FECHAR

ATIVIDADE 2 - LPED - METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - LPED - METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA - 53_2025

ATIVIDADE 2 - LPED - METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA - 53_2025

QUESTÃO 1
Imenes (1989, p. 18), menciona que foi por meio da “A agricultura e o pastoreio modificaram profundamente a vida dos homens, dando origem às primeiras aldeias que, lentamente, transformaram-se em cidades. Algumas destas cidades cresceram e abrigaram as primeiras grandes civilizações”. Percebe-se que a organização do homem foi dando novas origens nos movimentos pela civilização.

 

IMENES, L. M. A numeração indo-arábica. São Paulo: Scipione, 1989 (Vivendo a Matemática).

 

Diante disso, analise a importância da agricultara e de outros movimentos no contexto da civilização, da sociedade e para a matemática.

I. A agricultura teve papel importante, em todas as civilizações, ao trazer consigo a necessidade de calendários precisos, nos quais foi necessário desenvolver os conhecimentos de astronomia e matemática.

II. O comércio desempenhou um papel importante na organização das civilizações, estimulou o contato e levou a desenvolver uma linguagem escrita.

III. As antigas civilizações atingiram elevado grau de organização, e trouxe uma série de problemas, cuja solução exigia o conhecimento e o domínio dos números e acabaram por desenvolver diferentes maneiras de representar quantidades.

IV. O conhecimento desses antigos sistemas de numeração pode ajudar na compreensão do nosso sistema atual de numeração: o sistema numérico decimal.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
O professor é o mentor, mediador e facilitador dos estudantes no desenvolvimento das competências nos componentes curriculares. Ele entra no lugar de parceiro do aluno, mas para isso, precisa contar com o suporte de vários recursos didáticos para dar auxílio no decorrer das aulas.

Sendo assim, analise as afirmativas em relação quais são os recursos didáticos que o professor poderá utilizar no ensino de Matemática.

I. Bloco lógico é possível, ensinar operações básicas para a aprendizagem da Matemática, como a classificação e a correspondência.

II. Brinquedos são importantes recursos didáticos, pois as crianças contam e somam espontaneamente quando brincam com seus brinquedos.

III. Material dourado desperta no aluno a concentração, o interesse, além de desenvolver sua inteligência e imaginação criadora, pois a criança está sempre predisposta ao jogo.

IV. O ábaco é um recurso matemático bem-sucedido, é uma das mais antigas máquinas de calcular, e vem sendo usado há mais de mil anos, podendo ser considerado uma extensão do ato de contar nos dedos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e III, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - II, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
A criança precisa entender para que serve a contagem, em que momento vai precisar contar, e ainda que para contar, necessita saber os nomes dos números, para conseguir contar os objetos de um conjunto, e entender que o número de objetos no conjunto é representado pelo último número que produzem quando contam o conjunto.
Diante disso, quando trabalhar com a criança a contagem, é importante que o professor fique atento e:

I. Analisar se a criança entende que a ordem na qual os objetos são contados, por exemplo: da esquerda para a direita, da direita para a esquerda, ou do meio para fora, não altera o resultado.
II. Levar a criança compreender que o número final ou o cardinal, é o número de objetos no conjunto.
III. Observar se a criança consegue compreender que se há quatro objetos em um determinado conjunto, então ele pode ser comparado com outro conjunto diferente de objetos com quatro objetos, independente do arranjo físico desses conjuntos, eles são iguais em número.
IV. Trabalhar os conceitos da correspondência termo-a-termo, que é associar cada número a um objeto do conjunto somente após o letramento matemático.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - II e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelece as aprendizagens que devem ser desenvolvidas em todas as etapas da Educação Básica. Ao orientar a elaboração dos currículos do ensino fundamental, a BNCC traz os objetos de conhecimento e as habilidades que devem ser alcançadas em cada área e etapa. E para isso no documento são organizados por um segmento identificados por um sistema de código padronizado alfanumérica (BRASIL, 2017).

 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 1 versão. Brasília, 2017.

 

Leia as afirmativas e assinale V para verdadeira e F para falsa, em relação a que se refere o código EF02MA11 estabelecido pela BNCC:

I. Ensino Fundamental, segundo ano, matemática, habilidade 11.

II. Educação Infantil, segunda turma, maternal 1, de um ano.

III. Educação Física, segundo ano, matutino, habilidade 11.

IV. A sigla EF é a etapa de ensino que, nesse caso, é o Ensino Fundamental, o número 02 é o ano, que neste caso é o 2º ano.

V. A sigla MA é o componente curricular de Matemática, o número 11 é a habilidade esperada que os alunos desenvolvam.

As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - V, F, V, F, V.
Alternativa 2 - F, F, V, V, V.
Alternativa 3 - V, V, V, F, F.
Alternativa 4 - V, F, F, V, V.
Alternativa 5 - F, F, V, F, V.
QUESTÃO 5
De acordo com Burgo (2018, p. 139), "o uso dos números racionais teve origem, quando as antigas civilizações necessitaram da expressão numérica para medição das terras que margeavam os rios fundamentais para a sobrevivência dos povos. O Estado, sendo proprietário dessas terras, arrendava sob contrato às famílias. [...] Devido à diversidade das áreas arrendadas, o Estado viu-se na contingência de criar sistemas rigorosos de fiscalização que assegurassem o cumprimento das leis referentes à produção e diminuísse as possibilidades de prejuízo".
BURGO, O. G. Metodologia da Matemática. Maringá: Unicesumar, 2018.

Diante desse fato, criaram-se medidas efetivas que delimitassem as áreas a serem produzidas. Analise as informações a seguir sobre quais foram essas medidas:

I. Foram criados padrões de medida ou unidade. Contudo, a questão é que nem sempre é possível caber um número inteiro de vezes na grandeza a medir.

II. Para obter uma maior aproximação da medida real da grandeza, foi forçoso subdividir a unidade em um certo número de partes iguais.

III. O mais frequente é aplicar-se à unidade sobre a grandeza a ser medida e sobrar uma parte inferior à unidade considerada.

IV. Ante a impossibilidade do uso dos números inteiros para a medida, criaram-se os números fracionários.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
Ao analisar os últimos tempos, verifica-se o quanto as tecnologias avançaram e vêm avançando, trazendo inúmeros benefícios a vários setores da sociedade, como o comércio, o meio corporativo entre outros. Com isso, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), traz uma reflexão referente à necessidade de uma educação inovadora, que possa levar o aluno a desenvolver senso crítico e raciocínio lógico de modo mais dinâmico e aliando as vivências sociais.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: <568https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2021.
Visando esse conceito e as mudanças educacionais estabelecidas pela BNCC (2018), que destacam as tecnologias e a robótica educacional como meio para um desenvolvimento crítico e inovador no aluno. Analise as afirmativas e assinale V para verdadeira e F para falsa, em relação ao uso das tecnologias e da robótica como estratégia nas escolas como soluções inovadoras.

I. A BNCC (2018) destaca as competências gerais e os conteúdos escolares do currículo comum que se faz necessário compreender, e traz a utilização da robótica e tecnologias digitais de informação e comunicação, que visa levar o aluno, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

II. Para o uso das tecnologias e da robótica como estratégias inovadoras as escolas precisam primeiramente de soluções inovadoras. E assim, sugere-se que no lugar da lousa, giz, mesas e cadeiras, o professor adéque a sala de aula dando espaço para criação, por meio de atividades que despertem a curiosidade do aluno, com a finalidade de levá-lo a se envolver com a aprendizagem, sendo ele o protagonista do processo educacional.

III. O ensino da robótica é eficaz no ensino de Matemática, uma vez que leva o aluno a experienciar. Com isso, o aluno desenvolve sua capacidade de solucionar problemas por meio da lógica, sendo mais eficiente, compreendendo conceitos das diversas áreas do conhecimento e exercitando-os, na prática.

IV. O ensino com o uso da robótica como estratégia e soluções inovadoras se apresenta para o professor de maneira desfavorável, pois ele fica com dificuldades de desenvolver um trabalho adequado, sem condições de diversificar sua ação devido a não possibilidade de ações sustentáveis e por precisar atender a um planejamento interdisciplinar.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - V, V, F, F.
Alternativa 2 - V, F, F, V.
Alternativa 3 - F, F, F, V.
Alternativa 4 - V, V, V, F.
Alternativa 5 - F, V, F, F.
QUESTÃO 7
Segundo Toledo (1997, p. 30), “classificar é uma operação lógica de importância fundamental em nossa vida, pois nos ajuda a organizar a realidade que nos cerca”. No desenvolvimento da criança, acontecem diferentes momentos de classificação e um desses momentos é a coleção não figural.

