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ATIVIDADE 3 - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 53_2025

ATIVIDADE 3 - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 53_2025

QUESTÃO 1
Caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo e vem acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono. É importante registrar também que, nesses casos, o nível de ansiedade é desproporcional aos acontecimentos geradores do transtorno, causa muito sofrimento e interfere na qualidade de vida e no desempenho familiar, social e profissional dos pacientes. Pode afetar pessoas de todas as idades, desde o nascimento até a velhice. Em geral, as mulheres são um pouco mais vulneráveis do que os homens.

 

BRUNA, Maria Helena Varella Bruna. Ansiedade. UOL, 19 de dezembro de 2022. Publicado em: https://drauziovarella.uol.com.br/

Os sintomas apresentados acima são características de:

Alternativas
Alternativa 1 - Transtorno de conduta
Alternativa 2 - Transtornos de Comportamento
Alternativa 3 - Transtorno de Ansiedade Social
Alternativa 4 - Transtorno de Ansiedade Generalizada
Alternativa 5 - Transtorno de Ansiedade de Separação
QUESTÃO 2

 

“Os Objetivos (ou Metas) do Milênio” são um conjunto de 8 (oito) metas organizadas em setembro de 2000 pelos governos dos 191 países-membros da Organização das Nações Unidas, com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver. Os países acordaram em alcançar os 8 (oito) “Objetivos (ou Metas) do Milênio” até 2015, como forma de solucionar alguns dos grandes problemas da humanidade, como a pobreza, a fome e a desigualdade entre os sexos.” (ONU,2016)
Entendendo a proposta do Objetivo do Desenvolvimento do Milênio, julgue as asserções abaixo:

I. Educação de Qualidade – é uma das contribuições essenciais no ambiente escolar. Seu intuito é promover uma educação inclusiva e equitativa no aprendizado constante, ao longo da vida.

DEVIDO A ISSO

II. O Governo federal lançou o Prêmio ODM BRASIL. A iniciativa do governo federal em conjunto com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para selecionar e dar visibilidade as experiências em todo o país que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), como a erradicação da extrema pobreza e a redução da mortalidade infantil.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3

Em meados de 1920, surgiu a Escola Nova, seguindo a tese de Anísio Teixeira, que defendia a escola pública, laica, igualitária e sem privilégios. Mas a mudança, que pretendia a inclusão das crianças na escola, foi discutida com a Reforma Sampaio Dória, a partir da criação da etapa inicial de dois anos, equivalente ao ensino fundamental, visando atender as crianças de 7 a 12 anos, que estavam fora da escola. Na era Vargas foi a criação do Ministério da Educação e da Saúde Pública, em 1930, unindo os interesses de ambas áreas. Mesmo com as diferenças políticas estabelecidas pelos líderes governamentais, a Educação passou a ser considerada como direito de todos e dever do poder público. Olha só, outro fato relevante aconteceu, em 1942, durante o Estado Novo, a saber: a promulgação das Leis Orgânicas do Ensino, que estruturou o ensino industrial, reformou o ensino comercial e promoveu mudanças no ensino secundário.

MINCOFF, Raquel Cristina Luis. Saúde e Educação. Maringá - PR: Unicesumar, 2021. Reimpresso em 2023.144 p.

Pautando-se nisto, avalie as afirmações a seguir:

I) Ginásio (Ensino Fundamental) - para 4 anos

II) Colegial (Ensino Médio) - para 3 anos

III) Ensino Fundamental I - para 5 anos

IV) Ensino Infantil - para 6 anos

V) Supletivo - 2 anos

É o correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 2 - II, III e V, apenas.
Alternativa 3 - I, II, V, apenas.
Alternativa 4 - I, IV e V, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III, IV e V
QUESTÃO 4

Um país colonizado, basicamente por degredados e aventureiros desde o descobrimento até a instalação do império, não dispunha de nenhum modelo de atenção à saúde da população e nem mesmo o interesse, por parte do governo colonizador (Portugal), em criá-lo. A vinda da família real ao Brasil criou a necessidade da organização de uma estrutura sanitária mínima, capaz de dar suporte ao poder que se instalava na cidade do Rio de Janeiro.

POLIGNANO, Marcus Vinícius. História das políticas de saúde no Brasil: uma pequena revisão. Cadernos do Internato Rural-Faculdade de Medicina, v. 35, p. 1-35, 2001. Disponível em: https://www.saude.mt.gov.br/storage/old/files/historia-das-politicas-de-saude-no-brasil-[16-030112-SES-MT].pdf. Acesso em: 04 jun. 2025.

Pautando nas ideias do texto e do livro da disciplina, avalie as afirmativas:

I. Durante o período colonial a maior causa de problemas de saúde era a transmissão das doenças.

II. Doenças como varíola e febre amarela eram comuns na época, sendo assim, o governo federal nomeou o médico Oswaldo Cruz para conduzir ações de saúde pública no país.

III. No decorrer do tempo foi definida a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola e a febre amarela para todos acima de seis meses, entretanto, a população se sentiu desconfortável, o que gerou a Revolta da Vacina.

IV. As epidemias de doenças infecciosas eram raras e por isso foi criado o Departamento Nacional de Saúde Pública, com o objetivo de desenvolver o sanitarismo, a higiene industrial e a assistência quando necessário.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
O Programa Saúde na Escola (PSE) foi implantado frente a necessidade de integrar a assistência aos escolares, por meio de ações em saúde das equipes Estratégia Saúde da Famĺia. Integrado ao sistema público de saúde, visa promover a saúde das criancas no contexto escolar.

​Sobre este assunto, avalie as afirmações a seguir e considere V para verdadeiras e F para falsas:

I. O PSE visa promover a integração da rede pública de saúde com a rede pública escolar, com estratégias conceituais inaplicáveis na prática.

II. O PSE cria estratégias de enfrentamento do risco de vulnerabilidades somente das crianças sem comprometimento do rendimento escolar.

III. O PSE visa contribuir na estratégia do sistema de atenção social com foco na cura de doenças.

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - F, V, V.
Alternativa 2 - V, V, V.
Alternativa 3 - V, V, F.
Alternativa 4 - V, F, F.
Alternativa 5 - F, F, F.
QUESTÃO 6
Na pedagogia hospitalar, o pedagogo tem como finalidade contribuir para que estes pacientes se recuperarem, construindo relações de vínculo, sentimentos, confiança, no período em que estiverem em tratamento e após seu retorno à escola.

 

.

 

Considerando a contribuição do pedagogo hospitalar para a criança que está internada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Essa atuação da educação com a saúde é importante para a criança transformar o espaço triste e doloroso do hospital em local agradável, mas limita o desenvolvimento da aprendizagem, e não tem como contribuir para o aprendizado pós alta, uma vez que a criança fica limitada enquanto está no hospital.

 

PORQUE

 

II. A criança enferma tem a necessidade de se sentir produtiva, em desenvolvimento e capaz de prosseguir sua etapa de vida educacional, em se falando de escolarização. Participar de atividades acadêmicas, pode significar, para ela, igualdade com outras crianças e a oportunidade de estar incluída no processo de aquisição do conhecimento.

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Atualmente, vem se observando a diversidade das áreas de atuação do pedagogo, como, por exemplo, a pedagogia empresarial, que visa sempre melhorar a qualidade de prestação de serviços de uma empresa, porém podemos ainda observar alguns desafios no mercado de trabalho para esse profissional.

Com base nesta informação, analise as asserções abaixo a respeito da pedagogia empresarial:

I. O pedagogo empresarial desenvolve a capacidade de renovação da empresa e dos seus funcionários, buscando o conhecimento de novas técnicas, uo seja, este tem habilidades e potencial para trabalhar em uma empresa

 

​PORQUE

 

II. O pedagogo empresarial pode educar os indivíduos de maneira a valorizá-los e gerar mudanças.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8

 

O nosso Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado a partir da Constituição Federal de 1988, a Lei nº 8.080/90, partindo do princípio de que Saúde é um direito de todos e dever do Estado, além dos movimentos sociais que pressionava o governo para que o país tivesse uma saúde gratuita em que todos os cidadãos tivessem acesso, independentemente de ter carteira assinada ou não.

Assim, o SUS é efetivado a partir dos princípios doutrinários:

 

Alternativas
Alternativa 1 - Integralidade, Equidade e Universalidade.
Alternativa 2 - Saúde para todos, Equidade e Igualdade.
Alternativa 3 - Integralidade, Universalidade e Saúde Coletiva.
Alternativa 4 - Integralidade, Reforma Sanitária e Universalidade.
Alternativa 5 - Saúde pública e gratuita, Integralidade das ações e Universalidade.
QUESTÃO 9
A tecnologia tem-se tornado presente no cotidiano das escolas e no desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem. É possível constatar que a inserção da tecnologia contribui para a expansão das formas habituais de utilização de recursos materiais no trabalho dos professores em sala de aula.

​Sobre este assunto, avalie as afirmações a seguir e considere V para verdadeiras e F para falsas:

I. Televisão e vídeo combinam a comunicação sensorial-cinestésica com a audiovisual, a intuição com a lógica, a emoção com a razão, promovendo uma integração que começa pelo sensorial, pelo emocional e pelo intuitivo, para atingir posteriormente o racional.

II. Os educadores podem fazer uso das TIC’s como um sistema diferenciado de aprendizagem que permita o respeito à individualidade, abrindo espaço para debates e discussões, que sejam de caráter não só informativo como também formativo, garantindo o desenvolvimento de cidadãos capazes de ações condizentes e inseridos no contexto social vigente.

III. Inovando com o uso das TIC’s, a disciplina de Ciências, deixará de ser uma transmissão de conhecimentos restritos a memorização passando a ser investigativo e um meio de verificar a estrutura, as causas e as relações dos conteúdos entre si, assim como os mistérios da natureza.

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - V, F, V
Alternativa 2 - F, F, V
Alternativa 3 - V, V, V
Alternativa 4 - F, V, F
Alternativa 5 - F, F, F
QUESTÃO 10
A Síndrome de Burnout, tratada no livro Saúde mental no trabalho: da teoria à prática (2010), é apresentada como um distúrbio psíquico com sintomas de exaustão extrema e estresse resultante de situações de trabalho desgastante que geralmente demandam muita competitividade ou responsabilidade. Os profissionais das áreas de educação e saúde estão entre os mais atingidos.

Com base no texto acima, avalie as afirmativas:

I. O estresse no ato de ensinar dificilmente será eliminado, pois é parte da rotina do profissional da educação. O importante é capacitar e orientar os docentes a desenvolverem estratégias para extravasar o excesso de carga emocional e física geradas neste ambiente.

II. As práticas integrativas e complementares oferecidas pelo SUS como auriculoterapia (estímulo de sensações por meio de pressão em pontos distribuídos na orelha externa), Medicina Tradicional Chinesa (MTC) (sistema médico integral que considera os elementos da Teoria Yin-Yang para o equilíbrio entre corpo e mente), podem ser usadas como forma de prevenção a Síndrome de Burnout nos profissionais da educação.

III. A Síndrome de Burnout é um processo de enfraquecimento decorrente de um período prolongado de estresse profissional. O termo Burnout é a junção de burn (queima) e out (exterior), significando exaustão emocional, fadiga, frustração, desajustamento.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
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