FECHAR

ATIVIDADE 3 - ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL - 53_2025

ATIVIDADE 3 - ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL - 53_2025

 

QUESTÃO 1
De acordo com artigo 54 do decreto-lei número 3.199, de 14 de abril de 1941: “Às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza, devendo, para este efeito, o Conselho Nacional de Desportos baixar as necessárias instruções às entidades desportivas do país”.

 

Fonte: BRASIL. Decreto-Lei n° 3.199, de 14 de abril de 1941. Estabelece as bases de organizações dos desportos em todo o país. Brasília: Presidência da República, 1941.

 

Considerando o decreto-lei apresentado acima e entendendo os desdobramentos históricos, políticos e sociais da prática do futebol de mulheres no Brasil, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A partir do decreto-lei de 1941, a mídia passou a veicular ainda mais os relatos da prática do futebol por mulheres.
Alternativa 2 - Com o decreto-lei de 1941, foi extinta a prática do futebol, mesmo que de maneira informal, pelas mulheres no Brasil.
Alternativa 3 - Na década de 90, houve um movimento de popularização do "futebol feminino" no Brasil, por meio de uma estratégia de "embelezamento das atletas"
Alternativa 4 - Apesar de serem proibidas de praticar o futebol com fins competitivos, nas aulas de Educação Física as meninas tinham contato com a modalidade constantemente.
Alternativa 5 - O Esporte Clube Radar foi a primeira equipe de futebol de mulheres do Brasil e devido às proibições enfrentadas na época, não participou de competições internacionais.
QUESTÃO 2
“O futebol de botão, para além de todo o seu valor enquanto jogo da cultura popular e prática motora, ganha relevo também enquanto possibilidade de representação do futebol, tanto do ponto de vista do futebol de alto rendimento e espetacularizado que ali pode ser representado, entendido, criticado e apreciado, como do ponto de vista do futebol imaginário, que pode ser inventado, transformado, fantasiado!”.

SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.

Com base no texto exposto acima e valorizando o futebol de botão como ferramenta de ensino, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - O futebol de botão como prática de lazer não tem uma regra-padrão. As regras do jogo podem variar muito de região para região.
Alternativa 2 - Nas regras oficiais, cada jogador (praticante) tem a sua vez de jogar, mas os botões podem ser movimentados ao mesmo tempo.
Alternativa 3 - Neste jogo, duas pessoas se enfrentam, ficando cada uma delas com um time composto por 7 botões, que representam os jogadores de linha e uma peça que representa o goleiro.
Alternativa 4 - O jogo de futebol de botão deve exigir regras muito rígidas, que deixem o jogo mais objetivo e pouco dinâmico.
Alternativa 5 - O futebol de botão é praticado somente como forma de lazer e organizado segundo as regras criadas pelos próprios praticantes.
QUESTÃO 3
Uma sessão de treinamento ou aula de futebol/futsal deve ser planejada e executada considerando que o foco do processo de ensino-aprendizagem e treinamento são os alunos/atletas. As atividades devem ser inseridas em um contexto que permita a apropriação de conhecimento por parte dos mesmos. Nesse sentido, todas as demandas técnicas, táticas, físicas e psicológicas que o aluno/atleta apresentar, serão identificadas e desenvolvidas durante o processo.
REVERDITO, R. S. O ensino do futebol nas aulas de educação física. Universidade do Futebol, 2008. Disponível em: <http:/universidadedofutebol.com.br/o-ensino-do-futebol-nas-aulas-de-educacao-si-ca/>. Acesso em: 13 mar. 2018.


Considerando as informações acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - Para Freire (2003) os professores devem se fundamentar apenas nas regras e fundamentos específicos da modalidade (passe, drible, chute), para ensinar o esporte no âmbito escolar.
Alternativa 2 - O processo de ensino-aprendizagem e treinamento deve ocorrer somente com base nos conhecimentos apresentados pelo professor. O aluno apenas absorve as informações durante o processo.
Alternativa 3 - No processo de formação pelo esporte, os professores devem priorizar reflexões sobre "como identificar talentos" e "como formar jogadores profissionais". Isso fará com que apenas os melhores alunos/atletas continuem praticando a modalidade.
Alternativa 4 - O ensino nas aulas de Educação Física deve ser direcionado à mera reprodução de gestos técnicos ou a utilização de jogos aleatórios.
Alternativa 5 - "Não basta deixar jogar", pois se isso fosse o necessário, os alunos já receberiam os estímulos suficientes fora da escola, durante as brincadeiras e experiências vivenciadas na rua.
QUESTÃO 4
“Tudo é tática no futebol. A maneira de pensar e agir no esporte das multidões têm características próprias e, às vezes, místicas, o que confere ao tema uma atmosfera de constantes procedimentos táticos. A maioria das atitudes tomadas num clube de futebol tem como objetivo alcançar dividendos táticos nos 90 minutos de jogo. Sob este raciocínio, admite-se que o universo das táticas no futebol é vasto e envolve questões dos mais variados âmbitos” como escalação do time, sistema tático de jogo, esquematizações táticas, detalhes extracampo, elementos psicológicos, intuição, conceitos e segredos”.

DRUBSCKY, R. O universo tático do futebol: escola brasileira. Belo Horizonte: Health, 2003, p.19.

Considerando o texto apresentado acima, assinale a alternativa que apresenta conteúdos associados somente à dimensão tática do futebol:

Alternativas
Alternativa 1 - Escalação do time, execução motora, leitura do jogo, capacidades coordenativas e inteligência.
Alternativa 2 - Princípios operacionais, execução motora, leitura de jogo, capacidades coordenativas e inteligência.
Alternativa 3 - Eficiência motora, ações globais, processos cognitivos, fundamentos específicos e sistemas de jogo.
Alternativa 4 - Tomada de decisão, ações globais defensivas e ofensivas, leitura do jogo, processos cognitivos e sistemas de jogo.
Alternativa 5 - Princípios operacionais, fundamentos específicos, processos cognitivos e eficiência motora.
QUESTÃO 5

A lógica de uma partida de futebol pode se assemelhar a da engrenagem de uma máquina, todas as peças são importantes para que ela funcione de forma correta. Como diria o professor Tite, atual técnico da seleção brasileira masculina de futebol, “para que as individualidades apareçam, é preciso um jogo coletivo forte”. Nesse sentido, ao discutir a lógica interna dos Esportes Coletivos, compreendemos que o futebol possui dois traços fundamentais: o apelo à cooperação e o apelo à inteligência.

SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.

Com base no exposto e considerando o significado dos dois traços fundamentais do futebol “apelo à cooperação” e “apelo à inteligência”, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Apelo à cooperação: é entendido como a capacidade de adaptação a novas situações, ou seja, a capacidade de elaborar respostas adequadas colocadas por situações aleatórias e imprevisíveis, que se sucedem no decorrer do jogo.
Alternativa 2 - Apelo à cooperação: exemplo prático - o jogador se encontra em uma situação de contra-ataque rápido 4 atacantes x 3 defensores e precisa tomar a melhor decisão (passar para A, B, C, conduzir a bola ou finalizar) para conquistar o gol.
Alternativa 3 - Apelo à cooperação: constituir o jogo em um espaço no qual os participantes possam exibir suas qualidades individuais, mas saibam subordiná-las a um projeto coletivo.
Alternativa 4 - Apelo à inteligência: para obter êxito nas disputas com adversários, é necessário desenvolver nos jogadores o espírito de colaboração e entreajuda.
Alternativa 5 - Apelo à inteligência: refere-se ao modo de se comunicar por meio do recurso de sistemas de referência comuns, de natureza motora.
QUESTÃO 6
Desde a iniciação a prática esportiva, é importante que os jogadores vivenciem situações que proporcionem a aprendizagem de comportamentos associados a forma como eles se comunicam (comunicação na ação), como ocupam os espaços de jogo (estruturação do espaço) e também como realizam ações com a bola (relação com a bola). Para que esse aprendizado ocorra de forma satisfatória deve-se explorar o ensino do jogar com regras menos complexas, espaços e número de jogadores reduzidos, permitindo maior interação entre os jogadores.

GARGANTA, J. Para uma teoria dos Jogos Desportivos Coletivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, 1998. (adaptado).

Com base no texto, assinale a alternativa correta acerca das fases e níveis de jogo apresentados por Garganta (1996):

Alternativas
Alternativa 1 - Comunicação na Ação: na fase de elaboração, ocorre a otimização das capacidades proprioceptivas.
Alternativa 2 - Relação com a Bola: na fase de descentração, há ocupação do espaço em função dos elementos do jogo.
Alternativa 3 - Comunicação na Ação: na fase de jogo anárquico, há elevada utilização da visão central.
Alternativa 4 - Estruturação do Espaço: na fase de jogo anárquico, ocorre o abuso da verbalização, sobretudo para pedir a bola.
Alternativa 5 - Estruturação do Espaço: na fase de jogo anárquico, ocorre a aglutinação em torno da bola e subfunções.
QUESTÃO 7

“À medida que os cientistas examinam as carreiras dos seres humanos mais proficientes, em várias atividades, menor parece ser o papel atribuído ao “talento inato” e mais significativo se afigura o contributo da aprendizagem e do treino. De facto, os executantes excepcionais parecem ser beneficiários de “vantagens escondidas”, oportunidades extraordinárias e legados culturais que lhes permitem aprender e trabalhar bastante” (GLADWELL, 2008 apud GARGANTA et al., 2013, p. 200).

