ATIVIDADE 2 - ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL - 53_2025
Segundo Dunning (2003), em comparação com seus antecedentes populares, o rúgbi e o futebol são exemplos de esportes mais civilizados, em diversos aspectos, como a limitação do número de participantes; a especialização da utilização de mãos ou pés; a institucionalização das regras do jogo legitimando o papel do árbitro, entre outros.
DUNNING, E. El fenómeno deportivo: estudios sociológicos en torno al deporte, la violencia y la civilización. Traducción: Pedro González Del Campo Román. Barcelona: Editorial Paidotribo, 2003.
Considerando as primeiras regras estabelecidas para o futebol, avalie as afirmações:
I. As primeiras regras escritas sobre o futebol procedem da escola pública inglesa de “Rugby”, em 1845.
II. As escolas públicas de Eton e Rugby, rivais, estão diretamente ligadas às razões da separação do futebol do rúgbi.
III. Na Idade Média as escolas públicas Inglesas passaram a estabelecer a ordem por meio do Rugby, e por consequência, as formas regradas e civilizadas de jogar futebol.
É correto o que se afirma em:
Ser um jogador profissional de futebol é o sonho de muitos meninos (e tem sido também das meninas) que são motivados pela esperança de uma carreira no esporte, um futuro de fama, prestígio social e contas bancárias milionárias. Esse cenário, aliado à perspectiva da “ideologia do dom” pode atrapalhar o desenvolvimento desses indivíduos, tanto no âmbito profissional quanto no social.
SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.
Com base no texto apresentado acima e considerando a importância de desmistificar a “ideologia do dom”, assinale “V” para as afirmações verdadeiras e “F” para as afirmações falsas a seguir:
I. Crianças e adolescentes que não apresentam o “dom esportivo” podem conseguir aprender a jogar futebol de forma adequada.
II. Futebol se ensina. O talento natural pode ser um dos fatores que determina o sucesso no esporte.
III. Todos podem aprender a jogar futebol desde que recebam os estímulos necessários.
As afirmações I, II e III, são, respectivamente:
De acordo com o senso comum, “Não dá pra entrar no jogo de futebol se a pessoa não consegue dominar uma bola ou realizar um passe!”. Contudo, balizar o ensino do futebol pelas demandas táticas, ao invés da dimensão técnica, também considera importante que os alunos adquiram um mínimo de competência técnica para participar de forma eficaz nos jogos. Todavia, para isso, deve-se aumentar as experiências com bola e experiências significativas em contextos ricos em desafios, que levem nossos alunos a resolver problemas que irão se oferecer nos jogos propriamente ditos.
Fonte: SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. Maringá: UniCesumar. 2018.
Analisando o fragmento acima, assinale a alternativa que corresponde ao indicador “Relação com a Bola” no processo de aprendizagem do jogar pelo jogo: