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ATIVIDADE 3 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS - 53_2025

ATIVIDADE 3 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS - 53_2025

 

Questão 1

O aluno deve ser incentivado a fazer observações de modo espontâneo, seguindo seus próprios interesses, o que, em geral, ocorre naturalmente, porém o professor deve oferecer um roteiro de observação ou propor desafios para o encaminhamento pedagógico. Entende-se que há duas maneiras de realizar a observação: pelo contato direto com os objetos de estudo e por meio de recursos técnicos ou seus produtos.

ARAÚJO, João Luis Dequi; BRUGO, Ozilia Geraldini. Metodologia do Neisno de Ciências. Maringá: Unicesumar, 2022.  ​

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.

I. A observação pelo contato direto com os objetos de estudo, faz menção ao contato com ambientes, animais, plantas, máquinas e outros objetos que estão disponíveis no meio.

PORQUE

II. A observação por meio de recursos técnicos ou seus produtos faz menção aos casos de observações feitas por meio de microscópio, telescópio, fotos, filmes ou gravuras.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 2
Ao discutir sobre a presença de atividades lúdicas no ensino de Ciências, vale ressaltar que as mesmas são excelentes estratégias educacionais, que uma vez ativas, podem proporcionar que o lúdico atue como ferramenta facilitadora no processo de ensino de Ciências, sobretudo nos anos iniciais. Nesta perspectiva, no que diz respeito às atividades lúdicas no ensino de Ciências, assinale a alternativa correta.
Elaborada pelo professor, 2024.

 

Alternativas
Alternativa 1:

A gamificação só pode ser considerada uma proposta lúdica se os jogos utilizados apresentarem regras criadas pelo próprios alunos, pois, assim trabalham determinadas habilidades.

Alternativa 2:

O lúdico é uma ciência nova que precisa ser estudada e vivenciada pelos professores e estes têm perfeito domínio da técnica e sabem lidar com esta nova ferramenta porque um dia já brincaram.

Alternativa 3:

As atividades lúdicas nas práticas educativas devem promover uma aprendizagem substancial na criança, de modo que ela (re)construa novos conhecimentos.

Alternativa 4:

Para inserir uma atividade lúdica no ensino de Ciências, basta trazer um jogo de estratégia, mesmo sem finalidades pedagógicas

Alternativa 5:

A BNCC não prevê a utilização de atividades lúdicas como teatro e representações para se ensinar Ciências.

 

Questão 3
Discutir sobre a temática avaliação não é uma tarefa fácil, afinal  é considerada atividade essencial no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos científicos escolares e, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/96, “deve ser contínua e cumulativa em relação ao desempenho do estudante, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos” (PARANÁ, 2008, p. 77).
Elaborada pelo professor, 2024.
Nesta perspectiva, no que diz respeito às avaliações para ensino de Ciências, assinale a alternativa correta.

 

Alternativas
Alternativa 1:

A avaliação como prática pedagógica compõe a mediação didática realizada pelo professor e é entendida como ação e movimento que provoca e busca pela reciprocidade intelectual entre os elementos da ação educativa.

Alternativa 2:

A avaliação como prática pedagógica compõe a transferência didática realizada pelo professor e é entendida como movimento que não provoca e busca pela reciprocidade intelectual entre os elementos da ação educativa.

Alternativa 3:

A avaliação não atua como prática pedagógica e não compõe a mediação didática realizada pelo professor pois não é entendida como ação e movimento educativo.

Alternativa 4:

A avaliação como prática pedagógica compõe a mediação didática realizada exclusivamente pelo aluno e é entendida como ação e movimento que provoca e busca pela transferência intelectual entre os elementos da ação educativa.

Alternativa 5:

A avaliação como ferramenta pedagógica não compõe a mediação didática realizada pelo professor e é entendida como movimento de transferência que busca pela reciprocidade intelectual entre os estudantes.

 

Questão 4
A proposta de planejamento didático com base na pedagogia histórico-crítica, conforme apresentada por João Luiz Gasparin, está estruturada em cinco etapas interdependentes: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. A cada etapa, busca-se integrar teoria e prática de forma dialética, promovendo a reconstrução crítica do conhecimento, com vistas à formação de sujeitos capazes de transformar a realidade.

​Fonte: BURGO, J. L. D. A. O. G. Metodologia do ensino de ciências. Maringá: UniCesumar, 2022.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O método pedagógico de Gasparin, ao propor a prática social inicial como primeiro passo, busca considerar o conhecimento prévio do aluno como ponto de partida para o processo de ensino-aprendizagem.

PORQUE

II. A prática social inicial é o momento de exposição conceitual sistemática dos conteúdos, promovida exclusivamente pelo professor.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 5
A mediação docente envolve ações fundamentais para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo. O professor deve apresentar as tarefas com clareza, organizar atividades coerentes, facilitar a linguagem, criar um ambiente acolhedor, valorizar as contribuições dos alunos e promover a interação entre eles. Também é importante que o docente atue estrategicamente como coordenador de grupos e processos educativos, incentivando o pensamento crítico e a autonomia.

Sobre a mediação docente, analise as afirmativas a seguir:

I. A mediação docente inclui a criação de um ambiente de respeito e acolhimento, favorecendo a aprendizagem.
II. O professor deve limitar-se a apresentar conteúdos prontos, desconsiderando as especificidades da turma, para garantir maior objetividade.
III. A atuação do professor envolve estimular a autonomia e o pensamento crítico dos alunos por meio da organização e clareza das atividades.
IV. O papel docente consiste apenas em transmitir conteúdos, sem necessidade de mediação, mesmo nos anos finais da escolarização.


É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Questão 6
A organização curricular do Ensino Fundamental passou por transformações significativas, substituindo os antigos direitos de aprendizagem e campos de experiência por cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. A partir da análise da área de Ciências da Natureza, observa-se um compromisso com a formação integral dos estudantes por meio do letramento científico. Esse processo busca desenvolver competências que favoreçam a interpretação e compreensão do mundo natural, social e tecnológico. No Ensino Fundamental, a área é representada unicamente pela disciplina de Ciências, estruturada em três unidades temáticas recorrentes ao longo da trajetória escolar: Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo. Cada uma dessas unidades promove o aprofundamento de saberes a partir de objetos de conhecimento específicos, possibilitando a articulação entre teoria e prática. A abordagem dos conteúdos parte da realidade concreta dos alunos, promovendo interações com o cotidiano e incentivando a observação e análise crítica dos fenômenos naturais e astronômicos. Assim, evidencia-se um modelo educacional que valoriza a compreensão científica como elemento fundamental para a formação cidadã.

​Fonte: BURGO, J. L. D. A. O. G. Metodologia do ensino de ciências. Maringá: UniCesumar, 2022.

Com base na organização da área de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental, segundo a BNCC, analise as afirmativas a seguir:

I. A área de Ciências da Natureza, no Ensino Fundamental, é composta, exclusivamente, pela disciplina de Ciências, que se desdobra em três componentes distintos apenas no Ensino Médio.
II. As unidades temáticas de Ciências no Ensino Fundamental são: Matéria e Energia, Vida e Evolução, e Terra e Universo, sendo retomadas em diferentes etapas da escolarização.
III. A abordagem pedagógica da BNCC propõe o distanciamento do cotidiano do estudante, privilegiando a abstração científica desde os anos iniciais.
IV. A proposta curricular da área de Ciências da Natureza busca promover o letramento científico como ferramenta para a interpretação do mundo natural, social e tecnológico.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 3:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Questão 7
A investigação e a observação permitem que a criança compreenda que há uma relação entre os fenômenos naturais e a vida humana. Os questionamentos sobre tais fenômenos possibilitam que as crianças reflitam sobre a relação que o homem estabelece com a natureza e consigo mesmo.

Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e considere V para as verdadeiras e F para as falsas.

I. A observação, entre outras coisas, amplia os conhecimentos, além de rever e reformular as explicações que possuem.
II. A construção desses conhecimentos também é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente.
III. Quanto ao próprio corpo, as crianças podem, aos poucos, desenvolver uma percepção integrada por meio de seu uso na realização de determinadas ações pertinentes ao cotidiano.
IV. As crianças não devem perceber seu corpo como um todo integrado que envolve, além da sensação física, as emoções, os sentimentos e o pensamento.

As afirmações I, II,  III e IV são, respectivamente:

 

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, V, V.

Alternativa 2:

V, V, V, F.

Alternativa 3:

V, F, V, V.

Alternativa 4:

F, V, F, V.

Alternativa 5:

F, V, F, F.

 

Questão 8
Brasil (2000) traz como discussão que o erro faz parte do processo de aprendizagem e pode estar expresso em registros, respostas, argumentações e formulações incompletas do aluno. Deste modo, o erro precisa ser tratado como um elemento que permite com que o professor veja a compreensão direta e efetiva do aluno, atuando como ponte para reorientar a prática pedagógica.
Elaborada pelo professor, 2024.

Com base nas informações sobre o erro dos alunos em meios aos processos avaliativos, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.

I- O erro permite que o aluno perceba as diferenças entre o senso comum e os conceitos científicos e que é necessário saber aplicar outros domínios de ideias em diferentes situações.

PORQUE

II- Neste contexto avaliação pode se dá por meio de problematizações que envolvam conceitos, ações interdisciplinares e contextuais, que permeiam o entorno do estudante aproximando o conteúdo de suas relações cotidianas.
.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 9
"Dentre as ideias que o homem produz, parte delas constitui o conhecimento referente ao mundo, isto é, o conhecimento humano, em suas diferentes formas, e exprime as condições materiais de um dado momento histórico" (BURGO, 2018, p. 26).

BURGO, O. G. Metodologia do Ensino de Ciências. Maringá: UniCesumar, 2018.


Assim, analise as informações a seguir que caracterizam a ciência e atribua V para verdadeira e F para falsa.

I. A ciência é uma das formas de conhecimento produzida pelo homem no decorrer de sua história.
II. A ciência, na tentativa do homem para entender e explicar racionalmente a natureza, busca formular leis que, em última instância, permitem a atuação humana.
III. A ciência não se caracteriza como uma atividade metódica.
IV. A ciência, ao se propor a conhecer a realidade, busca atingi-la por meio de ações não passíveis de serem reproduzidas.
 

As afirmações I, II,  III e IV são, respectivamente:

 

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, V, V.

Alternativa 2:

V, V, F, F.

Alternativa 3:

V, F, F, V.

Alternativa 4:

F, V, F, V.

Alternativa 5:

F, F, V, F.

 

Questão 10
As atividades experimentais no ensino de Ciências não se limitam à comprovação de teorias, mas devem provocar a investigação, a formulação de hipóteses e o confronto de ideias. Mesmo sem laboratório, é possível realizá-las com materiais simples, desde que contextualizadas e mediadas pelo professor. O erro e o “fracasso” de resultados não devem ser ignorados, mas aproveitados como recursos pedagógicos para aprofundar o conhecimento, desde que respeitado o método científico e a função educativa da experiência.


​Fonte: BURGO, J. L. D. A. O. G. Metodologia do ensino de ciências. Maringá: UniCesumar, 2022.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. As atividades experimentais devem favorecer a reflexão crítica e a formulação de hipóteses pelos alunos.

PORQUE

II. O erro, quando bem aproveitado, pode estimular a aprendizagem ao promover o enfrentamento dos limites entre teoria e realidade.
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

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