FECHAR

MAPA - EDU - LIBRAS - 53_2025

MAPA - EDU - LIBRAS - 53_2025

MAPA - EDU - LIBRAS - 53_2025

 

A comunicação é essencial, tanto nas relações profissionais quanto nas interações sociais. Antigamente, as pessoas surdas não tinham muitas oportunidades de conviver socialmente, eram impedidas de exercer sua cidadania, de se relacionar com os outros e de usar sua forma de comunicação. Felizmente, hoje, as pessoas surdas têm mais oportunidades de interação social. Elas podem exercer seus direitos básicos, estão integradas ao mercado de trabalho, ao lazer, ao entretenimento e à educação.

 

NOVAIS, I. A. M. L​ibras. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.​

 

As pessoas com deficiência, independentemente do nível de seu comprometimento, se beneficiam de atividades físicas em geral e esportivas em particular, inclusive participando de competições como as Paraolimpíadas. Apesar das inúmeras categorias para incluir pessoas com os mais diversos tipos de deficiências motoras, intelectuais e visuais, não há nenhuma modalidade que inclua os surdos nos Jogos Paralímpicos. Além disso, os surdos também não estão contemplados no Comitê Olímpico Brasileiro. Considerando o exposto, leia atentamente o artigo “Esportes surdos na constituição do ser social: uma compreensão histórica sob a perspectiva da Educação Ambiental” (disponível nos materiais da disciplina) e reflita sobre os principais aspectos relacionados ao esporte, à identidade surda e à inclusão. Depois, responda de forma dissertativa as questões a seguir:

 

 

 

​1. Quais são os principais motivos históricos, culturais e organizacionais que explicam a ausência dos surdos nas Paralimpíadas e no Comitê Olímpico Brasileiro?

 

​2. Qual seria a alternativa mais justa para a inclusão dos surdos no cenário esportivo de alto rendimento: criar categorias específicas nas Paralimpíadas, incluir os surdos nas competições de ouvintes com adaptações, ou fortalecer e ampliar os Jogos Olímpicos de Surdos (Deaflympics)? Justifique sua resposta com base no texto e no conceito de identidade surda.

 

​3. De que forma o esporte pode contribuir para a construção da identidade e da autonomia social da pessoa surda?

 

​4. A partir do conceito de \"Ecologia Social\" apresentado por Guattari e discutido no artigo, quais estratégias você considera importantes para promover a inclusão de pessoas surdas em atividades físicas e esportivas na escola?

 

 

 

ORIENTAÇÕES ADICIONAIS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:

 

- Para realizar a atividade, você precisa utilizar o Formulário Padrão do MAPA (formato Word). O formulário padrão está disponível no ambiente da disciplina, no ícone: Materiais da Disciplina;

 

- A atividade deverá ser realizada individualmente; atividades plagiadas (cópias parciais ou total) serão ZERADAS;

 

- Ao mencionar partes de textos, retirados do livro didático, revistas ou da internet, não se esqueça de fazer as devidas referências, ao final da atividade, conforme normas da ABNT. A falta das devidas referências poderá acarretar em cópia indevida e prejuízo na avaliação da atividade;

 

- Fique atento(a) ao que foi solicitado e revise sua resposta para garantir que não se esqueceu de responder nenhum item ou de atender a algum ponto requisitado;

 

- Procure argumentar de forma clara e objetiva;

 

- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização;

 

- Em caso de dúvidas, encaminhe mensagem ao(à) seu(sua) professor(a) mediador(a).

 

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
crossmenu