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ATIVIDADE 2 - PED - PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - PED - PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 53_2025

ATIVIDADE 2 - PED - PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 53_2025

QUESTÃO 1
Refletir sobre a Prática de Ensino e, principalmente, sobre a formação docente é uma atividade bastante provocativa, pois perpassa por diversos setores e inúmeros movimentos. Além disso, é imprescindível que se repense a prática como um elemento que articule e agregue para com uma formação docente que atenda às necessidades atuais.

Fonte: CARVALHO, T. C. de. Prática de Ensino da Educação Básica. Maringá: UniCesumar, 2022.

Sobre a formação docente, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Para uma formação adequada, não basta somente um acúmulo de conhecimentos, é preciso atender às exigências da sociedade atual.
Alternativa 2 - A formação docente deve estar intrinsecamente ligada a disciplinas teóricas que possibilitem ao futuro docente uma formação adequada.
Alternativa 3 - Apenas durante a prática docente o professor terá realmente a formação necessária, pois verá a realidade e não somente a teoria.
Alternativa 4 - O currículo e a formação de professores passaram a valorizar somente a experiência sociocultural do aluno como meio transformador do processo de ensino e aprendizagem.
Alternativa 5 - A formação docente passou a ser alicerçada na compreensão de que os conhecimentos teóricos deveriam ser aplicados apenas no final do curso.
QUESTÃO 2

É de conhecimento de todos os profissionais da educação que a Lei n° 9.394/96 conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) (BRASIL, 1996) foi um grande avanço tanto para a profissão de professor, quanto para os avanços na educação do país. (CARVALHO, 2022 p. 30-36).

CARVALHO, Tereza Cristina. Prática de Ensino da Educação Básica. Maringá: UniCesumar, p. 30-36, 2022.

 

Duas professoras da rede municipal de ensino estavam em sua hora atividade e começaram a discutir os avanços trazidos pela LDBN, uma das professoras destacou o piso salarial, a outra mencionou também sobre regulamentação dos cursos de pedagogia e a carga horária de cada disciplina.

Em relação aos excertos acima e os conceito da LDBEN, assinale V para verdadeiro e F para falso.

I – A formação docente, exceto para ensino superior, será fixado carga horária de no mínimo 300 horas para prática de ensino.

II – Os institutos de Ensino Superior deverão ofertar cursos complementares e de extensão para a formação docente que promovam a prática e prepare o docente para atuar no tempo e no espaço atual.

III- Em todos os seus Títulos, a LDBN (Lei nº 9.394/96) não deixa claro que o professor terá um plano de carreira instituído, bem como piso salarial.

IV – Em relação a LDBN, o art. 62 em § 8 estabelece que os currículos dos cursos da formação de docentes terão por referência a Base Nacional Comum Curricular.

As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - F, V, F, V.
Alternativa 2 - V, V, F, V.
Alternativa 3 - F, F, F, V.
Alternativa 4 - F, V, V, F.
Alternativa 5 - V, F, V, V.
QUESTÃO 3
Superar a dicotomia entre teoria e prática é um dos grandes desafios nos cursos de graduação, principalmente nos de licenciatura, como o de Pedagogia. Os embates são constantes a respeito dessa separação presente na formação docente, o que aponta para um enorme distanciamento entre o que os cursos propõe enquanto conhecimento e o que a prática docente exige.

Elaborada pelo professor (2022)

 

Levando em consideração o exposto, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1 - O distanciamento entre a teoria e a prática na formação inicial dos profissionais da educação, é apenas uma concepção descrita no imaginário teórico e que pouco tem a ver com a realidade vivenciada.
Alternativa 2 - O currículo dos cursos de formação inicial de professores, trabalham a partir de práticas construtivistas da educação, deixando de lado concepções teóricas arcaicas e pouco utilizadas na atualidade.
Alternativa 3 - A dicotomia começa no currículo que propicia um impacto nessa separação na medida em que não conversa com a realidade da escola, desconsiderando aqueles que estão ao entorno dela.
Alternativa 4 - Os cursos de formação inicial defendem um currículo e um fazer pedagógico baseado nas concepções da Educação Bancária, idealizada por Paulo Freire.
Alternativa 5 - Os cursos de licenciatura precisam evidenciar as concepções teóricas deixando os aspectos práticos apenas para o período do estágio.
QUESTÃO 4

Observe a figura a seguir:

Figura 1 - A discussão sobre o estágio supervisionado entre professor e aluna.

