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ATIVIDADE 3 - PSICO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - PSICO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - PSICO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 53_2025

QUESTÃO 1
O psicopedagogo tem um papel estratégico na promoção da inclusão escolar, especialmente ao atuar de forma colaborativa com professores, estudantes e famílias. Seu trabalho visa identificar dificuldades de aprendizagem, promover intervenções pedagógicas e contribuir para a construção de práticas que respeitem as especificidades dos alunos com deficiência. A escola inclusiva, portanto, deve favorecer a escuta, o diálogo e a mediação de processos educativos a partir da singularidade de cada sujeito.

 

​Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação inclusiva e prática psicopedagógica. Maringá: UniCesumar, 2021.

Sobre o acompanhamento psicopedagógico como prática de inclusão, avalie as asserções e a relação proposta entre elas:

I. O acompanhamento psicopedagógico é essencial para promover a inclusão de estudantes com deficiência, ao contribuir para a identificação de suas necessidades específicas e para a mediação de estratégias adequadas ao processo de ensino e aprendizagem.

PORQUE

II. Esse acompanhamento deve ocorrer exclusivamente em ambientes clínicos e externos à escola, visto que o espaço escolar não é adequado para a atuação psicopedagógica.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Vinícius é um aluno do 8º ano do Ensino Fundamental II diagnosticado com surdez parcial desde os primeiros anos de vida. Atualmente, apresenta dificuldades de aprendizagem, especialmente na leitura e na escrita. A escola em que estuda ainda não implementou estratégias de comunicação visual adequadas nem adaptações curriculares específicas. Durante as aulas, Vinícius frequentemente demonstra desmotivação e dificuldade para acompanhar o conteúdo, principalmente em turmas com muitos alunos e pouca mediação docente.

Analisando o estudo de caso apresentado e as possibilidades de aprendizagem da pessoa com deficiência, analise as afirmativas a seguir:

I. A condição de surdez parcial e as dificuldades de aprendizagem tornam inviável o processo educativo de Vinícius, que deve ser encaminhado para um modelo escolar totalmente separado do ensino comum.

II. A ausência de estratégias visuais e mediação pedagógica compromete o acesso de Vinícius ao currículo, interferindo diretamente em seu processo de aprendizagem.

III. Para alunos como Vinícius, a aprendizagem da leitura e da escrita só é possível por meio da tecnologia assistiva avançada, como softwares de reconhecimento de fala.

IV. O uso de Libras é desnecessário para estudantes com surdez parcial, pois sua audição funcional é suficiente para garantir a plena compreensão dos conteúdos.

É correto que se afirmar em:

Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - IV, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 3
É fundamental que o psicopedagogo realize um trabalho em conjunto com a escola e a família, para que processo de inclusão seja potencializado com as práticas terapêuticas e adaptações necessárias.

Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação inclusiva e prática psicopedagógica. Maringá: UniCesumar, 2021.

 

Sobre o papel do psicopedagogo nesse trabalho em conjunto entre docente e estudante, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O papel do psicopedagogo com o aluno é analisar os possíveis indicativos; e com o docente o trabalho é em parceria, a fim de auxiliar o processo educacional e inclusivo.

PORQUE

II. Nessa etapa o psicopedagogo poderá auxiliar o docente no desenvolvimento do planejamento adaptado e nas adequações para melhor atender ao aluno. Além disso, é também nessa etapa que o profissional de psicopedagogia auxilia a família a trabalhar as dificuldades do aluno em casa.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4

 

O processo de aprendizagem de uma pessoa surda apresenta diferenciações e depende das condições que apresenta, a sua causa, se está relacionada a outras deficiências e também o grau de surdez.

Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação inclusiva e prática psicopedagógica. Maringá: UniCesumar, 2021.

 

Com relação à surdez e aos aspectos do desenvolvimento da pessoa que apresenta essa especificidade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. É fundamental investigar o caso e identificar as necessidades para, assim, sistematizar estratégias de estimulação para cada caso.

PORQUE

II. Para que o desenvolvimento da pessoa com surdez seja eficiente, é necessário utilizar recursos adequados de comunicação, como sinais sem restrições, expressões faciais e corporais e a língua de sinais.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
Analise o seguinte caso hipotético:

Vanessa é uma aluna de inclusão que está se adaptando ao ensino regular. Ela possui deficiência múltipla e, com a ajuda da equipe pedagógica e do psicopedagogo da escola, está conseguindo realizar as atividades adaptadas, tendo um desempenho acima da média a cada bimestre. Essa interação só reforça que o trabalho em conjunto entre docente, estudante e psicopedagogo durante o processo educacional e inclusivo na sala de aula do ensino regular é extremamente importante, pois a sua relação, além de terapêutica, envolve uma prática docente, já que prepara os profissionais da educação na própria escola.

​Sobre o trabalho interdisciplinar e em conjunto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O progresso de Vanessa se deve também pelo trabalho do psicopedagogo, que conhece a estudante e suas condições de aprendizagem, observa-a e orienta o trabalho que deve ser realizado com ela.