GARGANTA, J.; GUILHERME, J.; BARREIRA, D.; BRITO, J.; REBELO, A. Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In: TAVARES, F. (Ed.). Jogos desportivos coletivos: ensinar a jogar. Porto- -PT: Editora FADEUP, 2013. 301 p.

Com base no texto e considerando a discussão acerca dos “capitais futebolísticos” proposta por Damo (2007), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - Percepção tática: execução mais econômica dos movimentos.
Alternativa 2 - Resistência às adversidades: transpor as qualidades individuais para o grupo.
Alternativa 3 - Técnica individual: exigência de performance regular em circunstâncias diversas.
Alternativa 4 - Disciplina em todos os sentidos: contribuir para que o trabalho de equipe seja exitoso.
Alternativa 5 - Técnica individual: convívio prolongado e intenso com grupo restrito de pessoas.
QUESTÃO 8

Ofutsal possui regras oficiais associadas à aspectos que compõem uma partida, como por exemplo: tempo e espaços de jogo, ações dos jogadores, tiros, infrações, punições e etc.

 

SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.

 

Com relação às principais regras do futsal apresentadas na Unidade I, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - Cada equipe é composta por um goleiro e quatro jogadores de linha, sendo que há um limite de três substituições por tempo.
Alternativa 2 - Uma partida é constituída por dois tempos de 20 minutos corridos.
Alternativa 3 - O tiro de canto (ou escanteio) é cobrado com os pés no futsal.
Alternativa 4 - A regra do impedimento refere-se ao momento em que um atacante está posicionado de maneira irregular.
Alternativa 5 - Uma quadra oficial de futsal deve possuir no mínimo 20 metros de comprimento e 40 metros de largura.
QUESTÃO 9
Para Souza Júnior e Ferreira (2018, p. 217): “O Fútbol Callejero consiste em uma poderosa ferramenta de inclusão e transformação social, merecendo espaço tanto nas aulas de Educação Física escolar como em outros contextos, na medida em que possibilita um canal de diálogo e de protagonismo juvenil com vistas à formação do sujeito político que, empoderado(a), terá condições de assumir as rédeas de seus projetos de vida e de atuar de maneira efetiva nas lutas pela justiça social”.

 

Fonte: SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de; FERREIRA, Bruno Martins. Esportes Coletivos: Futsal e Futebol. UniCesumar: Maringá, 2019.

 

Considerando o fragmento exposto acima e a lógica interna do Fútbol Callejero, analise as afirmações a seguir:

I. Jogo em dois tempos: o primeiro para o jogo propriamente dito e o segundo para elaborar as regras.

​II. Jogo misto: o jogo é praticado por homens e mulheres conjuntamente, não havendo a divisão por gêneros.

III. Presença de mediador(a): deve organizar o processo de construção das regras, fomentando uma discussão mais rica.

IV. Jogo sem árbitro: o jogo é disputado sem a presença de árbitro, sendo as regras de responsabilidade dos próprios participantes.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
Historicamente, o futebol tem enfrentado cenários de desigualdades e preconceitos sociais. Quando nos referimos às questões de gênero, isso não é diferente. Justificativas biológicas tiveram grande influencia para a manutenção das mulheres fora dos campos e competições, não só no futebol, mas em diversos esportes. Nesse sentido, o professor Osmar Moreira de Souza Júnior (2016) propõe um ensaio pedagógico denominado "futebol generificado".
Fonte: SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.

Considerando o ensaio pedagógico proposto pelo professor Osmar Moreira de Souza Júnior (2016), assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As equipes são formadas apenas por meninas, que jogam tanto na área defensiva, quanto na área de jogo de enfrentamento.
Alternativa 2 - O objetivo do jogo é derrubar alvos que deverão ser protegidos somente pelos meninos defensores, apenas com os pés. Cada alvo derrubado contará um ponto.
Alternativa 3 - As regras basicamente se restringem a atingir a equipe oponente por meio do contato das bolas com o corpo do adversário, configurando assim o "queimar".
Alternativa 4 - Os pontos conquistados no jogo pelos meninos contam apenas metade dos pontos conquistados pelas meninas.
Alternativa 5 - Ao fim, os participantes discutem sobre os papéis desempenhados no jogo e os esperados para homens e mulheres na sociedade de maneira geral.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu