - A identidade do psicopedagogo é formada a partir da mistura da atuação do psicólogo com a atuação do pedagogo, assim como é a psicopedagogia, fruto híbrido da mistura da pedagogia e da psicologia.
Alternativa 5 - A identidade profissional do psicopedagogo já pode ser considerada como acabada, pois não depende mais da atuação dos profissionais para ser formada, uma vez que já foi construída historicamente.
QUESTÃO 7

O processo de aprendizagem deve considerar a singularidade de cada pessoa, devido à seleção dos comportamentos filogenéticos, ontogenéticos e culturais. Nesse sentido, é importante serem analisadas as particularidades, potencialidades e dificuldades dos alunos ao se pensar em uma adaptação dos conteúdos, além da metodologia de ensino.

Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a adaptação das técnicas de ensino, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Com o resultado da herança filogenética no desenvolvimento humano, todos os alunos possuem as mesmas habilidades de aprendizagem.
Alternativa 2 - A singularidade humana tem sua base na herança filogenética, herdada igualmente por toda espécie humana, por isso deve haver padronização nas técnicas de ensino.
Alternativa 3 - A padronização e uniformização dos métodos de ensino aumentam a eficácia do aprendizado em sala de aula, por isso devem ser adaptados apenas para pessoas com deficiências físicas.
Alternativa 4 - A seleção dos comportamentos humanos pela cultura não impacta nas capacidades cognitivas de um ser humano, por isso todos os alunos possuem as mesmas habilidades, não havendo necessidade de adaptação.
Alternativa 5 - Nossa constituição individual perpassa pela variação do desenvolvimento ontogenético, e mesmo tendo padrões de comportamentos herdados filogeneticamente, o processo de aprendizagem ocorre de maneira particular para cada pessoa.
QUESTÃO 8

Mudanças contam com a introdução de novos procedimentos, afastando daqueles dominantes até então. “Thomas Khun nos ensinou que a ciência avança pela vitória de novos paradigmas — novas explicações e/ ou procedimentos para entender o mundo — sobre verdades estabelecidas” (Lastres & Albagli, 1999, p. 27).

 

LASTRES, H. M. M. ALBAGLI, S. (org). Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

 

Sobre a ciência frente as transformações sociais que ocorreram desde então, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. A ciência é importante para o progresso humano e está em constante mudança e evolução.

 

PORQUE

 

II. A ciência fornece conhecimento objetivo, confiável e atualizado sobre o mundo, mesmo com caráter provisório, permite aos indivíduos e à sociedade tomar decisões informadas e solucionar problemas de forma mais eficiente.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 

 

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é a justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9

“Por ser uma ciência, a Psicopedagogia não é "engessada" enquanto prática, em um modelo pré-concebido. Se, no início, o olhar estava voltado para as dificuldades de aprendizagem, sua preocupação atual encontra-se na compreensão do processo de aprendizagem, dentro e fora do contexto escolar, considerando toda influência de fatores físicos, emocionais, psicológicos, pedagógicos, sociais e culturais” (BARBOSA, 2021).

 

Fonte: BARBOSA, A. B. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. Maringá - PR: Unicesumar, 2021.

 

 

 

"Dessa maneira, o pedagogo pode atuar em campos que se estendem desde a construção civil, órgãos municipais, estaduais e federais, escolas, hotéis, ONGs, mídia, instituições de capacitação profissional, empresas, museus, hospitais e tantos outros, agregando suas experiências e favorecendo o desenvolvimento e a superação." (BARBOSA, 2021).

 

Fonte: BARBOSA, A. B. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. Maringá - PR: Unicesumar, 2021.

 

Considerando os textos apresentados e as especificidades do trabalho psicopedagógico, analise as afirmativas a seguir.

 

I. O psicopedagogo precisa desenvolver sua atuação de maneira crítica e reflexiva em dinâmicas grupais para ser possível compreender os impactos do ambiente e das interações sobre o processo de aprendizagem.

II. A psicopedagogia é um campo exclusivo da clínica, sem significativa aplicação em outros espaços sociais.

III. É necessário que o trabalho do psicopedagogo tenha um respaldo teórico-científico, a fim de consolidar um trabalho ético, efetivo e possível de adaptado em outros espaços de intervenção.

IV. O psicopedagogo deve orientar o processo de ensino-aprendizagem, de maneira a contribuir com a transmissão do conhecimento e o desenvolvimento pessoal e coletivo.

V. O psicopedagogo não deve realizar orientações do campo educacional, vocacional e institucional, devendo limitar-se à intervenção individual.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e V, apenas.
Alternativa 3 - I, III e V, apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 10

O Modelo de Seleção pelas Consequências nos permite compreender nossa constituição individual. Esse modelo considera que nosso aparato genético, comportamentos e cultura foram selecionados semelhantemente à Seleção Natural, em um processo contínuo de variação e seleção. A variação ocorre quando uma característica genética, comportamental ou cultural surge, enquanto a seleção acontece a partir das consequências que determinam se esses traços permanecerão ou não em nossa constituição individual.

 

​BARBOSA, Andressa Tripiana. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.(Adaptado)

 

Diante deste contexto, analise as asserções seguintes no que diz respeito à Filogênese, ontogênese:

I. A Filogênese está relacionada à história da espécie, comportamentos que foram importantes à sobrevivência e reprodução, sendo constituída por características anatômicas e fisiológicas e carregada da história evolutiva e de toda carga genética herdada por nós, antes mesmo de nascermos.

PORQUE

II. A ontogênese diz respeito à história de cada indivíduo, pessoal, desenvolvimento e aprendizagem. E a cultura engloba as manifestações culturais, influências que temos de nossa família, local em que vivemos, valores que aprendemos e religião.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu