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ATIVIDADE 2 - BEDU - PSICOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - BEDU - PSICOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO - 53_2025

ATIVIDADE 2 - BEDU - PSICOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO - 53_2025

 

Questão 1
A Psicologia do Esporte e do Exercício é uma área que cresce exponencialmente no mundo todo, com diversos países investindo na formação e especialização de profissionais para atuar junto a atletas e delegações esportivas em competições nacionais e internacionais. Uma das principais dificuldades para a inserção da Psicologia no contexto esportivo é o entendimento de seu papel.
Fonte: OLIVEIRA, L. P. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá: Unicesumar, 2023.


Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas:
  
I. O desenvolvimento de teorias e métodos específicos da Psicologia para o contexto esportivo pode contribuir para o desenvolvimento do esporte. 

PORQUE


II. A intervenção psicológica na prática esportiva deve focar na autoconfiança, autodeterminação e controle das emoções dos atletas.
  
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 2
Kohlberg é um dos autores que conseguiu descrever o desenvolvimento moral baseando-se em alguns estágios. Mais especificamente dividiu esses estágios em três (3), chamando-os de Pré-Convencional, Convencional e Pós-Convencional.
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Sobre o período Pós-Convencional, analise as afirmativas a seguir.

I. Apresenta dois níveis de consciência moral chamados de orientação legalismo social-contratual e orientação no sentido de princípios éticos universais.
​II. A principal característica desse estágio é o sujeito agir de acordo com os princípios morais universais, baseados na reciprocidade e igualdade.
III. Nesse período está presente o conceito de competência de juízo moral, além dos conceitos de reversibilidade e universalidade.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:
I apenas.
Alternativa 2:

II apenas.

Alternativa 3:

III apenas.

Alternativa 4:

I e II apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 3
Na Psicologia Educacional do Esporte, os profissionais recebem treinamento extensivo em ciência do esporte, Educação Física e Cinesiologia. Esta especialidade não habilita os profissionais a tratar transtornos emocionais, mas capacita-os a compreender aspectos psicológicos que podem melhorar o desempenho dos atletas e praticantes de atividades físicas. O treinador, o preparador físico e o especialista em Ciências do Esporte, que têm contato diário com os atletas, podem intervir nessas áreas sem necessitar de uma habilitação em Psicologia.
Fonte: OLIVEIRA, L. P. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá: Unicesumar, 2023.


Diante das informações apresentadas sobre a Psicologia Educacional do Esporte, analise as afirmativas a seguir:
  
I. Os profissionais da Psicologia Educacional do Esporte são habilitados a tratar transtornos emocionais dos atletas. 
II. O treinamento em ciência do esporte, Educação Física e Cinesiologia capacita os profissionais a melhorar o desempenho dos atletas. 
III. O controle da ansiedade e o desenvolvimento de habilidades psicológicas não necessitam de habilitação em Psicologia para serem trabalhados por profissionais de Educação Física.
  
É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 4
Viver o contexto esportivo exige diferentes olhares. Um deles é sobre as diferentes etapas pelas quais um atleta passa até se tornar um profissional. Apesar de termos muitas teorias sobre estes fatos, há sempre elementos presentes no dia a dia que podem ser analisados facilmente.
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Sobre o desenvolvimento humano por meio do contexto esportivo, analise as afirmativas a seguir.

I. O planejamento de carreira deve ser baseado nas características pessoais, nos níveis de escolaridade e nos aspectos socioeconômicos do sujeito.
II. Tendo em vista que, geralmente, as crianças iniciam a prática esportiva baseada no lúdico, na brincadeira e sem considerar a hipótese de se tornar um atleta profissional, falar em planejamento da carreira não é simples.
​III. Nem todas as crianças e os adolescentes que se inserem no  contexto esportivo chegarão a ser atletas profissionais, mas aqueles que o fazem, o fazem baseados em alguns pontos importantes que precisam ser discutidos.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

II apenas.

Alternativa 3:

III apenas.

Alternativa 4:

I e II apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 5
A Psicologia do Esporte e do Exercício possui três papéis básicos: pesquisador, professor e consultor. Esses papéis visam aumentar o conhecimento científico da área, compartilhar conhecimentos e habilidades técnicas, além de colaborar com o desenvolvimento de habilidades psicológicas de atletas.
Fonte: OLIVEIRA, L. P. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá: Unicesumar, 2023.


Diante das informações apresentadas sobre os papéis na Psicologia do Esporte e do Exercício, analise as afirmativas a seguir:
  
I. O papel de pesquisador visa aumentar o conhecimento científico da área e compreender as variáveis psicológicas envolvidas no esporte.
II. O papel de professor é voltado exclusivamente ao desenvolvimento de habilidades práticas em atletas profissionais. 
III. O papel de consultor tem como objetivo principal a intervenção para melhorar o desempenho de atletas em competições e treinamentos.
 
É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 6
Mais recentemente, os estudos sobre desenvolvimento moral por meio do esporte têm aumentado e abordam variáveis distintas, mas que se relacionam com a temática, como funcionamento moral, julgamento moral e comportamento moral. Com o avanço do esporte nos últimos anos, é importante que as pesquisas investiguem elementos influenciados por essa velocidade de desenvolvimento, pois as relações humanas necessitam de elementos teóricos para auxiliar seu percurso.
Fonte: OLIVEIRA, L. P. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá: Unicesumar, 2023.


No que explica como o envolvimento no esporte pode influenciar o desenvolvimento moral de um indivíduo, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

Ao incentivar a adoção de estratégias imorais para alcançar objetivos pessoais.

Alternativa 2:

Ao minimizar a importância das relações humanas e sociais na prática esportiva.

Alternativa 3:

Ao promover a competição acirrada, que incentiva a busca pela vitória a qualquer custo.

Alternativa 4:

Ao focar exclusivamente no desenvolvimento físico, sem influenciar as áreas moral e emocional.

Alternativa 5:

Ao facilitar a descentralização do eu e do grupo, promovendo comportamentos baseados em autonomia e maturação.

 

Questão 7
A história da Psicologia do Esporte e do Exercício se confunde com a história da Psicologia Geral, ou seja, já no início da história da Psicologia como ciência temos relatos de trabalhos sendo realizados no contexto esportivo.
Fonte: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Considerando a importância atual da Psicologia do Esporte e do Exercício, bem como sua contribuição para o desenvolvimento da ciência, assinale a alternativa correta quanto à sua definição enquanto área de atuação:

 

Alternativas
Alternativa 1:

O estudo científico do comportamento das pessoas quando estão envolvidas em atividades esportivas, em atividades físicas e, principalmente, na aplicação prática deste conhecimento.

Alternativa 2:

É uma disciplina que visa o aperfeiçoamento, controle e manutenção da saúde do corpo e da mente do ser humano.

Alternativa 3:

É a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo.

Alternativa 4:

É a ciência que estuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do cliente em relação às atividades de vida diária.

Alternativa 5:

É a área que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes para melhorar o desempenho esportivo.

 

Questão 8
Uma das teorias que auxiliam o trabalho da Psicologia do Esporte e do Exercício sobre o desenvolvimento humano é a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, uma proposta consistente de Bronfenbrenner (2011, apud OLIVEIRA, 2018).
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Sobre a Teoria Bioecológica, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

É uma teoria que procura descrever a etiologia dos transtornos mentais, o desenvolvimento do homem e de sua personalidade, além de explicar a motivação humana para a prática esportiva.

Alternativa 2:

É uma teoria que explica o desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, mostrando que este desenvolvimento se dá por assimilação e acomodação.

Alternativa 3:

A ideia central desta teoria é a de que existem várias aptidões além do raciocínio lógico-matemático, e quanto mais aptidões o atleta tiver, melhor o seu desempenho.

Alternativa 4:

Esta teoria oferece-nos a possibilidade de compreender o desenvolvimento humano a partir de sistemas que influenciam o desenvolvimento, ao mesmo tempo em que são influenciados.

Alternativa 5:

Esta teoria auxilia os profissionais da psicologia a compreender como cada atleta se comporta em determinada situação para poder melhorar os critérios de seleção dos mesmos.

 

Questão 9
A Psicologia do Esporte e do Exercício é uma área que tem como foco o estudo científico do comportamento das pessoas envolvidas em atividades esportivas e físicas, além da aplicação prática deste conhecimento. Definida por Weinberg e Gould (2017, apud OLIVEIRA, 2023), como o estudo do comportamento das pessoas durante atividades esportivas e físicas, esta área também é apresentada pela American Psychological Association (APA) como a capacidade de utilizar conhecimentos e habilidades psicológicas para otimizar o desempenho e o bem-estar dos atletas, abordar aspectos sociais e de desenvolvimento dos praticantes de esportes e tratar questões sistêmicas associadas a organizações esportivas.
Fonte: OLIVEIRA, L. P. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá: Unicesumar, 2023.


Sobre os principais objetivos da Psicologia do Esporte e do Exercício voltado ao contexto esportivo profissional, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

Proporcionar aos praticantes de esportes uma busca mais adequada aos resultados, levando em consideração os aspectos sociais e de desenvolvimento.

Alternativa 2:

Compreender como a prática esportiva e de exercícios pode afetar o desenvolvimento psicológico e a saúde dos indivíduos.

Alternativa 3:

Entender a capacidade de utilizar conhecimentos e habilidades psicológicas para o bem-estar dos atletas e aspectos sistêmicos das organizações esportivas.

Alternativa 4:

Investigar como os fatores psicológicos dos atletas podem afetar o seu desempenho físico durante competições esportivas.

Alternativa 5:

Estabelecer um plano de leitura e estudo para uma melhor compreensão do desenvolvimento da Psicologia do Esporte.

 

Questão 10
A Psicologia do Esporte e do Exercício cresce mundialmente, estando presente em muitos países através de cursos universitários, especializações e trabalho prático com atletas e equipes esportivas. Esta área abrange tanto o contexto esportivo profissional quanto o não profissional, o que justifica sua denominação. Contudo, o trabalho psicológico ainda não é unanimemente aceito no contexto esportivo, devido a uma herança histórica associada ao trabalho com a “loucura” e à falta de compreensão sobre os objetivos da Psicologia do Esporte.
Fonte; OLIVEIRA, L. P. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá: Unicesumar, 2023.


No que indica um dos principais objetivos do trabalho psicológico no contexto esportivo, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

Desenvolver laboratórios de pesquisa especializados em Psicologia do Esporte.

Alternativa 2:

Aumentar a aceitação do trabalho psicológico entre atletas e comissões técnicas.

Alternativa 3:

Promover a inclusão do trabalho psicológico em todas as disciplinas de graduação.

Alternativa 4:

Integrar a Psicologia do Esporte e do Exercício aos cursos de Educação Física de forma obrigatória.

Alternativa 5:

Fortalecer a estrutura psíquica dos atletas para que fatores psicológicos não interfiram negativamente em seu rendimento.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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