 

TOLEDO, M.; TOLEDO, M. Didática da matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.​

 

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta, que identifica as características dessa classificação.
Alternativas
Alternativa 1 - Não leva em conta a semelhança dos objetos.
Alternativa 2 - Caracteriza-se pela capacidade de a criança dominar a relação de inclusão, ou seja, conservar o todo, após tê-lo dividido em partes.
Alternativa 3 - As crianças não se preocupam em agrupar objetos de acordo com suas semelhanças ou diferenças, mas sim por associação ou conveniência.
Alternativa 4 - Nesta fase, a criança percebe as semelhanças e diferenças entre objetos e tenta agrupá-los por critérios, que levam em conta as semelhanças e diferenças.
Alternativa 5 - Nesta fase, a criança começa juntando objetos semelhantes, como se estivesse iniciando uma classificação e, subitamente, abandona o critério de semelhança, passando a brincar com as mesmas figuras.
QUESTÃO 8
Delors et al. (2005) destaca que é essencial para a educação que se reflita em relação às competências que são os pilares da educação. Em que o ensino e aprendizagem não pode ficar voltado somente para a absorção de conhecimento, mas deverá dar lugar a um educador que ensine a pensar, a saber comunicar, a pesquisar, desenvolver o raciocínio lógico, ser independente e autônomo; enfim, ser socialmente competente. E para isso, Delors et al. (2005) destaca os pilares da educação.

 

​DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir – Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC/Unesco,

2005.

 

Leia as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeira e F para falsa em relação aos pilares da educação evidenciados pelo autor acima especificado.

I. Para o autor, o professor deve despertar no aluno o desejo de aprender a conhecer.

II. O autor entende que o professor deve criar condições para levar o aluno a aprender a fazer, de modo a utilizar em sua vida diária.

III.O professor, segundo o autor, não pode ficar preocupado em cumprir somente com o currículo a ser trabalhado, pois o aluno precisa aprender a viver junto, sendo um pilar de grande importância nas suas relações sociais.

IV. O autor destaca que com menos importância o professor deve auxiliar o aluno a aprender a ser o condutor no processo de ensino e aprendizagem. Ou seja, não deve dar tanta atenção a este pilar.

As afirmações I, II, III, e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - V, F, V, F.
Alternativa 2 - F, F, V, V.
Alternativa 3 - V, V, V, F.
Alternativa 4 - F, V, F, V.
Alternativa 5 - F, F, V, F.
QUESTÃO 9
No trabalho com a divisão, o professor estabelece condições ou regras que devem ser respeitadas no ato de dividir. Essas condições precisam ser variadas, abrangendo todas as possibilidades já discutidas, até que os alunos adquiram consciência de que o resultado da divisão não é absoluto, mas depende das condições pré-estabelecidas.

 

Observe que, para resolver o problema abaixo, é importante conhecer os termos da divisão, pois, caso contrário, será difícil resolvê-lo.

“Em uma divisão, o resultado encontrado (quociente) foi 36. Sabendo que sobrou um resto 05 e que o divisor era  12, calcule o dividendo.”

 

Após o cálculo, assinale a alternativa correta que representa o dividendo.

Alternativas
Alternativa 1 - 432.
Alternativa 2 - 337.
Alternativa 3 - 427.
Alternativa 4 - 437.
Alternativa 5 - 368.
QUESTÃO 10
Uma nova proposta educacional vê o aluno como um sujeito ativo, que interage produtivamente sobre o objeto do conhecimento. O aluno aprende, basicamente, por meio de suas próprias ações sobre os objetos do mundo, construindo suas categorias de pensamento, e, ao mesmo tempo, organizando e compreendendo o seu universo.

Após a reflexão anterior, analise as alternativas em relação como deve ser a postura do aluno e do professor no processo de ensino e aprendizagem efetivo de matemática no ambiente escolar.

Alternativas
Alternativa 1 - O aluno por si só não constrói conhecimento, precisa da intervenção do professor que é o detentor do conhecimento.
Alternativa 2 - O papel do professor não vai mudar, pois é a figura que ultrapassa épocas e continua sendo o único a transferir conhecimentos no ambiente escolar.
Alternativa 3 - A escola sempre foi e será o único espaço de disseminar o conhecimento efetivo, com isso, o professor e o aluno são peças primordiais para que isso se concretize.
Alternativa 4 - No ambiente escolar o aluno é um mero espectador e quanto mais observar ou se manter em silêncio vai conseguir sistematizar os seus conhecimentos.
Alternativa 5 - No contexto escolar, quando o professor considera o aluno agente de sua aprendizagem, o papel do professor ganha novas dimensões. Uma delas é a de organizador e mediador da aprendizagem. Para isso, precisará escolher procedimentos que irão direcionar a aprendizagem e competência cognitiva de seus alunos.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu