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ATIVIDADE 2 - NOVAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS EM MARKETING - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - NOVAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS EM MARKETING - 53_2025

ATIVIDADE 2 - NOVAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS EM MARKETING - 53_2025

QUESTÃO 1

"Mídia paga é toda forma de promoção em que você paga para veicular conteúdo em um espaço e atingir seu público-alvo. São links patrocinados, anúncios em redes sociais e banners que aumentam sua visibilidade, geram tráfego e alcançam audiências mais amplas. No mundo offline, os exemplos clássicos são os comerciais de rádio e televisão, outdoors e anúncios em revistas e jornais."

 

​PATEL, Neil. Mídia Paga: Quais São as Principais e Onde investir em 2023?. Disponível em: https://neilpatel.com/br/blog/midia-paga/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20m%C3%ADdia%20paga,e%20alcan%C3%A7am%20audi%C3%AAncias%20mais%20amplas. Acesso em: 19 ago 2024.

Sobre mídia paga, analise as afirmativas a seguir.

I. Pode corresponder a anúncios comprados em plataformas de mídia social.

II. Trata-se de publicidade gerada por influenciadores de forma espontânea.

III. Postagens no blog oficial da empresa fazem parte desse tipo de mídia.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 2
Para conquistar os consumidores na era da conectividade há cinco fases fundamentais, conhecidas também como 5 A’s, que devem ser empregadas nesse processo de conquista no marketing atual, pois é preciso compreender o comportamento do público-alvo na era da conectividade para assim direcionar as campanhas da forma correta. O entendimento de como se aproximar muda sempre que as circunstâncias que moldam o consumidor se modificam. No marketing 4.0 a publicidade digital e o marketing de conteúdo ganham centralidade na era da conectividade e nos novos moldes de organização social, onde o fator social ganhou centralidade. Os clientes nem sempre passam pelos 5 a’s na mesma ordem, e podem pular alguma etapa, sendo indispensável para o profissional de marketing conhecê-las para aplicá-las de forma eficaz. A figura abaixo demonstra o caminho do consumidor na era da pré-conectividade e na era da conectividade.

 

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017 (adaptado).

 

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

 

I. Na era da conectividade o consumidor tem sua atitude em relação as marcas determinadas individualmente.

 

II. Na fase de arguição o cliente começa a pesquisar ou perguntar a conhecidos sobre a marca, produto ou serviço que ele se sentiu atraído.

 

III. Nos setores altamente competitivos, nos quais as marcas são abundantes e os produtos são como commodities a fase de atração precisa ser mais forte.

 

IV. Na era da conectividade os consumidores se conectam ativamente entre si, e desenvolveram relacionamentos de pesquisar e defender as marcas que consomem.

 

 

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 3

"O terceiro tipo de mídia digital é a própria, também conhecida como proprietária. Ela recebe esse nome porque a empresa possui o controle das publicações. Essa é a oportunidade das organizações fortalecerem sua autoridade no ramo em que estão inseridas. Utilizando esse tipo de mídia, as empresas conseguem criar conteúdo de valor, que irá contribuir para o relacionamento com o cliente de forma diversificada."

 

​SAMPAIO, Daniel. Conheça os diferentes tipos de mídias digitais e seus benefícios. Cortex. 22, abr. 2022.

Disponível em: https://www.cortex-intelligence.com/blog/comunicacao/os-diferentes-tipos-de-midias-digitais-e-seus-beneficios. Acesso em: 05, jul. 2024.​

Sobre mídia própria, analise as afirmativas a seguir.

I. É totalmente controlada pela empresa.

II. O site da empresa se enquadra nessa categoria de mídia.

III. Postagens de usuários sobre a marca nas redes sociais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 4

No campo do marketing, as estratégias de comunicação se dividem em mídia digital e mídia offline. Mídia digital envolve o uso de canais eletrônicos e da internet para atingir o público, incluindo redes sociais, e-mails, websites e anúncios online. Mídia offline, por outro lado, refere-se a canais tradicionais como televisão, rádio, jornais, revistas e outdoors. Cada tipo de mídia tem suas próprias vantagens e desvantagens, e a escolha entre elas depende dos objetivos da campanha e do público-alvo.

SILVA, Cecília A.; AMARAL, Diego G. Novas Mídias e Tecnologias em Marketing. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.

​Sobre as vantagens da mídia digital, analise as afirmativas a seguir:

I. Têm maior capacidade de segmentação de público.

II. Têm maior impacto visual em outdoors.

III. Levam a um menor custo de produção para comerciais de TV

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 5
Um aspecto muito interessante é que algumas mídias, antes, essencialmente off-line, hoje transitam também no digital, tais como a televisão, o jornal, o rádio e a revista. Adaptação e mudança são necessárias para a sobrevivência em meio à queda de visibilidade e audiência, consequência da influência da internet no comportamento humano.

Fonte: SILVA, C. A.; AMARAL, D. G. Novas Mídias e Tecnologias em Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.

Sobre as categorias das mídias, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As mídias analógicas, também chamadas de tradicionais, são mais inflexíveis, com pouca interatividade de informação ou conteúdo direcionado ao seu receptor, ao contrário das mídias digitais.

PORQUE

II. As mídias digitais possuem custos mais elevados de produção e exibição, se comparadas aos meios tradicionais, uma vez que conseguem atingir um maior número de indivíduos.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6

"As mídias podem ser divididas em duas grandes categorias: as mídias analógicas, também conhecidas como tradicionais, ou offline, que são as ferramentas que não utilizam a internet em seu processo, e as mídias digitais ou tecnológicas, que fazem parte da internet ou se utilizam dela. Mas um aspecto muito interessante é que algumas mídias, antes, essencialmente, offline, hoje, transitam, também, no digital, tais como a televisão, o jornal, o rádio e a revista. Adaptação e mudança necessárias para a sobrevivência em meio à queda de visibilidade e audiência, consequência da influência da Internet no comportamento humano."

SILVA, Cecília A.; AMARAL, Diego G. Novas Mídias e Tecnologias em Marketing. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.

​Sobre os típos de mídia, analise as afirmativas a seguir.

I. Anúncios em jornais são mídias analógicas.

II. Comerciais de televisão são mídias offline.

III. E-mail marketing é um tipo de mídia digital.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 7

"A mídia conquistada, também chamada de espontânea, corresponde aos conteúdos da marca publicados de forma orgânica por outros veículos ou perfis. O diferencial desse tipo de mídia é a credibilidade. Aqui, pressupõe-se que a relevância da mensagem ou do produto ou serviço oferecido pela empresa é grande o suficiente para que a mesma seja citada sem precisar pagar pela propaganda."

 

SAMPAIO, Daniel. Conheça os diferentes tipos de mídias digitais e seus benefícios. Cortex. 22, abr. 2022.

Disponível em: https://www.cortex-intelligence.com/blog/comunicacao/os-diferentes-tipos-de-midias-digitais-e-seus-beneficios. Acesso em: 05, jul. 2024.

Sobre mídia conquistada, analise as afirmativas a seguir.

I. Pode conter resenhas positivas de produtos por blogueiros sem compensação.

II. É composta por comunicados de imprensa enviados aos jornalistas.

III. Postagens de usuários sobre a marca nas redes sociais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 8

Basicamente, o marketing se refere a um conjunto de ações que têm como objetivo dar visibilidade para uma empresa e para as soluções que ela comercializa, posicionando como autoridade no mercado em que ela atua. Além disso, o marketing é utilizado para atrair novos clientes e desenvolver um relacionamento de qualidade e duradouro com eles.

Tipos de estratégias de marketing. Disponível em: . Acesso em: 14 set de 2023.

Fonte: blog.dankicode.com

De acordo com as estratégias de marketing e com base na imagem acima, assinale a alternativa que melhor descreve a ação de marketing:

Alternativas
Alternativa 1 - A imagem remete a uma ação de Advergame.
Alternativa 2 - Na imagem verifica-se uma ação de Youtube Maker.
Alternativa 3 - Entende-se que a imagem é uma ação de Gamificação.
Alternativa 4 - Percebe-se que a imagem apresenta uma ação de Google Ads.
Alternativa 5 - Pode-se entender que a imagem é uma ação de In put advertisement.
QUESTÃO 9
Alisson e Angelina, além de casados eram também proprietários de um restaurante de comida caseira. Devido a situação gerada pelo Corona Vírus, o casal resolveu se aventurar nas mídias digitais e se relacionar com seus clientes. Como forma ajudá-los com as interações com clientes no universo das plataformas sociais, foi recomendado ao casal a utilização de uma ferramenta que sistematiza os dados sobre o desempenho da empresa nas plataformas digitais e fornece dados sobre o tráfego nas páginas da rede.

Conforme as ferramentas digitais vista na disciplina, assinale a alternativa que melhor representa a ferramenta descrita na situação acima:

Alternativas
Alternativa 1 - A ferramenta indicada ao casal foi a de Social Midia Advanced.
Alternativa 2 - A ferramenta indicada ao casal foi a de Social Video Mapping.
Alternativa 3 - A ferramenta indicada ao casal foi a de Social Product Placement.
Alternativa 4 - A ferramenta indicada ao casal foi a de Social IGA (In Game Advertising).
Alternativa 5 - A ferramenta indicada ao casal foi a de Social CRM (Customer Relationship Management).
QUESTÃO 10
O conceito da palavra mídia vem do latim medium, que significa “meio”. Como os americanos sempre foram pioneiros nos campos do marketing e comunicação, a palavra media foi “abrasileirada”, ganhando a pronúncia “mídia”.

Fonte: SILVA, C. A.; AMARAL, D. G. Novas Mídias e Tecnologias em Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.

Sobre a palavra "mídia", avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A palavra está diretamente relacionada aos campos do jornalismo e da comunicação social, da publicidade e do marketing; mas com a entrada da era digital, ganhou um sentido mais amplo.

PORQUE

II. Envolve uma série de outras inteligências artificiais, sendo levada para um novo patamar de compreensão, sob foco estratégico; em decorrência disso, a mídia exige, também, ações táticas de alta performance.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
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