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ATIVIDADE 3 - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 53_2025

ATIVIDADE 3 - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 53_2025

QUESTÃO 1

A organização é primordial para que a aprendizagem na Educação infantil aconteça. É necessário conhecer os fundamentos históricos da infância, os direitos das crianças, como elas se desenvolvem, sobre a didática para que haja intencionalidade na ação pedagógica. Algumas orientações auxiliam ao professor determinar como o tempo pedagógico pode ser organizado, como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), que apresenta atividades que podem ser realizadas no cotidiano da Educação Infantil, como roda de história, a roda de conversa, hora das refeições, oficinas de desenho e pintura e cuidados com o corpo.

Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.

Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O planejamento deve ser flexível, sem considerar os imprevistos, mas levando em conta as contribuições dos alunos.

PORQUE

II. O planejamento deve considerar a realidade da escola e a particularidade de cada criança, suas necessidades e diferenças.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2

As discussões em torno do que ensinar na Educação Infantil não são novas. Trata-se de uma antiga questão que permeia teorias e métodos, ora mais tradicionais, ora mais progressistas. Devemos alfabetizar na Educação Infantil? Ensinar os símbolos próprios do processo inicial de alfabetização? Ensinar conceitos matemáticos? Quais? Como? A questão que não devemos perder de vista é que a Educação Infantil é a primeira etapa da educação e tem suas particularidades. Nela deve-se respeitar o processo de desenvolvimento e o momento em que o indivíduo se encontra.

 

A partir do exposto, avalie as asserções e a relação proposta entre elas:

I. A Educação Infantil deve apresentar à criança as ideias mais complexas que lhes proporcionarão condições para ter domínio matemático, ainda na Educação Infantil.

PORQUE

II. O objetivo da Educação Infantil não é o de promover a compreensão completa do sistema numérico.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
O processo de aquisição do conhecimento em Piaget é explicado tanto por questões relacionadas ao meio, como por questões relacionadas ao aparato biológico do indivíduo. Considerando isso, Piaget nos apresenta alguns conceitos, sendo eles: a Hereditariedade, a Assimilação, os Esquemas, a Acomodação, a Adaptação e a Equilibração.

 

Fonte: Elaborado pela professora, 2024.

 

No que se refere ao conceito de Assimilação, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.

Alternativas
Alternativa 1 - O processo de assimilação corresponde aquilo que o indivíduo recebe por meio de traços genéticos hereditários e que auxiliam ou não no processo de aprendizagem.
Alternativa 2 - O processo de assimilação consiste na incorporação de algo novo às ideias já existentes. É o início do processo de modificações das estruturas biológicas herdadas.
Alternativa 3 - O processo de assimilação corresponde à Zona de Desenvolvimento proximal, ou seja, a capacidade de a criança realizar uma tarefa com ajuda de alguém mais experiente.
Alternativa 4 - O processo de assimilação corresponde às estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos adaptam e organizam o meio. Esse processo ocorre somente no período Sensório-motor.
Alternativa 5 - O processo de assimilação refere-se à adaptação biológica, ou seja, o indivíduo interage com o meio ambiente, mantendo o equilíbrio entre suas necessidades de sobrevivência e as dificuldades do meio.
QUESTÃO 4
A alfabetização, segundo Soares (2003, p.15), é “um processo de representação de fonemas e grafemas, e vice-versa, mas é também um processo de compreensão/expressão de significados por meio de código escrito”. E o letramento é o “estado ou condição de quem se envolve em numerosas e variadas práticas sociais de leitura e escrita” (SOARES, 2002, p.44), ou seja, o uso social da leitura e escrita.

 

Fontes:

SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

 

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

 

Com base nos excertos e sobre a alfabetização e letramento na Educação Infantil, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I. É importante que haja um ambiente alfabetizador para estimular naturalmente (por meio do brincar principalmente), com as letras do alfabeto e calendário, por exemplo.

PORQUE

 

II. Na Educação Infantil é importante que se construa as bases para a alfabetização e o letramento.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5

Avaliar não é fazer um "diagnóstico de capacidades", mas acompanhar a variedade de ideias e manifestações das crianças para planejar ações educativas significativas (HOFFMANN, 2012). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), complementa que [...] as informações contidas em relatórios, portfólios ou outros registros que evidenciem os processos vivenciados pelas crianças ao longo de sua trajetória na Educação Infantil podem contribuir para a compreensão da história de vida escolar de cada aluno (BRASIL, 2017).

 

Fontes:

HOFFMANN, J. Avaliação e educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2017.

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 5 jan. 2024.

 

.

 

Diante disso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I. Podemos inferir que, no excerto acima, há uma proposta de discussão sobre a avaliação na educação infantil, seus métodos e os registros que podem contribuir para que o professor avalie nesta etapa da Educação Básica.

 

PORQUE

 

II. A avaliação na Educação Infantil é definida a partir da concepção de desenvolvimento maturacional e, portanto, deve priorizar registros que ajudem o professor a classificar o aluno conforme sua faixa etária e desempenho.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6

Analise a figura a seguir:

Figura 1- Conceitos da teoria de Jean Piaget

Fonte: a autora.

De acordo com Jean Piaget (2012), aspectos hereditários interferem no desenvolvimento intelectual, mas o autor também mostra que existem estruturas a serem desenvolvidas e que são as interações e mediações que determinam se as estruturas vão se formar em sua potência. Além da hereditariedade, alguns conceitos são essenciais para compreender a teoria de Piaget.

