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ATIVIDADE 2 - CIÊNCIA DE DADOS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E NOVAS TECNOLOGIAS - 53_20

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ATIVIDADE 2 - CIÊNCIA DE DADOS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E NOVAS TECNOLOGIAS - 53_20

ATIVIDADE 2 - CIÊNCIA DE DADOS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E NOVAS TECNOLOGIAS - 53_20

 

Questão 1
O Marketing tem sido bastante impactado com as mudanças que estão acontecendo nos negócios e na sociedade, impulsionadas pela tecnologia. Para perceber as mudanças, basta pensar em como eram os negócios no início e no final do século XX e no início e na atualidade do século XXI. O tipo de trabalho mudou, bem como as habilidades e competências, e todo o contexto relacionado à globalização. Com isso, o profissional precisa se adaptar às mudanças do ambiente para se manter competitivo. Na Era 5.0 do Marketing, é fundamental se manter atualizado e acompanhar as rápidas transformações que estão ocorrendo, impulsionadas pela tecnologia, porque representa uma era de combinação entre as ondas 3.0 e 4.0.

Com base no texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. A Era 5.0 representa um reflexo da integração entre as características do Marketing 3.0 e 4.0, impulsionadas pelos benefícios tecnológicos.
II. O impulsionamento do crescimento e destaque do Marketing se deve à proximidade em compreender as dores dos indivíduos e permitir criar soluções que resolvam os problemas.
III. O Marketing 5.0 representa a última era a ser considerada no mundo dos negócios, por conta das inovações que foram geradas ao longo dos anos.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 2
Nos últimos anos, tem sido notável a forma como o comércio eletrônico cresceu. Hoje, é possível comprar de tudo para ter em sua casa, refletindo a mudança do comportamento do consumidor, que passou a estar muito tempo conectado à internet e a se familiarizar com a utilização de redes sociais, realização de pesquisas, procura por novas soluções, interação com pessoas conhecidas e desconhecidas. Enfim, o perfil foi mudado, sendo que novas preocupações surgem, como a segurança e a privacidade de dados.

Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. O consumidor digital está mais antenado às informações que circulam no mundo, por conta do acesso a diferentes dispositivos que permitem estar mais conectado e compartilhar experiências e opiniões.
II. Por conta da existência de um grande volume de informações possíveis de serem encontradas on-line, é importante a preocupação com a segurança e a privacidade das informações dos clientes.
III. Pelo fato da possibilidade de comprar sem sair de casa, utilizando a internet, é possível disponibilizar novas oportunidades de interação com os clientes, mesmo com a distância geográfica.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

III, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 3
"Existem estratégias de marketing digital que demandam investimento financeiro, como o SEO, mas também há ações isentas de cobranças e capazes de dar aquele pontapé inicial que o seu negócio precisa para conquistar espaço na internet. Estamos falando das mídias sociais, as quais possibilitam ter uma página no Facebook, um canal no YouTube ou até mesmo uma conta no TikTok ou Pinterest e, assim, você pode compartilhar informações sobre a sua marca e mercadorias, engajando a audiência e alavancando o aumento nas vendas."
​Fonte: BARTELLE, Liane Broilo. Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Novas Tecnologias. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

No mundo do marketing digital, diversas estratégias podem ser implementadas para aumentar a visibilidade e o engajamento da marca. Algumas dessas estratégias exigem investimentos financeiros, como o SEO (Search Engine Optimization), que otimiza a visibilidade do site nos motores de busca. No entanto, existem também opções gratuitas que podem ser altamente eficazes para iniciar a presença online de um negócio e atrair clientes. As mídias sociais, por exemplo, oferecem plataformas para interagir com o público e promover produtos sem custo inicial.

Quais ações de marketing digital podem ser iniciadas sem investimento financeiro, ajudando a aumentar a visibilidade e engajamento da marca?

 

Alternativas
Alternativa 1:

Desenvolvimento de um site de e-commerce.

Alternativa 2:

Utilização de anúncios pagos no Google Ads.

Alternativa 3:

Contratação de influenciadores digitais para promover a marca.

Alternativa 4:

Implementação de SEO para melhorar o ranking nos motores de busca.

Alternativa 5:

Criação e manutenção de páginas em mídias sociais como Facebook, YouTube, TikTok e Pinterest.

 

Questão 4
"Digamos que você queira abrir uma empresa focada no comércio on-line, e os produtos oferecidos serão acessórios para eletrônicos, como capinha e carregador para celular, ring light, entre outros. Porém, para saber como se posicionar no mercado, qual é o seu público-alvo, como se comunicar com os consumidores e se as suas estratégias estão dando certo, você precisa ter dados, a fim de fazer essas avaliações.​"
Fonte: BARTELLE, Liane Broilo. Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Novas Tecnologias. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

No cenário atual, as empresas que operam no comércio on-line precisam utilizar dados para tomar decisões estratégicas. Os dados são essenciais para compreender o mercado, identificar o público-alvo, desenvolver estratégias de marketing e avaliar o desempenho dessas estratégias. A análise de dados oferece insights valiosos que ajudam as empresas a inovar, melhorar processos, personalizar experiências e tomar decisões informadas, fundamentais para se destacar na concorrência.

Por que é crucial para uma empresa de comércio on-line utilizar dados para avaliar suas estratégias de marketing?

 

Alternativas
Alternativa 1:

Porque os dados substituem a necessidade de inovação na empresa.

Alternativa 2:

Porque os dados eliminam a necessidade de um atendimento ao cliente eficaz.

Alternativa 3:

Porque os dados garantem automaticamente o sucesso de qualquer campanha de marketing.

Alternativa 4:

Porque os dados ajudam a entender as preferências dos consumidores e a personalizar as ofertas de produtos e serviços.

Alternativa 5:

Porque os dados permitem prever com exatidão todas as tendências de mercado sem necessidade de análise contínua.

 

Questão 5
É cada vez mais perceptível a necessidade de estar próximo ao consumidor, visto que permite trazer uma série de insights a respeito da criação de novos produtos. Para que isso ocorra, é importante desenvolver uma série de ações, tendo como pilar o Customer Experience (Experiência do Cliente). Pode parecer irrelevante, mas, quando se investe em bom atendimento, transparência, empatia e valorização, seja on-line ou off-line, as pessoas ficam muito mais predispostas a voltar e interagir com a empresa. Então, torna-se essencial encontrar formas de valorizar esses momentos agradáveis com o cliente, pensando até na questão de sobrevivência diante de um mercado tão competitivo como o atual.

Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. Para criar experiências positivas, é importante analisar uma série de pontos, como a personalização, a consistência, a empatia, o suporte e o engajamento dos trabalhadores.
II. Há diferentes formas de disponibilizar experiências engajadoras, utilizando meios físicos e digitais, que dependem das características do público-alvo para escolher como agir.
III. É essencial que a equipe de Marketing compreenda como se dá a relação entre necessidade, desejo e demanda, visto que será possível criar maneiras de engajar com a persona.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

III, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 6
É importante uma empresa desejar criar boas experiências com o cliente, mas é insuficiente. É preciso criar uma série de ações, com participação direta de todos os trabalhadores, desde o nível mais baixo até a diretoria. Isso porque a experiência do cliente vai refletir o modo como a diretoria trata os funcionários. Por isso, quanto mais empática for a atuação da diretoria, boas experiências para o cliente acontecerão de forma mais fluida. É necessário considerar que proporcionar experiências memoráveis precisa seguir alguns passos para surtir efeitos positivos.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. Inicialmente, é importante proporcionar todo o apoio ao consumidor, para que ele perceba o quanto o produto é valoroso para a vida dele.
II. Ao despertar a consciência, é necessário proporcionar formas de avaliar os benefícios, visando considerar a possibilidade de levar o produto.
III. Identificar um problema é a principal etapa do suporte ao cliente, para que seja possível a interação e o apoio fornecido pela empresa.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 7
"Com a aprovação da LGPD, o Brasil inaugurou o que podemos denominar um sistema protetivo dos dados pessoais. Assim, essa lei estabelece princípios que abrangem a coleta de dados, o compartilhamento deles e o tratamento das informações pessoais. A LGPD brasileira foi inspirada no Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia, e foi aprovada pelo Congresso Nacional do Brasil como Lei nº 13.709/2018. Assim, a LGPD entrou em vigor no dia 18 de setembro de 2020" ​(Bartelle, 2024, p.160).

Fonte: BARTELLE, L. B. Ciência de dados, inteligência artificial e novas tecnologias. Florianópolis: Arqué, 2024.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é um marco na legislação brasileira que visa proteger a privacidade e os direitos dos cidadãos com relação aos seus dados pessoais. Inspirada no GDPR da União Europeia, a LGPD estabelece diretrizes claras para a coleta, o compartilhamento e o tratamento de dados pessoais por organizações. Com a entrada em vigor em 2020, a lei busca criar uma cultura de responsabilidade e transparência na gestão de dados, impondo medidas de segurança e responsabilidade para garantir a proteção das informações pessoais dos indivíduos.

Sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A LGPD exige que as organizações obtenham consentimento explícito dos titulares antes de coletar e processar dados pessoais.

PORQUE

II. A LGPD permite que as organizações tratem dados pessoais sem restrições, desde que informem os titulares sobre o processamento.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 8
O que é ética? Teria ela duas medidas? O que serve para mim, talvez não sirva para você? A ética é aquela expressão que a maioria das pessoas sabem o que é, contudo acham difícil explicar em palavras, não é mesmo? Ao tratar do assunto no seu livro Ética e moral: a busca dos fundamentos, aponta-se que a ética tem como função construir concepções profundas, assim como a filosofia, acerca do ser humano e seu destino, tanto no universo como na vida, instituindo princípios e também valores que orientam as pessoas e as sociedades.

Fonte: BARTELLE, L. B. Ciência de dados, inteligência artificial e novas tecnologias. Florianópolis: Arqué, 2024.

A ética é um conceito fundamental na filosofia e nas práticas sociais, que envolve a reflexão sobre os princípios e valores que orientam o comportamento humano. No ambiente digital, a ética se torna ainda mais relevante, pois as ações e decisões tomadas nesse espaço têm implicações amplas e significativas. A privacidade, a segurança dos dados e o comportamento on-line são alguns dos aspectos que exigem uma abordagem ética rigorosa. As leis, como o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), estabelecem diretrizes para garantir que as interações digitais sejam realizadas de maneira responsável e respeitosa. No entanto, a aplicação desses princípios éticos depende não apenas das regulamentações, mas também da consciência e das ações dos indivíduos e das organizações.

Sobre a aplicação da ética no ambiente digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A ética no ambiente digital envolve a privacidade dos dados dos usuários, a segurança dessas pessoas, bem como valores e dignidade.

PORQUE

II. As tecnologias digitais, como a Inteligência Artificial, possuem uma ética própria e operam autonomamente sem a necessidade de intervenção humana.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 9
A forma de praticar o Marketing mudou bastante em função das novas tecnologias que nos permitem estar conectados por meio de diferentes formas à internet. Consequentemente, as empresas precisaram aprender a estabelecer relacionamento de forma digital. A necessidade de práticas de Marketing Digital se tornou essencial para sobreviver em um novo ambiente que exige mais proximidade e interatividade com os consumidores. É possível perceber uma próxima relação entre Marketing Digital e novas tecnologias.

Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:

I. As redes sociais digitais são importantes e permitem acompanhar a experiência dos usuários e, conforme se modernizam, criam novas funcionalidades para apoiar o Marketing Digital.
II. O SEO (Search Engine Optimization) representa uma forma de compreender o que se destaca entre os usuários e, conforme os assistentes virtuais por voz aumentam, será necessário otimizar as estratégias de atuação.
III. Conforme se aperfeiçoam as tecnologias, torna-se possível e viável a automação de Marketing, o que vai impulsionar as estratégias digitais, permitindo facilitar os desafios dos gestores.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

III, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 10
"BLOCKCHAIN: É uma tecnologia de registro de dados que é distribuída por uma rede de computadores. A blockchain é segura, confiável e transparente, e está sendo usada para uma ampla gama de aplicações, incluindo finanças, saúde e supply chain (conjunto de atividades e processos envolvendo o planejamento, a execução e o controle do fluxo de materiais, informações e recursos financeiros, desde o fornecedor até o cliente final)."​
Fonte: BARTELLE, Liane Broilo. Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Novas Tecnologias. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

A tecnologia blockchain tem revolucionado diversas áreas ao oferecer um meio seguro, transparente e descentralizado para o registro e a troca de informações. Em ciência de dados, o blockchain pode ser utilizado para garantir a integridade e a segurança dos dados coletados e analisados. No marketing, a blockchain pode fornecer transparência e confiança nas transações digitais, melhorar a segmentação de público e autenticar dados de consumidores, aumentando a eficácia das campanhas de marketing e a satisfação do cliente.

De que maneira a tecnologia blockchain pode beneficiar a ciência de dados e o marketing?

 

Alternativas
Alternativa 1:

Reduzindo a confiabilidade dos dados devido à descentralização.

Alternativa 2:

Aumentando os custos operacionais e a complexidade da análise de dados.

Alternativa 3:

Limitando a capacidade de personalização das campanhas de marketing.

Alternativa 4:

Substituindo totalmente os métodos tradicionais de análise de dados por tecnologias menos confiáveis.

Alternativa 5:

Proporcionando um meio seguro e transparente para o registro de dados, melhorando a integridade e a autenticidade das informações utilizadas em campanhas de marketing.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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