PORQUE

II. O trabalho do psicopedagogo auxiliará o docente a identificar as necessidades de cada estudante, porém o planejamento fica somente a cargo da equipe pedagógica.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
A utilização de tecnologias assistivas no contexto escolar é fundamental para garantir acesso, autonomia e participação dos alunos com deficiência. Esses recursos vão desde equipamentos simples, como pranchas de comunicação, até tecnologias digitais complexas. No entanto, o uso efetivo da tecnologia assistiva requer planejamento pedagógico, formação docente e disponibilidade de recursos no ambiente educacional.
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação inclusiva e prática psicopedagógica. Maringá: UniCesumar, 2021.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Tecnologias assistivas são dispositivos exclusivamente eletrônicos e digitais utilizados somente em ambientes clínicos.

PORQUE

II. A tecnologia assistiva deve ser aplicada exclusivamente por profissionais da área médica, sem interferência dos professores ou da equipe pedagógica.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
A inclusão de pessoas com deficiência nos diferentes espaços sociais exige uma mudança significativa na forma como compreendemos o conceito de deficiência. Antigamente, predominava uma visão centrada nas limitações individuais, conhecida como modelo médico. No entanto, com o avanço das políticas públicas e dos direitos humanos, novas abordagens passaram a considerar os fatores sociais e ambientais como determinantes das reais barreiras enfrentadas por essas pessoas.
​Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação inclusiva e prática psicopedagógica. Maringá: UniCesumar, 2021.

Com base no excerto apresentado e na compreensão conceitual e terminológica sobre deficiência, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A concepção de deficiência evoluiu do modelo médico para o modelo social, ampliando a compreensão dos fatores que limitam a participação das pessoas com deficiência na sociedade.

PORQUE

II. O modelo social reconhece que as barreiras ambientais, atitudinais e comunicacionais são fatores determinantes na limitação da participação plena da pessoa com deficiência, e não somente sua condição física, sensorial ou intelectual.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Com o avanço das políticas inclusivas, a tecnologia assistiva tem se consolidado como uma ferramenta fundamental no processo de escolarização de estudantes com deficiência. A sua presença no ambiente escolar amplia as possibilidades de acesso ao conteúdo, comunicação, mobilidade e autonomia. No entanto, seu uso adequado depende do planejamento pedagógico e da formação da equipe escolar, considerando as reais necessidades dos alunos e o contexto educacional.
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação inclusiva e prática psicopedagógica. Maringá: UniCesumar, 2021.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A tecnologia assistiva é desnecessária no ambiente escolar, pois os alunos com deficiência devem adaptar-se às práticas pedagógicas tradicionais.

PORQUE

II. O uso da tecnologia assistiva contribui para eliminar barreiras e garantir a plena participação dos alunos com deficiência no processo de ensino-aprendizagem.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Segundo a ONU (2006) a pessoa com deficiência pode ser caracterizada como “[...]aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas”. Também podemos observar que a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Brasil, 2015), que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também segue a mesma caracterização da ONU (2006) para a pessoa com deficiência. Desta maneira, a pessoa com deficiência é caracterizada e deve possuir seus direitos garantidos frente aos problemas enfrentados em seu dia a dia.

 

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. 2015. Disponível em: http://www.punf.uff.br/inclusao/images/leis/lei_13146.pdf . Acessado em: 06 out. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS [ONU]. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Doc. A/61/611, Nova Iorque, 2006.

Considerando o excerto acima, sobre as especificidades, desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I - A pessoa com deficiência deve ter seu direito garantido, tendo toda a adequação necessária para que o atendimento de qualidade seja assegurada.

PORQUE

II - A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 é a única legislação brasileira que assegura os direitos às pessoas com deficiência no Brasil, sendo esta legislação um norte para todos os tomadores de decisão.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Conforme a Lei Brasileira de Inclusão, 13.146 de julho de 2015, tecnologia assistiva é definida como produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços cujo objetivo seja promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (Brasil, 2015).

 

 

Fonte: BRASIL. Lei no 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. 2015. Disponível em: http://www.punf.uff.br/inclusao/images/leis/lei_13146.pdf. Acessado em: 27 abr. 2024.

 

Sobre o assunto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. As Tecnologias Assistivas são recursos inclusivos, que podem ser vistos no dia a dia, por isso, é tão importante que o psicopedagogo, juntamente com profissionais de outras áreas, possa fomentar o desenvolvimento desses recursos.

PORQUE

II. As Tecnologias Assistivas contribuem de maneira bastante significativa para o progresso educacional das pessoas com deficiência, pois ao ser incorporada na prática docente, por exemplo, seja na sala de aula, seja na sala de recursos multifuncionais, proporciona mais segurança e autoconfiança ao aluno, podendo ser decisivo para o seu progresso pessoal e educacional.

A respeito das duas asserções acima, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
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