
ATIVIDADE 1 - GQ - FUNDAMENTOS DA GESTÃO AMBIENTAL - 53_2025
ATIVIDADE 1 - GQ - FUNDAMENTOS DA GESTÃO AMBIENTAL - 53_2025
ATIVIDADE 1 - GQ - FUNDAMENTOS DA GESTÃO AMBIENTAL - 53_2025
Olá, estudante de Gestão da Qualidade. Seja bem-vindo à Atividade de Estudo 1 da disciplina. Essa atividade é importante para ampliar o seu conhecimento crítico e analítico frente ao conteúdo proposto, satisfazendo o seu ciclo de aprendizagem. Por isso, sua participação é de suma importância.
A sustentabilidade empresarial reúne um conjunto de práticas com o objetivo de garantir um desenvolvimento sustentável para as organizações a partir de ações mais conscientes e políticas socioambientais mais responsáveis. Para as marcas, o comprometimento com a sustentabilidade tende a trazer vantagem competitiva e a refletir na relação com os consumidores.
De acordo com pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), os brasileiros estão mudando de hábitos em prol do meio ambiente nos últimos anos. Segundo os dados, quase um terço dos consumidores brasileiros (23%) afirmaram ter mudado seus comportamentos devido a preocupações ambientais. Para 41% dos respondentes, as mudanças são definitivas.
No entanto, para alcançar o desenvolvimento sustentável, as empresas precisam adotar algumas condutas, inovar processos e produtos e investir em soluções voltadas à redução dos impactos ambientais.
Fonte: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/sustentabilidade-empresarial. Acesso em: 31 jul. 2025.
Mão na massa!
O objetivo da atividade é investigar uma ação ou estratégia ambiental concreta adotada por uma organização e analisá-la criticamente. Para isso, escolha uma empresa, órgão público ou ONG que divulgue pelo menos uma ação ambiental específica (ex.: programa de reuso de água, substituição de combustíveis fósseis, logística reversa de embalagens, reflorestamento de áreas degradadas etc.). Localize fontes públicas (site institucional, relatório de sustentabilidade, reportagens, papers, vídeos institucionais) que descrevam a ação ou estratégia escolhida. Por fim, produza um texto em formato discursivo, abrangendo os seguintes tópicos:
1) Contextualização da organização (≈ 1 parágrafo)
Responda às seguintes questões em formato discursivo:
- Quem é a instituição?
- Onde opera?
- Qual o setor de atividade?
2) Descrição da ação ou estratégia ambiental (≈ 2 – 3 parágrafos)
Organize o texto de forma a responder às seguintes questões:
- Qual problema ambiental a ação pretende resolver?
- Quais metas/indicadores declarados?
- Quais os principais recursos ou tecnologias empregadas?
3) Análise crítica & sugestão de melhoria (≈ 1 – 2 parágrafos)
Responda aos seguintes pontos em formato discursivo:
- Avalie a eficácia da ação, se possível, usando dados disponíveis (resultados, relatórios, prêmios).
- Proponha uma melhoria factível que fortaleceria a política ambiental da organização.
4) Referências
Liste todas as URL ou documentos consultados (formato livre).
Boa atividade!