Fonte: PIAGET, J. Epistemologia genética. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A equilibração ocorre na relação entre assimilação e acomodação, em um constante processo de adaptação às interferências do ambiente em que o indivíduo está inserido. O indivíduo passa para um estágio de maior conhecimento, ao voltar ao equilíbrio, mas com uma estrutura mais avançada.

PORQUE

II. A assimilação ocorre quando algo novo é incorporado às ideias prévias, quando as estruturas herdadas começam a se modificar. E a acomodação é a modificação que ocorre após (e/ou durante) a formação dos esquemas, que antes foram estabelecidos para lidar com uma nova informação.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7

Erasmo de Rotterdam, considerado um dos mais importantes nomes do renascimento durante o próprio renascimento (1300 – 1600), escritor, teólogo, filósofo, crítico social e monge holandês, é considerado um humanista cristão. Tal pensador trazia algumas das ideias educativas no século XV – XVI, de que nunca é cedo demais para iniciar o processo educativo, tais pensamentos idealizou a “infância” e a educação de sua época.

Elaborado pela professora, 2025.

Considerando a afirmativa acerca da Educação e da Infância, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I.  A educação para o autor se principiava ainda na fase do aleitamento e que o próprio direito à educação nascia no berço.

PORQUE

II.  Desde logo, deveria procurar um homem de bons costumes e de caráter meigo, dotado de conhecimentos invulgares, a cujo regaço possas confiar teu filho, de maneira que se compreenda que a aprendizagem não é veneno, buscando sempre respeitar a ordem dos valores e o entendimento de que a paternidade não se reduz ao ato gerativo.

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8

Nascemos fracos, necessitamos de forças; nascemos desprovidos de tudo, necessitamos de assistência. Nascemos estúpidos, necessitamos de juízo. Tudo que não temos ao nascer e de que necessitamos quando adultos nos é dado pela educação. Essa educação vem da natureza, ou dos homens, ou das coisas. O desenvolvimento interno de nossas facul- dades de nossos órgãos é a educação da natureza; e o conhecimento de nossa própria existência sobre os objetos que nos afetam é a educação das coisas. (ROUSSEAU, 2017, p. 42).

Rosseau, J.​ Emílio, ou, da educação; tradução Roberto Leal Ferreira. – 3. ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2004.

O pensador evidencia o que para ele são aprendizados que dependem de fatoes externos ou internos, ambos relevantes para a formação da criança. Baseando nas reflexões do autor, diante da obra Emílio ou da Educação, como se dá o fim da infância?

Alternativas
Alternativa 1 - O fim da infância ocorre quando a criança começa a frequentar a escola e a interagir com outras crianças, desenvolvendo suas habilidades sociais.
Alternativa 2 - A infância termina quando a criança atinge a adolescência, marcada por mudanças físicas e emocionais significativas.
Alternativa 3 - O fim da infância se dá com a introdução da tecnologia na vida da criança, especialmente quando ela começa a usar dispositivos eletrônicos e acessar a internet.
Alternativa 4 - A infância chega ao fim quando a criança se torna capaz de ler e compreender textos, o que a ajuda a explorar o mundo de forma mais independente e crítica.
Alternativa 5 - O fim da infância se dá com a entrada da criança no mundo informatizado e com a leitura.
QUESTÃO 9

O brinquedo, o jogo, a brincadeira e o brincar são fundamentos didáticos e pedagógicos essenciais na Educação Infantil. O brincar é apresentado como um dos direitos de aprendizagem pela Base Nacional Comum Curricular:

 

“Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais" (BRASIL, 2017).

 

Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, DF: MEC, 2017.

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 5 fev. 2024.

 

 

Fonte: Disponível em: https://m.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144/735569526488356/. Acesso em: 5 fev. 2024.

 

A partir do excerto da BNCC e da charge, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I. Apesar das diversas atividades que a criança da charge irá desenvolver, ela considera que não terá tempo para ser criança, por não ter tempo para brincar.

PORQUE

II. O brincar é característico da infância e um elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança, adquirindo habilidades sociais, psicológicas, motoras, e para assimilar a cultura.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
As contribuições de Froebel (1908) e de outros pensadores educacionais continuam a impactar a prática pedagógica contemporânea. No entanto, Froebel se destaca por ser considerado o pioneiro na formulação de uma abordagem educacional sistemática voltada para a primeira infância. Ele fez uma analogia entre as crianças e as plantas, sugerindo que, assim como estas, as crianças se desenvolvem com o suporte adequado, que ele identificou como os "nutrientes" fornecidos pela mediação do educador, comparado a um jardineiro. Essa visão originou o conceito de "kindergarten", ou Jardim de Infância, que será explorado em detalhes nas questões legais na próxima unidade.

 

A infância é um período crucial que merece toda a proteção e atenção dos pais. Froebel, em sua obra, realmente destacou a importância da colaboração entre a família e a escola para garantir uma educação eficaz e harmoniosa. Essa união é fundamental para o desenvolvimento das crianças, e ele foi um dos primeiros a reconhecer e enfatizar essa necessidade. Acreditar que a educação deve ser um esforço conjunto é uma visão que ainda ressoa fortemente nos dias de hoje.

Elaborado pela professora, 2025.

​Considerando as afirmativa acerca da ideias de Froebel, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I.  A liberdade é de extrema importância para que o desenvolvimento ocorra de forma correta.

PORQUE

II. Desenvolvimento este que é dividido nas fases denominadas infância, de meninice, puberdade, mocidade e maturidade.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 2 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3 - As asserçõess I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 4 - As asserçõess I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 - A asserção I e II são proposições falsas.
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