Fonte: a autora.

O estágio supervisionado é um momento muito esperado pelos alunos, pois a relação entre a teoria e a prática é muito significativa na formação do professor. Ele é o elemento que possibilita ao futuro profissional ter contato com essa realidade, como observamos no diálogo entre professor e aluna na tirinha apresentada. Com base no estágio supervisionado e no exposto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O estágio supervisionado consiste em uma tarefa que deve ser executada no final do curso, a fim de cumprir a carga horária e os relatórios sem relacioná-los com a teoria estudada.
Alternativa 2 - O estágio não é apenas um componente integrante do currículo dos cursos de licenciatura para cumprimento de carga horária, mas um espaço para a construção de aprendizagens a respeito da articulação entre a teoria e a prática.
Alternativa 3 - O estágio supervisionado consiste na observação da prática realizada por professores, a fim de compreender como os métodos, técnicas e instrumentos deverão ser reproduzidos na sua prática.
Alternativa 4 - Apesar de o estágio ser ofertado nos cursos de licenciatura, o aluno pode optar por realizar a prática em sala de aula ou não.
Alternativa 5 - O estágio supervisionado utiliza a prática como imitação de modelos em que o futuro docente aprende por meio da reelaboração de modelos existentes.
QUESTÃO 5
Para compreender o desenvolvimento profissional dos professores, é essencial colocar no centro das discussões a ressignificação de novas práticas escolares e a reinvenção profissional.

Analisando esse contexto, considere as asserções que seguem:

I. Para que o professor seja reconhecido como um agente de transformação frente aos desafios que são impostos a ele, é necessário que se engaje ativamente nas conduções e discussões da escola.

PORQUE

II. São necessárias algumas ações que deverão ser desenvolvidas pelos professores na sua formação inicial e continuada, a fim de contribuir para o exercício de suas atividades profissionais, e a primeira delas seria a formação de equipe de trabalho.

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 6
“A formação não se constrói por acumulação [...] mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas [...]. Por isso é tão importante investir na pessoa e dar um estatuto ao saber da experiência[...]."

 

Fonte: NÓVOA, A. (org.) Vidas de Professores. Porto: Porto, 1995. p. 25.

 

 

É evidente que o curso de pedagogia passou por diversas transformações ao longo dos anos, desde um curso generalista, culminando em um curso mais especializado, voltado a ofertar disciplinas que formaram profissionais qualificados para o atendimento do público-alvo. Dessa forma, houve uma transformação na identidade do pedagogo como a conhecemos atualmente.

 

Fonte: CARVALHO, T. C. de. Prática de Ensino da Educação Básica. Maringá: UniCesumar, 2022.

 

 

Sobre o desenvolvimento do curso de pedagogia e a formação da identidade do pedagogo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(i. A docência é a base da identidade do pedagogo, dessa forma o pedagogo deve somente ser formado para atuação no magistério.

II. O profissional de pedagogia deve estar preparado para realizar ações práticas emancipatórias vinculadas à teoria.

III. O pedagogo precisa entender que deve organizar, sistematizar e hierarquizar ideais, a fim de vincular a prática à teoria.

IV.  Durante a formação do pedagogo e de sua identidade, deve-se entender que as disciplinas devem estar diretamente associadas em manter teoria e prática ligadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas
Alternativa 1 - V, F, F, V.
Alternativa 2 - F, V, V, V.
Alternativa 3 - F, F, F, F.
Alternativa 4 - V, F, V, V.
Alternativa 5 - V, V, F, F.
QUESTÃO 7
As décadas de 1970 e 1980 foram bastante intensas quanto aos questionamentos, críticas e debates em relação ao que havia sido implantado pelo governo ditatorial no que se refere a educação e principalmente à formação docente (CARVALHO, 2022).

Já de 1990 a 2000 foi considerada a DÉCADA DA EDUCAÇÃO, neste período inúmeros avanços foram feitos, o principal foi a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) (BRASIL, 1996).

Levando em consideração a formação docente neste período histórico distintos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - No período de ditadura, não foi possível consolidar a concepção emancipadora de educação.
Alternativa 2 - Na Década da Educação foi formulada e promulgada a Base Nacional Comum Curricular.
Alternativa 3 - Mesmo após a ditadura, não houve rompimento com o ensino tecnicista.
Alternativa 4 - No período ditatorial, a formação docente era pautada na articulação da prática com as concepções teóricas.
Alternativa 5 - A LDBEN não traz em sua totalidade nenhuma menção a formação de professores para o ensino.
QUESTÃO 8
O curso de pedagogia e seu currículo foram muito debatidos ao longo dos anos, principalmente a disciplina de Prática de Ensino, esta, por sua vez foi incluída nos cursos de formação inicial no ano de 1890. No entanto, no decorrer das décadas ainda seriam muito debatidos o curso de pedagogia e suas habilitações a serem seguidas.

CARVALHO, Tereza Cristina. Prática de Ensino da Educação Básica. Maringá: UniCesumar, 2022.

Leia o caso a seguir:

Ana Paula, aluna do curso de Pedagogia da UniCesumar encontrou sua professora Joana, professora do ensino primário, e as duas começaram a conversar sobre a história do curso de Pedagogia e as diversas mudanças que ocorreram na grade curricular e na formação do pedagogo. A professora Joana disse que em sua época a formação era voltada para a “produção de mão de obra”, pois não havia uma formação muito específica para um professor polivalente.

Em relação a luta dos professores para uma educação de qualidade e as diversas legislações adotadas para fortalecer o curso analise as assertivas a seguir:

I. No artigo 30, da Lei nº 5.692/71, que estabeleceu a formação mínima para o magistério, está relacionado a formação da professora Joana, mais tecnicista.

PORQUE

II. Somente com a aprovação da Resolução CNE/CP nº 1/2006, que institui as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia, proporcionando uma organização mais polivalente ao professor, dividindo o curso em três eixos sendo eles docência, gestão e produção de conhecimento.
Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - As asserções I e II são preposições falsas e uma não pode ser justificativa para outra.
Alternativa 4 - A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
Alternativa 5 - A asserção II é verdadeira e a I é falsa.
QUESTÃO 9
Para Libâneo (2012, p. 127), “o pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa” e é fundamental que esse profissional desenvolva outras competências, para que ele seja capaz de atuar em diversos âmbitos, seja no espaço formal, ou não, sem perder a sua identidade profissional.
LIBÂNEO. J. C. Pedagogia, Ciência da educação? Selma G. Pimenta (Org.). São Paulo; Cortez, 2012.

Analisando esta concepção, considere as asserções que seguem:

I. Os pedagogos são profissionais que se ocupam de domínios e problemas da prática educativa em suas várias manifestações e modalidades, incluindo, especialmente, professores do ensino público e privado que atuam em todos os níveis e modalidades de ensino.

PORQUE

II. Em qualquer área em que esse profissional venha a atuar, a execução de seu trabalho deve ser pautada na construção e reconstrução de novos saberes que atendam à demanda exigida na atualidade em seus inúmeros seguimentos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
É fundamental que o profissional da educação compreenda a relação entre a educação formal, não formal e informal e suas diferenças para que possa construir conhecimento dentro de cada um desses espaços.

A respeito da educação informal, não formal e formal, analise as alternativas e assinale a correta.

Alternativas
Alternativa 1 - A educação informal se aplica apenas na escola.
Alternativa 2 - A educação formal é uma educação sem uma intencionalidade específica.
Alternativa 3 - A educação informal possui uma intencionalidade, que é ensinar conteúdos sistematizados.
Alternativa 4 - A educação não formal desenvolve modos de pensar e de se expressar de acordo com os princípios e as convicções dos grupos sociais em que estão inseridos.
Alternativa 5 - A educação informal ocorre a partir dos processos de socialização, como, por exemplo, em casa com a família, no bairro com os vizinhos e no clube com os amigos.
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