FECHAR

ATIVIDADE 2 - LET - LINGUÍSTICA I - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - LET - LINGUÍSTICA I - 53_2025

ATIVIDADE 2 - LET - LINGUÍSTICA I - 53_2025

 

Questão 1
Ao longo da história, a linguagem sempre desempenhou papel essencial nas estruturas de poder e na preservação cultural das civilizações. Nas sociedades antigas, como Egito, Índia, Grécia e Roma, a linguagem foi utilizada como mecanismo de organização social, domínio religioso, preservação do conhecimento e distinção de classes. Seu estudo não se dava de forma neutra, mas orientado por interesses estratégicos que revelam seu profundo enraizamento nas dinâmicas socioculturais da humanidade.
A partir dessas considerações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A linguagem foi utilizada nas civilizações antigas como uma ferramenta de poder e exclusão, uma vez que o acesso à escrita e ao saber linguístico era restrito a determinadas classes, como sacerdotes, escribas e aristocratas.
PORQUE
II. Na Grécia Antiga, os estudos da linguagem estavam fortemente vinculados à filosofia e à retórica, sendo fundamentais para a formação dos cidadãos e o exercício da vida política.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 2
Leia o quadro a seguir e observe como as abordagens sincrônica e diacrônica devem ser aplicadas na prática cotidiana da língua:

Abordagem sincrônica Abordagem diacrônica
Estática. Evolutiva.
Descreve o sistema da língua em um tempo fixo. Explica a evolução da língua no decorrer do tempo.


Fonte: adaptado de: SILVA, V. L. da. Linguística I. Maringá: UniCesumar, 2023.

Texto 2
Etimologia da palavra “trabalho”:
a)Trabalho vem do latim “tripalium”, junção  de ”tri” que significa “três”, e “palum” que significa “madeira”. Logo, a palavra significa madeira de três paus, um instrumento de tortura da antiguidade europeia. Nas línguas românicas espanhola e francesa a palavra mudou, respectivamente, para “trabajo”, “travail” com um significado de suplício, atividade forçada e algo pertencente às classes baixas.
 
Fonte: adaptado de: https://diariodeumlinguista.com/2019/05/01/a-origem-da-palavra-trabalho/. Acesso em: 19 fev. 2024.

b) Significado atual da palavra “trabalho”:
Emprego da força física ou intelectual para realizar alguma coisa.
 
Fonte: https://aulete.com.br/trabalho. Acesso em: 19 fev. 2024.
 
Sobre o exposto, avalie as asserções e a relação proposta entre elas:
 
I. No Texto 2(a), ocorre uma abordagem sincrônica por causa da explicação evolutiva que começa no latim e a transformação ocorrida nas línguas românicas espanhola e francesa.
 
PORQUE
 
II. No Texto 2(b), ocorre uma abordagem diacrônica pela característica da definição atualizada do modo como a palavra “trabalho” é interpretada hoje.
 
 Assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 3
TEXTO 1:
A gramática histórica-comparativa, desenvolvida no século XIX, buscava compreender as relações entre as línguas por meio da comparação sistemática de seus elementos fonéticos, morfológicos e sintáticos. Essa abordagem permitiu a reconstrução de línguas ancestrais, como o proto-indo-europeu, e a elaboração de árvores genealógicas que representavam as conexões entre diferentes idiomas.
TEXTO 2 :


Fonte: The Fools. Uma Árvore Genealógica da Linguagem.

Com base nos textos apresentados, analise as afirmações a seguir:

I. A imagem representa uma árvore genealógica linguística, ilustrando a relação entre diferentes línguas e suas origens comuns, conceito fundamental na gramática histórica-comparativa.
II. A estrutura da árvore genealógica linguística reflete a ideia de que todas as línguas derivam de uma única língua ancestral, sem considerar as variações e influências culturais ao longo do tempo.
III. A gramática histórica-comparativa utiliza métodos científicos para estabelecer relações entre línguas, permitindo a reconstrução de idiomas antigos e a compreensão de sua evolução.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 4
A dicotomia diacronia e sincronia teoriza a língua a partir de duas concepções: a primeira estuda a evolução da língua através do tempo (Ex: estudar a forma de tratamento você, ao longo da história). A segunda estuda um estado de língua em um período temporal determinado (Ex: comer é um verbo da 2ª conjugação “er”). Com base nessas informações, leia a tabela a seguir:
1 O verbo comer vem do latim edere: ed- radical que, no latim vulgar recebeu o prefixo cum-, resultando em cumedere.
2 Os pronomes de tratamento “você” e sua variante “cê” convivem de maneira harmoniosa entre os falantes.
3 O verbo comer em “nós comemos” está na 1ª pessoa do plural, do presente do indicativo: com- (radical), e- (vogal temática da 2ª conjugação), mos- (morfema que indica a 1ª pessoa do plural).
Fonte: SILVA, Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-PR.: Unicesumar, 2023.

Em relação aos enunciados apresentados, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

 O enunciado 1 apresenta um exemplo de diacronia, e os 2 e 3 de sincronia.

Alternativa 2:

 Os enunciados 2 e 3 apresentam exemplos de diacronia, e o 1 de sincronia.

Alternativa 3:

O enunciado 2 apresenta um exemplo de diacronia, e os 1 e 3 de sincronia.

Alternativa 4:

 Os enunciados 1 e 2 apresentam exemplos de diacronia, e 3 um exemplo de sincronia.

Alternativa 5:

Os enunciados 1 e 3 apresentam exemplos de diacronia, e o 2 o de sincronia.

 

Questão 5
TEXTO 1:

“A gramática tradicional [...] apresenta características altamente regulatórias e distintivas da noção do que é certo ou errado na língua, perdurando até os dias atuais, sobretudo, entre o público leigo. [...] Não fornece aos estudiosos uma teoria adequada para descrever o funcionamento das línguas, justificando, portanto, a ausência de caráter científico.”
                                                                                                                                                                                                 SILVA, Vera Lúcia da. Linguística I. Maringá: Unicesumar, 2018, p. 32.

TEXTO 2:
“A gramática descritiva não se preocupa com o que está certo ou errado, mas sim em descrever os usos reais da língua, tal como é falada pelos seus usuários. Para isso, o linguista observa os enunciados reais, tal como aparecem em contextos naturais, e descreve regularidades. [...] Pode haver diferenças entre as regras que devem ser seguidas e as que são efetivamente seguidas.”
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras, 1996, adaptado.
A partir dos textos apresentados, analise as situações a seguir:
I. Em sala de aula, uma professora reprova a construção “a gente vai no cinema” e exige que os alunos utilizem a forma “nós vamos ao cinema”, com base na norma culta, considerando a primeira como errada. Essa prática está alinhada ao modelo de gramática tradicional.
II. Um pesquisador analisa diferentes formas de uso do pronome de tratamento nas regiões Norte e Sudeste do Brasil, sem julgar tais variações como corretas ou incorretas, apenas descrevendo seus usos. Essa pesquisa corresponde a uma abordagem da gramática descritiva.
III. Um linguista propõe uma reforma ortográfica que simplifique o uso do hífen, baseando-se em sua percepção pessoal de clareza e lógica, sem apoio em dados empíricos do uso real da língua. Essa proposta reflete o princípio fundamental da gramática descritiva.
É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 6
Texto I
Ferdinand de Saussure, ao definir a língua como um sistema de signos, desativa a velha concepção do senso comum de que a palavra é o espelho do objeto que ela designa, ou seja, uma espécie de etiqueta que tem a função de nomear a coisa. Para o mestre, o signo linguístico não une uma coisa e uma palavra, mas um conceito e uma imagem acústica, por meio de uma entidade de duas faces interligadas e inseparáveis que se assemelha aos dois lados de uma folha de papel.


Texto II



Texto III


SILVA. Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-PR .: UniCesumar, 2023.

 
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir 
 
I. O signo linguístico “mala” é um significado (imagem acústica) com um significante (conceito), respectivamente, explicado com a materialização oral ou escrita do objeto e a construção mental de um utensílio que serve para transportar roupas.
II. O signo linguístico “mala” é formado pelo significado (conceito) que se apresenta mentalmente como objeto que serve para transportar roupas e pelo significante (imagem acústica) materializado pelos fonemas /m/, /a/, /l/, /a/.
III. O signo linguístico “mala” é formado pela união de um conceito e uma imagem acústica, caso contrário, não  pode  ser considerado um signo, já que sua formação ocorre por meio da dicotomia significado e significante que são duas faces separáveis.
IV. O signo linguístico “mala” para se constituir como signo precisa de duas faces interligadas e inseparáveis: o significante (imagem acústica), materializado pelos fonemas /m/, /a/, /l/, /a/ e o significado (conceito) materializado no registro escrito da palavra “mala”.

É correto o que se afirma em

 

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

III e IV, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Questão 7

A Linguística, como ciência da linguagem, estabelece distinções fundamentais entre linguagem, língua e fala para compreender como se processam os fenômenos comunicativos humanos. Essas distinções foram consolidadas a partir dos estudos de Ferdinand de Saussure, que definiu a língua como um sistema social de signos, a fala como sua manifestação individual e a linguagem como a capacidade humana geral de se comunicar. Essa diferenciação é crucial não apenas para o avanço das investigações linguísticas, mas também para o combate a concepções reducionistas e preconceituosas sobre o uso da língua.

​                                                                                                                                                                                                            SILVA, Vera Lúcia da. Linguística I. Maringá: Unicesumar, 2018

A partir dessas considerações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A distinção entre linguagem, língua e fala é fundamental para a Linguística, pois permite delimitar seu objeto de estudo e compreender que a língua é um sistema de signos convencional que se manifesta por meio da fala, mas não se confunde com ela.

PORQUE

II. A fala, por ser o componente social da linguagem, constitui um sistema homogêneo, compartilhado por toda a comunidade linguística, e, portanto, é o principal foco das investigações linguísticas sincrônicas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 8
A formação da língua latina ocorreu a partir de dois aspectos linguísticos: o clássico sermo urbanus e o coloquial/vulgar sermo usualis. O primeiro foi inspirado nas obras dos escritores latinos que tentavam manter a pureza do vocabulário, a correção gramatical e a elegância do estilo nos registros escritos e o segundo era de uso corrente, falado pelas classes inferiores da sociedade romana (escravos, militares, gladiadores, agricultores, etc) que das lições aprendidas na escola destinada a eles, somente utilizavam o necessário na prática cotidiana.
 
Referência:
SILVA, Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-PR.: UniCesumar, 2023.
 
Sobre a divisão de uma mesma língua, avalie as asserções a seguir:

I) O sermo usualis era uma variação da língua latina ensinada aos filhos dos reis que se preparavam para a vida pública, com o objetivo de dar continuidade ao legado do pai e continuar seu ciclo de poder político, como ocorre com o  jovem Henrique que passa o dia estudando arte, música, e oratória.

PORQUE

II) O sermo urbanus era outra variação da língua latina destinada ao povo, como por exemplo, o jovem Domênico que, durante o dia cuida do rebanho do Rei e, à noite, aprende a ler e escrever algumas palavras do seu cotidiano, ensinadas pelo mestre da vila onde mora.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

 

Questão 9
Texto I
A língua é um sistema que, pela teoria do estruturalismo de Ferdinand de Saussure, se define como:

- Conjunto de elementos em que as partes se relacionam entre si.
- Partes autônomas, mas de dependências internas e solidárias.
- Os elementos se apresentam de forma ordenada e coerente.

Fonte: SILVA, Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2023.​

Texto II

Observe o modo como as palavras “linguística, letras e aluna” estão graficamente registradas:

- Linguística, letras, aluna.
- Linguística, ltesra, luana.
- Guíslintica, letras, aluna.
- Ticalinguis, letras, naalu.

Fonte: SILVA, Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2023.

Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Considerando a definição de língua como um sistema em que as partes/elementos das palavras devem estar relacionados entre si de forma ordenada e coerente, o item “a” do texto II é o único aplicável corretamente à teoria do texto I.

PORQUE

II. Atende à lógica da língua portuguesa brasileira vigente que determina uma sequência disposta em uma ordem própria que, ao ser lida, é compreendida, respectivamente, pelo leitor como uma ciência, um curso de graduação e alguém que está matriculado, em um curso.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

 As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

 A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

 As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 10
Nas primeiras décadas do século XX, os estudos da linguagem passaram por uma reconfiguração teórica significativa com a publicação póstuma do Curso de Linguística Geral, atribuído ao suíço Ferdinand de Saussure. Essa obra marcou o surgimento da linguística moderna e introduziu uma nova forma de compreender a língua, afastando-se das abordagens normativas e históricas anteriores. A concepção saussuriana enfatiza o caráter sistemático, social e funcional da língua, estabelecendo distinções fundamentais para os estudos linguísticos posteriores.

Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, a concepção de língua segundo Saussure:

 

Alternativas
Alternativa 1:

A língua é uma atividade individual e criativa de expressão, que permite ao falante moldá-la livremente de acordo com suas necessidades comunicativas.

Alternativa 2:

A língua é um conjunto de regras gramaticais estabelecidas historicamente, devendo ser ensinada conforme os padrões da norma culta.

Alternativa 3:

A língua é um fenômeno dinâmico e inteiramente flexível, cujas mudanças dependem unicamente da vontade dos falantes.

Alternativa 4:

A língua é um sistema estruturado de signos, de natureza social, relativamente estável e convencional, que se opõe à fala enquanto realização individual.

Alternativa 5:

A língua só pode ser compreendida a partir de suas manifestações orais em contextos específicos, não sendo passível de análise como sistema independente.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu